Fernando Meira

Defesa, 46 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2001), 55 jogos (4787 minutos), 2 golos

JoseEmidio


Ramiro Lopes

Viu esta semana numa bomba de gasolina ;D

Não quis ser inoportuno por isso acabei por não lhe dizer nada. Mas o gajo parece continuar com um físico impressionante. Ontem tinha batido o Luisão em velocidade  ::)

Disseram-me que ele, o Nuno Assis e o Pedro Mendes agora andam virados para o padel e que até são bons naquilo.


Pancho Lopes 67

Devia ter ficado no Benfica, era um potento físico e nada tosco...

fdpdc666


fdpdc666

Fernando Meira e a saída do Benfica: «Foi fácil tomar a decisão, o clube passava por momento complicado»
Antigo futebolista recorda mudança para o Estugarda, em janeiro de 2002.



Foto: Francisco Paraíso/Arquivo

Na véspera do encontro entre o Real Madrid e o Estugarda, que marca a estreia das duas equipas na Liga dos Campeões, o jornal espanhol 'As' ouviu Fernando Meira, antigo jogador português que vestiu as cores do clube alemão durante cinco temporadas e meia depois de deixar o Benfica, em 2002. Aliás, o agora comentador e empresário revela que não foi difícil deixar o clube da Luz naquele já longínquo mês de janeiro, quando era capitão dos encarnados.

"Foi fácil tomar a decisão porque o Benfica atravessava um momento complicado [n.d.r. sob a liderança de João Vale e Azevedo]. Era capitão, mas havia muita instabilidade. O diretor desportivo do Estugarda veio várias vezes a Lisboa para tentar contratar-me, senti-me muito querido pelo clube. Também queria um novo desafio. A Alemanha foi importante para mim porque cresci como jogador e como pessoa. É um país bem organizado, muito disciplinado, há muita organização dentro e fora do campo. Foi uma grande aprendizagem", explicou o antigo defesa, de 46 anos.

Meira reconhece que muita coisa mudou no futebol nos últimos anos. "O futebolista atual é mais físico, mais forte e mais rápido. Fisicamente os atletas são mais resistentes. Há cada vez mais equilíbrio, as equipas são organizadas. No entanto, penso que ao protótipo do futebolista atual falta liderança. Antes tínhamos jogadores com mais personalidade, mais líderes, que traziam mística aos clubes que representavam. Na minha geração e nas anteriores, viveu-se de outra maneira. Hoje temos muitas redes sociais e é mais difícil para um treinador criar e reforçar um balneário. Antigamente havia uma conexão muito mais forte entre os jogadores. O futebol é um jogo coletivo e quando os futebolistas têm uma boa relação, as coisas funcionam melhor dentro do campo."

Sobre o encontro de amanhã, Fernando Meira não tem dúvidas sobre quem é o favorito: "O Real Madrid. O Estugarda não tem nenhuma responsabilidade de ganhar no Bernabéu. Mas também não será fácil para os 'blancos'. É um novo Real Madrid e já têm complicações, com os lesionados e o seu estilo de jogo. Por exemplo, a falta de adaptação de Mbappé. Mas é uma equipa com qualidade individual e coletiva, que também tem uma grande trajetória nesta competição. Todos sabemos que é difícil ganhar no Bernabéu, mas o Estugarda não tem nada a perder. É uma equipa valente, que saberá ter bola e criar dificuldades ao adversário."

Por Isabel Dantas in Record

André Sousa

Uma época e meia de Benfica... que tristeza.

Grande jogador.

Trapattoni

E foi trazido pelo bicho papão ao clube. De salientar esse facto.
Bem que podia ter ficado mais tempo.

devilmen

Este gajo foi tão importante para o Benfica que até já nem me lembrava dele. Jogador mediano que não deixa saudades.

GGG

Citação de: devilmen em 16 de Setembro de 2024, 13:49Este gajo foi tão importante para o Benfica que até já nem me lembrava dele. Jogador mediano que não deixa saudades.

Concordo que não era bom em nada!
Foi daqueles casos que nem se sabia se jogava a central ou a médio defensivo e a meu ver não era forte em nenhumas posições.
Sempre teve boa imagem e ainda hoje tem, e soube-se "vender" muito bem, mas no essencial, está a anos luz do Petit por exemplo e já que estamos a falar de médios defensivos.

SousaLB

A notícia está errada. O Meira saiu um ano depois da saída do Vale. Foi logo depois daquela roubalheira bíblica no Benfica-Sporting do penalty do Jardel. Dezembro de 2001.

Para o lugar dele veio o Fernando Aguiar, que se estreou no Bessa, em mais uma roubalheira descomunal, desta feita do Querido.

tiago1991

Citação de: Trapattoni em 16 de Setembro de 2024, 11:34E foi trazido pelo bicho papão ao clube. De salientar esse facto.
Bem que podia ter ficado mais tempo.

Foi, e o momento complicado também