Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

paulomaia1972

Defender o clube?

O que é isso?

Não podemos ir contra a maioria.

Defender o Presidente?

Rapidamente e em força.


immoreofadogperson

Citação de: Red Bullet em 14 de Maio de 2024, 12:40
Citação de: BernardoS10 em 14 de Maio de 2024, 09:57https://www.abola.pt/opinioes/noticias/estamos-a-espera-de-que-2024051408143355607

Vasco Mendonça
É irónico que a esmagadora maioria dos críticos da atualidade com quem falo sejam pessoas que só querem seguir em frente com as suas vidas e não precisam do Benfica para nada.

Eu ainda sou do tempo em que Roger Schmidt fazia de cada vitória do Benfica uma oportunidade para demonstrar as suas qualidades de comunicador. A descer todos os golos ajudam. Hoje, pouco ou nada resta dessa imagem, tanto ao nível do futebol praticado como da comunicação. O momento que o Benfica atravessa não nos pode fazer confundir a árvore com a floresta, mas a árvore em questão está podre e aparentemente ninguém dentro do clube parece ter-se apercebido disso.

Desta vez, o ainda treinador do Benfica decidiu explicar-nos, do alto da sua condição de pedagogo de massas, qual é a fórmula que nos fará voltar a gostar dele. Segundo Schmidt, o Benfica só será campeão no dia em que formos capazes de parar o vento com uma peneira ou, se possível, quando nos convencermos de que a realidade observável é o produto de uma conspiração que tem como protagonistas os inimigos do Benfica. Os inimigos do Benfica, leia-se, são todas as pessoas que não concordam com o rumo atual. Esse caminho é claro, cristalino mesmo, pelo menos quando o vemos descrito nas notas informativas do clube, uma espécie de spin off do boletim informativo que fez escola no bas fond do clube há alguns anos, e que eu recebia religiosamente antes de cada programa televisivo em que participava.

Só há um problema: a estratégia de martelar parafusos poderá esbarrar numa série de problemas que a realidade teima em demonstrar. Segundo Roger Schmidt, a quem apesar de tudo reconheço a dignidade de ser o único funcionário do Benfica que atualmente dá a cara pelos insucessos do clube, há um tipo de benfiquismo que se aceita e outro que o Benfica dispensa. A tese de Schmidt começou com uns adeptos que lhe atiraram objetos e se comportaram de forma indevida, mas entretanto foi alargada para incluir quaisquer pessoas com cartão de cidadão que frequentem o Estádio da Luz e não façam vénias à sua passagem, apesar do desastre que foi esta época. O ainda treinador do Benfica disponibiliza-se para encontrar uma solução e admite que pode passar pela saída. Apetece por isso perguntar: estamos à espera de quê?

Pensando melhor, a pergunta anterior pode aplicar-se a muita coisa na vida do clube. A revisão estatutária, a era de transparência prometida, uma definição clara da política desportiva, a liderança demonstrada em todos os momentos e não apenas quando há taças para levantar, o veredicto quanto ao treinador da equipa de futebol, o plano para o futuro das modalidades, a estratégia empresarial do clube, os executantes dessa estratégia. Quantas respostas categóricas encontramos na forma como o Benfica é gerido hoje? Podia dar-se o caso de haver um trabalho estupendo operado nos bastidores cuja manifestação externa era clara, acomodava a crítica, reagia à atualidade mesmo que não a liderasse, mas nada disso acontece. Podem os apoiantes da atual direção, ou até os membros da direção, argumentar que um clube não se gere de fora para dentro, mas de que serve andarmos há anos a gabar os milhões que mais ninguém tem, se depois os decibéis da sua voz são olimpicamente ignorados? Apetece por isso perguntar: estamos à espera de quê?

Ser do Benfica e ter uma opinião divergente é um caminho que traz poucas alegrias. Quem coloca questões ou faz críticas adquire imediatamente o estatuto de inimigo do Benfica, abutre oportunista, mestre de cerimónias na derrota. É uma das técnicas favoritas da propaganda, muitas vezes tentada por quem detém o poder e o pretende manter. Tudo isto parte de uma premissa quase enternecedora e frágil como cristal, muito popular nas redes sociais. Diz assim: quem não está no Benfica e decide criticar só o faz porque precisa do clube para a sua afirmação pessoal e profissional. É alguém que prefere o insucesso do clube a qualquer custo, desde que os proveitos sejam para si. Compreende-se a perceção, já que é algo que fez escola no clube. É irónico que a esmagadora maioria dos críticos da atualidade com quem falo sejam pessoas que apenas querem seguir em frente com as suas vidas e não precisam do Benfica para nada a não ser para lhes dar alegrias, mas a propaganda nunca deixa que a realidade estrague uma boa história.

