Carlos Martins

Médio, 43 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2008-2011, 2012-2013), 133 jogos (6844 minutos), 11 golos

Equipa B: 1 época, 9 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Tmats

esta-se a tornar um jogador titularissimo no benfica, tem feito uma grande pre epoca, e espero que nos dê muitas alegrias... ontem na selecção mostrou ao povo que esta bem...

Platini

Vai cagar na cabeça aos Lagartecos  :metal:

Red skin

Grande jogo do Martins... garantiu   convocatórias!

Goya80

Tá feito um senhor jogador! Eu que até torci o nariz à sua contratação, já mudei de opinião!!

Pedro.SLB.71

Inicialmente quando se falou da contratação do Carlos Martins para o nosso plantel, fiquei um pouco surpreso e expectante... mas depois do que tenho visto da pré-época e culminando com o jogo de ontem ao serviço da selecção nacional, tenho de referir que o nosso jagador é efectivamente uma mais valia para o nosso plantel, só espero que consiga manter este nível a época toda.

saudações benfiquistas

:slb2:

Dumberto Estrumadas

falando por experiencia propria...Quando as coisas começam a sair bem...a confiança começa a elevar-se e isso é o que mais influencia o rendimento...é muito dificil jogar bem sem estar motivado sem sentir que é importante, que podemos resolver o jogo (no caso do futebol)...

Goya80

Citação de: Dumberto Estrumadas em 21 de Agosto de 2008, 16:00
falando por experiencia propria...Quando as coisas começam a sair bem...a confiança começa a elevar-se e isso é o que mais influencia o rendimento...é muito dificil jogar bem sem estar motivado sem sentir que é importante, que podemos resolver o jogo (no caso do futebol)...

O0

Ronald1nh0

"FC Porto tentou mas tinha dado a palavra ao Rui Costa"
BRUNO PIRES

Carlos Martins. É uma das grandes apostas do Benfica para a próxima época. Na primeira entrevista como jogador dos encarnados confessa a tentativa do FC Porto de o contratar, a sensação estranha de defrontar o Sporting e ainda a sua estupefacção pela grandeza do clube da Luz
É o único futebolista do plantel que foi titular em todos os jogos de preparação. Está na forja uma grande época do Carlos Martins?

Estou a sentir-me bem, isso é uma prova de confiança do treinador. Resta-me retribuir dentro de campo.

É, unanimemente, o jogador que mais se tem destacado nesta pré-época. Tem noção de que a massa associativa espera muito de si?

Sim, tenho noção disso. Mas eu sou mais um para ajudar o Benfica a lutar pelo título nacional, todos juntos formaremos um bom grupo. Tenho-me sentido bem, mas ainda não estou totalmente em forma. Estou a caminhar para isso e espero desenvolver um campeonato como fiz o ano passado.

Considera que ainda tem alguma coisa a provar em Portugal?

Não. Só tenho que provar todos os dias ao meu treinador que pode contar comigo e mostrar que estou disponível para desempenhar qualquer função dentro de campo. Tenho, isso sim, de provar todos os dias ao meu treinador.

O Benfica tem despendido muito dinheiro neste defeso. Este pode ser o ano do clube com a conquista do título nacional?

Temos consciência de que o clube está a apostar forte este ano. Foram buscar jogadores experientes e de grande qualidade. Juntamente com aqueles que transitam, penso que podemos fazer uma grande equipa e um campeonato ao nosso nível.

A conquista da Taça UEFA é possível ou uma utopia?

No futebol nada é impossível. Mas há outras equipas apostadas em ganhar também essa competição. Vamos dar um passo de cada vez. Precisamos antes de entrosamento e de ganhar uma equipa. Depois, o Benfica, como grande clube que é, tem de entrar em cada jogo para ganhar. Não podemos pensar em empatar, tão pouco em perder.

O Benfica, pela sua tradição e historial, tem obrigação de lutar pela conquista da Taça UEFA...

