Benfica Futebol Campus, no Seixal

manjob

Citação de: Rikhart em 12 de Março de 2015, 13:29
Para o custo que a máquina teve (falaram-me em praticamente 5 milhões no total, com a infraestrutura etc), esta máquina tem uma utilidade muito limitada para jogadores de futebol, por diversas razões:

-Ausência de profundidade: Os gráficos estão representados numa matriz a duas dimensões apenas, está também limitado pela presença relativamente próxima das redes. Ou seja, para qualquer coisa que seja passes a mais que uns 10 metros, não serve. Não consegue simular passes a uma distância superior, nem treinar o sistema nervoso na sua componente visão/execução de passes médios/longos, parte essencial do conjunto de aptidões de um jogador de futebol. Só consegue simular situações num eixo paralelo ao jogador, portanto tudo o que seja noutro eixo é impossivel (por exemplo longitudinal, ou de coisas que se afastam ou aproximam).

-A posição de execução é sempre estática: O jogador está sempre parado num circulo, não consegue treinar nada em movimento, passes em corrida, tabelas em movimento, remate em movimento, nada disto é possivel.

Portanto gastamos perto de 5 milhões para treinar possivelmente penalties (mas sem guarda redes, portanto um treino inferior), passes curtos, e recepção estacionária. Eu compreendo a atracção por esta maquina, tecnologia, luzes brilhantes, é muito entusiasmante, nesta era da tecnologia. Até tem pontuação, uau. Mas é de utilidade limitada. É possivel até dizer que é contra producente, porque trabalha ligações neuronais diferentes daquelas que são solicitadas no futebol, evitando assim a hiper-especialização que é desejável em jogadores de elite, mas isso são outras discussões.

Para os leitores de Baudrillard, isto é um excelente exemplo do que ele menciona (e critica) muitas vezes, nesta civilização.

Não sei se era Baudrillard que dizia mas, tudo é limitado, até os grãos de areia de uma praia.

Anti-Corruptos

Acho que é preciso ver esta máquina como um complemento ao treino. Claro que por si só é limitado e não chega, mas pode ajudar a evoluir aspectos técnicos dos jogadores.

iSLBenfica

Rikhart, o objetivo da maquina não é treinar a movimentação e a profundidade. Esse treino realiza-se em campo. Esta maquina serve para treinar a capacidade de reação, visão periférica e eficácia do jogador quando recebe e distribui a bola em espaço muito curto e apertado.

Rikhart

Qual espaço curto e apertado? Está num circulo á vontade, não tem ninguém a pressionar, só os números. Os numeros num ecrã não lhe vão estimular os sistemas necessários a um jogador de futebol.

franciscoafonso

Há uma parte muito gira no "ser português" que é uma catrefada de engenheiros ter passado anos a investigar, a gastar milhões, em mil situações de tentativa/erro até chegar a um modelo aceitável daquilo que se pretende que seja uma maneira mais ou menos aceitável e fiável de fazer com que a tecnologia ajude o desporto a evoluir um bocadinho mais.

E depois há só malta que se senta num fórum na internet e diz "Aquilo parece-me muito próximo do alvo. Dinheiro mal gasto". E está feita a sentença.

Mas citam-se filósofos para credibilizar a tese. Vá lá, vá lá.

Fernando Ferreira

E eu aqui a pensar que esta máquina vinha retirar a necessidade de ter treinadores.

kallou

Citação de: Rikhart em 12 de Março de 2015, 16:31
Qual espaço curto e apertado? Está num circulo á vontade, não tem ninguém a pressionar, só os números. Os numeros num ecrã não lhe vão estimular os sistemas necessários a um jogador de futebol.

Mas tu não sabes que tipo de exercícios é que irão ser feitos...nem como irão ser feitos!!

Relaxa...tem calma...e dá tempo ao tempo!

Abraço!

Rikhart

#4072
Citação de: franciscoafonso em 12 de Março de 2015, 16:38
Há uma parte muito gira no "ser português" que é uma catrefada de engenheiros ter passado anos a investigar, a gastar milhões, em mil situações de tentativa/erro até chegar a um modelo aceitável daquilo que se pretende que seja uma maneira mais ou menos aceitável e fiável de fazer com que a tecnologia ajude o desporto a evoluir um bocadinho mais.

E depois há só malta que se senta num fórum na internet e diz "Aquilo parece-me muito próximo do alvo. Dinheiro mal gasto". E está feita a sentença.

Mas citam-se filósofos para credibilizar a tese. Vá lá, vá lá.

Se o que retiraste do meu post foi "Aquilo parece-me muito próximo do alvo", coisa que nem sequer é dita em momento algum, não há resposta possivel, passa bem.

PS: o autor mencionado nem sequer é conhecido por ser filósofo...

Theroux

#4073
Quando Baudrillard é referenciado no tópico dedicado ao centro de estágio temos a certeza que estamos no fórum desportivo mais sofisticado do planeta.

cheguevara

Citação de: Theroux em 12 de Março de 2015, 17:48
Quando Baudrillard é referenciado no tópico dedicado ao centro de estágio temos a certeza que estamos no fórum desportivo mais sofisticado do planeta.


Mas ainda havia dúvida?

PeteTownsend

O mais engraçado é que a máquina é criticada como se fosse substituir o treino diário! Vão-se acabar as corridinhas à volta do relvado e os meiinhos (ou rabia, ou fica no meio, ou lá o que vocês dizem nas vossas terras)...

Illuminati.

magoslb

Citação de: Theroux em 12 de Março de 2015, 17:48
Quando Baudrillard é referenciado no tópico dedicado ao centro de estágio temos a certeza que estamos no fórum desportivo mais sofisticado do planeta.

A ver se no fim da época, há muita a gente a ler Durkheim para explicar o que pode vir acontecer no porco.


Theroux

Quer dizer que já existe ensino primário dentro do CFC? É isso que está escrito no artigo, pelo menos.

andereberna

Citação de: Rikhart em 12 de Março de 2015, 16:31
Qual espaço curto e apertado? Está num circulo á vontade, não tem ninguém a pressionar, só os números. Os numeros num ecrã não lhe vão estimular os sistemas necessários a um jogador de futebol.
Quem te diz a ti que o exercício não é feito a 2 ? 1  para fazer o exercício e outro para pressionar e tentar desarmar...