Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Sylphs

Citação de: Benfica4Ever1 em 04 de Outubro de 2021, 12:07
7 pecados que o Benfica não pode cometer BY MAURO XAVIER
...
Chega o dia em que temos de entrar em campo. Há cerca de um ano, decidi sair da posição de adepto anónimo e começar a participar na vida pública do Benfica. Fi-lo por sentir que tinha acumulado conhecimento e experiência que podiam ser úteis ao debate de ideias para o futuro do emblema e, ao mesmo tempo, a independência financeira que entendo necessária para fazer estas coisas: sem precisar do clube.

O primeiro artigo tornou-se batismo de fogo. As 11 razões para votar Vieira serviram de arma de arremesso fácil, quando Vieira caiu, aos praticantes da velha modalidade do Totobola de segunda-feira.
Mas, já agora, fica aqui o registo para os puristas adiantados mentais: Vieira foi a seis eleições, votei nele duas vezes. E a razão por que votei ou não votei em Vieira foi sempre a mesma: o sucesso desportivo. Acredito, firmemente, que, pela sua dimensão, história, estrutura e ambição, o Benfica tem de ganhar no mínimo 50% dos campeonatos. Foi quase sempre assim ao longo da sua história. Votei em Vieira pela primeira vez em 2016, após o tricampeonato, como voltei a votar em 2020, aplicando o mesmo critério de sempre, tínhamos ganho dois campeonatos em quatro. É por isso que há muitas opiniões minhas publicadas nas redes sociais entre 2003 e 2016 procurando outras soluções para o Benfica. Regi-me sempre pelo mesmo critério: o sucesso do Benfica, e não qualquer princípio ad hominem.


Agora, a dias de novo ato eleitoral, Rui Costa que se candidata ao lugar que não quis herdar após ser confrontado com uma crise diretiva no clube, um empréstimo obrigacionista a meio e o começo de uma nova época desportiva, revelou estofo e capacidade de liderança. Mas, depois, Rui Costa começou a acumular algumas falhas para as quais também fomos alertando:

- Não fez a auditoria externa que prometeu a tempo das eleições; há suspeitas em torno da administração recente do clube e da SAD que não foram dissipadas, os sócios merecem ser cabalmente esclarecidos.

- Não renovou a equipa diretiva. 14 dos 20 candidatos da sua lista já constavam da anterior. O Benfica não é só um clube nem só uma empresa; é um clube e uma empresa. A equipa de Rui Costa, que mais parece um escritório de advogados, pouca ou nenhuma experiência empresarial tem e perdeu a oportunidade de trazer, por fim, uma mulher à vice-Presidência.

Tenho o maior respeito e admiração por Rui Costa, seria muito fácil apoiar esta direção num momento em que lidera o campeonato e faz boa figura na Champions. Mas se posso ser de alguma utilidade ao Benfica, então importa que mantenha a lucidez e alerte para os riscos dos cheques em branco. E, mesmo acreditando que, entre os dois candidatos, Rui Costa é a melhor opção, vislumbra-se no horizonte o risco de sete pecados que não pode cometer. Sete pontos em que o Benfica tem de liderar se quer manter-se a par ou à frente dos tempos:

1. Treinador e projeto desportivo têm de estar ligados – não estão. Entre o que é dito no programa de Rui Costa e quem Jorge Jesus é não bate a bota com a perdigota. Não se pode escrever que se quer plantéis pequenos e aposta na formação e, ao mesmo tempo, continuar com Jesus que, claramente, prefere plantéis com muitas opções e jogadores feitos. Este programa precisa de um treinador próprio, novo, coincidente com ele, o primeiro de um novo tempo.

2. Reforma dos estatutos, Rui Costa não apresenta uma proposta com ideais ou um calendários sobre este assunto. Apenas um grande silêncio ensurdecedor.

3. Não é dita também uma palavra no seu programa para a SAD e a necessária mudança no seu conselho de administração, se se pretende ou não um parceiro estratégico – e qual. O que fazer relativamente a John Textor, se se pretende ou não vir a distribuir dividendos pelos acionistas. Bola.