Nós sabemos o quanto é prestigiada a Taça UEFA. Eu próprio já tive a satisfação de disputar uma final. É uma competição bonita na qual o Benfica vai dar tudo por tudo para a conquistar.

Se pudesse escolher, Taça UEFA ou título nacional?

O título nacional.

Que objectivos são traçados no balneário em comunhão com a equipa técnica?

Os nossos objectivos correspondem à grandeza do clube. O Benfica é muito grande: Tenho quase dois meses de Benfica e já notei que o Benfica é muito grande. E nós jogadores temos que meter na cabeça, é mesmo assim, que temos de dar tudo para estarmos ao nível da grandeza do Benfica. E não pode ser só de boca, temos que trabalhar nos limites todos os dias como se fosse o último dia das nossas vidas. Temos de ser profissionais. O Benfica é um gigante adormecido e nós temos de o acordar.

Quando se falou no interesse do Benfica, falou-se de um negócio que envolvia também Pongolle. Depois o seu antigo colega escolheu o At. Madrid. Não temeu que a operação abortasse?

Não, nada, nada. A minha transferência já estava concluída há muito tempo. Desde que o Rui Costa me ligou a primeira vez foi muito fácil chegar a acordo com ele. Estávamos, sim, à espera de que o Pongolle se decidisse para não estarmos a apresentar um jogador do Recreativo e passadas duas semanas apresentarmos outro jogador do Recreativo.

Quando recebeu o primeiro contacto de Rui Costa?

Mês e meio, dois meses antes de terminar o campeonato.

Disse logo sim ao Benfica?

Foi logo. O Rui Costa, para mim, é um ídolo. Sempre foi e sempre será. Quando recebi um telefonema dele a dizer que gostava de me ter no Benfica disse logo no momento que aceitava.

Ficou surpreendido com o telefonema?

Não fiquei surpreendido por ser o Benfica. Fiquei surpreendido por ser o Rui Costa, um ídolo para mim. Tinha trocado uma vez de camisola com ele, cresci a vê-lo jogar. E, confesso, fiquei muito nervoso quando recebi o primeiro telefonema.

Chegou a pensar que fosse uma brincadeira?

Apercebi-me que era o Rui Costa pela voz dele. Pensei para comigo: 'É mesmo o Rui Costa'. Ao início ainda receei que fosse palhaçada, mas lembrei-me da voz dele na televisão e não tive mais dúvidas de que quem me estava a ligar era o Rui Costa.

Tinha convites de mais clubes?

Tinha um convite do Valência. Mas depois do telefonema do Rui decidi-me, de imediato, pelo Benfica.

O convite do Valência foi anterior ou posterior ao primeiro telefonema de Rui Costa?

Foi anterior. O Valência é um grande clube, mas gosto muito de estar no meu país. Em Espanha tive um ano espectacular, mas não é como estar em Portugal. Para mais jogar no Benfica, com o projecto que o clube tem, com as pessoas que estão à frente... É um grande desafio para mim. Nem olhei para trás.

Falta-lhe espírito de emigrante?

Não. Se um dia existir uma proposta irrecusável para regressar ao estrangeiro terei de me fazer à vida porque a nossa carreira é curta.

O Sporting tinha direito de opção no seu regresso a Portugal…

Foi isso que me explicaram, mas a última palavra cabia-me a mim.

É verdade que o FC Porto tentou contratá-lo numa fase adiantada das negociações com o Benfica?

Tentou, tentou.

Quem é que o abordou por parte do FC Porto?

Foram pessoas ligadas ao FC Porto. Sou uma pessoa de princípios, tinha dado a palavra ao Rui Costa de que seria jogador do Benfica, por mais que o FC Porto me aliciasse com mil e uma coisas eu não ia aceitar, como não aceitei.

Confirma que a proposta do FC Porto era muito aliciante financeiramente?

