Óscar Cardozo

Avançado, 43 anos,
Paraguai
Equipa Principal: 7 épocas (2007-2014), 293 jogos (20678 minutos), 172 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (5)

Di Nes

GENARO CARDOZO, pai de «tacuara», relata a emoção do filho após vitória sobre o celtic
«Papá, marquei um golaço!»
Por ANTÓNIO BARROSO

AS palavras, garante Genaro Cardozo, foram mais ou menos assim, mas nem era preciso anunciar ao progenitor a proeza, pois o antigo médio seguiu o jogo com o Celtic em directo, pela televisão. «É bom filho. Todos os dias nos telefona, sempre seguiu os meus conselhos e, quando é preciso, ajuda, mesmo em termos financeiros, os irmãos e a família. Estou convencido que agora, com confiança, vai marcar muito mais golos, vão ver», afirmou, desde Campo Nueve (Paraguai) a A BOLA o pai de Tacuara.

«Sim, ligou-me a dizer 'papá, fiz um golazo'! Mas liga-me todos os dias, é um bom filho. Sempre seguiu e acatou os conselhos que lhe dei ao longo da sua carreira. Sempre jogou a avançado. Terminou os estudos apenas quando assinou o primeiro contrato de profissional, aos 16 anos, foi um orgulho vê-lo a jogar com 20 anos na primeira divisão da Argentina. E quando é preciso, ajuda a família e os irmãos», afirmou ao nosso jornal o pai do goleador ao qual voltou o sorriso e que devolveu a esperança ao universo encarnado. «Se ele prometeu marcar 20 golos esta época, não duvidem que os vai marcar! Já fez três, não foi, faltam-lhe 17! Então agora, está com mais confiança», disse-nos Genaro Cardozo, de 45 anos, pai de Óscar Cardozo, antigo médio e um chefe de família «muito feliz» por ver o filho varão triunfar em Portugal.

Dois dos irmãos seguem-lhe as pisadas

Na longínqua Juan Eologio Estigarribia, em Campo Nueve, no Paraguai (perto da fronteira com o Brasil), o golo que valeu o primeiro triunfo da águia na Champions foi festejado a preceito.

«Nem era preciso ele ter-me ligado, pois vi o jogo em directo na televisão, na FoxSport. E acompanho os jogos do Benfica no Campeonato na Globo. Fico feliz por os meus filhos terem herdado os genes do futebol», sublinhou o pai Cardozo. Ele, a mãe do ponta-de-lança (Laura) e os restantes quatro filhos, festejaram «a valer, nem poderia ser de outra forma» o golo do filho varão de entre cinco — quatro rapazes (Óscar, Arnaldo, Gil e Juan) e uma rapariga, (Mariadolli). E já há seguidores na família: o mano Gil, de 18 anos, é avançado no Cerro Porteño, enquanto Juan, de 11 anos, também já joga na área adversária, para não fugir à tradição.

«Feliz vale muito mais!»

Do que Genaro não tem dúvidas é que Cardozo renderá muito mais com Camacho, por falarem a mesma língua.

«A adaptação de 'Tacuara' em Portugal ficou bastante facilitada. A fase do cansaço — pois foi para Portugal sem férias — e das lesões, está acabada. Está com muita confiança, e, como viram, tem um instinto fenomenal. Não receiem, vale os nove milhões de euros e, agora que está feliz, vai valer muito mais, em golos e alegrias, para o Benfica», disse-nos um pai babado. Tem todos os motivos para isso.

Casou-se

na véspera

de viajar

para Lisboa

Óscar Cardozo chegou a Lisboa a 16 de Julho, uma segunda-feira, depois de ter iniciado a viagem desde Buenos Aires na véspera. Um dia depois de se ter casado com Laura. «Foi uma festa enorme, aqui em Juan Eulogio Estigarribia, Campo Nueve. Estiveram 200 ou 300 pessoas. Foi melhor assim, com a companheira ao seu lado sente-se melhor e é mais fácil a adaptação», confirmou-nos Genaro Cardozo. Ou seja, o nó foi apressado pela transferência do Newell's Old Boys (de Rosário) para o Benfica — acordada desde Junho, ainda por José Veiga, a troco de 9,2 milhões de euros — e pelo fim prematuro da carreira da selecção do Paraguai na Copa América (que se disputou em Junho e Julho na Venezuela), prova na qual Cardozo e compatriotas caíram aos pés do México, nos quartos-de-final, a 8 de Julho, por anormais 0-6...

Dona Elvira na... cozinha

Além da mulher, Laura, Cardozo tem a acompanhá-lo consigo, em Lisboa, a irmã de sua mãe. A tia Elvira zela para que, no remanso de Portugal, Cardozo tenha menos saudades dos seus, continue a disfrutar de Portugal, faz companhia a Laura durante os estágios e deslocações do Benfica (períodos em que o jogador está ausente) e «dá uma mãozinha a fazer a comida lá em casa», contou-nos o pai do avançado. Para já, a próxima oportunidade de estarem todos juntos outra vez vai acontecer em Novembro, quando o Paraguai receber o Equador, em mais um jogo de apuramento da zona sul-americana para o Mundial-2010, na mesma altura em que Portugal cumpre a derradeira dupla jornada da fase de apuramento para o Euro-2008 (recebendo Arménia, a 17, e Finlândia, a 21). Depois no Natal, é certo e sabido que toda a família se irá reunir, «muito possivelmente aí em Lisboa», adiantou o seu progenitor.

