Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

fpie

Citação de: Olos em 15 de Outubro de 2025, 14:36O que significa "o melhor percurso do Benfica na história da liga dos campeões"?

sabe lá ele, disseram-lhe para dizer isso

Reverendo_Bonifácio

Citação de: Olos em 15 de Outubro de 2025, 14:36O que significa "o melhor percurso do Benfica na história da liga dos campeões"?
Ano em que o Benfica fez mais pontos.

Ignora que o formato é novo e tem mais dois jogos na fase de grupos. lol

fpie

a unica maneira de ele se safar era arranjar uma equipa de gente capaz que fizesse tudo por ele

inclusivê um presidente

agora eu sei que: gente capaz e Rui Costa na mesma frase não combina

CGUERREIRO_1904

No máximo, este programa eleitoral é a chamada "introdução" em que coloca os pontos que vai desenvolver mais á frente.

Que merda ridícula.

Mzungo

Citação de: andre_diogo em 15 de Outubro de 2025, 14:14Há umas semanas atrás decidi reunir (e muitos já conhecem) alguns elementos relativos ao passado de Rui Costa que desfazem o mito de um jogador magnânimo que saiu do Benfica e escolheu a Fiorentina em vez do Barça porque os italianos pagavam mais ao clube.

Hoje, e porque estamos em período pré-eleitoral, repito novamente esse exercício e acrescento-lhe alguns novos elementos, que não trazem nada de novo mas estou convencido de que não são conhecidos pela maioria.


Corria o ano de 1994, e iniciava-se um dos períodos mais difíceis da história do Benfica, marcado por uma grave crise financeira que acabou por desencadear uma das maiores crises desportivas do clube. Neste período tão complicado Rui Costa dirigia-se à imprensa nestes termos:



À imprensa espanhola falava assim:
https://www.kodromagazine.com/wp-content/uploads/2023/07/EP6fy17WoAUb_pS.jpg

E assim:
"Ya me veía jugando en el Camp Nou cuando el Benfica se descolgó pidiendo ocho millones de dólares. Los problemas finales entre Núñez y Cruyff hicieron que acabase en la Fiorentina"
https://www.kodromagazine.com/rui-costa-fc-barcelona/

Mais tarde espalhou-se a narrativa de que haveria recusado a proposta do Barça porque a Fiorentina dava mais dinheiro ao Benfica. No entanto as declarações de Rui Costa à imprensa em 2003 evidenciam uma realidade diferente:
"Desde o dia em que o presidente do Benfica, Manuel Damásio, se negou a transferir-me para o Barcelona, não voltei a dirigir-lhe a palavra. E já passaram nove anos."
https://maisfutebol.iol.pt/made-in/geral/rui-costa-damasio-e-a-transferencia-falhada-para-o-barcelona


Em Junho de 1996 decidiu ser trunfo de... Vale e Azevedo afirmando que regressa ao Benfica caso este último seja eleito:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/regresso-de-rui-costa-para-o-benfica/

Nesse mesmo ano (as eleições seriam no ano seguinte, 1997), a revista "don balon" publica esta capa:
https://www.kodromagazine.com/wp-content/uploads/2023/07/344949313_tcimg_BFF4B7B7.jpg

Com a contribuição de Rui Costa, Vale e Azevedo seria eleito com uma diferença de 4.6 pontos percentuais de diferença para Luís Tadeu.


Os anos vão-se passando e Rui Costa continua a fazer juras de amor eterno ao Benfica chegando a chorar num amigável após marcar um golo ao seu antigo clube.
Em 2003 afirmava: "É um sonho poder voltar ao Benfica"
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/rui-costa-e-um-sonho-poder-voltar-ao-benfica

Ao site da Milan confirma a história e faz referência à data de "30 de Junho de 2005" que é quando termina o seu contrato no Milan:
"https://maisfutebol.iol.pt/geral/26-03-2003/rui-costa-explica-benfica-no-site-do-milan

Em 5 de Abril de 2005, já com 33 anos e relegado à condição de suplente de Kaka, Rui Costa decide renovar contrato com o Milan por mais dois anos:
https://pt.uefa.com/uefachampionsleague/news/01a8-0e6cb650743e-2edf0ca3aa89-1000--rui-costa-renova-pelo-milan/
Pelo meio ainda se sai com esta afirmação: "Vou terminar a carreira no Milan"
https://www.record.pt/internacional/detalhe/rui-costa-vou-terminar-carreira-no-milan


Em Maio de 2006 decide definitivamente regressar ao Benfica. Completa dois anos de uma performance desportiva inatacável chegando a ser um dos melhores jogadores da equipa na época 2007/08.
Há rumores de que, no seu regresso, não terá feito qualquer exigência salarial, deixando esse tema ao critério do clube. Na realidade, assim que termina a sua carreira desportiva, Rui Costa começa imediatamente a assumir cargos de relevo na estrutura do clube. Inicia-se como director desportivo mas abandona essa função logo ao fim da época 2008/09 que não foi bem sucedida.
Rui Costa mantém-se na estrutura do clube durante 13 anos e chega ao cargo de administrador da SAD. Saem noticias de que receberia 19 mil euros por mês, aproximadamente 230 mil ao ano:
https://sportinforma.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/rui-costa-recebe-19-mil-euros-por-mes

Nesses 13 anos terá recebido aproximadamente 2.6 milhões de euros (sem fontes oficiais):
https://ibb.co/1tJLms8C

Começas a narrativa em 1994, mas em 1993, em pleno Verão, foi sequestrado pelo pai com o objectivo de o manter na Luz, ao invés de rumar aos lagartos com Paulo Sousa e Pacheco.

Diogo20

Citação de: Reverendo_Bonifácio em 15 de Outubro de 2025, 14:38
Citação de: Olos em 15 de Outubro de 2025, 14:36O que significa "o melhor percurso do Benfica na história da liga dos campeões"?
Ano em que o Benfica fez mais pontos.

Ignora que o formato é novo e tem mais dois jogos na fase de grupos. lol
Melhor ano do Benfica foi o de 2022/23 em que ficamos em 1º à frente do PSG. O ano passado ganhamos metade do jogos na fase da Liga e só ganhamos um jogo em casa.

N1c0

Já nem o Rui acredita nele.

Diogo20

Citação de: CGUERREIRO_1904 em 15 de Outubro de 2025, 14:40No máximo, este programa eleitoral é a chamada "introdução" em que coloca os pontos que vai desenvolver mais á frente.

Que merda ridícula.
É o índice  :rir:

Diogo20

Para quê fazer um programa? Os apoiantes deste boneco nem sabem ler.

Zeca_Diabo

Citação de: Gsound em 15 de Outubro de 2025, 14:17A questão que se coloca é: ele leu o programa?

Assinou de cruz

Zeca_Diabo

Citação de: Diogo20 em 15 de Outubro de 2025, 14:42Para quê fazer um programa? Os apoiantes deste boneco nem sabem ler.

E os poucos que sabem estão bêbados

Benficaenadamais

Como é que esse gajo tem coragem de meter isso cá fora?

Zeca_Diabo

Citação de: Olos em 15 de Outubro de 2025, 14:36O que significa "o melhor percurso do Benfica na história da liga dos campeões"?

Milhas aéreas?

Zeca_Diabo

Citação de: Benficaenadamais em 15 de Outubro de 2025, 14:44Como é que esse gajo tem coragem de meter isso cá fora?

Quem vota nele tem o QI de uma alforreca

Bullseye_SLB

Eu acho que ele só não comete a proeza de ninguém o apoiar pq o benfiquista médio existe!! Espero que haja poucos com 50 votos