Vou esclarecer o assunto para matá-lo de vez. O meu empresário, à última da hora, transmitiu-me que tinha sido abordado por uma pessoa ligada ao FC Porto, que lhe disse que queriam a minha contratação. As pessoas do Benfica foram avisadas que o meu empresário tinha sido contactado pelo FC Porto e que eu tinha dito que não havia qualquer hipótese, pois já tinha dado a minha palavra ao Rui Costa. Quem decidia era eu. O jogador Carlos Martins tinha dado a palavra, olhos nos olhos, ao Rui Costa. E com muito orgulho.

Tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Gostava de ver um grande europeu chegar à Luz entregar essa quantia para o ter nas suas fileiras?

Claro que sim. Era bom para mim e para o clube.

Tem algum emblema da sua preferência além-fronteiras?

Não, mas gosto da Liga espanhola. É fantástica, incomparável, do outro mundo. Quando o Figo foi para o Barcelona, era do Barcelona, quando ele foi para o Real Madrid, era do Real Madrid. O Rui Costa estava na Fiorentina, eu também era da Fiorentina. Ia atrás dos meus ídolos...

O Rui Costa é um dos seus ídolos, mas o próprio Rui Costa também já disse publicamente que é um admirador do seu futebol...

Pois, e isso faz-me arrepiar. Faz-me arrepiar porque vindo de quem vem, um senhor do futebol, respeitado por todos, dá-me ainda mais alento para colocar em prática tudo o que sei.

É uma grande responsabilidade...

Mas eu gosto da responsabilidade, da pressão. Se não gostasse, não tinha aceite este desafio e andava por aí num clube mais pequeno. Para um jogador ser melhor tem de conviver com a pressão.

No dia-a-dia, Rui Costa passa muito tempo com os jogadores?

Sempre que pode está perto de nós, nomeadamente dos mais novos. É sempre bom para um jogador ter o Rui Costa perto de si. Isso leva-nos a pensar que podemos e devemos tentar seguir as suas pisadas e conseguir aquilo que ele conseguiu.

Este é o melhor plantel onde esteve inserido desde que é futebolista profissional?

Este plantel, por aquilo que já mostrou, tem imensa qualidade. Um jogador do Benfica, nos dias de hoje, gosta de ter a bola e de praticar bom futebol. O treinador também é muito exigente e quer por a equipa a praticar bom futebol. O plantel do Benfica tem todas as condições para conseguir o nosso real objectivo.

Não respondeu à pergunta.

Agora não estou em condições de responder. Se atingirmos os nossos objectivos poderei responder. Vou dar um exemplo. O Saragoça, que desceu de divisão, tinha futebolistas formidáveis, entre os quais o Aimar, mas não tinha equipa. Nós podemos ter praticantes de grande qualidade e não funcionarmos como equipa. Neste momento estamos a funcionar em conjunto, mas ainda é subjectivo dizer que este é o melhor plantel onde já estive inserido.

Já defrontou o Sporting, por certo que já viu jogar o FC Porto esta época. O que lhe parecem os grandes rivais do Benfica? Quem é o favorito à conquista do título?

O favorito tem de ser o FC Porto porque é o actual campeão. Mas candidatos são sempre os três: Sporting, Benfica e FC Porto. Nós temos a ilusão de sermos campeões e não nos vamos desviar desse objectivo. Mas favorito é o FC Porto porque foi campeão.

E com muitos pontos de avanço.

Isso não vai acontecer este ano, porque o Benfica vai realizar uma excelente temporada.

Leva quase dois meses de Benfica. Consegue fazer uma comparação, a nível de grandeza, com o Sporting, clube que representou durante doze anos?

Não quero entrar por aí para não ser mal interpretado e as pessoas dizerem que eu ainda estou a pensar no Sporting. Digo é que o Benfica é muito grande e isso vê-se num pormenor simples. Os treinos à porta aberta estão sempre cheios. Para onde quer que vá... as pessoas... é quase tudo Benfica. É uma coisa impressionante. O Benfica é grande. Vamos jogar a qualquer lado, está tudo cheio de adeptos benfiquistas. É algo que não consigo explicar...

