Freddy Adu

Médio, 36 anos,
Estados Unidos
Equipa Principal: 1 época (2007-2008), 21 jogos (477 minutos), 5 golos

Mr.Costa

Citação de: Edu_dv em 15 de Setembro de 2009, 10:56
O F. Santos viu o F. Adu na tv e comprovou que era bom.. Eu não percebo qual é o bicho de 7cabeças que essa história levantou. Então se o rapaz já tinha sido observado por colossos da europa, ja tinha arrecado premios individuais e de reconhecido prestigio, ia mandar um olheiro e perder a oportunidade de negocio? Tudo bem que ao vivo é diferente analisar um jogador mas o rapaz vinha para suplente do Simão (ou do Miccoli, não sei)

Olha, sei que se tivessem dado hipotese a essa equipa, provavelmente teriamos poupado uns anitos de sofrimento... Mas isso vale o que vale...

Miccoli             Cardozo
                                                           Simão
                                      Rui Costa                   M. Fernandes
                                                            Petit

Grande guarda redes

Maxi                        Luisao                    David Luis              Leo

que equipazorra!

Vieri

Esta discussão não tem fim!
Espero bem que o rapaz jogue este ano para acabar de vez com isto...

Bola7

Citação de: Ghost.Of.Red em 15 de Setembro de 2009, 11:02
Citação de: Bola7 em 15 de Setembro de 2009, 10:51
Citação de: Ghost.Of.Red em 15 de Setembro de 2009, 10:30
Resumindo a minha opinião...

O Adu até pode ser um bom "jogador da bola"...daí a ser um bom "profissional de futebol" vai uma distância enorme...
:-X

Que foi Bola, disse alguma mentira?
que ideia...

Edu

Citação de: Ghost.Of.Red em 15 de Setembro de 2009, 11:03
Citação de: Edu_dv em 15 de Setembro de 2009, 10:56
O F. Santos viu o F. Adu na tv e comprovou que era bom.. Eu não percebo qual é o bicho de 7cabeças que essa história levantou. Então se o rapaz já tinha sido observado por colossos da europa, ja tinha arrecado premios individuais e de reconhecido prestigio, ia mandar um olheiro e perder a oportunidade de negocio? Tudo bem que ao vivo é diferente analisar um jogador mas o rapaz vinha para suplente do Simão (ou do Miccoli, não sei)

Olha, sei que se tivessem dado hipotese a essa equipa, provavelmente teriamos poupado uns anitos de sofrimento... Mas isso vale o que vale...

Miccoli             Cardozo
                                                           Simão
                                      Rui Costa                   M. Fernandes
                                                            Petit

Edu, tu na TV consegues avaliar o potencial de um jogador?

Isso é amadorismo!

É a mesma coisa do que comprar jogadores com base em DVD´s que te enfiam os empresários..

Eu não considero assim tão amadorismo e tenho a certeza que sabes como praticamente todos os clubes pequenos compram jogadores... 1ro vêem montes de dvd´s impingidos por empresários...
Claro que estou de acordo se me disseres que é muito redutor e que é preciso mais criterios de avaliação e de analise... Mas mesmo hoje em dia tens uma prospecção de talentos e o Patric foi um dos eleitos.

Nem vou discutir se é bom ou mau, acho é que uma adaptação a outro pais, demora o seu tempo e é vital ser-se bem acompanhado por alguem que tenha confiança nas qualidades do jogador e paciência... Olha o caso do "teu" Keirrison... Se continuar sem jogar e afastado, daqui por uns meses, ja somos uma minoria a tentar contradizer aqueles que vão dizer é um fiasco, que não percebe nada de futebol, etc, etc... E quando chegou era melhor que o Saviola...

Andy_CooL

Adu no twitter dele:

Hey guys coach wants to take it easy with me or the first couple of games so dont worry. Like i said one step at a time.

Zaratustra

Citação de: Andy_CooL em 16 de Setembro de 2009, 22:02
Adu no twitter dele:

Hey guys coach wants to take it easy with me or the first couple of games so dont worry. Like i said one step at a time.
se nao começar a ser opçao fico realmente preocupado

glori

Penso que quando jogar não mais vai sair da equipa .

No20__

Humildade acima de tudo e acreditar no seu futebol.

Thunderboy

Entrevista com Freddy Adu
"Foi muito duro ter sido um menino prodígio"

De menino do Gana a cidadão americano, dos treinos em Manchester ao Benfica, do Mónaco ao Belenenses. O atleta profissional mais jovem dos EUA de sempre fala do sonho americano e da já longa carreira. E só tem 20 anos.

O que espera deste ano que vai passar no Belenenses?

