Carlos Martins

Médio, 43 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2008-2011, 2012-2013), 133 jogos (6844 minutos), 11 golos

Equipa B: 1 época, 9 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Barão

O Martins fez 32 jogos na Liga Esp., 31 dos quais a titular, sendo substituido 20 vezes (o que é muito!!), algumas perto do fim do jogo, portanto sem significado óbvio, mas 14 da vezes até ao minuto 82.

Ou seja, em quase metade dos jogos do Martins, ele sai, em média a 15 minutos do fim!! Se isto não indicía um problema de resistência, então são numeros mesmo marados. O Carlos já me convenceu e a época ainda nem começou, mas que pode ter um problema de resistência/gestão de esforço/intensidade, parece uma hipótese muito provável.

renton

Citação de: Barão em 21 de Agosto de 2008, 08:50

O Martins fez 32 jogos na Liga Esp., 31 dos quais a titular, sendo substituido 20 vezes (o que é muito!!), algumas perto do fim do jogo, portanto sem significado óbvio, mas 14 da vezes até ao minuto 82.

Ou seja, em quase metade dos jogos do Martins, ele sai, em média a 15 minutos do fim!! Se isto não indicía um problema de resistência, então são numeros mesmo marados. O Carlos já me convenceu e a época ainda nem começou, mas que pode ter um problema de resistência/gestão de esforço/intensidade, parece uma hipótese muito provável.

Cuidado com as análises baseadas somente em números. Até nem discuto que o Carlos Martins nas segundas partes se eclipsa e curiosamente até é aí que o Aimar tem vindo pegar no jogo e se acaba por realçar mais, mas até agora nada nos diz que isso não possa derivar do facto de estarmos na pré-época e de naturalmente o jogador ainda não estar em perfeitas condições físicas.

Quanto à questão dos números, verifiquem lá os números do Rui Costa no AC Milan e depois falamos. Raro era o jogo em que ele jogava e em que não era substituído, muitas vezes pelo Ambrosini. E o Rui Costa até foi utilizado aqui neste tópico como exemplo de um jogador com 30 e picos anos que ainda aguentava 90 minutos em campo. Aguentar, aguentava, mas para mim é inegável que a partir dos 60/65 minutos o jogo da equipa se ressentia bastante da "ausência" do Rui Costa...

Il Capitano

o Carlos vai ser peça fundamental este ano no SLB e na selecçao !

dr branco

Como na vida os teóricos nao passam da mediocridade os práticos e objectivos vão sempre longe e com esta digo tudo

Barão

Citação de: renton em 21 de Agosto de 2008, 09:00

Cuidado com as análises baseadas somente em números. Até nem discuto que o Carlos Martins nas segundas partes se eclipsa e curiosamente até é aí que o Aimar tem vindo pegar no jogo e se acaba por realçar mais, mas até agora nada nos diz que isso não possa derivar do facto de estarmos na pré-época e de naturalmente o jogador ainda não estar em perfeitas condições físicas.

Quanto à questão dos números, verifiquem lá os números do Rui Costa no AC Milan e depois falamos. Raro era o jogo em que ele jogava e em que não era substituído, muitas vezes pelo Ambrosini. E o Rui Costa até foi utilizado aqui neste tópico como exemplo de um jogador com 30 e picos anos que ainda aguentava 90 minutos em campo. Aguentar, aguentava, mas para mim é inegável que a partir dos 60/65 minutos o jogo da equipa se ressentia bastante da "ausência" do Rui Costa...

Só me deste razão!! O facto de alguém ter aqui lembrado a generosidade do Rui Costa aos 35 anos, não demonstra NADA! Toda a gente sabe que o Rui não era propriamente um maratonista nem um carregador de piano (aliás, muito a propósito ele era o Maestro!), e poucos gostavam tanto do Rui como eu. O ter corrido tanto aos 35 anos é apenas e só mais uma de muitas provas de amor ao Benfica!

