Antiga Sede do Benfica Restauradores

Manel dos Anzois

Neste mitico espaço antigamente, fazia-se um pouco de tudo.

Podia-se comprar bilhetes para os jogos, pagar as quotas de sócio e tratar de outros assuntos administrativos referentes ao clube, almoçar, lanchar, beber umas cervejas, jogar snooker, jogar damas, ler o jornal, ver televisão, participar em tertulias sobre o clube com os outros Benfiquistas...e até cortar o cabelo, pois até  havia lugar para uma tipica barbearia portuguesa, "à Benfica" claro está. Tudo isto num espaço que tresandava a história e a pura mistica Benfiquista, constituindo ponto de encontro entre várias gerações de Benfiquistas, em pleno coração da Capital.

Estivemos perto de perder a propriedade deste espaço, quando a direcção de Jorge de Brito mergulhada em dividas decidiu que o Benfica tinha de alienar património, incluindo a Sede. E foi Manuel Damásio, tantas vezes criticado pela situação em que caiu o Benfica (muitas vezes injustamente na minha opinião) que acabado de ser eleito na época 93-94 restituiu conforme prometera na sua campanha eleitoral este património histórico aos Benfiquistas. Na direcção de Vale e Azevedo, a Sede voltou a cair no esquecimento, passando a funcionar apenas no seu interior um restaurante que não vingou, vindo progressivamente a cair na situação que conhecemos nos dias de hoje, em que apenas funciona uma loja da adidas em espaço que é cedido pelo clube.

Até quando?

_Benfiquista_

Pois, a pergunta que se impõe mesmo é, até quando....

melo7

Citação de: luis.live em 16 de Janeiro de 2013, 21:49
Citação de: melo7 em 16 de Janeiro de 2013, 21:47
Se o edifício é do Benfica, so o temos de o reabilitar... Naquela zona da cidade, ha muitos turistas. Um museu/loja seria o ideal

uma loja já existe, no próprio edificio, de lado!!!  vende produtos do SL BENFICA, mas adidas, deve ser uma parceria...
Pois mas a loja é da adidas. No estadio tambem tens a da adidas e a do Benfica. Eu estava mesmo a pensar numa loja do Benfica com todos os produtos que o Benfica tem, inclusive que pudesse vender bilhetes para os jogos. Os turistas iam ao Museu e no final passavam na loja! Se pudessem iam a jogos

luis.live

eu nao quero ser desmancha prazeres, por mim como já o disse recuperava-se a antiga sede, mas relembro, quer dizer para muitos é novidade, porque ainda nem eram nascidos, que mesmo quando eu frequentava a casa, havia muito pouca gente por lá...

excepto os que lá iam para jogar bilhar, aquilo estava sempre com pouca gente...

tinha o café , a sala dos trofeus e tal, mas nunca vi assim muita gente por lá...

o sócios preferiam o estadio da luz, ali ao pé do ponto vermelho (café) e debaixo da rampa que dava acesso ao 3 anel para estar e para conversar. Aí sim sempre houve muita gente. na sede em lisboa nem por isso...

SLBCARLOS

Citação de: luis.live em 17 de Janeiro de 2013, 01:03
eu nao quero ser desmancha prazeres, por mim como já o disse recuperava-se a antiga sede, mas relembro, quer dizer para muitos é novidade, porque ainda nem eram nascidos, que mesmo quando eu frequentava a casa, havia muito pouca gente por lá...

excepto os que lá iam para jogar bilhar, aquilo estava sempre com pouca gente...

tinha o café , a sala dos trofeus e tal, mas nunca vi assim muita gente por lá...

o sócios preferiam o estadio da luz, ali ao pé do ponto vermelho (café) e debaixo da rampa que dava acesso ao 3 anel para estar e para conversar. Aí sim sempre houve muita gente. na sede em lisboa nem por isso...
e eu a pensar que o bola7 era o mais velho aqui do forum.

e ja agora,  eras o parceiro do vieira na sueca?

