John Mortimore

Treinador, (1934-10-17 - 2021-01-26),
Reino Unido
Equipa Principal: 5 épocas (1976-1979, 1985-1987), 208 jogos (146 vitórias, 40 empates, 22 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Kura

Citação de: VitorPaneira7 em 23 de Dezembro de 2014, 16:56
Terá 3 campeonatos e irá-se juntar a Hagan e outros com três. Ele já está entre os melhores com dois campeonatos , agora estatisticamente  não tem Eriksson e Guttman à frente como no post que puseste, tem muitos mais.
Comparar o período do sistema com Pedroto nos finais dos anos 70 e o dos anos 80 com actual? Eram marcados penalties fora da área, os jogadores do Benfica levavam porrada e nem sequer falavam com os jogadores do Porto na selecção tal era o ódio e chegou a gerar conflitos na selecção em 84.Jesus nem apanhou isso como não apanhou a fase negra de da década de 90 e o período das escutas.
E desse período de trevas em mais de metade não havia dinheiro, não havia possibilidades de ter uma equipa competitiva . O Benfica endividou-se e perdeu a credibilidade nos finais dos anos 90 e andou a reconstruir até 2007 a sua credibilidade.Jesus herdou um Benfica com dinheiro, credibilidade para garantir empréstimos e estruturas fruto do trabalho desenvolvido desde 2001 até 2007 pelas direcções de Vilarinho e Vieira, especialmente o último.Ele tem o seu mérito  mas deve agradecer a quem lhe concedeu isso e quem lhe deu paciência após 3 anos sem ser campeão.
Perguntou-se porque Mortimore era imortal está aí a resposta.
Postou-se que Eriksson e Guttman eram quem tinham registo superior, está aí a estatística a provar o contrário.
Não façam é reviosinismo histórico com a desculpa do saudosismo e desfasamento temporal.

Esqueci-me do Biri e do Otto Glória. Mas este ano o Jesus pode ficar como 3/4 melhor da nossa história. Era bom que isso fosse tido em conta antes de se escreverem muitos dos disparates que se vêem no tópico dele.

Eu mantenho que só será feita justiça ao Jesus daqui a 20 anos ou mais.

E quando ele chega, não se pode dizer que o clube tivesse saído da era das trevas. Vínhamos de três terceiros lugares e de um quarto lugar. Em 4 anos, apenas conquistámos 1 taça da liga. Se isto não é a travessia do deserto...

Extraordinário trabalho do Jesus. Se os anos sem ser campeão não tivessem sido consecutivos, duvido muito que existisse metade da animosidade que há em relação a ele.

VitorPaneira7

Jesus já tem o seu nome inscrito na história , o palmarés comprova-o, agora isso não significa que não tenha de ser criticado pelas suas decisões. Há , infelizmente, exageros de ambas as partes da barricada. Não é Deus nem o diabo, tem o seu mérito e falhas.Eu admito sou um critico e gostaria de ver outra figura no comando, agora sei que não posso tapar os olhos ao seu palmarés, ele venceu e os troféus estão lá.
Já está a ser reconhecido tanto que no último livro lançado pelo Benfica, onde não concordo com a decisão, foi escolhido para figurar ao lado de Guttman e Eriksson, em deterimento de Glória  e outros como Hagan. A forma como mexeu em 2009 no Benfica foi importante, ele ajudou a equipa a aproximar-se do Porto e obrigou estes a fazer maiores investimentos, contudo a sua teimosia não tem permitido o passo seguinte.
A manter-se, bicampeão espero eu, teria que mudar muito a forma como pensa se quer ultrapassar o Porto de vez e ter menos falhas na taça de portugal e champions. O passivo, a crise financeira, o fim dos fundos e  necessidade de melhor gestão dos recursos irão-lhe obrigar a isso.
Desses 4 anos só nos ultimos dois houve investimento forte, lembrar que entre 2005-2007 houve muito aperto das contas tanto que os maiores investimentos foram 3 milhões em Kikin Fonseca e para garantir Katsouranis o Benfica deu 2 milhões de euros e um jogo. Miccoli e Karagounis foram garantidos no ultimo dia após muita negociação.Entre 2007-2009 já houve um forte investimento, Jesus provou que conseguia fazer melhor que os seus antecessores de 2007-09 tendo as mesmas condições.