Por outro lado, quem está no Benfica, apesar dos longos anos passados no clube, em alguns casos sem outra experiência profissional relevante ou tempo ocupado em cargos remotamente similares, apesar do percurso errático, apesar da perpetuação dos vícios, apesar do silêncio comprometedor, apesar do aparente medo da crítica, apesar de parecerem mais do mesmo, atenção, estes não precisam do Benfica para nada. Celebremos a sorte divina. Quis a obra e graça do Espírito Santo que o Benfica fosse abençoado pelas virtudes desinteressadas de um coletivo de benfeitores que, após uma longa jornada de sacrifício e abnegação, se entregaram a esta obra caridosa e abdicaram de si mesmos. Não podemos pedir mais a quem já nos deu tudo. Em troca, só nos pedem que guardemos as críticas para nós, cumpramos o manual de instruções dos Benfiquistas de bem, e deixemos estes obreiros de Deus fazer o seu trabalho. Se assim não for, explicará a nota informativa, das duas uma: o Benfica perderá ou vencerá apesar dos Benfiquistas.

Feitas as contas, é capaz de ser uma boa ideia enchermos o pavilhão na próxima Assembleia Geral do clube, deixando desde já um alerta: se tudo correr bem, não haverá tachos suficientes para tantos abutres oportunistas.


O Vasco depois disto vai ser persona non grata da bananada.

O Vasco depois disto vai continuar a ser apenas o Vasco, porque do coletivo a que se refere, num conjunto que deve abarcar dezenas e dezenas de pessoas, talvez só uma ou duas tenham capacidade intelectual para compreender o fino recorte e a mordacidade deste texto.

O único conselho que posso dar ao Vasco, se é que estou em posição para isso, dado que o considero brilhante, é o de que a sua prosa impecável, sem falhas de ritmo e harmoniosa, a ter como objetivo convencer consócios lavados pela propaganda, deve ser simplificada, dado que, assim, reluzente, acutilante e ácida, passará por cima da cabeça da maioria.

O que é pena. O Benfica, e o Vasco, ambos incríveis, mereciam mais.

Vidito

Como é que a auditoria há de sair? Este deve estar entalado até ao pescoço...

RGouveia.SLB

Citação de: raymanzarek em 14 de Maio de 2024, 15:07Genial, caralho. Genial!!!

A encomenda em todos os jornais desportivos é estratosférica. Só come esta merda quem for atrasado mental!!!

"Em duas épocas, Roger Schmidt conquistou mais pontos (166) que Rúben Amorim (161) e Sérgio Conceição (154), que a última jornada não irá alterar. Conquistou mais vitórias na Liga (53 contra 51 e 48, respetivamente), menos empates e menos derrotas. Ainda viu a sua equipa encaixar menos golos (47), contra 61 do Sporting e 49 do FC Porto."


!Também vence no somatório classificativo com um 1.º e um 2.º lugar, contra o 4.º e o 1.º de Amorim e o 2.º e o 3.º ou 4.º de Conceição. Também na Europa os resultados foram nivelados, com os quartos de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa a rivalizarem com os "oitavos" e "quartos" da Liga Europa do Sporting e os dois "oitavos" da Champions do FC Porto."


És um bananas do caralho!!

Mais um troféu moral para gáudio dos chalupas.

joaoreis

Mas foi um comunicado fraquinho, esperava mais em defesa do noço ruie.

Benfanatic

Citação de: Red Bullet em 14 de Maio de 2024, 15:41
Citação de: Benfanatic em 14 de Maio de 2024, 15:33No meio disto tudo o que me fode mais é o facto destes incompetentes de merda não verem certas coisas que a maioria de nós "adeptos leigos" já tinha visto no inicio da época..."pormaiores" do tipo: quem concorre com Bah? e com Florentino? e com Trubin? etc.  :estrelas:

É de génio, não é?

Mas tranquilo, o noçoruie percebe de bola!

A meu ver houve mto deslumbramento e uma certa sobranceria com a conquista tremida do 38...

joaom86

Citação de: joaoreis em 14 de Maio de 2024, 15:50Mas foi um comunicado fraquinho, esperava mais em defesa do noço ruie.

é o que dá terem de fazer comunicados na hora de almoço

é uma chatice

Lellominsk

Carrega Rui!!!
Até ao lavar dos cestos é vindima ... pena que os prémios de melhor uva e melhor vinho já estão atribuídos!!!

Survivor

Citação de: Savicevic em 14 de Maio de 2024, 00:36
Citação de: Cloughie em 14 de Maio de 2024, 00:12
Citação de: Savicevic em 13 de Maio de 2024, 23:26Já toda a gente percebeu o óbvio, seja maior ou menor a simpatia ou o respeito que tenham pelo seu passado no clube. Não serve, não vai servir e vai cair sim ou sim, é uma questão de tempo.

Nesta fase eu tenho até já algumas dúvidas que ele queira continuar. Não foi feito para lidar com a pressão, não suporta a contestação, não tem preparação nem personalidade para tomar decisões.

Deixou que o clube fosse capturado por lobbies que se enchem de dinheiro, tem o Nuno Costa a mandar em tudo menos no futebol - até em grupos de whatsapp com os team managers das modalidades já anda a validar ou não o planeamento da próxima época - e é incapaz de sair da camisa de forças em que o próprio se colocou.