Nunca tive uma oportunidade no Benfica. Encaro este ano no Belenenses como uma nova chance, um novo princípio. Há sempre uma altura em que nos é dado um desafio e uma oportunidade. Este ano será um ano muito importante. Quero muito fazer parte da selecção nacional dos Estados Unidos que vai jogar o campeonato do Mundo e se não for regular, nem jogar bem, no Belenenses, isso muito dificilmente acontecerá.

Teve outras possibilidades?

Sim, o meu agente esteve em contacto com o Larissa, da Grécia e o Odense, da Dinamarca, mas gosto mais da Liga portuguesa. É uma liga mais atractiva, que combina melhor com o meu estilo. Neste momento, é o melhor lugar para mim.

Que ambições pode ter o Belenenses com esta equipa?

Devemos jogar um jogo de cada vez, querendo ganhar sempre. Essa é a grande ambição que devemos ter.

Depois do que viu no último jogo, que ambições pode ter o Benfica, o clube que tem o seu passe?

Jogaram muito bem. O Benfica tem este ano uma equipa completamente diferente da que encontrei em 2007. É uma equipa muito competitiva, orientada por um treinador excelente que, foi já treinador do Belenenses.

Uma vez que tem sido sempre cedido a outros clubes, nunca se arrependeu de ter vindo para o Benfica em 2007 onde chegou com um estatuto de grande promessa?

Nunca. Todos os jogadores gostam de trabalhar num clube grande e o Benfica é um clube grande. Infelizmente, o treinador que tinha indicado o meu nome e apostado em mim saiu ao fim da primeira jornada.

Atribui a essa razão o insucesso que teve até agora no Benfica?

Em grande parte, sim. Camacho tinha outras preferências. Trouxe Cristián Rodríguez, Maxi Pereira e outros futebolistas. Rodríguez jogava na minha posição e, portanto, foi uma altura complicada para mim. No entanto, dei sempre o meu melhor. No princípio, ainda fiz alguns jogos e alguns golos.

Já merecia ter tido uma segunda oportunidade no Benfica?

Só tenho 20 anos e muita vontade de jogar. Depois deste ano, ainda tenho mais dois de contrato com o Benfica. Esta época pensarei exclusivamente no Belenenses. O que tiver que acontecer depois deste ano, acontecerá.

E depois do Benfica, que clubes gostava que se seguissem?

Gostava muito de jogar em Inglaterra ou em Espanha.

Passou um ano no Mónaco. Como foi trabalhar com Ricardo Gomes?

Gostei muito. É uma excelente pessoa, muito leal com os jogadores, mas a história repetiu-se. O treinador tinha jogadores nos quais apostava, que já estavam na equipa antes de eu chegar, atletas que mantinha na equipa mesmo quando jogavam mal, numa demonstração de confiança. Por isso, não tive oportunidade. Agora, estou à espera da minha oportunidade. E se a tiver provarei que sou um bom jogador.

Sabia que ele é um ex-jogador do Benfica?

Sim, e muito bom. Nunca o vi jogar mas já me disseram que foi um jogador fantástico.

Falaram sobre isso?

Ele costumava brincar comigo e dizer que o Benfica do tempo dele dava cinco a zero ao meu Benfica.

Em 2004, com 14 anos tornou-se no atleta profissional mais jovem dos EUA. Um fenómeno, um segundo Maradona. Está desiludido com a sua carreira?

Há provavelmente quem tivesse tido grandes expectativas em relação a mim mas dou apenas importância às minhas próprias expectativas. As coisas não correram exactamente como gostaria mas posso dizer que estou muito contente com o que me foi acontecendo ao longo destes anos. Passei por situações e experiências que fizeram de mim melhor pessoa e melhor jogador. Com 14, 15 e 16 anos joguei ao lado de futebolistas que tinham 30, 29 e 28, que quase podiam ser meus pais. É difícil, claro, mas aprendi imenso. Tenho apenas 20 anos e já aprendi tanto! Por isso, não estou preocupado. Provavelmente, há quem esteja desapontado por não me ver no Real Madrid ou no Manchester. Mas só tenho 20 anos. Um dia quero jogar nessas equipas. Trabalho arduamente para isso. Este ano, no Belenenses, a minha equipa, que espero ajudar muito. Um passo de cada vez.

Em 2006 prestou provas no Manchester United, e chamou a atenção de outros grandes, como o Chelsea e o Real Madrid. O que correu mal?

Treinei duas semanas com o Manchester United e treinei bem. Conheci Alex Ferguson, Ronaldo e foi muito bom receber os elogios deles. Fiquei muito feliz, sobretudo com os do treinador. Infelizmente, acabaria por não assinar porque sendo já profissional nos EUA tinha apenas 16 anos e o Manchester não precisava de um jogador de 16 anos na equipa principal. Disseram-me, no entanto, que iam continuar a observar-me para avaliar o meu progresso e que um dia, talvez, voltássemos a encontrar-nos. Mas todos me disseram que treinei muito bem.

Em 2007 participou no Mundial de sub-20 como capitão de equipa. Tem qualidades de capitão?

Tinha 18 anos e já muita experiência porque tinha jogado com 14 e com 16 em equipas nacionais. Era por isso respeitado pelos outros jogadores e isso pesou na escolha do treinador. Por outro lado, ao responsabilizar-me fizeram de mim melhor jogador.

É sempre difícil ser um menino-prodígio. O que mais irritava nessa fase?

Foi muito duro. Passar a ser conhecido, a ter muito dinheiro é bom, muito bom, mas rouba-nos a infância. Rouba sempre. Era tratado como um adulto. Ou então, como um habilidoso, a quem se pedia que fizesse graças com a bola.

Foi ao programa de David Letterman para mostrar isso mesmo. Sentia-se num circo ?

Um bocado. No início era engraçado mas depois tornou-se cansativo. O futebol não é um circo, aquilo não era futebol. Onde quer que fosse tinha sempre que fazer uma gracinha. E o futebol era duro. Jogava com jogadores muito mais velhos, muito mais altos e eu conseguia aguentar o ritmo e jogar à custa de muito trabalho.

E como lidou com a pressão de não poder falhar?

A família ajudava e a minha namorada da altura, Jojo, também foi fundamental. Ela é cantora e tinha uma história parecida com a minha. Era muito jovem mas já tinha fama e já ganhava muito dinheiro. Ajudavam-nos muito um ao outro.

É verdade que quando tinha dez anos, o Inter de Milão, quis ficar consigo por 750 dólares?

È verdade mesmo. Atenção, o valor é ridículo mas para a nossa família, não era. Éramos muito pobres mas a minha mãe apesar dos meus protestos, não se convenceu. E disse que acreditava muito em mim e que um dia teria uma oportunidade muito melhor.

Nos EUA, o futebol está melhor depois de ter nomes como Beckham?

Beckham, definitivamente, ajuda. Nomes importante atraem praticantes e espectadores. São figuras, são ídolos e, por isso, ajudam muito. As pessoas interessam-se pelo soccer porque jogam na América grandes nomes. Antes, os europeus não tinham respeito pelo futebol na América. Isso está a mudar.

Tem uma página no Twitter. Segue 35 pessoas e instituições; é seguido por 12 673. O que tem para dizer a tantos?

É uma forma de falar de mim aos meus fãs, de estar mais perto deles, de lhes dar conta do que faço e do que penso.

Foi imagem de marca das sopas Campbell celebrizadas por Andy Warhol. Um privilégio?

Adorei fazer essa publicidade mas a melhor de todas foi a da Pepsi. Foi o momento mais feliz da minha vida , mais do que o dia em que me tornei profissional. Fazer um filme publicitário com Pelé deixou-me sem palavras. A ideia era ele dar-me um beijo na cara. E assim foi. Lá estou eu com ele a beijar-me a bochecha. Nem consegui falar. Literalmente.

Continua a jogar golfe e a gostar de rap?

Adoro golfe. Comecei a jogar muito novo e gosto muito e o rap é a minha música.

Os maiores orgulhos são...

Ter-me tornado profissional e ter vencido a MLS Cup aos 15 anos.

Como bom americano tem um super-herói?

O Batman. Desde criança.

Apoia causas como a "hemophilia" e a "America scores". E o Gana?

Lembro-me da primeira vez que calcei umas botas de futebol. Foi tão bom. Gostaria que todas as crianças do Gana que amam o futebol soubessem o que é calçar umas chuteiras.

http://dn.sapo.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1365743

flip69

Este jovem nasceu no Gana e cresceu na América e trabalha na Europa quantos com 20 anos possuem está experência de vida.

Americano69

Espectacular entrevista, ao ler estas palavras redobra a minha confiança nele.
Go Freddy!

Zé Periquito

Citação de: flip69 em 18 de Setembro de 2009, 16:27
Este jovem nasceu no Gana e cresceu na América e trabalha na Europa quantos com 20 anos possuem está experência de vida.

x2

Nunca tinha pensado nisso, bem visto. :pray:

Far(away)

Rapaz com os pés bem assentes na terra, com vontade de trabalhar e com respeito ao Benfica.

3 qualidades raras.

Adu30

Citação de: Americano69 em 18 de Setembro de 2009, 17:08
Espectacular entrevista, ao ler estas palavras redobra a minha confiança nele.
Go Freddy!

Tá mal, o gajo é maniento, não respeita o Benfica ou qualquer treinador e ...cenas!

Lost_88