Manel dos Anzois

Quando eu frequentava a sede, também não via lá muita gente, umas poucas dezenas de pessoas apenas. Normalmente ia lá jogar um snookerzinho ao fim da tarde com um amigo ou almoçar quando estava na zona.
Mas era um sitio relevante para quem queria tratar de burocracias relativamente ao Benfica (inscrições, pagamentos, compra de bilhetes), e um local com um potencial tremendo.

luis.live

Citação de: SLBCARLOS em 17 de Janeiro de 2013, 01:18

e eu a pensar que o bola7 era o mais velho aqui do forum.

e ja agora,  eras o parceiro do vieira na sueca?

tenho 44 anos, frequentei a casa nos finais dos anos 80...

_Benfiquista_

A Sede deveria ser recuperada, nem que fosse para Museu Histórico independentemente de ter muitas ou poucas pessoas...até porque como Museu iria ter mais movimento creio eu.

Ainda para mais na zona que é, cheia de turistas.

Tipo e fazendo uma comparação, como a casa onde viveu Fernando Pessoa, Amália Rodrigues, etc.

Ou seja, ate para a própria Cidade de Lisboa era proveitoso, para além de o ser para nós em primeiro lugar.

Manel dos Anzois

Segundo o que consegui apurar, as ultimas declarações do Presidente da Direcção do SLB relativamente a este tema, são de finais de 2009 e referiam seguinte:

"O Edifício da Rua Jardim do Regedor continua a ser pertença do Sport Lisboa e Benfica, onde, possivelmente, num futuro próximo, irá funcionar a Fundação Benfica.

O Edifício sofreu algumas obras de restauro, dado o estado um pouco degradado em que se encontrava. Parte de um dos andares esteve durante algum tempo arrendado a uma Empresa de restauração mas, por morte do arrendatário, o respectivo contrato foi cancelado, continuando alugadas as lojas que circundam o prédio."

_Benfiquista_

Foram feitas obras?

Aquilo está ao abandono completo...

Manel dos Anzois

Citação de: _Benfiquista_ em 17 de Janeiro de 2013, 17:22
Foram feitas obras?

Algumas obras foram feitas efectivamente. A pintura da fachada do edificio tem poucos anos.

_Benfiquista_

Citação de: Manel dos Anzois em 17 de Janeiro de 2013, 17:33
Foram feitas obras?

Algumas obras foram feitas efectivamente. A pintura da fachada do edificio tem poucos anos.
Desconhecia então, até porque por dentro, parece estar ao abandono.

E o nosso Emblema por fora está todo partido.

A Direcção deveria actuar, porque dá uma imagem descuidada da nossa parte.Por aquilo que é nosso.

Manel dos Anzois

Citação de: _Benfiquista_ em 17 de Janeiro de 2013, 17:50
Citação de: Manel dos Anzois em 17 de Janeiro de 2013, 17:33
Foram feitas obras?

Desconhecia então, até porque por dentro, parece estar ao abandono.

E o nosso Emblema por fora está todo partido.

A Direcção deveria actuar, porque dá uma imagem descuidada da nossa parte.Por aquilo que é nosso.

Por dentro o edificio está encerrado, sem actividade, excepção feitas ás tais lojas que o nosso clube aluga o espaço.

_Benfiquista_

Manel dos Anzois

Deixo-vos uma imagem, dos primordios da Sede da Rua Jardim do Regedor...

E já agora, uma nota histórica:

A Sede do S.L. Benfica na Rua Jardim do Regedor, foi Inaugurada em 14/1/1934
na presidência de Vasco Rosa Ribeiro, numa cerimonia especial em que esteve presente o governador civil de Lisboa, tenente-coronel Luís de Moura, a quem coube içar a bandeira.

Seguindo uma estratégia de desenvolvimento clubístico, as actividades culturais ocupavam um importante lugar: a promoção da música, do teatro e do cinema, a realização de cursos de instrução para sócios ou a simples organização de uma biblioteca eram actividades levadas à prática neste espaço. Neste sentido, viria até o S.L.Benfica a ceder a sede para que ai tivesse lugar um curso de instrução primária, dirigido pela Universidade Livre e com apoio do "Diário de Noticias".