Maniche

Médio, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (1995-1996, 1999-2001), 69 jogos (4637 minutos), 14 golos

Giorgos Karagounis

Citação de: ruibenfica80 em 25 de Setembro de 2026, 23:03
Citação de: Giorgos Karagounis em 23 de Setembro de 2026, 13:16
Citação de: ruibenfica80 em 23 de Setembro de 2026, 11:58Posso dizer que no tempo que estava emprestado ao Alverca, ele e o Deco falavam muito mal do Benfica.

Era mais o Deco na altura, e com razão. Mas queixavam se que ninguém queria saber deles.

E isto é tão mais chato porque o Benfica até mandava às vezes alguém ver os jogos. Mas parece que esse alguém ia mais para conviver com os dirigentes do que para ver os jogadores. E consta que não falavam com os jogadores.

Daqui já começou tudo mal.

Depois o Maniche esteve envolvido nas guerras com o Roger e no que foi um balneário às aranhas.

Por fim, o Vilarinho não lhe fez nenhuma proposta de jeito para renovação. Ou pelo menos ele reclama disso.

A partir daí é para esquecer.

O Deco é tão mau ou pior. Simplesmente o Deco é mais politico. Não diz tudo o que pensa quando há cameras. Mas o Deco também não gosta nada do Benfica.

Convém entender que o Maniche achava que podia fazer boa carreira. E fez.
No Benfica deixaram no chegar ao ultimo ano de contrato sem o aumentar como deve ser.
E até chegou a ser capitão. Mas andava ali com um contrato à espera de renovar.
O que eu sei, e lembro-me perfeitamente disto, é que muito antes de estar perto do fim do contrato foi noticiado que agradava ao Porto.

É daquelas coincidências...

Isto é só em conversa.

Mas o muito antes é o quê? 6 meses, 1 ano? Olha que não deve ser muito mais que isso.

Não esquecer também que o Maniche apanhou o fim do Vale Azevedo. Um periodo de vários treinadores. E no meio da confusão as coisas aconteceram.

Posso dizer-te que quando ele começou em Alverca, nem ele nem o Deco tinham ligação ao Porto. Nem pensavam em jogar lá.

Agora existiam umas ligações engraçadas. O Vieira tinha contatos com o Pinto da Costa. E embora se estivesse a fazer ao Benfica, ele mantinha contactos com os do Norte. Até com esperanças de fazer negócios com eles também. De recordar que conseguiu ter o Ricardo Carvalho emprestado em Alverca.

Por essas alturas sim, o Porto teve informações dos jogadores do Alverca. E sim, sabiam muito bem da situação do Deco, Maniche e do Jorge Ribeiro.

Mas os 2 primeiros eu acho que foi muita asneira do Benfica. Porque de facto tinham potencial e o Benfica não os segurou minimamente a tempo e horas.

O resto, é história como se diz...

As notícias que refiro foram na época em que ele marcou uns quantos golos. Ou seja, a 2 anos e tal de acabar contrato. Na época seguinte teve um desempenho miserável e pegou-se com o Vilarinho e acho que teve mais uns quantos episódios de indisciplina. E na última esteve encostado.

luziaspin

A verdadeira história é outra : o Maniche esteve 3 épocas emprestado ao Alverca ( de 96 a 99). E voltou ao Benfica em 99/00 tendo começar a jogar e marcar golos principalmente a meio da época. Já ai começaram a surgir rumores que o porto (FDP) gostava muito dele. Na época seguinte foi jogando e começou a surgir com muita insistência que ele já teria assinado um contrato com o porto (FDP) para a época 2002/2003. Claro que com o BENFICA a pressioná-lo para renovar acabou por se perceber que ele tinha mesmo assinado um contrato com os FDP, sendo assim encostado na época 2001/2002 treinado sozinho e não jogando. Por isso se pode perceber que grande FDP é este gajo e não vale a pena falar ou valorizar o que este FDP diz. Não percebo como um personagem destes ainda tem uma página aberta aqui.
Gostaria em nome da HONRA e DIGNIDADE BENFIQUISTA que esta página fosse eliminada.