Carlos Martins

Médio, 43 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2008-2011, 2012-2013), 133 jogos (6844 minutos), 11 golos

Equipa B: 1 época, 9 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

P∑T∑7

Citação de: Darkboy em 10 de Julho de 2012, 03:44
O C. Martins é igualzinho ao Witsel, só muda o cabelo. Substituto do Ramires v2.0? :-X

Isso é ironia?

É que não me parece que sejam iguaizinhos... O que me parece evidente é que o CM tem lugar no plantel.

sergio19azb

Bem a renovação agrada-me,mas 3 anos talvez seja exagerado. Quanto ao salário, que seja dentro dos antigos valores, acho que é razoável para nós e para ele !

VOLTOU MAIS UM GUERREIRO, a juntar a Maxi e Javi :)

Darkboy

Citação de: P∑T∑7 em 10 de Julho de 2012, 03:46
O C. Martins é igualzinho ao Witsel, só muda o cabelo. Substituto do Ramires v2.0? :-X

Isso é ironia?

É que não me parece que sejam iguaizinhos... O que me parece evidente é que o CM tem lugar no plantel.

Sim, em relação à notícia d'aBola que, segundo o Joga Bonito, afirma que a permanência do C. Martins depende de Witsel.

P∑T∑7

Citação de: Darkboy em 10 de Julho de 2012, 03:48
Citação de: P∑T∑7 em 10 de Julho de 2012, 03:46

Isso é ironia?

Sim, em relação à notícia d'aBola que, segundo o Joga Bonito, afirma que a permanência do C. Martins depende de Witsel.

O0

Jornalices... Como se uma coisa dependesse da outra. A Bola cada vez pior, fdx!...

Edu

O Benfica deve jogar no 4-1-3-2 na maioria dos jogos. E, nos mais complicados, em 4-4-1-1. Deste modo, jogará mais vezes com dois avançados e acredito que a escolha para médio centro seja entre Witsel e Aimar.

Daí que perceba que o Carlos Martins seja relegado para uma possível terceira alternativa na maior parte dos jogos e que esse cenário coloque dúvidas em relação à sua continuidade.

Isto não tem a ver com as características do Carlos, que realmente são diferentes das do Witsel, Darkboy.

P∑T∑7

4-4-1-1 não concebo, vejo mais um 4-2-3-1, em que, próximo do Javi, poderia perfeitamente encaixar o Martins e a 10 o Aimar ou o Witsel, no apoio ao PL.

Darkboy

Sem Witsel ou um jogador semelhante no plantel, vai ser mais uma época de regabofe, Edu. O Matic ainda se faz, mas parece que é aposta a "6".

Sem Witsel, é Javi contra o mundo novamente. E pontos perdidos em catadupa. Daí não acreditar que a continuidade do Carlos esteja dependente da saída do Witsel. Acredito, ou quero acreditar, que virá alguém que dê mais garantias, no que toca à solidez do meio-campo, caso o Axel saia.

fred9

Se eu fosse o treinador haveriam 3 posições no nosso meio-campo: 6, 8 e 10.

Para 6 haveriam no plantel Javi, Airton e Matic.
Para 8, Witsel e Matic.
Para 10, Aimar, Carlos Martins, eventualmente o Bruno César

Para as alas, eu teria 4 opções: Nolito, Bruno César, Ola John e o Salvio.
Para avançado, 3 opções: Cardozo, Rodrigo e Nélson Oliveira.

Ou seja, para 6 posições, 13 jogadores. Mais do que suficiente para uma época inteira, isto em termos de meio-campo e ataque.

Por isso é que eu não concebo a permanência de jogadores como Hugo Vieira, Michel, Melgarejo, Kardec, Djalo, Yartey, Jara, Mora, Miguel Rosa e demais excedentários no nosso plantel principal.

Universo Benfica

Edu

Citação de: Darkboy em 10 de Julho de 2012, 03:59
Sem Witsel ou um jogador semelhante no plantel, vai ser mais uma época de regabofe, Edu. O Matic ainda se faz, mas parece que é aposta a "6".

Sem Witsel, é Javi contra o mundo novamente. E pontos perdidos em catadupa. Daí não acreditar que a continuidade do Carlos esteja dependente da saída do Witsel. Acredito, ou quero acreditar, que virá alguém que dê mais garantias, no que toca à solidez do meio-campo, caso o Axel saia.
Darkboy, escreve o que eu te digo. Mais importante que um médio de equilíbrios a auxiliar o médio defensivo, é a forma como o colectivo joga, quer quando tem a bola na sua posse quer quando não a tem.

Primeiro porque a equipa que tem a posse de bola, faz com que o adversário não a tenha. Daí se diga que a melhor defesa é o ataque. E depois porque o todo é que tem que saber defender em conjunto e não só os elementos de características defensivas. O posicionamento, as coberturas, a pressão, tudo isso é fundamental.

Viste a Croácia neste europeu? O Bilic utilizou uma formação táctica em muito semelhante à do Benfica e uma mentalidade de jogo de posse. Do meio-campo para a frente: Vukojovic que é um médio centro mas que jogou a "6" e Modric, organizador de jogo. Na direita rakitic, que é um médio ofensivo e, na esquerda, perisic, um extremo esquerdo.

Na frente, mandzukic e jelavic. Até tinham o srna (lateral direito) a fazer o corredor todo muito ao jeito do Maxi. No entanto, esta equipa, que praticou um futebol, na minha opinião, de altíssima qualidade, não ficava partida nas transições defensivas. Mas jogava sem um médio de equilíbrios. Reflecte nisso.