KKK24

Citação de: VitorPaneira7 em 23 de Dezembro de 2014, 17:05
Citação de: KKK24 em 23 de Dezembro de 2014, 16:54
Não se esqueçam que foi com Mortimore que o Benfica começou a perder a hegemonia do futebol português
A hegemonia começou-se a perder quando se decidiu investir o dinheiro ganho com Chalana, Stromberg e Eriksson no fecho do 3º anel e desinvestindo no futebol com apostas em jogadoes baratos como Oliveira,  Nunes, Wando para os substituir e em Csernai para substituir Eriksson. O tapar de olhos ao que Pinto da Costa fazia apesar dos avisos de João Rocha também nãoa judou.
O golpe final veio nos verões quentes de 93,94 e 95 em que se destruiu uma equipa campeã e permitiram a ascensão de Pinto da Costa, Valentim Loureiro e outros comparsas na liga. A partir daí dividas atrás de dividas, contratações de jogadores de qualidade duvidosa e desinvestimento nas modalidades.
Por muito que se diga o contrário, aquele bi-campeonato dos porcos começou a equilibrar as coisas. Este senhor, na altura, apanhou um Benfica no topo e deixou-se apanhar. Já o JJ as coisas passaram-se ao contrário, foi com ele que o Benfica começou a equilibrar as coisas com o Porto. Só que um já passou pelo Benfica há quase 30 anos, outro é o actual treinador do Benfica. Já imaginaste o que se escreveria aqui se houvesse o serbenfiquista no tempo do Mortimore? Infelizmente as pessoas só dão o devido valor às pessoas passado muito tempo. Até aí só sabem criticar, minimizando os seus exitos.

arodrigues84

Citação de: VodkaBoy em 19 de Novembro de 2014, 15:33
Citação de: Dandy em 19 de Novembro de 2014, 13:04

Como já escrevi em tempos... Mortimore deve ter sido o único treinador do Benfica a perder três campeonatos na última jornada.

Disputados até à derradeira jornada, foram os três para o Porco.
Se em cinco anos chegou em todos eles à ultima jornada com hipoteses de ser campeao, é obvio que era um excelente treinador.
Se em cinco anos acabou dois campeonatos sem derrotas é obvio que era um excelente treinador.

JJ dos anos 80  :angel:

VitorPaneira7

Ele era criticado em pleno estádio.Não continuou após 87, erro ainda por cima por Skovhdal, nunca perdoaram o titulo de perdido em 85-86 e o 7-1, mesmo depois de ter respondido com uma dobradinha. Curiosamente também era criticado pelas campanhas europeias medianas que fazia.Concordo com o tempo Jesus será apreciado pelo que fez e como se aproximou do Porto nestes anos ajudou.Após o 7-1 até chamaram cancro ao Toni.

Mas a hegemonia já se perde quando Fernando Martins decide antes investir no fecho do 3ºanel . Foi-se correr atrás do prejuízo entre 87-91 com 2 finais e dois campeonatos e investimento forte em Mozer, Ricardo, Valdo, Thern,Magnusson e regresso de Eriksson.Contudo o  mal estava feito e depois o próprio Benfica inicia a sua autodestruição Eriksson regressa de férias em 91 e não tem nem Ricardo, Valdo ou o prometido Geraldão para lutar pela vitória na taça dos campeões europeus e liga. A equipa enfraquecida e com Rui Bento- Paulo Madeira a centrais perde para o Porto. Tenta-se novamente ir atrás do prejuizo investe-se em Helder, Mozer e Futre, o dinheiro escassa e perdemos um dos campeonatos mais roubados, dá-se o verão de 1993.
A perda da hegemonia e competitividade do Benfica deve-se a muitos factores mas não começa com Mortimore, começa quando se facilita aquele titulo de 84-85 e quando fecha-se os olhos ao que se passava dentro de campo, Fernando Martins nunca deveria ter permitido alguma proximidade com Pinto da Costa. Mas sim Mortimore também é um factor, o titulo de 85-86 que originaria a taça dos campeões de 87 foi um dos factores determinantes para a ascensão do Porto e diminuição do dominio do Benfica. A sua saída também contribuiu , com o investimento feito em 87 teria mais capacidades de ser campeão que skovhdal.Relembrar que foi o homem que teve de apostar em Dito e Edmundo para centrais e lançar Tueba, Nunes para o meio campo. Soube criar uma equipa operária à volta de Shéu, Carlos Manuel, Bento e Diamantino nessa ultima dobradinha.

