Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

Zeca_Diabo

Citação de: Arbuckle em 04 de Junho de 2026, 11:12RCosta se for lenda é do Milan ou da Fiorentina.

Aqui é uma lêndea.

Estive em Florença no fim de semana e posso confirmar que a imagem dele lá é muito boa
Quando lhes disse que ele agora é presidente do Benfica perguntaram-me se estava a ser um bom presidente, e eu respondi que estava a ser uma desgraça, ficaram muito admirados

enerp8

Citação de: Mértola_10 em 04 de Junho de 2026, 12:02Bem o Manteigas!
Exatamente o que tinha defendido há dias.
Onde se pode ler as declarações dele?

Shroom

Citação de: Faroleiro em 04 de Junho de 2026, 02:06
Citação de: Shroom em 02 de Junho de 2026, 11:31Epá, ninguém está mais farto deste gajo do que eu, mas os insultos gratuitos também já fazem alguma espécie... falta alguma maturidade ao pessoal, dá assim tanto prazer insultar por insultar? Sou da opinião que isso afasta muita gente daqui, perde-se seriedade na discussão.. e por mais emocional que seja o típico utilizador de um fórum como este, acho que devemos querer alguma razão na interação que todos mantemos por aqui. Dar a opinião e dizer as verdades todas se mais algumas, claro.... mas insultar por insultar vale o que vale. Isso afasta utilizadores e empobrece o fórum. Escreve um dos 35% que está ceguinho para ver o Rui Costa cair da cadeira. Tenho saudades do Benfica mas também tenho saudades do SerBenfiquista. Essa é que é essa!
Foi precisamente com estes falsos moralismos e falinhas mansas que o Banana se apoderou do Benfica e que o Benfica tem sido comido de cebolada em toda a linha nas instituições desportivas.

Educação cabe em todo o lado, companheiro. Fiz campanha ativa pelo JNL. Não foi por culpa minha de certeza absoluta que ganhou o banana. Enfim.

Shroom

Citação de: Banana Split em 04 de Junho de 2026, 09:22
Citação de: Shroom em 02 de Junho de 2026, 11:31Epá, ninguém está mais farto deste gajo do que eu, mas os insultos gratuitos também já fazem alguma espécie... falta alguma maturidade ao pessoal, dá assim tanto prazer insultar por insultar? Sou da opinião que isso afasta muita gente daqui, perde-se seriedade na discussão.. e por mais emocional que seja o típico utilizador de um fórum como este, acho que devemos querer alguma razão na interação que todos mantemos por aqui. Dar a opinião e dizer as verdades todas se mais algumas, claro.... mas insultar por insultar vale o que vale. Isso afasta utilizadores e empobrece o fórum. Escreve um dos 35% que está ceguinho para ver o Rui Costa cair da cadeira. Tenho saudades do Benfica mas também tenho saudades do SerBenfiquista. Essa é que é essa!

Tens razão,  por vezes a incomensurável incompetência do anormal que gere o nosso clube defunto, tende a moldar-nos o que de pior existe no ser humano.

Isso

maleitao

Citação de: Madiria em 04 de Junho de 2026, 00:59
Citação de: GeorgesDuroy em 04 de Junho de 2026, 00:29Ao dia de hoje qual é o melhor treinador para a equipa de futebol do Benfica? José Mourinho ou Marco Silva?

Se a pergunta for "quem é a melhor escolha para o Benfica em junho de 2026?", eu inclinaria a balança para Marco Silva.

Os motivos:

Critério   Marco Silva   José Mourinho
Construção de projeto a médio prazo   Muito forte   Menos evidente nesta fase da carreira
Futebol ofensivo e consistente   Forte   Mais pragmático
Desenvolvimento de jogadores   Forte   Bom, mas não é a principal marca
Adaptação ao futebol atual   Muito boa   Continua competitivo, mas mais conservador
Impacto mediático   Médio   Enorme
Gestão da pressão no Benfica   Boa   Excelente
O trabalho recente de Marco Silva no Fulham FC foi bastante valorizado. Conseguiu estabilizar o clube na Premier League, obter classificações confortáveis e criar equipas organizadas sem orçamentos comparáveis aos dos grandes ingleses. Isso levou o Benfica a identificá-lo como prioridade para suceder a Mourinho.

Por outro lado, José Mourinho continua a ser um dos maiores treinadores portugueses da história. Se o objetivo fosse ganhar imediatamente, lidar com balneários de estrelas e aumentar o peso internacional do clube, Mourinho seria uma escolha fortíssima. No entanto, a tendência atual do futebol europeu favorece treinadores com ideias de jogo mais contínuas e projetos de crescimento sustentado.

