Cânticos do Benfica

lonstrup

Nunca tinha vindo a este tópico e estive a ver as últimas 10 paginas do topico para me inteirar do que se tem falado.

Primeiramente quero dar os parabéns pela iniciativa. Independentemente de gostar ou não desta "música", acho que devemos incentivar e dar os parabéns a quem tenta levar a cabo esta iniciativas. Nem que seja só pelo espirito de iniciativa que é sempre de saudar.

No entanto não gosto muito deste pregão. Eu sou sócio com lugar nas centrais normalmente, e só canto o Hino e aqueles versos mais populares. (Glorioso SLB etc)

Mas eu acho que podia haver mais qualidade nestas musicas. Não estou a desvalorizar, aliás perante o empenho que aqui vejo a melhor maneira de valorizar este esforço é exactamente criticar honesta e construtivamente.

Pá, a letra não diz nada ao Benfica. Tão simples como isto. Sei que o pessoal tenta procurar inspirações em todo o mundo e fazem bem. Mas as letras destes pregões ou quadras são sempre algo "rudimentares", falando sempre do amor de quem está a cantar e pouco daquilo que é o Benfica.

O Benfica tem centenas de episódios de superação e glória na sua história. Porque não fazer as letras a partir disso. Não digo a partir de nomes de jogadores porque estariamos  individualizar um esforço colectivo. E o Benfica é maior que todos nós.

Mas podem perfeitamente evocar os exemplos de Cosme Damião, Eusébio e outros que tais.

Evocar grandes jogos ou momentos do Benfica como a vitória de Anfield, a eliminação do Marselha na Luz, aquela fabuloso jogo com o Feyenoord.

Acho que podia haver mais esse esforço. Sinceramente não estou a ver pessoal com mais de 45 anos a cantar o "seu amor ao Benfica" em publico.

Um abraço

Brigata Capitale

http://br.youtube.com/watch?v=vqo_rqMc8NA

é isto q faz falta ao glorioso!!! Os engravatados, os velhos, toda a gente a cantar!!!

:metal:

cmarg1971

Citação de: falancio em 24 de Agosto de 2008, 10:36

é isto q faz falta ao glorioso!!! Os engravatados, os velhos, toda a gente a cantar!!!

já percebi que isto dos cânticos não é para motivar os jogadores (isso é com €€€) mas sim para o pessoal que os canta que, pelos vistos, não gosta de cantar a solo.
A grande ideia é que se faça festa, independentemente do que se esteja a passar no relvado, para que possam dizer que "se ao menos jogassem ao nível do apoio..."
Se uma pessoa gosta de apreciar o futebol do seu clube é acusada de ser apreciador de opera, mas se cantar (mal e desfinado) passa logo a estrela da música.
Antes de haver grupos de apoio já o SLB era adorado e apoiado.
Mas se há pessoal que gosta de ver ambientes que são próprios de outras paragens do mundo, estas campanhas de promoção de novas modas não vão acabar e a meu ver também não levaram a grandes resultados ou prestigios.
Isto é só uma opinião sobre os entusiastas dos cânticos e das faixas deixada aqui tal e qual fazem os que falam dos que só lá vão para aplaudir e assobiar.
Cada expressão de sentimentos é própria e pessoal.
Se alguém quiser que a sua expressão de apoio prevaleça sobre a dos outros é porque lhes falta algum respeito pelos outros.
Quando se vê uma multidão a cantar em uníssono, é porque há motivos para isso, e só é louvável quando acontece naturalmente e não por qualquer tipo de insistência.

inc0gnit

Citação de: cmarg1971 em 24 de Agosto de 2008, 11:09

já percebi que isto dos cânticos não é para motivar os jogadores (isso é com €€€) mas sim para o pessoal que os canta que, pelos vistos, não gosta de cantar a solo.
A grande ideia é que se faça festa, independentemente do que se esteja a passar no relvado, para que possam dizer que "se ao menos jogassem ao nível do apoio..."
Se uma pessoa gosta de apreciar o futebol do seu clube é acusada de ser apreciador de opera, mas se cantar (mal e desfinado) passa logo a estrela da música.
Mas se há pessoal que gosta de ver ambientes que são próprios de outras paragens do mundo, estas campanhas de promoção de novas modas não vão acabar e a meu ver também não levaram a grandes resultados ou prestigios.
Isto é só uma opinião sobre os entusiastas dos cânticos e das faixas deixada aqui tal e qual fazem os que falam dos que só lá vão para aplaudir e assobiar.
Se alguém quiser que a sua expressão de apoio prevaleça sobre a dos outros é porque lhes falta algum respeito pelos outros.
Quando se vê uma multidão a cantar em uníssono, é porque há motivos para isso, e só é louvável quando acontece naturalmente e não por qualquer tipo de insistência.
A razão para isso, pelo menos para alguns, é o facto de o Benfica estar a jogar, seja em que campo for, em que circunstância for, a ganhar ou a perder, mas a ser apoiado da melhor forma possivel, pelos poucos milhares de Benfiquistas que nao se calam e apoiam incessantemente com cânticos os jogadores que carregam aquele simbolo mágico do Sport Lisboa e Benfica.
E graças a deus que nem todos são como tu ou como tantos outros, porque senão o Estádio da Luz parecia uma morgue!