Eu percebo que o médio de equilíbrios seja importante, mas mais importante que este, é a forma como o todo joga futebol nos quatro momentos do jogo.

Edu

Citação de: P∑T∑7 em 10 de Julho de 2012, 03:58
4-4-1-1 não concebo, vejo mais um 4-2-3-1, em que, próximo do Javi, poderia perfeitamente encaixar o Martins e a 10 o Aimar ou o Witsel, no apoio ao PL.
É a tua perspectiva. Na minha, os extremos do Benfica, nunca jogam tão adiantados. Vejo-os mais na linha do meio-campo. E acho determinante classificá-los nessas zonas pois estou convencido que tanto o Nolito como o Nico jogariam melhor quanto mais perto da ultima fase estivessem.

Darkboy

O problema é que se olharmos para as duas últimas épocas, e pensarmos em todos os jogos que fizemos sem um meio-campo bem preenchido (não só em quantidade mas também qualidade)... que medo :-X

A equipa a espaços joga bem com a bola no pé, tem alguns picos de forma bastante interessantes, pressiona alto e mesmo assim não defende grande coisa. Sabendo que também nenhuma equipa resiste a Robertos e Emersons ( ;D ), a maior parte dos erros têm sido colectivos. E "um Witsel" facilita as coisas.

No entanto numa coisa concordo contigo: com tantos avançados e extremos (que já temos a potes e ainda se fala no Salvio), só posso acreditar que a ideia base é um 4-1-3-2. Não posso é dizer que me agrade.

Edu

Citação de: Darkboy em 10 de Julho de 2012, 04:25
O problema é que se olharmos para as duas últimas épocas, e pensarmos em todos os jogos que fizemos sem um meio-campo bem preenchido (não só em quantidade mas também qualidade)... que medo :-X

A equipa a espaços joga bem com a bola no pé, tem alguns picos de forma bastante interessantes, pressiona alto e mesmo assim não defende grande coisa. Sabendo que também nenhuma equipa resiste a Robertos e Emersons ( ;D ), a maior parte dos erros têm sido colectivos. E "um Witsel" facilita as coisas.

No entanto numa coisa concordo contigo: com tantos avançados e extremos (que já temos a potes e ainda se fala no Salvio), só posso acreditar que a ideia base é um 4-1-3-2. Não posso é dizer que me agrade.
Meto as coisas de outra perspectiva. Quantos 4-3-3 já viste resultarem? E quantos 4-3-3 já viste falharem? E mesmo o 4-2-3-1?

Claro que o Witsel a titular é importantíssimo pois ele esconde esse problema. Mas aí é que está o cerne da questão. Ele esconde, não o resolve. Porque se o conjunto não trabalhar bem uma transição defensiva, não será ele a resolver. Percebes onde quero chegar? Até porque, para mim, Javi, Witsel e Aimar, seriam o meio-campo do Benfica. O problema é mais a metodologia de trabalho do técnico do que propriamente um aspecto individual táctico. O futebol é um jogo colectivo e cada vez mais, todos atacam e todos defendem.

Darkboy

Para ti e para mim.

O problema é mesmo esse: tendo em conta o ano passado, o que te leva a crer que a equipa vai defender melhor? Mesmo supondo que vamos ter um upgrade no DE, o que nos leva a crer que o colectivo se vai portar melhor?

O treinador é o mesmo... e as virtudes e defeitos perpetuam-se.

Edu

Citação de: Darkboy em 10 de Julho de 2012, 04:32
Para ti e para mim.

O problema é mesmo esse: do ano passado, o que te leva a crer que a equipa vai defender melhor? Mesmo supondo que vamos ter um upgrade no DE, o que nos leva a crer que o colectivo se vai portar melhor?

O treinador é o mesmo... e as virtudes e defeitos perpetuam-se.
Por acaso tenho alguma esperança que as coisas melhorem. Talvez seja eu a querer acreditar nisso, é possível. Mas acho que teremos algo que nos tem faltado nas alas: Velocidade. Acredito que o Melgarejo e o Ola John, poderão ajudar muito nesse sentido, quer ofensivamente, quer defensivamente.

São jogadores que darão profundidade ofensiva. Eu acho que o Benfica tem uma razoável organização defensiva (ou seja, quando estamos posicionados) e uma péssima, desastrosa mesmo, transição defensiva, i. é, após perda da bola. É esta a minha principal critica ao Jesus, sendo que a segunda é não saber gerir a posse de bola.

Mas já vi um Benfica do Jesus forte e com este problema. A diferença é que esse Benfica tinha velocidade nas alas e o ano passado tínhamos Nico, Nolito e Bruno, jogadores que aprecio e muito mas não considero terem o perfil para as exigências que o Jesus pede aos seus extremos.

Espero então que o Ola John, que precisará de algum trabalho táctico, consiga ser uma mais valia mesmo defensivamente e não nas intercepções de bola, mas mais na recuperação da sua posição, fechando as linhas de passe. Depois é ver se o paraguaio realmente será aposta e ainda esperar para ver se o joker Salvio, também ele bem mais forte nas transições que os nossos "extremos" do ano passado, reforça o nosso Benfica.

Uma vez mais, o problema não é resolvido mas disfarçado, tendo jogadores que, através das suas características, possam amenizar a coisa. Vamos esperar que assim seja, para bem do nosso Benfica.