KKK24

Citação de: VitorPaneira7 em 23 de Dezembro de 2014, 17:46
Ele era criticado em pleno estádio.Não continuou após 87, erro ainda por cima por Skovhdal, nunca perdoaram o titulo de perdido em 85-86 e o 7-1, mesmo depois de ter respondido com uma dobradinha. Curiosamente também era criticado pelas campanhas europeias medianas que fazia.Concordo com o tempo Jesus será apreciado pelo que fez e como se aproximou do Porto nestes anos ajudou.Após o 7-1 até chamaram cancro ao Toni.

Mas a hegemonia já se perde quando Fernando Martins decide antes investir no fecho do 3ºanel . Foi-se correr atrás do prejuízo entre 87-91 com 2 finais e dois campeonatos e investimento forte em Mozer, Ricardo, Valdo, Thern,Magnusson e regresso de Eriksson.Contudo o  mal estava feito e depois o próprio Benfica inicia a sua autodestruição Eriksson regressa de férias em 91 e não tem nem Ricardo, Valdo ou o prometido Geraldão para lutar pela vitória na taça dos campeões europeus e liga. A equipa enfraquecida e com Rui Bento- Paulo Madeira a centrais perde para o Porto. Tenta-se novamente ir atrás do prejuizo investe-se em Helder, Mozer e Futre, o dinheiro escassa e perdemos um dos campeonatos mais roubados, dá-se o verão de 1993.
A perda da hegemonia e competitividade do Benfica deve-se a muitos factores mas não começa com Mortimore, começa quando se facilita aquele titulo de 84-85 e quando fecha-se os olhos ao que se passava dentro de campo, Fernando Martins nunca deveria ter permitido alguma proximidade com Pinto da Costa. Mas sim Mortimore também é um factor, o titulo de 85-86 que originaria a taça dos campeões de 87 foi um dos factores determinantes para a ascensão do Porto e diminuição do dominio do Benfica. A sua saída também contribuiu , com o investimento feito em 87 teria mais capacidades de ser campeão que skovhdal.Relembrar que foi o homem que teve de apostar em Dito e Edmundo para centrais e lançar Tueba, Nunes para o meio campo. Soube criar uma equipa operária à volta de Shéu, Carlos Manuel, Bento e Diamantino nessa ultima dobradinha.
Grande post, é sempre bom aprender com pessoas que têm mais anos de Benfica que eu, apesar de se poder ter algumas diferenças de opinião.

VitorPaneira7

Opiniões diferentes e o mesmo amor Benfica.
O muito que sei vivi, mas também devo o que conheço ao meu pai e aos mais velhos aqui do site, o Bola7 já postou aqui muitas histórias .

Kura

Também adorei ler o post. Sou de 1990 e o que sei, dos períodos posteriores ao meu nascimento, passa pelo que leio, vejo e pesquiso. E é bom ver gente que, apesar da divergência de opinião, é flexível e capaz de ter uma discussão produtiva e enriquecedora.

E Pluribus Unum.

pcssousa

O Mortimore era para lá de criticado. As equipas eram resultadistas e o futebol praticado pouco espectacular. Ganhou o campeonato de 87 graças a uma grande união de grupo, pois o plantel não era o melhor de Portugal e porque os jogadores responderam bem ao 7-1 com uma vitória caseira contra o porto com o hat-trick do Águas. Beneficiou ainda do porto se ter focado na TCCE. Aquele título era visto a certa altura quase como um milagre e o descontentamento para com Mortimore custou a eleição a Fernando Martins.
Acerca da vitória contra o porto, grande resposta da massa adepta Benfiquista que encheu a antiga Luz.