Não tinha noção da grandeza do Benfica?

Não, não tinha.

Ficou muito surpreendido?

Fiquei, fiquei. Tinham-me dito que o Benfica era muito grande mas nunca pensei que fosse ao ponto que é realmente.

Desde que assinou pelo Benfica, por certo que já encontrou adeptos do Sporting na rua. O que lhe dizem?

Dizem que têm muita pena que eu tenha saído do Sporting, mas a vida é assim. Neste momento estou num clube que me acolheu bem e que me quer. Escolhi o Benfica e estou muito orgulhoso disso.

A época passada, em Espanha, mostrou um Carlos Martins regular, marcador de golos, refeito de lesões. Porquê só no ano passado?

Não sei. O Carlos Martins de Espanha era igual ao Carlos Martins de Portugal. Tinha as duas pernas, a mesma cabeça. Só o facto de começarmos do zero vale muito. Aqui por mais que eu fizesse alguma coisa, era sempre o miúdo, o irresponsável, o irreverente. Por mais que eu fizesse e batalhasse tinham sempre a mesma impressão. Foi muito importante sair de Portugal para um sítio onde ninguém me conhecia. Fiz o que sempre fiz em Portugal, mas agora eu pergunto: porque é que agora me respeitam mais e não me respeitavam antes? Eu faço esta pergunta... fui sempre o mesmo.

Tem resposta?

Não sei. Em Espanha fui sempre profissional, ajudei a equipa, dentro da minha personalidade. Porque é que agora volto e as pessoas já me olham de maneira diferente?

Por ter estado no estrangeiro?

Se calhar sim. Dizem-me que os jovens portugueses para se afirmarem têm que emigrar.

Lá fora não é assim. Mas este é o mundo em que estamos e tenho de aceitar isso, se não preciso de mudar de profissão.

Quando estava no Sporting dizia-se que era instável emocionalmente…

De mim disse-se tanta coisa. Diziam que era hipocondríaco... mas instável emocionalmente a jogar? Na minha vida privada? Falava-se tanta coisa do Carlos Martins e nunca ninguém me defendeu, já viu? Tenho um grande orgulho porque tudo o que conquistei foi graças a mim. Nunca ninguém me deu nada.

Há ano e meio, sensivelmente, foi a Munique debelar uma lesão. Está curado?

Completamente, graças a Deus. Demorei foi muito tempo a lá ir. Em relação às lesões que contraí no passado, as pessoas que estão dentro disso sabem o que realmente se passou. Não vou falar mais sobre isso.

A pergunta é inevitável. Apesar de ser jogador do Benfica continua a ser sportinguista?

Respeito muito o meu passado, foi no Sporting que me formei como homem e como jogador. Não vou dizer que sou do Sporting, do Benfica, do FC Porto ou do Oliveira do Hospital. Um profissional de futebol não tem clube, tem, isso sim, é uma profissão a exercer.

Mas não vai dizer que não tinha um clube do coração...

Desde os onze anos que estava no Sporting, claro que torcia pelo Sporting porque queria ganhar. Agora torço pelo Benfica pela mesma razão.

Qual destes cenários lhe parece mais viável: afirmar-se como uma referência do Benfica e quiçá terminar a sua carreira na Luz ou regressar um dia a Alvalade?

Não me vejo a regressar a Alvalade, vejo-me a cumprir contrato com o Benfica. Mas uma coisa eu garanto, se acabar a carreira no Benfica, termino ao mais alto nível, não haja dúvidas disso.

No Torneio do Guadiana defrontou o Sporting. Uma sensação estranha?