4. Tecnologia, tecnologia, tecnologia. Para estar à frente da concorrência, o Benfica tem de estar à frente na tecnologia. A que já hoje permite otimizar treino e performance dos jogadores; os sistemas de inteligência artificial no apoio ao scouting; algoritmos que ajudam a prever as lesões dos jogadores; a própria questão da experiência dos fãs, cada vez mais exigentes e sedentos de novidade. Hologramas, RV, realidade aumentada – todas estas ferramentas já aí estão. O Benfica como clube global e ambicioso que é tem de estar também no mercado dos jogos eletrónicos, para angariar novas receitas, para além das parceiras que já tem, bem como ter equipas de Esports.

5. Lutar por um futebol português capaz de atrair e reter talento. Como maior clube nacional, o Benfica tem de liderar junto do governo a aprovação de uma proposta pela isenção do IRS para jovens internacionais sub23. É preciso mudar a lei se queremos manter os melhores por mais anos.

6. Centralização dos direitos televisivos. O mercado nacional é limitado e estável; potenciais novas receitas das transmissões dos jogos só poderão vir da internacionalização. Tem de ser o Benfica, marca mais forte e clube mais impactado pela centralização dos direitos, a liderar este processo.

7. Reformular o quadro competitivo em Portugal. O Benfica deve liderar, junto dos restantes clubes profissionais, um projeto de reformulação das competições, que deve passar pelo fim da Taça da Liga e o redesenhar do campeonato nacional.

Dia 9, há eleições e três hipóteses: lista A, lista B ou voto em branco. Cada sócio deve decidir em consciência, mas estes sete desafios não podem ficar sem resposta. Não defendo nenhum candidato; defendo o Benfica.
Tanta merda, tanta desculpa, para dizer que vai votar na continuidade do regime instalado

O Património

Citação de: pexim em 04 de Outubro de 2021, 11:50
Citação de: M Moore em 04 de Outubro de 2021, 11:18
Citação de: nqsbenfica em 02 de Outubro de 2021, 11:23
Citação de: patetalegre em 02 de Outubro de 2021, 11:19
Citação de: Pontus em 02 de Outubro de 2021, 11:14
ha accoes de campanha ja definidas?

As ações do Rui costa serao duas ao que parece:

1 - existir

2 - ter cartilheiros a cartilhar na CS

Basicamente isto, seja sic, seja tvi etc, toda a malta parece que tem instruções para desvalorizar tudo que não seja da atual direção. Nem leram os programas das listas e já falam na "reeleição" de Rui Costa  ::bater::


Tudo tem valor no Benfica.
E o maior valor,
O único grande valor.
É, o nosso Glorioso Sport Lisboa e Benfica.
Tu és irmão do Bekambol? Leio os teus posts e tenho sempre de confirmar se não foi ele a escrever.

Acho que é o mesmo user. Parece que trocou de username


barrospt

#140283
Citação de: Slb04Sempre em 04 de Outubro de 2021, 12:22
Citação de: barrospt em 04 de Outubro de 2021, 12:18
A lista do Rui Costa que valências diferenciadas tem para ajudar o clube?

Advogados, médicos e engenheiros mecânicos... algo me diz que esta gente não tem tacto nenhum para gerir um clube.

Não importa o que fazem, na realidade. Podem fazer do futebol uma coisa complicada, mas não é. É a coisa mais simples que existe, haja paixão pelo clube. A direção tem de ter um rumo, que é a paixão pelo clube. E mais abaixo contratar competência.

O rumo é tudo pelo Benfica. Nada pelos rivais.

O oposto ao que representa o vieirismo. Por isto, 100% Benitez.

O que não falta é exemplos de muita paixão e clubes falidos.


A paixão é pré-requisito que nem devia ser discutido. Infelizmente acaba por ter que o ser dada quantidade de oportunistas.

Agora achares que uma indústria que gera tantos milhões de euros e uma empresa como o Benfica que tem tantos colaboradores se gere apenas com paixão  :estrelas:

PS: Benítez 100% porque, além da paixão, tem uma lista com competências pertinentes para o clube.

Purple Rain


Vladimiro78

Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Companheiro

Noa deves ter visto o jogo entao .