Não posso escamotear as 4 (e não 5) taças da liga ganhas por Jesus, mas a verdade é que Mortimore não as podia ganhar.

Kura

Citação de: pcssousa em 23 de Dezembro de 2014, 19:31
O Mortimore era para lá de criticado. As equipas eram resultadistas e o futebol praticado pouco espectacular. Ganhou o campeonato de 87 graças a uma grande união de grupo, pois o plantel não era o melhor de Portugal e porque os jogadores responderam bem ao 7-1 com uma vitória caseira contra o porto com o hat-trick do Águas. Beneficiou ainda do porto se ter focado na TCCE. Aquele título era visto a certa altura quase como um milagre e o descontentamento para com Mortimore custou a eleição a Fernando Martins.
Acerca da vitória contra o porto, grande resposta da massa adepta Benfiquista que encheu a antiga Luz.

Não posso escamotear as 4 (e não 5) taças da liga ganhas por Jesus, mas a verdade é que Mortimore não as podia ganhar.

Eu referi 5 fazendo a suposição que a deste ano é ganha.

A meu ver, se o Jesus ganhar campeonato e taça da liga, parece-me pouco explicável que não seja inserido na mesma categoria do Mortimore.

pcssousa

Meu caro, nada está ganho antes de estar ganho. Há muitos, muitos, muitos anos, o Benfica de Mortimore aprendeu-o de uma forma bem dura e há ano e meio, o Benfica de Jesus recordou-o de uma forma bem amarga.

A nível de resultados, sim, tens razão. Mas a outros níveis nem por isso.

Kura

Citação de: pcssousa em 23 de Dezembro de 2014, 20:40
Meu caro, nada está ganho antes de estar ganho. Há muitos, muitos, muitos anos, o Benfica de Mortimore aprendeu-o de uma forma bem dura e há ano e meio, o Benfica de Jesus recordou-o de uma forma bem amarga.

A nível de resultados, sim, tens razão. Mas a outros níveis nem por isso.

Claro que não. E eu reforcei esse ideia há pouco no tópico do Jesus. Estava apenas a fazer uma suposição. Se os nossos desejos se concretizarem, e ganharmos o título e a Taça da Liga, o Jesus têm que ser visto com um dos 5 melhores treinadores da história do Benfica.

Para mim, e disse-o na época anterior, se temos tido a felicidade de ganhar a Liga Europa, que merecíamos, o Jesus só seria superado pelo Guttmann. Infelizmente a sorte não nos sorriu, como tu me afiançaste na altura.

VitorPaneira7

O titulo de 85-86, acho que era só ganhar ao Sporting na Luz...falhamos, depois era só ganhar ao Boavista, falhamos.....
Mas também ganhamos um titulo no ultimo minuto de um

Belenenses -Sporting golo de Martins no 1º titulo de Otto Glória em 54-55 e o mais perto que Matateu teve de ser campeão...

Uma correcção, Bento foi gr em 85-86, a equipa da dobradinha o gr era Silvino. Bento partiu a perna no mundial de 86, num treino, a jogar a avançado.....que raio de azar.

Pelo menos nestes ultimos dois factos é o que o livro 50 anos da bola diz.

pcssousa

É. Bento partiu a perna exactamente dessa forma e foi Silvino a tomar o seu lugar.
De cabeça, e sem certezas, terá sido nessa época que Neno enterrou forte e feio com o porto para a Supertaça na Luz.

VitorPaneira7

https://www.youtube.com/watch?v=g6NWRanjzlQ

Também tivemos amargos de boca nas competições europeias, especialmente este com o Praga, destaque para Platini a comentar o jogo para a Rai do nosso Benfica.
O Benfica eliminou a Sampdoria, se tivesse o mesmo sorteio do Dukla apanhava o Kiev nas meias. Será que tinhamos equipa ganhar e chegar à final?