Mats Magnusson

Avançado, 62 anos,
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1987-1992), 166 jogos (13457 minutos), 87 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Manel dos Anzois

Mats Magnusson, sueco revela o sonho de voltar ao Benfica .. 

2009-01-03 18:11:57   

Fonte: Correio da Manhã 

Entrevista: Mats Magnusson
"O Benfica devia ter apostado em Eriksson"
O ex-avançado do Benfica diz estar desejoso por regressar a Portugal e admite "pedir emprego a Rui Costa". Afastado dos relvados desde 1994, o sueco não se esquece dos cinco anos passados na Luz, dos 99 golos de águia ao peito e do trauma de nunca ter marcado ao FC Porto. Elogia o poder de Pinto da Costa à frente dos dragões e lamenta a opção Quique Flores para atacar o título

Correio Sport – Deixou Portugal em 1992 para terminar a carreira no Helsingborg (Suécia) dois anos mais tarde. Tem saudades dos relvados?

Magnusson – Imensas. Adorava o que fazia, mas com 31 anos pensei que o melhor seria ficar por ali.

– Quais os principais momentos que recorda na carreira?

– A passagem pelo Benfica. Foi um sonho. Encontrei um clube fantástico e um País maravilhoso. Não vejo a hora de regressar a Portugal.

– O que faz na Suécia?

– Abandonei o futebol e está a custar-me muito. Estou ligado ao comércio tradicional e acompanho a carreira do meu filho que está prestes a tornar-se jogador profissional de hóquei no gelo.

– Pensa voltar a Portugal?

– No início de 2009 estou a pensar seriamente em mudar-me para Portugal.

– Definitivamente?

– Sim. Adoro a vida aí e vou falar com a família para fazer as malas.

– Trabalhar no Benfica é um desejo?

– Claro. Aliás, vou pedir trabalho a Rui Costa.

– Pondera trabalhar na prospecção do clube?

– Seria muito interessante mas não vou ser exigente (risos).

– Depois da vaga de suecos (Schwarz, Thern,Stromberg e Magnusson), o Benfica não mais voltou a apostar nesse mercado. Encontra razões?

– Sinceramente não percebo porquê. O futebol sueco perdeu alguma projecção, mas continua a ter bons valores como Ibrahimovic, Ljundberg, Melberg, entre outros.

– Recomenda algum jogador sueco ao Benfica?

– (risos) Sim. Markus Berg. Tem 22 anos e joga no Groningen da Holanda. É um grande ponta-de--lança. Mas o Benfica esteve perto de ter outro sueco: Henrik Larsson foi oferecido em 1996, antes de assinar pelo Celtic.

– Apontou 99 golos em cinco anos de águia ao peito. Mas nunca marcou ao FC Porto...

– Passava noites sem dormir a tentar arranjar explicações.

– Sente que os benfiquistas ainda se recordam de si?

– Espero que sim. A minha relação com os adeptos sempre foi fabulosa e vão para sempre ficar no meu coração.

– Acompanha a Liga Portuguesa?

– Sempre que posso. Vejo, sobretudo, muitos resumos, o que ajuda sempre para me actualizar.

– E o que pensa, então, desta equipa do Benfica?

– Muito boa. Parece-me ter muita qualidade e é importante que consiga ser campeã.

– O Benfica foi campeão de Inverno...

– Não chega. Temos de acabar com a hegemonia do FC Porto. O Benfica precisa de títulos. Tem potencial para ser o melhor clube do Mundo.

– A que se deve a hegemonia do FC Porto?

– Ao poder do seu presidente. Está há vários anos à frente do clube e tem cada vez mais poder. Não controla só o FC Porto. Domina todo o futebol português.

– É uma acusação grave...

– Eu sei. E sei também o que se passou nos cinco anos que estive em Portugal.

– Quer explicar?

– Quando cheguei ao Benfica em 1987, o FC Porto tinha acabado de se sagrar campeão europeu e pelo que me foi dado a conhecer, Pinto da Costa aproveitou esse feito para crescer no futebol português.

– Mas o FC Porto tinha uma grande equipa...

– E o Benfica também. E tinha em Eriksson um treinador que mudou a forma de se trabalhar em Portugal.