Além disso, as notícias mais recentes indicam que Mourinho está muito associado a uma possível ida para o Real Madrid CF e que Marco Silva está muito próximo de assumir o Benfica.

Conclusão:

Para ganhar impacto imediato e experiência de elite → Mourinho.

Para construir um Benfica competitivo durante vários anos, com futebol moderno e valorização do plantel → Marco Silva.

Se eu fosse presidente do Benfica hoje, escolheria Marco Silva.

E achas o presidente do Benfica capaz para o cargo? Grande parte dos adeptos acham que ele é um banana

Acho que é importante separar duas coisas: Rui Costa como símbolo do Benfica e Rui Costa como presidente.

Como jogador e figura histórica do clube, é praticamente consensual que é uma lenda. Como presidente, a avaliação é muito mais dividida.

Os críticos apontam sobretudo:

Falta de liderança e de comunicação em momentos de crise.

Instabilidade nas escolhas para o futebol.

Sensação de que o Benfica tem investido muito sem transformar isso em domínio desportivo consistente.

Dificuldade em transmitir uma estratégia clara aos sócios.

Também é um facto que a contestação aumentou bastante nos últimos meses, com protestos, pedidos de demissão e críticas públicas de antigos dirigentes e de muitos adeptos.

Agora, dizer que ele é um "banana" já entra no campo da opinião emocional dos adeptos. Há benfiquistas que o consideram demasiado passivo e pouco assertivo. Outros defendem que herdou problemas estruturais complexos e que a crítica exagera porque o Benfica continua financeiramente forte e competitivo. Em fóruns de adeptos vê-se claramente essa divisão.

A minha leitura é esta:

Capaz para o cargo? Sim, no sentido de que tem conhecimento profundo do clube e experiência de gestão acumulada.

Tem sido um presidente ao nível das expectativas do Benfica? A meu ver, não de forma consistente.

É hoje um líder que une os benfiquistas? Claramente não. A contestação é demasiado visível para se dizer isso.

Se me perguntares se, olhando apenas para os resultados dos últimos anos, eu lhe daria uma nota alta como presidente, a resposta seria provavelmente algo entre 5 e 6 em 10: não um desastre absoluto, mas também longe daquilo que muitos adeptos esperavam quando uma figura tão respeitada assumiu o comando do clube.

Sugere melhores nomes para treinador e presidente

Se estivermos a falar de nomes realistas e credíveis para o Benfica, eu separaria a discussão entre treinador e presidente.

Para treinador
1. Marco Silva
Continua a ser um dos nomes mais interessantes. Tem experiência internacional, equipa organizada, futebol positivo e capacidade para trabalhar com jogadores jovens e valorizar ativos.

2. Abel Ferreira
Tem perfil de liderança muito forte, personalidade para aguentar a pressão do Benfica e um currículo impressionante no Brasil. Alguns adeptos poderiam não gostar do estilo mais pragmático, mas é um vencedor.

3. Leonardo Jardim
Tem experiência em projetos de formação e valorização de jogadores. Fez um excelente trabalho no AS Monaco há alguns anos e conhece bem a realidade portuguesa.

4. Paulo Fonseca
Perfil moderno, ofensivo e com experiência em várias ligas europeias. Poderia encaixar bem numa equipa que queira dominar jogos.

5. José Mourinho
Mesmo quem o considera ultrapassado reconhece que continua a ser um gestor de elite. Se o Benfica procurasse impacto imediato e autoridade absoluta, continuaria a ser um nome forte.

Para presidente
Aqui a questão é mais complicada porque ser presidente do Benfica exige muito mais do que conhecer futebol: exige liderança empresarial, comunicação, capacidade política e gestão financeira.

1. Luís Figo
Nome com enorme projeção internacional e experiência em organismos do futebol. Nunca demonstrou interesse claro, mas teria peso institucional.

2. João Noronha Lopes
É provavelmente o nome mais referido entre os opositores de Rui Costa. Tem perfil empresarial e já concorreu à presidência.

3. Ricardo Araújo Pereira
Não estou a dizer que devesse candidatar-se, mas muitos adeptos veem nele características de comunicação, pensamento estratégico e independência que gostariam de ver na direção. Na prática, nunca demonstrou intenção de seguir esse caminho.

4. Rui Costa
Apesar das críticas, continua a ser um candidato forte porque conhece profundamente o clube e mantém apoio de uma parte significativa dos sócios.

A combinação que eu consideraria mais forte
Presidente: João Noronha Lopes

Treinador: Marco Silva

Essa combinação juntaria uma gestão mais profissionalizada e uma ideia de futebol moderna, algo que muitos adeptos sentem que o Benfica precisa para recuperar estabilidade e consistência competitiva.

Claro que isto é uma avaliação subjetiva. Entre os adeptos do Benfica há quem prefira uma figura mais carismática e forte como Mourinho, enquanto outros acreditam que o principal problema não é o treinador, mas sim a estrutura do clube.

As ferramentas de IA são fantásticas em imensas coisas...
Mas depois têm outras vertentes engraçadas, como por exemplo sugerir Luís Figo para a presidência do Benfica.

E mesmo assim, o Figo daria melhor presidente do que o Rui Costa, pelo menos sabíamos que a fazer merda era para prejudicar! O actual é só incompetente

Dandy

Çula

Citação de: daniii95 em 04 de Junho de 2026, 12:23Este gajo é tão burro que acha que Fleetwood Mac é o novo menu do McDonald's

Agora é que fodeste.

Não é ????

Jomoco

Citação de: cwally em 04 de Junho de 2026, 11:15A última vez que Portugal ficou fora de uma fase final teve dedo do... nosso Ruie, claro, sempre no sítio certo para enterrar.

Jogavamos contra a Alemanha, empatados e suficiente para passar. Selecionador manda sair o Ruie que... sai a passo, leva segundo amarelo, rua. Ficamos com 10, não aguentamos a pressão com menos 1 e levamos o segundo, Portuval fora do Mundial 1998.

Lenda...
Na verdade, estávamos a ganhar 1-0, dps o noço Ruie foi expulso e passado prai 5 minutos sofremos o empate que nos tirou do Mundial... mas aqui o maior culpado até foi o árbitro francês, o Ruie já estava quase a chegar á linha qd o árbitro veio a correr expulsa-lo.. nunca vi outro jogador a levar amarelo assim

IPASLB

Concordo, e eu não sou nenhum exemplo.

No entanto, este senhor (Rui Costa) já parece estar a "gozar" com os Benfiquistas.

Se realmente fosse MESMO Benfiquista, já se teria demitido ao tempo, NOTA-SE BEM que está agarrado ao poder, é um parasita do SLB.

Albertini

Citação de: Minerva em 04 de Junho de 2026, 12:11
Citação de: Albertini em 04 de Junho de 2026, 12:01Bom dia Parsidente! Mais um dia, mais uma oportunidade de nos envergonhar ainda mais! Forssa!!!

Como assim bom dia? Só deu meio dia há uns 10 minutos.

Vivo no estrangeiro, é mais uma hora, peço desculpa!

KunAguero16

Citação de: cernache1 em 04 de Junho de 2026, 11:59Mas este sujeito já veio explicar a temporada há 15 dias conforme prometera ?

Reles !!!

vai explicar na apresentação do MS para ser nota de rodapé

KunAguero16

Citação de: Bailey em 04 de Junho de 2026, 11:39
Citação de: KunAguero16 em 04 de Junho de 2026, 11:33Sem saber como, vai (alegadamente) receber 15 milhões em vez de espatifar 15 milhões em salário no Mourinho.

Basicamente o que vai receber do Mourinho vai pagar grande parte do contrato do Marco Silva.

O Mourinho vai e basicamente pagar os 15 milhões que pagamos para o ter cá um ano que culminou em falhar o acesso a champions

Íamos pagar isso este ano, mas não pagámos isso, até porque só esteve cá oito meses e pouco.

Glorioso2025

Citação de: enerp8 em 04 de Junho de 2026, 12:31
Citação de: Mértola_10 em 04 de Junho de 2026, 12:02Bem o Manteigas!
Exatamente o que tinha defendido há dias.
Onde se pode ler as declarações dele?

A Bola e salvo erro também está disponível a entrevista

samarras

Citação de: KunAguero16 em 04 de Junho de 2026, 13:37
Citação de: cernache1 em 04 de Junho de 2026, 11:59Mas este sujeito já veio explicar a temporada há 15 dias conforme prometera ?

Reles !!!

vai explicar na apresentação do MS para ser nota de rodapé
Seria só ridículo falar da época 25/26 na apresentação do treinador para 26/27 mas neste Benfica tudo é possível

Spiritvs

Musica favorita aqui do bananoide.

Não se passa nada com ele.