Acredito que por ele ia embora, mas nesta fase não o devem deixar sair, quem se quer continuar a alimentar da grande teta que é o Benfica não o pode deixar cair, não pelo menos enquanto não tiver alternativa para se eternizar.

A solução é forçar a alteração de estatutos, forçar o regulamento eleitoral aprovado em AG, para que as próximas eleições, sejam elas quando forem, sejam limpas. De outra maneira nunca mais nos livramos disto.

Oi?
Explica lá isso, se faz favor.

É isso que leste. O Nuno Costa ganhou um poder tal que até nos grupos de whatsapp das equipas das modalidades, onde estão os team managers, anda a validar ou não decisões. Neste momento só não é o presidente do futebol, mas é o presidente de tudo o resto.


Curioso para perceber se esse poder do Nuno Costa advem de conversas entre ele e o Rui Costa ou se o Rui Costa é tão despegado ao seu trabalho que prefere delegar tudo o que possa.

Um misto de ambas é o mais certo.

O Património

Citação de: Benfanatic em 14 de Maio de 2024, 12:37Já estou a preparar o avatar para a próxima época...



Bastante surpreendido. Quem diria?

Fico feliz, e bem-vindo ao lado certo.

SousaLB

Citação de: Shoky em 14 de Maio de 2024, 12:00
Citação de: Red Zeppelin em 14 de Maio de 2024, 11:57É o pior acto de gestão da história. E não o é por manter RS, é pela forma com que o fez. Deixou tudo a arder, deixou o treinador hostilizar a relação com os adeptos jogo após jogo, sempre escondido que nem um rato.
Não sei se é por ser o gajo mais burro e incompetente da história, ou se o elitismo do Benfica corporate chegou a um ponto em que eles vivem numa realidade paralela, só sei que esta gente são os piores gestores que alguma vez vi no mundo do futebol.

Se era para isto, tinha vindo a terreiro há semanas, meses, dizer "ele fica, gostem ou não".

Deixou queimar o gajo e agora fica com ele chamuscado na mesma.

Que idiota. Nem há palavras!
Há duas semanas:


Citação de: SousaLB em 30 de Abril de 2024, 19:55
Citação de: N1c0 em 29 de Abril de 2024, 19:15Espero sinceramente estar enganado mas se ficar não aguenta até ao natal e portanto será mais uma época perdida. E os 20M irão voar na mesma.

Não faz sentido nenhum continuar. Portanto o mais certo é ser isso que vai acontecer
Há uma opção razoável: mandar o treinador embora, conseguindo um acordo para pagar menos ou para suavizar o pagamento.

Há uma opção complicada mas potencialmente necessária: mandar o treinador embora, assumir o falhanço e pagar tudo.

Há uma opção pouco aconselhável: vir a terreiro defender e fortalecer o treinador, dar total confiança e reformular devidamente o plantel (sem entrar em loucuras).

E depois há a opção catastrófica, que por isso é a que vai ser tomada: manter o treinador sem dizer nada, deixando na mesma (ou pior) todos os problemas e estando o mesmo totalmente fragilizado aos olhos de todos, jogadores incluídos.

Ah, falta a opção perfeita: a direcção demitir-se em bloco, convocar eleições para daqui a dois meses e deixar o Benfica em paz.

Benfanatic

Citação de: O Património em 14 de Maio de 2024, 16:10
Citação de: Benfanatic em 14 de Maio de 2024, 12:37Já estou a preparar o avatar para a próxima época...



Bastante surpreendido. Quem diria?

Fico feliz, e bem-vindo ao lado certo.

Dei o beneficio da dúvida, esperei para ver mas esta época foi escandalosamente mal preparada...e os sinais referentes à próxima não são nada animadores.

Di_Maria

Quando vi a notícia ainda pensei que fosse preso. Já estava a ficar todo contente.

Foi pena.

Benfanatic

Citação de: Red Zeppelin em 14 de Maio de 2024, 11:57É o pior acto de gestão da história. E não o é por manter RS, é pela forma com que o fez. Deixou tudo a arder, deixou o treinador hostilizar a relação com os adeptos jogo após jogo, sempre escondido que nem um rato.
Não sei se é por ser o gajo mais burro e incompetente da história, ou se o elitismo do Benfica corporate chegou a um ponto em que eles vivem numa realidade paralela, só sei que esta gente são os piores gestores que alguma vez vi no mundo do futebol.

Isto tudo. Se acreditasse de facto no trabalho dele tinha vindo a terreiro defendê-lo. Prova que não acredita na competência dele e mmo assim resolve mantê-lo...isto é FODER o clube com as letras todas, gestão danosa e incompetente.

Lux Rubra

Culpa dos escravos do vil metal e da recompensa imediata, mas também dos jogadores que, pela verdura dos seus anos, imaturidade e ganância, comprometem a sua carreira e a reputação formativa do Benfica.

A Direcção, que não planeia a longo prazo, não percebe que as vendas precipitadas, além de prejudicarem o Benfica no plano desportivo imediato, podem desgastar, com o tempo, os activos futuros do Benfica.