PS: e depois sim há a grande maioria, a que te referes no final (quando falas em "motivos" para se cantar), que o fazem durante 10 ou 20 segundos de um jogo de 90 ou 120 minutos, motivos esses que se devem resumir a estar a golear ou estar a jogar com um dos rivais (apesar de usarem sempre mais o assobio para abafar os adeptos rivais em vez de tentarem cantar mais alto... "esforçar-me? qual quê nao é?"). No ultimo ano, o jogo que sem duvida foi uma excepcao foi o jogo de alvalade para a taça. Excelente espectaculo naquele topo norte do estádio dos viscondes!  :slb2:

RedStar1982

Citação de: cmarg1971 em 24 de Agosto de 2008, 11:09

:) :) É dos poucos tópicos que discordo a 100%, mas tens como é óbvio direito à tua opinião. Mas deixo apenas algo que me irrita profundamente, é verdade que o Benfica ganhava títulos sem os grupos como são hoje, mas deixo a pergunta, quem faz parte dos grupos, não foram e são sócios, adeptos e fundadores deste nosso amor?

Então que tal deixar de mandar farpas sobre a utilidade ou não dos grupos, quem la aparece quer apoiar o Benfica à sua maneira...ponto final. Já alguém viu um casting feito pelos grupos para angariar elementos? Já nas centrais por vezes é preciso e de muita maneira...

Abraço REDSTAR

lonstrup

Também é verdade que eu vou ao estadio, compro o cativo, para ver e apreciar futebol. E claro que a minha equipa é o Benfica e estou ali a sofrer e a torcer por eles. A aplaudir e a incentivar (sim aplaudir as boas jogadas é uma excelente forma de incentivo)

Sinceramente, se estivesse grande parte do jogo a cantar não conseguia dar metade da atenção ao jogo que eu gostaria.

igor_vasco

Minha opinião: o ritmo da música é muito legal, contagiante mesmo
mas acho que vcs devem mudar a letra, está muito igual a do flu
usem a criatividade =)
a torcida do gremio também canta esta musica, com a letra totalmente diferente:
http://www.youtube.com/watch?v=ClBluNl4Qbs&feature=related

( ñ gostei da letra )

Jakub

Cântico foleiro nas horas e plágio autêntico...iniciativa fantástica e de salutar!

:) :slb2:

SLF

Com todo o respeito e algum realismo não acredito no sucesso deste cantico em Portugal ou qualquer outro país que não a Grécia.
Razões muito simples:
- a letra original é em grego e nessa lingua a fonética cantada tem muita força auditiva.
- as claques gregas se for preciso conseguem juntar 10.000 pessoas a cantar exaustivamente e em força
- mesmo o exemplo do flu, a força do cantico não se compara ao dos gregos

exemplo:
http://br.youtube.com/watch?v=dOf-d5o7A0g --> GRECIA
http://br.youtube.com/watch?v=u0_CXnMHryk --> BRASIL

NO ENTANTO APLAUDO A INICIATIVA, MOSTRA QUE SOMOS UM CLUBE DINAMICO!

Lordlothar

Vamos pôr 60.000 a cantar no nosso estadio

Façam passar a letra e a musica a todos os benfiquistas

aqui fica a letra

Souuuuu Sou Benficaaaaaaaaa
Sou Benfica de Coração
Vim ver o Benfica meu grande amor
graças a deus sou Lampião
vamos Benfica vamos ganhar
Eu sou do clube 30 vezes campeão
vim pra te ver, vim pra gritar
e por ti a vida inteira eu vou cantar
Vamos Benfica, Vamos Ganhar
eu sou do clube 30 vezes campeão
e por ti a vida inteira vou cantar
Vamos Benfica(VAMOS BENFICA)
Vamos Ganhar(VAMOS GANHAR)
Eu sou do Clube 30x Campeão (CAMPEÃO)
vim pra te ver (VIM PRA TE VER)
vim pra gritar (VIM PRA GRITAR)
e por ti a vida inteira vou cantar!!!!

e a musica...

http://www.youtube.com/watch?v=4yud17HXMbU&feature=related

Blogspot by Imperatore
http://hortomagikobenfica.blogspot.com/

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

fnuno7

Eu espero é q não assobiem o Cebola...desprezo..caguem nele!

pedriouf

diabinho_in_love

Já sinto saudades das tochas vermelhas nas bancadas  :slb2:

MãodeVata

Souuuuuuuuuuuuuu
Sou Benficaaaaaaaaa
Sou Benfica até morrerrrr
vim pra te ver
vim pra gritar

Força Benfica, vamos ganhar
Sou do Benfica até morrer
Força Benfica, Vamos Ganhar
Sou do Benfica até morrer
Força Benfica(Força BENFICA)
Sou do Benfica até morrer (até morrer)

Keep it simple

B!

Citação de: Lordlothar em 26 de Agosto de 2008, 06:09
Vamos pôr 60.000 a cantar no nosso estadio

Façam passar a letra e a musica a todos os benfiquistas

aqui fica a letra

Souuuuu Sou Benficaaaaaaaaa
Sou Benfica de Coração
Vim ver o Benfica meu grande amor
graças a deus sou Lampião
vamos Benfica vamos ganhar
Eu sou do clube 30 vezes campeão
Vamos Benfica, Vamos Ganhar
eu sou do clube 30 vezes campeão
Vamos Benfica(VAMOS BENFICA)
Eu sou do Clube 30x Campeão (CAMPEÃO)

e a musica...

http://www.youtube.com/watch?v=4yud17HXMbU&feature=related

Blogspot by Imperatore
http://hortomagikobenfica.blogspot.com/

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

Ideia: Gravar este cântico cantado pela claque e espalhar pelos lares benfiquistas... youtube..etc... O0