Balboa

Avançado, 39 anos,
Guiné Equatorial
Equipa Principal: 1 época (2008-2009), 17 jogos (391 minutos), 0 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

AG

Citação de: lonstrup em 29 de Agosto de 2008, 15:00
Dar tempo e espeaço. Essencialmente é isto que ele precisa.

O Quique já teve a experiência de Vila do Conde para perceber como se apresentam os adversários do benfica, e por isso é possível que as oportunidades do Balboa tenham aumentado exponencialmente.
Irá ser uma alternativa para abrir o jogo, quando sentirmos dificuldades em marcar golos a equipas muito fechadas.

Manuel Costa

O planeta do futebol

Os jogadores de 'picos'

Por luís freitas lobo



Há jogadores que parecem viver noutra dimensão do jogo. Porque passeiam no relvado muitas vezes quase indiferentes ao jogo. Parecem com o pensamento distante. A bola está longe. Por vezes, ela aproxima-se mas olham para ela desconfiados. Noutras como que lhes desperta outro instinto e arrancam com ela. Velocidade, centro, remate, lance de perigo, e, talvez, até o golo. Chamo-lhes jogadores de picos. Se a sua presença no jogo fosse medida por uma máquina de frequência cardíaca a maior parte do tempo estaria perto da flatliner — a linha recta que não detecta qualquer vida — mas de repente sente-se um espasmo, abana e tem um pico. Batida forte de coração. O jogo subitamente acelerado. É o lance de perigo. Quando ele acaba, tudo volta à calma inquietante. São jogadores que fogem à lógica. Por isso, cativam tanto. São difíceis de explicar. Como o pássaro de Bhagavad-gita que mergulha e volta à superfície sem molhar as penas.

São jogadores difíceis de entender para o treinador. Porque vivem quase à margem do plano táctico. Parecem passar ao lado do jogo, mas quando mergulham nele, abanam com as suas estruturas, fazem uma jogada que nos levanta das cadeiras, e, num rasgo, podem decidir o resultado. Vários jogadores, através dos tempos, transmitiram essa sensação. Nos anos 90, gostava de ver Asprilla a mergulhar no jogo. No presente, encaixo nesse perfil, Wright-Phillips ou Walcott. Tal como Odonkor ou Balboa. Jesus Navas também está a tornar-se num jogador desse tipo.

Entre os grandes craques, Romário, noutro estilo, também era um jogador de picos. Parecia andar no campo como o miúdo que vai contrariado comprar um pacote de leite para a mãe na loja da esquina, mas, de repente, finta, espaço, bang! golo. O pico do seu futebol.

Pensei neste conceito do jogador de picos ao ver jogar Di María na selecção olímpica da Argentina como já pensara a época passada no Benfica. Parte da ala esquerda e faz o seu jogo partindo do entendimento dos movimentos de Messi. Quando este vai para o centro, Di María fica aberto na esquerda. Quando Messi fica na ala, Di María surge no centro. Em ambas as zonas olha para o jogo quase passivamente. Espera o momento certo e entra nele da única forma que sabe fazer. Em velocidade. Encara adversários no um para um, entra nos espaços vazios e arranca para a baliza. Sem parar pelo caminho. Acaba a jogada e volta à flatliner do jogo.

Existem, claro, várias categorias de jogadores de picos. Por isso, a diferente compreensão que os treinadores têm com eles. Os que nesses picos decidem jogos e os que se limitam apenas a abaná-los. Di María, como vimos no sublime golo à Nigéria, pertence à primeira categoria. Uma espécie de classe bomba-relógio.



A Bola 29/08/08


     


Red skin

Acho q este jogador  tem grandes qualidades... técnica, velocidade, bom cruzamento... mas tem de aparecer mais no jogo... ser mais confiante e estar bem fisicamente!

aguia1

penso que se muda-se o nome ja era um bom comeco pq da-me a impressao que o nome balboa nao vai muito com os adeptos.digo isto pq ja li aqui criticas sem fundamento, mas temos de respeitar opinioes.

nightcrowler

Citação de: aguia1 em 30 de Agosto de 2008, 16:16
penso que se muda-se o nome ja era um bom comeco pq da-me a impressao que o nome balboa nao vai muito com os adeptos.digo isto pq ja li aqui criticas sem fundamento, mas temos de respeitar opinioes.

se ele jogasse como o maradona, até podia chamar-se teles...

aguia1

Citação de: nightcrowler em 30 de Agosto de 2008, 16:18
Citação de: aguia1 em 30 de Agosto de 2008, 16:16
penso que se muda-se o nome ja era um bom comeco pq da-me a impressao que o nome balboa nao vai muito com os adeptos.digo isto pq ja li aqui criticas sem fundamento, mas temos de respeitar opinioes.

se ele jogasse como o maradona, até podia chamar-se teles...
so te dou o exemplo mais actual que e do aimar que tem jogado pior do que o balboa e vejo pessoal a dizer que jogou mal mas trata a bola como ninguem etc etc.isto e:o aimar esta a ser salvo da critica por aquilo que fez a mais de 2 epocas atraz.eu quero saber e o que fazem na actualidade.

Batistuta

Citação de: aguia1 em 30 de Agosto de 2008, 16:26
Citação de: nightcrowler em 30 de Agosto de 2008, 16:18
Citação de: aguia1 em 30 de Agosto de 2008, 16:16
penso que se muda-se o nome ja era um bom comeco pq da-me a impressao que o nome balboa nao vai muito com os adeptos.digo isto pq ja li aqui criticas sem fundamento, mas temos de respeitar opinioes.

se ele jogasse como o maradona, até podia chamar-se teles...
so te dou o exemplo mais actual que e do aimar que tem jogado pior do que o balboa e vejo pessoal a dizer que jogou mal mas trata a bola como ninguem etc etc.isto e:o aimar esta a ser salvo da critica por aquilo que fez a mais de 2 epocas atraz.eu quero saber e o que fazem na actualidade.

isso também é verdade...

TFFS

Era hoje entrar e fintar tudo!

Dixi

Se o Benfica não tivesse feito as substituições todas podia ter entrado para com a sua velocidade explorar o avanço do fcp no terreno após o vermelho ao Katsouranis.

esmiga

ia entrar, mas as lesoes complicaram tudo

JTLampiao

Citação de: TFFS em 30 de Agosto de 2008, 18:08
Era hoje entrar e fintar tudo!


Depois acordavas e batias com a mão na mesa de cabeceira..

:2funny:

luis___alex

hpje certamente iria entrar nos ultimos 20 minutos

4ever Red Devil

Já que Di Maria já havia rebentado, daria muito jeito a velocidade do Balboa para os contra-ataques finais quando o fcp estava todo balanceado para o ataque.

Pena não haver substituições.

SLB4EVERnEVER

Citação de: 4ever Red Devil em 31 de Agosto de 2008, 04:59
Já que Di Maria já havia rebentado, daria muito jeito a velocidade do Balboa para os contra-ataques finais quando o fcp estava todo balanceado para o ataque.

Pena não haver substituições.

Eu quase que aposto que se o jogo n tivesse corrido como correu, este menino + urreta entravam aos 70 minutos para com a velocidade dar a volta ao jogo.. escrevam isso..

Slbstriker

Citação de: SLB4EVERnEVER em 31 de Agosto de 2008, 05:08
Citação de: 4ever Red Devil em 31 de Agosto de 2008, 04:59
Já que Di Maria já havia rebentado, daria muito jeito a velocidade do Balboa para os contra-ataques finais quando o fcp estava todo balanceado para o ataque.

Pena não haver substituições.

Eu quase que aposto que se o jogo n tivesse corrido como correu, este menino + urreta entravam aos 70 minutos para com a velocidade dar a volta ao jogo.. escrevam isso..

Saíam o Di Maria e o Reyes, que já estavam rotos, mas logo por azar o Quique foi obrigado a gastar todas as substituições, saiu o Aimar lesionado e entrou o Nuno Gomes, o Katsouranis é expulso, recuou o Yebda, mas para não se perder totalmente o meio campo, entrou o Sidnei, e o Yebda voltou à sua posição, depois, é o Léo que se lesiona, o que levou à entrada em campo do Ruben Amorim, e os jogadores que estavam previstos para serem substituídos, tiveram que se aguentar até ao fim.