Freddy Adu

Médio, 36 anos,
Estados Unidos
Equipa Principal: 1 época (2007-2008), 21 jogos (477 minutos), 5 golos

CR9

Eu dou muito valor a jogadores que criam logo impacto no Benfica assim que jogam pela primeira vez.

Ainda hoje recordo-me como foi graças à sua entrada que virámos um jogo complicado na Luz, em 2008. Ainda por cima, quando ele nem começou como titular.

Para mim isso é o bastante para ter sido tratado de outra forma por parte das equipas técnicas encarnadas ao longo destes anos.

Tenho lido alguns comentários neste tópico que dão conta de alguns excessos da vida de Adu, facto que desconhecia. Contudo, a forma dele estar no desporto, quer seja pelas redes sociais, quer seja pelas entrevistas e forma afável como fala, vão noutra direcção.

Por exemplo, não acho que seja daqueles jogadores "prima-donas" ou que sofrem do "PDM" (Puta Da Mania), como muitos outros com melhor imprensa.

Penso mais que as diversas equipas técnicas continuam a aolhar para ele como continua-se a olhar para o jogador norte-americano, ou seja, com muita desconfiança. Ora e é isso que me entristece profundamente.

Quem viu em 2008 o mundial de sub 20 (ou sub 19, já não me recordo ao certo), recorda-se que desse mundial, os EUA tiveram das melhores duplas atacantes com Adu e Altidore. Ambos se complementavam numa simbiose perfeita, onde a técnica e a capacidade física parelhavam como muito poucas selecções possuiam. Recordo-me das enormes dificuldades que David Luiz e a restante defesa do escrete tiveram para deter estes dois. Daqui dá para ter uma ideia do valor destes jogadores norte-americanos.

Freddy Adu é um avançado polivalente esquerdino. É um avançado móvel que tanto pode jogar sobre as faixas como no centro do terreno. Tecnicamente é um jogador acima da média. Fisicamente, embora de baixa estatura sabe aguentar as cargas. Depois em termos mentais, penso que ele se transforma nos momentos de maior adversidade. É aquilo que chamo de "born to be an hero".

É óbvio que ainda não é um "produto acabado" e que existe muita coisa para limar. Mas é certamente material para fazer uma "obra-prima".

Em termos posicionais e tácticos, penso que no actual esquema encarnado de 4-4-2 que muitas vezes é um 4-1-2-1-2, poderá jogar em duas posições de caras:
- Avançado móvel, a posição do Saviola, pois sabe descer até à linha de meio-campo e buscar jogo.
- Médio ala, na posição de Gaitán ou de Salvio, pois penso que com paciência e trabalho poderiamos ter uma evolução como a que tivémos com Gaitán, por exemplo.

Mas existe outra posição que penso que ele iria adequar-se muito bem, quando ganhásse confiança e protagonismo na equipa: a de playmaker "10", sobretudo um esquema de 4-1-2-1-2 ou até no 4-2-3-1.

Mas, mesmo num 4-3-3 (4-1-2-2W-1), penso que Adu teria enorme sucesso, sobretudo se jogásse como falso extremo no lado direito, podendo fazer movimentos interiores, para zonas de remate, tal como fez neste golo que marcou na Turquia.

Reparem que tendo potencial para jogar nestas tácticas, que correspondem a cerca de 90% dos desenhos tácticos utilizados na europa, é um jogador com futuro se for bem trabalhado.

Eu acredito!

Chefe

A este o que fazia falta, era casar-se e assentar.

Palmeirinha

Axo que ainda lhe fazia melhor deixar de constar da folha salarial e render alguns euros...

Joga Bonito

Chefe

Americano69

CR9, já é o 2º post teu que leio e não posso deixar de saudar as tuas opiniões, a qualidade da escrita e os teus evidentes conhecimentos futebolísticos. Sobre Adu disseste tudo (e mais alguma coisa).

Bem vindo e continua a contribuir para a melhoria do serbenfiquista   O0

Rosicky

ivodaniello

Acho piada compararem um gajo como Menezes, que sabe rematar, que que sabe passar, que sabe fintar, mas que apenas não corre, com um gajo que nem correr consegue.

Palmeirinha

Citação de: Americano69 em 08 de Março de 2011, 13:20
CR9, já é o 2º post teu que leio e não posso deixar de saudar as tuas opiniões, a qualidade da escrita e os teus evidentes conhecimentos futebolísticos. Sobre Adu disseste tudo (e mais alguma coisa).

Bem vindo e continua a contribuir para a melhoria do serbenfiquista   O0
Tb gosto mt da sua escrita... mas em relação ao Adu, eu não acredito!

aguia1

ainda nao tinha visto. e um grande golo.

iSLBenfica

Eu acredito que o Jesus pudesse fazer do Adu um verdadeiro talento. Não sei porque é que nem sequer faz a pre-temporada

ivodaniello

O homem tem 2 pormenores na super competitiva e famosa II liga Turca e já anda tudo doido.  :estrelas:

mar_vivo

Citação de: ivodaniello em 08 de Março de 2011, 13:55
O homem tem 2 pormenores na super competitiva e famosa II liga Turca e já anda tudo doido.  :estrelas:

Pode não ter boa imprensa como alguém escreveu atrás, mas lá que tem bom faro... fórum!...

pedroslb18

Super competitiva é a liga portuguesa.

Uma liga onde um sporting quase moribundo ainda se mantem em terceiro.