B.I.
Nome

Óscar René Cardozo

Data de Nascimento

20-05-1983 (24)

Naturalidade

Juan Eulogio Estigarribia (Paraguai)

Altura e peso

1,93 m/83 kg

Estreia na Liga

Leixões, 1 - Benfica, 1,

a 18-08-2007

Clubes

que representou

3 de Febrero, Nacional, Newell's Old Boys e Benfica

Alcunha

Tacuara

ENTRE OS POSTES (OU NELES) NINGUÉM ACERTA MAIS... golos à parte
Pontaria ímpar na Champions
Concluída a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2007/08, por esta altura não será de estranhar que, não apenas pelo golo e exibição de anteontem, mas também pelos próprios dados estatísticos globais divulgados pela UEFA, ande meia Europa dos endinheirados da bola a perguntar quem é este Cardozo que custou 9,1 milhões de euros ao Benfica. É que o avançado paraguaio lidera a lista dos mais rematadores em termos de pontaria afinada —bolas à baliza, e não ao lado ou por cima — da Champions League, à frente de monstros sagrados como Van Nistelrooy, Kaká, Cristiano Ronaldo, Lucarelli, Totti e Messi [ver quadro]. Não é por se rematar muito que se remata bem, mas a pontaria do sul-americano demonstra que não precisa de muitas oportunidades para marcar golos, a não ser que o guarda-redes esteja atento ou os postes travem os seus intentos — como aconteceu, de resto, a Cardozo em duas ocasiões, diante do Celtic, e já lhe sucedera na primeira jornada, em San Siro, diante do Milan (1-2), quando, ainda com o marcador em branco, emendou centro de Di María (da esquerda) para... o poste.

«DAY AFTER»: TREINO, FAMÍLIA E GLÓRIA NA RUA
«Tacuara» saboreou gratidão dos adeptos
Realizado o sonho de marcar o golo decisivo do Benfica no jogo com o Celtic, quebrada a malapata que o acompanhava, livre da responsabilidade que carregava às costas, Óscar Cardozo viveu o dia seguinte ao momento de glória com os escoceses sem deslumbramentos. Treinou-se de manhã, no Seixal, com os companheiros, passou a tarde com a família e aproveitou para saborear, na rua, a gratidão dos adeptos do Benfica. «Senti o apoio», confessou ontem a A BOLA.

Óscar Cardozo chegou onde queria. Chegou ao coração dos adeptos, ele que fez a travessia entre o Inferno e o paraíso em apenas um minuto. Sabia que ia ser sacrificado se acabasse o jogo em branco e se o Benfica não vencesse. Acertou duas vezes nos ferros, acertou no guarda-redes do Celtic, acertou até mesmo na atmosfera, quando, na primeira parte, falhou o pontapé decisivo.

Mas marcou, e marcou ao minuto 86, o minuto de sonho, o minuto em que deitou fora a adrenalina e todos os receios. Admitiu-o à Imprensa momentos depois do jogo. Ontem, no day after, voltou à terra. Treinou-se de manhã no Seixal, com os companheiros que também tiveram direito a titularidade frente ao Celtic, deixou o Seixal à hora de almoço e foi para casa, para junto da família. Em Portugal vive com a tia, Elvira, e com a mulher, Laura, que lhe fez companhia quando sentiu na rua quão gratos estavam os adeptos. «Apoiaram-me, agradeceram-me, é normal», disse o paraguaio, longe de estar deslumbrado com o sucedido. «Será que posso falar?», questionou, preocupado com o regulamento interno do Benfica. «Por que não?», respondemos. «Se não é sobre a equipa, mas apenas sobre a sua vida privada...», acrescentámos. «Está bem, não quero é ser multado», brincou, qual pessoa simples e ambiciosa, que quis passar a mensagem de que não está nas nuvens com este golo, antes continua com os pés bem assentes na terra. Tem de fazer mais como este, pensará. Nuno Reis

nota --> infelizmente nao consigo copiar os titulos dos jornais...mas aqui vao as noticias

O goleador predador Óscar Cardozo conseguiu finalmente levar a melhor sobre Boruc e dar à equipa portuguesa uma vitória por 1-0. O treinador do Celtic, Gordon Strachan, não escondia alguma resignação, apesar da enorme decepção de perder um jogo aos 86 minutos»

«El Tacuara realizou um jogo muito bom e o golo foi o prémio para a sua perseverança, pois antes já havia rematado à barra e ao poste. Quando os adeptos da equipa portuguesa começavam a resignar-se com outro mau resultado, apareceu o paraguaio para devolver a alegria à afición»

«Cardozo marcou o golo da vitória do Benfica num importante jogo frente ao Celtic. Posicionou-se, para receber um passe milimétrico de Di María, aos 86 minutos, e rematou com força com o pé esquerdo ante Boruc, o qual lhe negou, anteriormente, outras oportunidades de golo»

«Tacuara 'salvador'. O avançado paraguaio Óscar Cardozo anotou o golo da vitória do Benfica, treinado pelo espanhol Camacho em jogo da Champions (Grupo D) com o Celtic. Ao minuto 86, recebeu passe preciso de Di María e rematou forte, de pé esquerdo, na cara de Boruc, que lhe negara o golo várias vezes»

«Um golo tardio de Cardozo deixou Strachan às escuras no Estádio da Luz. O Celtic perdeu um precioso ponto a quatro minutos do fim, bateu-se igual para igual com o Benfica na primeira parte, mas Cardozo enviou duas bolas à 'madeira' à hora de jogo antes de descobir o caminho do golo»

«Tacuara desequilibrou o jogo. Efectuou sete remates à baliza adversária: um foi à trave (63), outro ao poste (66) e o guardião polaco Artur Boruc agarrou as restantes. Mas tanto porfiou que, ao minuto 86, recebeu passe milimétrico do argentino Angel Di María, dominou de peito e marcou de pé esquerdo»

FALTAM 17 — Cardozo garantiu, em recente entrevista a A BOLA, que iria mesmo marcar

os prometidos 20 golos por época. Com o remate certeiro frente ao Celtic elevou para três os golos de águia ao peito (marcara dois ao Nacional).

Só faltam 17...

PS: tem um filhote e o Cardozo ja disse que gostava de ver o filho com a camisola do SLB sentado no estadio a ver o seu pai jogar  :)

Bola7

Citação de: Amsterdam em 26 de Outubro de 2007, 12:10
Alguém vai a Glasgow ?

Queria ir, mas nao sei como arranjar bilhetes e curtia ir com malta aqui do site...

A minha miuda é (cof cof) do esportém :estrelas:

Por isso devo ir sozinho...mas ir à bola sozinho é bué  :cry2:

:slb2: :slb2: :slb2:
tb...ir ao futebol com mulher... :buck2:

Di Nes

Citação de: Bola7 em 26 de Outubro de 2007, 12:29
Alguém vai a Glasgow ?

Queria ir, mas nao sei como arranjar bilhetes e curtia ir com malta aqui do site...

pk? axas que as mulheres nao sabem nada de bola é?

Strata

Di Nes

Existem mulheres que nao percebem de bola...mas muitas sao porque os maridos nao lhe ensinam  O0

Amsterdam

Alguém vai a Glasgow ?

;D

:drunk:

A minha é impossivél....mete-me nervoso...

Quando dá na Tv já me chega....

Poe-se ela..-vá...olha aquele...passa..passa...pá...porra.....nao...boa...coitadinho (quando alguém leva porrada... :buck2:)

Enfim...

:estrelas:

duna

Alguém vai a Glasgow ?

Vou ser sincera...pra mim, o melhor elogio que alguma vez um rapaz me deu foi que eu tinha uma cultura futebolística muito acima da média e que discuto futebol com os rapazes "taco a taco". Por isso, se faz favor...há gajas e gajas! lol Segundo, vejam lá se o meu namorado não é uma pessoa cheia de sorte...é que eu não quero que um homem que me ofereça flores, nem jantares à luz das velas, nem cinema...eu quero que um gajo me leve a ver a bola!!!!!! E, jamais...seria impensável namorar com alguém que não fosse do Benfica. Pra mim, gajo que é gajo tem que gostar de futebol e ser benfiquista! Que raio de pai seria pros meus futuros filhos??  :bandeiraslb: :slb2:

Nesi

Strata

ednilson

Alguém vai a Glasgow ?

a minha vai sempre, tem cativo e gosto bastante da sua companhia, acalma-me.................

Bola7

Citação de: ednilson em 26 de Outubro de 2007, 15:19
Alguém vai a Glasgow ?

a minha vai sempre, tem cativo e gosto bastante da sua companhia, acalma-me.................
:o :-X

ednilson

Citação de: Bola7 em 26 de Outubro de 2007, 15:27
Alguém vai a Glasgow ?

ah pois é :tonge:

Ouriço

Citação de: ednilson em 26 de Outubro de 2007, 15:28
Alguém vai a Glasgow ?

Se calhar era o que eu precisava para não praguejar em frente aos meus putos. Para deseducar estou cá eu.

Felizmente ela é doente do desportivo do campo grande.  :bandeiraslb2:

Corrosivo

Citação de: Ouriço em 26 de Outubro de 2007, 15:33
Citação de: ednilson em 26 de Outubro de 2007, 15:28
Alguém vai a Glasgow ?

Se calhar era o que eu precisava para não praguejar em frente aos meus putos. Para deseducar estou cá eu.

Felizmente ela é doente do desportivo do campo grande.  :bandeiraslb2:

tens que a por a fazer uma desintoxicação....essa doença cura-se  O0