Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

del4you2

Citação de: Vladimiro78 em 13 de Maio de 2022, 20:01
Citação de: Mariowitl em 13 de Maio de 2022, 19:56
Citação de: Vladimiro78 em 13 de Maio de 2022, 19:52
Citação de: Mariowitl em 13 de Maio de 2022, 19:50
Citação de: Vladimiro78 em 13 de Maio de 2022, 19:45
Citação de: Mariowitl em 13 de Maio de 2022, 19:39
Citação de: Vladimiro78 em 13 de Maio de 2022, 19:37
Citação de: Mariowitl em 13 de Maio de 2022, 19:33
Citação de: Vladimiro78 em 13 de Maio de 2022, 19:25
Citação de: Mariowitl em 13 de Maio de 2022, 19:23
Citação de: Vladimiro78 em 13 de Maio de 2022, 19:18
Citação de: Boxtobox em 13 de Maio de 2022, 19:10
Citação de: ABenficaC em 13 de Maio de 2022, 16:26
Enorme texto.

CitaçãoVinte anos numa derrota
Eu vi o golo do Zaidu, a festa portista, o vergonhoso conformismo encarnado, as mesmas desculpas repetidas à exaustão, a nossa falta de brio e orgulho. A falta de Benfica no Benfica.

13 mai 2022, 00:05

Do meu lugar cativo no Estádio da Luz, num sentimento entre a raiva, a tristeza e a depressão, vejo o impensável: uma história repetida.

Zaidu a fazer de Hulk, Luís Godinho a guardar a taça, o F.C. Porto a fazer a festa na minha casa.

Pior: no meio de tudo isto, já só sobram bancadas meio despidas, uma equipa que nunca se encheu de orgulho e brio suficientes para impedir o desastre, um Presidente e uma Direcção escondidos e humilhados pela ironia pouco subtil de Pinto da Costa. Com uma mudança apenas ligeira de actores, a História repetiu-se.

Não poderia ser de outra forma. Afinal, Luís Filipe Vieira chegou à presidência do Sport Lisboa e Benfica em Outubro de 2003. Vinte anos volvidos, da lenda do Benfica resta apenas uma ténue sombra.

Como foi isto possível? Este final de tarde, clímax da longa noite benfiquista, explica tudo.

Ouvi, no rádio do carro, os onze jogadores encarnados, e recordei esses ontens que cantavam, nos quais Luís Filipe Vieira anunciava entulho a preço de ouro e pregava amanhãs risonhos a todos os adeptos, ainda hoje iludidos pelo revestimento dourado.

Depois da já ritual caminhada até à Catedral, vi a Fun Zone, actual porta de entrada no recinto. Assim mudou o benfiquismo, pela mão dos seus dirigentes das últimas duas décadas: antes um furor visceral, emanado das mais profundas raízes de um povo, é agora um produto para as redes sociais, uma experiência, um momento para gravar no telemóvel para a posteridade.

O novo betão, fiel escudeiro de Luís Filipe Vieira, enterrou, sob os escombros do Antigo Estádio da Luz, o benfiquismo puro, urgente, exigente.

Esta mudança, prevista e desejada, talvez tenha produzido uma massa adepta recheada de yes men e repleta de bons sentimentos, mas extinguiu o pensamento crítico que fez do Benfica o maior clube do mundo; arrasou a insaciável fome de vitória dos sócios, força motriz de tantas conquistas; e substituiu o nosso popular orgulho, a nossa fome de vencer, a nossa paixão por uma sensação de naturalidade, na hora da derrota e de sã convivência com o falhanço.

Por isso, não espanta que num jogo onde, mais do que uma importante vitória, estava em causa uma certa sensação de dignidade, as bancadas não estivessem cheias, nem em efervescência, nem exigindo, no final, explicações à Direcção e aos jogadores.

O cliente compra, mas não grita; consome, mas não se deixa consumir; sorri, mas não ama. Afinal, a produção em cadeia daqueles leva, evidentemente, ao desaparecimento do sócio militante, fiel e assíduo na vida do clube.

Ainda no decorrer do jogo, pude observar o quão manifestamente curto é o plantel do Benfica. Não tinha de ser assim, mas a insistência em negócios pouco transparentes, a preferência pelas comissões em detrimento da qualidade, e os pactos feitos em benefício de uns poucos e contra os interesses do Sport Lisboa e Benfica isso ditaram. Desde Outubro de 2003 que estas suspeitas existiam; com o avolumar dos anos, foram-se tornando factos com provas cada vez mais concludentes. No entanto, mandato após mandato, eleição após eleição, os sócios do Benfica foram sancionado o comportamento de virtude questionável dos seus dirigentes.

Vinte anos volvidos, noventa minutos decorridos, terminou a partida.

No final, observando a festa dos jogadores e adeptos portistas, assimilei mais um falhanço, recordei também o campo inclinado durante todo o jogo, revivi o respeito que os rivais não nos têm.

Para todas as quedas, os dirigentes e sócios do clube foram encontrando desculpas e explicações. Ontem, a pandemia; hoje, o árbitro; amanhã, a ausência do jogador X ou a necessidade de adaptação do treinador Y. Na verdade, este é um padrão que se verifica com várias modalidades, que se acentuou nos últimos anos e que nos deveria levar a um olhar para dentro.

O Benfica não é respeitado porque não se dá ao respeito; e não se dá ao respeito porque não há quem o defenda. Este é o ponto crucial: os sócios perpetuaram no poder, em 2020 e 2021, uma classe de dirigentes que não tem condições para defender o bom nome do Sport Lisboa e Benfica. Comprometidos com o anterior Presidente, o seu interesse reside em salvaguardarem-se, ao invés de cumprirem as funções para as quais foram eleitos.

Encantados com a bonita história do jogador feito líder, a larga maioria dos eleitores benfiquistas optou por legitimar Rui Costa, o Vice-Presidente de Luís Filipe Vieira. Ora, Rui Costa não quis limpar a sua Direcção, não desejou um novo começo para o Benfica e, tanto quanto sabemos, não pensou sequer uma revolução para o clube. Pelo contrário, manteve tudo tal como se encontrava. Rui Costa não é livre para decidir nem para criticar, não é suficientemente sagaz para encontrar novas soluções – como, aliás, não o foi para detectar os crimes de mercearia do seu antecessor – e não tem coragem bastante para enfrentar o status quo.

Rui Costa e a sua equipa, por amor ao Benfica, não se deveriam ter apresentado a eleições já que, depois de vermos um Presidente detido, necessitávamos de homens livres. Pelo contrário, mantivemos em funções dirigentes manietados pelos seus rabos de palha.

É por estas razões que, embora possamos ocasionalmente vencer e fazer a festa, isso não mudará o facto de termos em mãos um problema estrutural, não circunstancial; não agudo e de curta duração, mas que se tem revelado crónico e progressivo.

Eu vi o golo do Zaidu, a festa portista, o vergonhoso conformismo encarnado, as mesmas desculpas repetidas à exaustão, a nossa falta de brio e orgulho. Vi, em todo oocorrido, a nossa baça vergonha, a falta de Benfica no Benfica. Vinte anos depois desse fatídico Outubro de 2003, uma década volvida de um escabroso desligar de luzes, dias depois do golo do título, continuo a sonhar com o regresso desse Sport Lisboa e Benfica, grande dentro e fora de campo, pujante em Portugal, brilhante na Europa e valoroso na sua própria defesa.

A realidade, no entanto, fria e crua, é que não estamos a mudar de rumo, nem mostramos vontade de dar passos nesse sentido. A realidade grita-nos apenas que não mudar é condenar o Benfica à sua morte espiritual e desportiva; que persistir nos mesmos erros e nos mesmos actores é garantia de derrota; e que, assim sendo, teremos mais vinte anos disto, desta noite negra e desta tríade fatal: derrotas desportivas, decadência moral, um Benfica de rastos.

No entanto, move-me o amor ao Benfica e, portanto, permito-me sonhar.

Sonho com a noite em que os sócios se libertem e digam "Basta!". Sonho com o Sport Lisboa e Benfica solto das amarras dos seus obscuros dirigentes, respeitado e dado ao respeito, lutador incansável no agigantar da sua lenda.

Sonho com a tarde em que o nosso orgulho ferido não permita mais complacências com quem nos quer mal, nem nos faça trocar abraços e cumplicidades com quem nos destratou.

Sonho com o dia em que os sócios recuperem a sua exigência e o seu fervor telúrico e que amem comigo este sonho.

Em todas as noites desta nossa noite escura, sonho com um clube probo, brioso, livre, orgulhoso – o Mítico, Lendário e Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

https://observador.pt/opiniao/vinte-anos-numa-derrota/

O cerebro dos "Vladimiros" e "Billy Boys" não consegue processar esse tipo de texto/post.

Claro que consegue . E já agora , o que é que o autor anda a fazer para mudar as coisas ? Ou só escreve ?

Se calhar votou contra este regime. Mas não foi suficiente, visto que os "inteligentes" iguais a ti, gostam de ser espezinhados constantemente.

Se nao foi suficiente , é porque é assim que a democracia funciona . Mas é bom estar já  fazer oposiçao . Espero que com o tempo faça ainda mais

Estás a fugir. Não estamos a falar em democracias. Estamos a falar de gente como tu, que gostam de ser espezinhadas por tudo e todos. E é por causa disso que o clube não anda para a frente. Não chegas lá pois não? Eu sei que deve ser difícil.

Creio que nao chego lá porque tu achas que o Benfica ou algum benfiquista que se preze pode ser " espezinhado" como tu descreves . O Benfica nao é a espuma dos tempos . é algo mais do que isso . Em toda a sua historia teve bons e maus momentos mas nunca deixou de ser o que é : O maior de Portugal . E o maior nunca poderá ser espezinhado . Se tu acreditas nisso entao é porque nao percebes o clube que dizes apoiar , seja a direçao que lá esteja

Tanta palavra para nada. Sabes há quanto tempo não ganhamos nada? TRÊS ANOS. Isto é mais que ser espezinhado. Mas mais uma vez, eu sei que não chegas lá. Porque tu não te importas. Se importasses, não fazias o que andas a fazer.

Já vi que estou perante alguem dos puros . E perante tanta pureza recuo para admirar

Sim, sim. Deves ter uma consulta às 5.

De benfiquista não tens nada. Muda de clube artista.

Noa sou eu que estou mal . és tu pelo que o ditado aponta para que seja tu a saíres

Não são 100 pessoas a dizer que 2 mais 2 são 5, que estão certas. E tu ainda és pior que a maioria. Porque a maioria, acredito que apoie "isto" porque não está suficientemente informada. Tu apoias, porque só te faltam as orelhas. Já nem vou falar em dignidade, porque nunca deves ter ouvido falar nessa palavra.
Nem que acampasses todos os dias em frente ao estádio, te tiraria a estupidez de apoiares gente que só fez e faz mal ao Benfica. Ai eu, ai eu.

Ainda bem que recuei para admirar pois o nivel de pureza benfiquista no teu caso é de realçar . Caso nao saibas ainda e ninguem te tenha contado , nao ha um unico insulto aqui que me incomode pelo que estás apenas a perder tempo se esse é o caminho que queres seguir .
Os insultos só incomodam pessoas inteligentes!

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Playah

Citação de: Castro_SLB em 14 de Maio de 2022, 12:54
erdou uma situssao munto deficil, o vieira e que fes o plantel da epoca paçada

forssa rui
nem nunka gosutei miuto dexe tal vieira, pra mim smepre foi gatnuno, noxo rui nao e come ele.

adryy

Citação de: Loopkin em 14 de Maio de 2022, 11:28
Continuar o bom trabalho desta 1ª época.

Continua sem te incomodares muito, sem te chateares muito. Os estatutos e a auditoria bem podem esperar até final do mandato.

Estou totalmente de acordo...
Quem vier a seguir que trate dessas tretas...
Nada de chatear o homem. Irrrraaaa

O Património

Citação de: adryy em 14 de Maio de 2022, 16:44
Citação de: Loopkin em 14 de Maio de 2022, 11:28
Continuar o bom trabalho desta 1ª época.

Continua sem te incomodares muito, sem te chateares muito. Os estatutos e a auditoria bem podem esperar até final do mandato.

Estou totalmente de acordo...
Quem vier a seguir que trate dessas tretas...
Nada de chatear o homem. Irrrraaaa

Pelo andar da carruagem quem vier a seguir é a continuação desta merda nojenta que por lá se alapou

Slb04Sempre

Citação de: Ruiesteves em 14 de Maio de 2022, 11:00
Desculpem o off topic, mas tenho reparado que nos últimos dias, os likes que tenho recebido não estão a ser visualisados, principalmente nas mensagens em que crítico a direção.

No exemplo da imagem anexa, recebi 7 likes e só aparece 1.

Como não quero acreditar que seja censura, só pode ser um erro do fórum.

Isto tem acontecido a mais alguém?

Algum moderador pode verificar?

Ninguém te tirou os likes, isso acontece às vezes

paulomaia1972

Rui muito trabalho para estes dois meses:

Vender - dispensar
Ody
Helton
Almeida
Vertonghen
Grimaldo
Weigl
Everton
Meité
Gil dias
Adel
Pizzi
Rodrigo pinho
Seferovic
João Mário
Diogo Gonçalves

K9Pitbull

Está aberto oficialmente a época do Benfica, aquela que para muitos mais importa. O campeonato das transferências.

Os papagaios, chibos e fontanários já apareceram em força no 1o dia.

Motörhead

3° ano a ver passar navios... Para continuar assim, obviamente.

O Património

Citação de: K9Pitbull em 14 de Maio de 2022, 21:45
Está aberto oficialmente a época do Benfica, aquela que para muitos mais importa. O campeonato das transferências.

Os papagaios, chibos e fontanários já apareceram em força no 1o dia.

É o Core business do slv03.

As lapas e os parasitas não ganham dinheiro com prêmios de jogo e títulos.

dasilvamartinhoo

Parabéns por mais um campeonato perdido, estrela da Fiorentina

mi mi miccoli

Não limpes o balneário de alto a baixo que não é preciso!

nevers0ft

Para voltarmos aos tempos do vietnam já só falta a pré época na Suiça e o primeiro jogo de pré época contra o Sion..

Red2802

Resumo da primeira época como presidente:

Desportivamente

- Terceiro lugar a 17 pontos do Porto e a 11 do Sporting!
- Eliminados da Taça de Portugal pelo Porto.
- Derrotados na final da Taça da Liga pelo Sporting.
- Boa presença na Champions, atingindo os quatros de final, após ganhar a clubes como PSV, Barcelona e Ajax.
- Nas modalidades ainda muito por definir. Excelente no volei e melhorias evidentes no andebol, onde a derrota em Setúbal acabou com as esperanças no título. Por definir o futsal, o hóquei e o basket.
- Última nota para a miserável desistência de competir após saída de Jesus.

Governação

- Inexplicável e vergonhosa ausência de auditoria forense.
- Completo silêncio sobre a alteração dos estatutos.
- Incompreensível alheamento da defesa do clube no cartão vermelho.
- Manutenção de pessoas comprovadamente incompetentes e comprometidas.
- Ausência de qualquer influência na FPF e na Liga.
- Silêncio ensurdecedor sobre prejuízos na arbitragem e disciplina no futebol e nas modalidades.
- Capitulação completa no combate aos rivais fora de campo.
- Manutenção de ligações a agentes externos pouco recomendáveis.
- Atitude sobranceira e arrogante em relação às críticas internas.
- Situação financeira preocupante, com rotação de dívida através dos EO.
- Ausência de qualquer melhoria das infraestruturas, em especial do Estádio que se apresenta cada vez mais degradado.

Haverá outros, mas estes são os pontos que considero mais relevantes.

Um balanço muito negativo que revela duas coisas evidentes:

- Rui Costa não tem competência, carisma, independência e idoneidade para ser presidente do Benfica;

- O clube continua capturado por interesses externos, completamente exposto a uma interminável lista de pessoas e entidades que, ou querem o mal do Benfica ou querem dele aproveitar-se, e Rui Costa é claramente cúmplice neste estado de coisas.

Com este cardápio, no Benfica que eu conheci, já estava na rua há muito tempo.

Cob92

Está gente deve entrar nesta nova época e pensar só em dinheiro e eu no lugares deles a querer fazer uma de FM..

Jakub

Citação de: nevers0ft em 14 de Maio de 2022, 23:12
Para voltarmos aos tempos do vietnam já só falta a pré época na Suiça e o primeiro jogo de pré época contra o Sion..

Etoile Carouge