Abraço

Slb04Sempre


Purple Rain

Citação de: Vladimiro78 em 04 de Outubro de 2021, 13:49
Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Companheiro

Noa deves ter visto o jogo entao .

Abraço

Não, não vi, nem tenciono.
Só volto a ver quando for para pegar na vassoura e varrer a merda toda que empesta o Benfica.
Deixa passar as eleições que o MP vai começar a dar noticias.
Há outros que querem ganhar as Taças.
O Benfica não vai ganhar nada.


SousaLB

Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.
Quem fizer o seu voto depender duma goleada ao Barça ou duma derrota contra o Portimonense em casa também não faz lá falta nenhuma. Vote em quem votar.

Slb04Sempre

Citação de: barrospt em 04 de Outubro de 2021, 13:44
Citação de: Slb04Sempre em 04 de Outubro de 2021, 12:22
Citação de: barrospt em 04 de Outubro de 2021, 12:18
A lista do Rui Costa que valências diferenciadas tem para ajudar o clube?

Advogados, médicos e engenheiros mecânicos... algo me diz que esta gente não tem tacto nenhum para gerir um clube.

Não importa o que fazem, na realidade. Podem fazer do futebol uma coisa complicada, mas não é. É a coisa mais simples que existe, haja paixão pelo clube. A direção tem de ter um rumo, que é a paixão pelo clube. E mais abaixo contratar competência.

O rumo é tudo pelo Benfica. Nada pelos rivais.

O oposto ao que representa o vieirismo. Por isto, 100% Benitez.

O que não falta é exemplos de muita paixão e clubes falidos.


A paixão é pré-requisito que nem devia ser discutido. Infelizmente acaba por ter que o ser dada quantidade de oportunistas.

Agora achares que uma indústria que gera tantos milhões de euros e uma empresa como o Benfica que tem tantos colaboradores se gere apenas com paixão  :estrelas:

PS: Benítez 100% porque, além da paixão, tem uma lista com competências pertinentes para o clube.

dá-me lá a lista de clubes falidos

Bekambol

Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Sim, é verdade.
Mas, vai ser eleito.
Estou preocupado e desejo o melhor para o Benfica.
E, não sei se vai ser eleito o melhor para o Benfica.

Slb04Sempre

Citação de: M Moore em 04 de Outubro de 2021, 13:59
Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Sim, é verdade.
Mas, vai ser eleito.
Estou preocupado e desejo o melhor para o Benfica.
E, não sei se vai ser eleito o melhor para o Benfica.

Totó Damásio, Vale Tudo, Viravinho, Ladrão Filipe Vieira... Claramente não vai ser o melhor para o Benfica

Purple Rain

Citação de: M Moore em 04 de Outubro de 2021, 13:59
Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Sim, é verdade.
Mas, vai ser eleito.
Estou preocupado e desejo o melhor para o Benfica.
E, não sei se vai ser eleito o melhor para o Benfica.

Já eu, sei que não vai ser.

Bekambol

Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 14:08
Citação de: M Moore em 04 de Outubro de 2021, 13:59
Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Sim, é verdade.
Mas, vai ser eleito.
Estou preocupado e desejo o melhor para o Benfica.
E, não sei se vai ser eleito o melhor para o Benfica.

Já eu, sei que não vai ser.


Ok. e neste momento, teríamos possibilidades de eleger um presidente melhor.?

Não acredito.

Não colocando em causa ninguém.

Apenas constatando factos.

Slb04Sempre

Citação de: M Moore em 04 de Outubro de 2021, 14:11
Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 14:08
Citação de: M Moore em 04 de Outubro de 2021, 13:59
Citação de: Purple Rain em 04 de Outubro de 2021, 13:45
Esta derrota vai-te custar alguns votos.

Sim, é verdade.
Mas, vai ser eleito.
Estou preocupado e desejo o melhor para o Benfica.
E, não sei se vai ser eleito o melhor para o Benfica.

Já eu, sei que não vai ser.


Ok. e neste momento, teríamos possibilidades de eleger um presidente melhor.?

Não acredito.

Não colocando em causa ninguém.

Apenas constatando factos.

Melhor que os ladrões? Temos.. Qual é a dúvida?