Hugo Leal

Médio, 45 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (1997-1999), 41 jogos (2572 minutos), 3 golos

Vitor84

Entrevista hoje ao CM:

Hugo leal Foi o motor da vitória (2-0) do Trofense sobre o clube que o lançou
"O Benfica desiludiu-me várias vezes"

O médio recorda, com mágoa, a saída da Luz. Em guerra com Vale e Azevedo, acabou por rescindir e saiu para o Atl. Madrid. Diz que até voltaria a jogar nas 'águias' mas queixa-se de que é visto como 'velho'.

Correio Sport – Após vários meses afastado por lesão, como foi receber elogios da crítica após a vitória (2-0) do Trofense sobre o Benfica?
Hugo Leal – Foi bom. Mas, sinceramente, não era tão mau quando era criticado nem sou tão bom agora. Não vou mudar de postura.

– O Trofense foi bóia de salvação após a longa ausência?
– Eu já estava a treinar com o Estoril para voltar à competição. Entretanto, o Tulipa chega à Trofa e convidou-me. Recordou-me a situação em Coimbra, quando fui emprestado pelo FC Porto, em 2004/05. A Académica também estava em último e acabei por ser feliz. Vim à procura dessa felicidade.

– Que condições é que encontrou na Trofa?
– Já tinha referências mas, ainda assim, fiquei surpreendido. Encontrei um cenário diferente daquele a que estava habituado no futebol: é um clube de pessoas sérias e onde se cumpre sempre nos pagamentos.

– Ponderou o abandono devido às lesões?
– Sinceramente, não. Tenho dedicado a minha vida ao futebol e sempre quis continuar a fazê-lo. Enquanto estive afastado custava-me ver os jogos na televisão. Analisava os lances como se neles estivesse a participar, e isso dói.

– Sente que ainda poderá jogar, de facto, ao mais alto nível?
– Não sei se é tarde. Não me considero velho – aos 28 anos, muitos jogadores ainda estão a crescer – mas temo a mentalidade das pessoas. Por ter passado por tantos clubes, sou visto como um jogador velho. Poucos acreditam que posso dar esse salto. Vamos ver...

– Arrepende-se do rumo da sua carreira?
– Sempre fui muito criticado pelas decisões que tomei, pela carreira que não tive e que as pessoas pensam que eu deveria ter tido. Mantive sempre os meus ideais. Procurei a felicidade em vez de situações desportivas mais favoráveis – e isso, muitas vezes, paga-se.

– Deixou o Benfica, em litígio, aos 19 anos. Foi muito cedo?
– Honestamente, gostava de ter saído mais tarde da Luz. Aliás, tinha programado ficar mais tempo no Benfica mas uma guerra com Vale e Azevedo, na altura de renegociar o contrato, deitou tudo a perder.

– A rescisão foi dolorosa?
– Penso que poderia ter sido tudo evitado. Provoca-me certa mágoa, porque sempre fui bem tratado no clube. Cheguei a ser insultado por adeptos do Benfica, quando sempre me assumi como um benfiquista. Na altura, não falei e não me defendi. Erradamente ou não, achei melhor não expor as minhas ideias. Mas sei que fui alvo de uma grande campanha contra mim no Benfica.

– Voltaria a jogar no Benfica?
– Sim, gosto da instituição e sinto carinho pelo clube. Aliás, quando fui para o Atl. Madrid deixei a porta aberta ao Benfica. Foi público que houve negociações com Manuel Vilarinho, mas aí, mais uma vez, o Benfica, efectivamente, não me deixou ficar bem.

– Sentiu-se frustrado?
– Posso dizer que o Benfica me desiludiu algumas vezes. E através de pessoas que pensei que não o iriam fazer. Enfim, coisas do futebol.

– O contrato de seis anos com o Atl. Madrid não o assustou?
– Foi o que surgiu e, em termos económicos, era muito bom. Tive sucesso no Atlético, apesar de termos descido de divisão. No segundo escalão, fui ainda chamado à Selecção e acabei vendido ao PSG por dez milhões de euros.

– Houve outras propostas quando estava no Benfica?
– A primeira oferta foi da Juventus mas pensei ser demasiado novo para competir com Zidane ou Vieira. Jorge Mendes falou-me ainda do Real Madrid, contudo achei que o Atlético seria melhor trampolim.

– Passou por Benfica e FC Porto. Nunca houve a hipótese de rumar a Alvalade?
– Quando estava no PSG, houve contactos no sentido de ir para o Sporting. Tudo acabou por não passar de uma possibilidade.

– Em Paris, vieram as lesões...
– ... E vi o lado negro do futebol. Até aí tudo tinha sido bonito mas depois passei por coisas que me fizeram perder a crença no futebol. Provocou-me algum desespero, até porque falhei grandes competições – como o Euro'2004, realizado em Portugal – pela selecção nacional.

– Chegou ao FC Porto na era pós-Mourinho. Consegue definir o clube que encontrou?
– Posso definir a minha situação. Estava desmotivado e sem confiança. No FC Porto, não há tempo: ou estás capaz, ou não jogas. E eu não estava preparado para o FC Porto. Vinha com perspectivas de ganhar títulos mas mal preparado. Guardo a mágoa de não ter jogado a Taça Intercontinental. Chegou Dezembro e eu pedi para sair, mas Pinto da Costa não ficou muito feliz.

– Porquê?
– Via-me como uma aposta pessoal. Afinal, fui apresentado como surpresa no Estádio do Dragão e ele tinha confiança em mim.

