Carlos Martins

Médio, 43 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2008-2011, 2012-2013), 133 jogos (6844 minutos), 11 golos

Equipa B: 1 época, 9 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Sequel

Resumindo: se for a um sítio para ser dador, apenas me tiram o sangue, para assim ficar na lista de dadores? E só depois é que, caso haja alguém a precisar, faço a doação de medula?

Far(away)

Citação de: Sequel em 17 de Novembro de 2011, 23:56
Resumindo: se for a um sítio para ser dador, apenas me tiram o sangue, para assim ficar na lista de dadores? E só depois é que, caso haja alguém a precisar, faço a doação de medula?

Por aí sim.

castillo

Espero que amanha a equipa do Benfica se lembre dele para mobilizar mais ainda o povo.

Sequel

Citação de: Far(away) em 17 de Novembro de 2011, 23:57
Citação de: Sequel em 17 de Novembro de 2011, 23:56

Por aí sim.

Ok, obrigado.

Na semana passada, tinha pensado em ir doar sangue pela primeira vez, só que estou só à espera duma consulta na semana que vem para esclarecer uma coisa.

Rawkzter

Sim, é mesmo isso.

O procedimento não dói quase nada pois há uma primeira anestesia na zona das costas. Há sim um desconforto.

MarceloSilva@92

O caso do Gustavo até veio alertar a população para casos destes, segundo informações que eu tive o Gustavo andou a fazer medicação durante algum tempo para ver se a medula reagia e começava a produzir glóbulos vermelhos, e foi apenas antes do jogo que o Carlos soube o que se passava, tive pessoas conhecidas que o viram hoje no Hospital juntamente com a mulher e o Gustavo.

Misantropo

Fui operado há pouco mais que dois meses, isso impede-me de ser dador ou só dador imediato? Pergunto porque acho que a anestesia geral tem influência no que toca a doações, penso eu...

uezor

Sequel

Citação de: mindfuck em 18 de Novembro de 2011, 00:44
Fui operado há pouco mais que dois meses, isso impede-me de ser dador ou só dador imediato? Pergunto porque acho que a anestesia geral tem influência no que toca a doações, penso eu...

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/doacao+de+orgaos+e+transplantes/medulaossea.htm

Hanzo

Citação de: Rawkzter em 18 de Novembro de 2011, 00:06
Sim, é mesmo isso.

O procedimento não dói quase nada pois há uma primeira anestesia na zona das costas. Há sim um desconforto.

Não é muito diferente de anestesia epidural, acho eu.

mahsira

A recolha da medula não é feita ao nível da coluna vertebral... credo!  :-X Eles tiram o tecido do interior da pélvis. Para além de que hoje já é mesmo possível colher as células para um transplante de MO directamente do sangue. Não sei qual será o método mais usado actualmente.

playerfoxinot

Citação de: Eric Cartman em 17 de Novembro de 2011, 22:54
Citação de: BC em 17 de Novembro de 2011, 22:50
Citação de: Eric Cartman em 17 de Novembro de 2011, 22:41
Eu gostava era que fosse com todos e não só com o filho do CM.
E é com todos. Estas pessoas ao estarem agora a dar sangue, por ter acontecido isto a uma figura pública, automaticamente estão a ajudar os outros.

Se por ter acontecido isto a uma figura pública ajudou? Óbvio, e de que maneira.

Por isso, nao acho justo, que se diga que "só" se está a dar sangue, porque é uma figura pública... nao, para mim nao é, mas ajuda a que isso aconteça.

Eu posso ser injusto, mas 90% das pessoas que aderirão por causa do gustavo, se daqui a 3 meses receberem uma chamada, esquecem-se que são dadores...

Uma chamada como? Se fores compatível chamam-te para recolha de sangue?
Fui dador há uns 2 anos, só espero que o meu salve alguém, só espero.

pedroslb18

Citação de: playerfoxinot em 18 de Novembro de 2011, 01:27
Citação de: Eric Cartman em 17 de Novembro de 2011, 22:54
Citação de: BC em 17 de Novembro de 2011, 22:50
Citação de: Eric Cartman em 17 de Novembro de 2011, 22:41
Eu gostava era que fosse com todos e não só com o filho do CM.
E é com todos. Estas pessoas ao estarem agora a dar sangue, por ter acontecido isto a uma figura pública, automaticamente estão a ajudar os outros.

Se por ter acontecido isto a uma figura pública ajudou? Óbvio, e de que maneira.

Por isso, nao acho justo, que se diga que "só" se está a dar sangue, porque é uma figura pública... nao, para mim nao é, mas ajuda a que isso aconteça.

Eu posso ser injusto, mas 90% das pessoas que aderirão por causa do gustavo, se daqui a 3 meses receberem uma chamada, esquecem-se que são dadores...

Uma chamada como? Se fores compatível chamam-te para recolha de sangue?
Fui dador há uns 2 anos, só espero que o meu salve alguém, só espero.

Dás sangue, guardam essa informação (não sei se será tipo de sangue e etc), e se depois fores compatível, telefonam-te, ou entram em contacto contigo, e  só aí é que decides se vais pra frente com isso, e provavelmente ainda antes disso, tens de fazeres mais exames complementares.

Mas acho o mesmo que o Eric Cartman, muitas pessoas que agora se oferecem como dadores, depois do Gustavo ser tratado (e que o seja o mais rapidamente possível) se lhes telefonarem para serem dadores de uma pessoa "desconhecida", rejeitam seguir em frente.

É uma visão triste, mas é a minha opinião.

playerfoxinot

é triste pensar assim mas também é a realidade.

Mercurio_10

Pois eu só espero que as pessoas pensem que negar um transplante de medula é, na maioria dos casos, retirar a única possibilidade de cura à pessoa.

Na leucemia, é quase sempre assim.

Segundo sei, isso raramente acontece, e ainda bem. É duma desumanidade atroz.