Houve uma sensação antes. Não durante o jogo, não no aquecimento. Antes de chegar ao estádio. Porque ia rever pessoas com quem tive o prazer de trabalhar. Ver colegas meus do outro lado, ir defrontá-los... perguntei-me 'o que é isto?'. Mas depois caí em mim e disse a mim próprio que era a minha vida, que tinha que ir para a frente e ser o melhor para ajudar o Benfica. Durante o aquecimento ficou tudo normal.

Durante o jogo teve uma pequena picardia com um ex-colega seu...

Não!! O Caneira? (risos) O Caneira é um amigo.

Estava a referir-me ao Tonel.

Acredito que não fez por mal.

No final do jogo foi ao balneário do Sporting rever os seus amigos?

Não. Revi os meus amigos cá fora. Está a referir-se a quem?

Falei com o Polga, com o Tiago, todos com quem tive o prazer de trabalhar.

Cumprimentou Paulo Bento?

Não.

Não trocou nenhuma palavra com Paulo Bento?

Não, não tenho para quê...

É um conflito insanável?

Não tenho nenhum conflito com ele. Só conheço o Paulo Bento como treinador do Sporting, ponto final parágrafo.

http://dn.sapo.pt/2008/08/22/dnsport/fc_porto_tentou_tinha_dado_a_palavra.html

Porcos de merda, sempre a tentar minar o trabalho dos outros. :tickedoff:

molotov

Cada vez odeio mais esses FDP dos porkos, foda-se, ja começa a ser de mais essas tentativas de desvio, vivem obcecados e nao deve haver nada que nao façam sem pensar em nos.  :tickedoff:

Gambino

Afinal é verdade que os porcos de merda tentaram is buscar o Martins  :knuppel2:
Mas ele foi um homem de palavra, parabens Martins  :metal:

Quando ele foi contratado ja um user tinha aqui posto aqui a historia da contratacao do MArtins, mas a maioria aqui nao forum nao acreditou (eu tambem nao ) e la dizia que os porcos o tinham tentado contratar e nao sei o que, e pelos vistos essa historia é veridica.

Brave Heart

Citação de: Alomaya em 22 de Agosto de 2008, 03:18
Afinal é verdade que os porcos de merda tentaram is buscar o Martins  :knuppel2:
Mas ele foi um homem de palavra, parabens Martins  :metal:

Quando ele foi contratado ja um user tinha aqui posto aqui a historia da contratacao do MArtins, mas a maioria aqui nao forum nao acreditou (eu tambem nao ) e la dizia que os porcos o tinham tentado contratar e nao sei o que, e pelos vistos essa historia é veridica.

Pois... Eu lembro-me, e fico contente com isso! É uma prova irrefutável do tipo de homem que o martins é...

esmiga

grande entrevista, grande jogador, grande homem, um senhor, a forma cmo fala d benfica, o seu profissionalismo, a recusa ao assedio dos porcos, a forma cmo desvaloriza o sporting, o facto d ter rejeitado o valencia pa vir pa ca,  um senhor!!!

ira fazer uma epoca fantastica

uma mais valia  :clap1: :clap1:

:slb2:

luis___alex

CADA VEZ ACREDITO MAIS EM TI CARLOSSSSSSSSS

iker_slb

mas que GRANDE entrevista!!
sim senhor este martins vai dar-nos alegrias  :drunk:

Barão

Para jogador de futebol este gajo fala muito bem mesmo! Muito consciente, até pelo detalhe na referência ao Saragoça, muito maduro, irrepreensível!

Renton: não cheguei a responder-te porque entretanto saí. Estou de acordo, a análise dos números é uma coisa, revela um fenómeno/facto qualquer, mas os números não falam, é preciso interpretá-los, coisa que requer conhecimentos de causa da área que estão para além da estatística básica.

O facto do Martins sair em média a 15 min. do fim, é importante, mas nenhum de nós sabe o motivo. Como dizes pode ser mesmo uma questão táctica ao estilo Milan, embora eu já enha referido que o Martins saiu muitas vezes até com a equipa dele a perder ...