– O FC Porto é mesmo um clube diferente?
– Sim. Primeiro, é uma instituição muito organizada. Depois, há Pinto da Costa, que incarna a figura de patrão – e essa ideia é muito protegida. Qualquer funcionário do FC Porto respeita o clube e não conta o que se passa lá dentro. É uma instituição muito fechada.

– O que leva à saída do Dragão?
– Vinha animado da Académica e soube que Co Adriaanse não contava comigo. Optei pelo Sp. Braga, pedi a rescisão e abdiquei de indemnizações. Curiosamente, apenas pedi três bilhetes anuais para o Estádio do Dragão.

– Quem é favorito no próximo duelo da Champions entre FC Porto e Atl. Madrid?
– O FC Porto tem mais experiência europeia mas o Atlético está muito forte em casa. Não quero tomar partido por nenhum.

– Que treinadores o marcaram mais na carreira?
– Curiosamente, dois portugueses: Jorge Jesus, que me ensinou muito, principalmente no processo defensivo; e Jesualdo Ferreira, um treinador que percebe muito de futebol e que tem vasta experiência.

Hugo Miguel Ribeiro Leal nasceu em Cascais, a 21 de Maio de 1980. Formado no Benfica, foi lançado nos seniores, aos 16 anos, pela mão de Manuel José. Emprestado ao Alverca, confirmou credenciais e regressou à Luz. Rescindiu, em 1999, com o Benfica, motivando um processo judicial que só em Novembro de 2008 teve desfecho, favorável ao jogador. Passou por At. Madrid e PSG, onde se iniciou o calvário de lesões. Passou depois por FC Porto, Académica, Sp. Braga, Belenenses, antes de chegar à Trofa.

FRASES

"Já em Madrid, houve negociações com Manuel Vilarinho para voltar à Luz. Maso Benfica voltoua desiludir-me"

"Fui insultado por benfiquistas quando eu próprio sempre me assumi como um"

"Quando estavano Paris SG, houve contactos por parte do Sporting"

"Para sair do FC Porto, abdiquei de indemnizações. Pedi apenas três bilhetes anuais no Estádio do Dragão"

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=A1C4D4C2-533C-4998-930F-21FB217CC335&channelid=00000217-0000-0000-0000-000000000217

Shoky

– Porquê?
– Via-me como uma aposta pessoal. Afinal, fui apresentado como surpresa no Estádio do Dragão e ele tinha confiança em mim.

Diz muito sobre o Pinto da Costa...
Nada que já não soubessemos!

Quanto ao Hugo Leal...um traste...ninguém nasceu ontem...todos sabemos e lembramos o que ele fez e como o fez!
E para benfiquista, não sei para que quer os 3 bilhetes anuais no Dragão...;D Que eu saiba o Benfica só lá joga uma vez por ano!

fmb

que filho duma grande puta.... um benfiquista pedir 3 bilhetes anuais no Cagão!!!

MORRE LONGE FILHO DA PUTA!!!

Lost_88

Citação de: fmb em 10 de Janeiro de 2009, 23:59
que filho duma grande puta.... um benfiquista pedir 3 bilhetes anuais no Cagão!!!

x2

Thrain

Agora que a sua carreira está afundada já diz que não se importava de voltar ao benfica.Quando estava a receber uma fortuna no atletico ja nao dizia isso.

xico_da_bezana

Evidentemente que os bilhetes anuais não são para ele.

Foi pena foi não ter pedido 50.000, era da maneira que eles ficavam sem receitas de bilheteira.

Vocês às vezes...

Pedro Neto

A 150 mil euros/mês no Atlético e depois a 200 mil no PSG, não tenho pena nenhuma dele. Mau é para quem é pobre. Este gajo tem uma quinta com umas dezenas de hectares, até anda de Moto 4 de um lado para o outro. Bardamerda.

.:VMPT:.

Citação de: fmb em 10 de Janeiro de 2009, 23:59

Quanto terá direito o Vieira?

Fundador

Claramente jogador de engate, acho que neste campeonato já engatou o que tinha a engatar, infelizmente calhou o Benfica!
Agora só se engatar de marcha-atrás!!!!

every time i die

Hugo Leal: «Jogo com Benfica e este foram muito diferentes. Hoje acabámos por ter muito mais sorte»

achas mesmo hugo?
contra o benfica apanharam um árbitro que vos deixou mandar pancada como quiseram. hoje já levaram um jogador expulso e ainda por cima um de vocês saiu de cabeça rachada...
acho que contra o benfica tiveram bem mais sorte...

JPG

Citação de: Pedro Neto em 11 de Janeiro de 2009, 15:23
A 150 mil euros/mês no Atlético e depois a 200 mil no PSG, não tenho pena nenhuma dele. Mau é para quem é pobre. Este gajo tem uma quinta com umas dezenas de hectares, até anda de Moto 4 de um lado para o outro. Bardamerda.

É isso mesmo, não tenho pena nenhuma de jogadores de futebol como ele, mesmo estando no trofense, só não está rico se não teve cabeça, portanto que vá fazer o papel de coitadinho para o raio que o parta...

Wampyro

Citação de: Pedro Neto em 11 de Janeiro de 2009, 15:23

A inveja é uma coisa muito feia...

Thunderboy

ontem jogou bemzinho.

Wampyro

Uma vez mais a mostra que desde que não tenha problemas com lesões, tem lugar no Benfica até mesmo a titular, tirando Katsouranis não temos lá ninguem melhor que ele.

VALEBEM

Podia ter tido uma grande carreira!
Confesso que quando apareceu, era um dos meus jogadores preferidos...
Pena ter saído como saiu, mas compreende-se que lidar com o Vale Tudo não deve ser fácil...