Quanto às analises baseadas em numeros, até já são um factor determinante no estudo da ... Psicologia, imagina só! Nem estou a falar de questões físicas, mas algo muito mais escuso e complicado. A análise estatística de dados é de tal forma esmagadora que a última coisa que se pode fazer, é não a fazer!

Eu dei o exemplo de 32 jogos do campeonato espanhol, não são um ou dois, nem tem nada a ver com a pré-época. O Martins era um dos três jogadores mais importantes do Huelva e saiu muitas vezes a 15 minutos do fim sem que a equipa estivesse a ganhar! Se isto não tem significado, eh pá ...

Ainda assim, eu estou a gostar do Martins e para mim, até ver, é titular do Benfica! Se tiver que sair ao minuto 70, não me incomoda.

Barão

Citação de: dr branco em 21 de Agosto de 2008, 09:08
Como na vida os teóricos nao passam da mediocridade os práticos e objectivos vão sempre longe e com esta digo tudo

;D

Não te entendo, possivelmente tens um telemóvel que foi inventado com descobertas de empiristas práticos e não tem nada a ver com a construção de modelos cientificos, teóricos. Os gajos ligam uns semicondutores, tás a ver, e uns plasmas, e os fios, e aquela merda, por magia, resulta num telemóvel que transmite imagem, ou num PC que faz coisa inimaginaveis há 30 anos.

O que é que os medíocres teóricos podem ter a ver com a evolução fabulosa do mundo tecnológico nas últimas décadas, não é?! Os práticos da idade da pedra que partiam o silex para fazer lanças é que era!

Desculpa o comentário.

FreddyAduFan

Citação de: Barão em 21 de Agosto de 2008, 09:10
Citação de: renton em 21 de Agosto de 2008, 09:00

Só me deste razão!! O facto de alguém ter aqui lembrado a generosidade do Rui Costa aos 35 anos, não demonstra NADA! Toda a gente sabe que o Rui não era propriamente um maratonista nem um carregador de piano (aliás, muito a propósito ele era o Maestro!), e poucos gostavam tanto do Rui como eu. O ter corrido tanto aos 35 anos é apenas e só mais uma de muitas provas de amor ao Benfica!

Quanto às analises baseadas em numeros, até já são um factor determinante no estudo da ... Psicologia, imagina só! Nem estou a falar de questões físicas, mas algo muito mais escuso e complicado. A análise estatística de dados é de tal forma esmagadora que a última coisa que se pode fazer, é não a fazer!

Eu dei o exemplo de 32 jogos do campeonato espanhol, não são um ou dois, nem tem nada a ver com a pré-época. O Martins era um dos três jogadores mais importantes do Huelva e saiu muitas vezes a 15 minutos do fim sem que a equipa estivesse a ganhar! Se isto não tem significado, eh pá ...

Ainda assim, eu estou a gostar do Martins e para mim, até ver, é titular do Benfica! Se tiver que sair ao minuto 70, não me incomoda.

se saia ao minuto 82...saia a OITO MINUTOS DO FIM, NAO A QUINZE. ai essa matematica... ::) :whistle2: :2funny:

miglle

dr branco  . . acho que o Mourinho, o Quique, o Pako Yestaram e todos os estudiosos do mundo do futebol te contradizem.

Os numeros podem não ser tudo, mas são um grande avanço para todo o tipo de estudos das situações.

É possivel controlar os numeros, sabendo os indices do mesmo jogador irritado e picado e do mesmo jogador calmo .. o Moursnho não mimava os jogadores e depois não os irritava ?! . . São os estudos no desporto.

Os práticos no desporto começam a passar para segundo plano.

jhonnyy

O Carlos tem se envidenciado nos jogos do benfica e ontem como não podia deixar de ser ves mais um bom jogo pela seleção! Knd vi que o benfica o ia contratar fiquei de perna atras mas cada x me convence mais que nos vai ser muito util!

miglle

Uma victória será mete-lo a render 90 minutos .. vamos esperar pormomentos em que tenha mais ritmo.

Barão

"se saia ao minuto 82...saia a OITO MINUTOS DO FIM, NAO A QUINZE. ai essa matematica...   "

Ai essa leitura FreddyAduFan, ai essa falta de atenção!! Tss tss ...

Tal como na análise dos números, não se pode descurar o detalhe na linguagem escrita; eu disse que saía ATÉ ao minuto 82! O "até" é fundamental na frase, não está lá por acaso, se não estivesse lá significava que ele saía SEMPRE ao minuto 82, o que seria um caso ainda mais estranho!

Se sai até aos 82 minutos em 14 jogos (e 14 não são metade de 32 mas está perto), quer dizer que pode sair aos 82, aos 75, aos 70. Portanto, em MÉDIA, em quase metade dos jogos, sai a 15 minutos do fim! A média é aquela porra que diz que temos uma vaca cada um quando tu tens duas e eu nenhuma!  :)

FreddyAduFan

Citação de: Barão em 21 de Agosto de 2008, 09:30

"se saia ao minuto 82...saia a OITO MINUTOS DO FIM, NAO A QUINZE. ai essa matematica...   "

Ai essa leitura FreddyAduFan, ai essa falta de atenção!! Tss tss ...

Tal como na análise dos números, não se pode descurar o detalhe na linguagem escrita; eu disse que saía ATÉ ao minuto 82! O "até" é fundamental na frase, não está lá por acaso, se não estivesse lá significava que ele saía SEMPRE ao minuto 82, o que seria um caso ainda mais estranho!

Se sai até aos 82 minutos em 14 jogos (e 14 não são metade de 32 mas está perto), quer dizer que pode sair aos 82, aos 75, aos 70. Portanto, em MÉDIA, em quase metade dos jogos, sai a 15 minutos do fim! A média é aquela porra que diz que temos uma vaca cada um quando tu tens duas e eu nenhuma!  :)

oops, nao vi o ATE. da-me um desconto porra, ainda nem tomei o pequeno almoco :2funny: :2funny: :buck2:

CelsoMedeiros

grd golo...as quatro tabelas..mas o que interessa é que conta...que marque mais assim

Dark_nc

Não tenham duvidas que este é daqueles que vai ser substituído bastantes vezes.

renton

Citação de: Barão em 21 de Agosto de 2008, 09:10

Penso que descontextualizaste um pouco o que eu disse, provavelmente por eu não me ter explicado bem. É óbvio que a importância da análise física dos jogadores é cada vez mais importante e por alguma coisa eu considero que mais do que Aimar, Reyes ou Carlos Martins, a melhor contratação do Benfica este ano foi a equipa técnica, precisamente por causa dos panóplia de análises que eles fazem tendo em conta os números a que chegam através do software que possuem para o efeito.

No entanto o que eu disse, ou estava a tentar dizer, é que o Rui Costa na altura com 28/29 anos, no AC Milan, também saía muitas vezes com 60/65 minutos de jogo, e nem por isso isso deve ser logo catalogado como sinónimo de um menor fulgor físico do jogador. Quem acompanha o futebol italiano sabe perfeitamente que isso se devia a uma alteração estratégica de Ancelotti que em certos períodos do jogo preferia optar por um estilo de jogo para o qual o Rui Costa nunca esteve muito talhado, apesar de essa opção do treinador italiano ter muito de subjectiva e poder inclusivamente ser, e bem, criticada.

Mas, e era aqui que eu queria chegar, se tu fores analisar os números dessa época, sem conhecer os comos e os porquês, provavelmente dirias o mesmo que estás a dizer agora do Carlos Martins quando te baseias na sua época no Recreativo de Huelva. E apesar de poderes estar certo, também poderás não estar, era só isso que eu estava a tentar referir, neste momento as minhas dúvidas são provavelmente as mesmas que as tuas e apesar de estar agradavelmente surpreendido com a pré-época do Martins também eu coloco algumas reservas em relação à época que ele irá fazer.

Esperemos que corra tudo bem e que logo, logo ele comece a (ajudar a) decidir jogos pelo Benfica e a colocar definitivamente para trás estas dúvidas que nos assolam. A nós e talvez aos seus treinadores.