– Eriksson esteve perto do regresso...

– Foi talvez o único erro de Rui Costa, enquanto director desportivo. O Benfica devia ter apostado no regresso de Eriksson se queria ser campeão esta época. Conheço-o como poucos. É dos melhores do Mundo. Seria o reencontro perfeito. E por alguma razão Rui Costa se lembrou logo dele...

– Partilhou o balneário com Rui Costa. Como era a vossa relação?

– Muito boa. Notava-se que ia ser uma estrela. Ele e o Paulo [Sousa] tinham um grande potencial.

– Cristiano Ronaldo mereceu vencer a Bola de Ouro 2008?

– Fez uma época fabulosa e mereceu a distinção.

– José Mourinho defendeu a eleição de Ibrahimovic.

– Ainda lhe falta um pouco mas é um jogador de classe mundial. Será certamente o melhor nos próximos três ou quatro anos.

Mats Ture Magnusson nasceu a 10 de Julho de 1963 (45 anos) em Helsingborg, na Suécia. Cresceu para o futebol ao serviço do Mälmo, antes de uma passagem fugaz pelo Servette (Suíça). Regressou ao Mälmo e, em 1987, ingressa no Benfica. Em cinco épocas na Luz, apontou 99 golos e conquistou três títulos de campeão nacional.

David Barata

Esperemos que Rui Costa não desperdice a oportunidade de fazer regressar Mats!  :amigo: :flagglorioso:

Eagle Fly Free

Que tremenda lucidez.  :amigo:  :slb2:

Eska

o Mats é uma das lendas do Glorioso....   é um Sueco "naturalizado" benfiquista   :clap1: :slb2:

Leonzo

Metam-me este homem como olheiro do Benfica no mercado nórdico sff Sr Rui Costa  ^-^

BC

Era muito importante que jogadores como o Magnusson pertencem-se ao futebol do Benfica..

Anda aí a pergunta no ar se algum dia veremos de novo Benfica campeão europeu..
Eu diria que com jogadores passados, velhas glórias que sabem o que é e sentem o que é o Benfica. .
sim com isso tudo é possível.

Grande Mats

Slbstriker

Até o Magnusson percebe as vergonhas do futebol português, e que isto já vem desde os seus tempos de jogador.

Dudek

Não mexia nem um ponto nessa entrevista! Absolutamente fantástica! grande mats, nunca te vi jogar, mas pelo menos ao teu discurso e benfiquismo estou rendido  :bow2: :bow2:

Becken

AG

Citação de: Leonzo em 03 de Janeiro de 2009, 22:01
Metam-me este homem como olheiro do Benfica no mercado nórdico sff Sr Rui Costa  ^-^
O0

Deus Ex-Machina

isso é que era de valor. Um grande mercado.

Trapattoni

O meu avo falou me muito sobre este jogador ele disse me que marcava os golos com todas as partes do corpo incluindo cabeça, calcanhar,barriga etc alguem me pode confirmar se é verdade? ;D

Vitor84

"No início de 2009 estou a pensar seriamente em mudar-me para Portugal. "
Então o homem quer mudar-se para Portugal e o Benfica ía mandá-lo outra vez lá pro frio

Elvis the Pelvis

Citação de: BC em 03 de Janeiro de 2009, 22:01
Era muito importante que jogadores como o Magnusson pertencem-se ao futebol do Benfica..

Anda aí a pergunta no ar se alguém dia veremos de novo Benfica campeão europeu..
Eu diria que com jogadores passados, velhas glórias que sabem o que é e sentem o que é o Benfica. .
sim com isso tudo é possível.

Grande Matts

Concordo com tudo! O0

Fenómeno

Citação de: VITOR84 em 03 de Janeiro de 2009, 23:04
"No início de 2009 estou a pensar seriamente em mudar-me para Portugal. "
Então o homem quer mudar-se para Portugal e o Benfica ía mandá-lo outra vez lá pro frio
:2funny: ele quer é um bom emprego!!

Preacher

Que saudades....

estou a ficar deprimido aos ler estes tópicos das saudades......

volta benfica

http://www.youtube.com/watch?v=GujumfGaIvk  :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: