John Mortimore

Treinador, (1934-10-17 - 2021-01-26),
Reino Unido
Equipa Principal: 5 épocas (1976-1979, 1985-1987), 208 jogos (146 vitórias, 40 empates, 22 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (2), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Manel dos Anzois

Bonito ver John Mortimore ontem em Stamford Bridge!

Saïd Old Roof

Citação de: _Benfiquista_ em 05 de Abril de 2012, 14:38
Pelo que li na wikipédia, é Presidente do Southampton:

[...]He also coached at clubs including Sunderland, Chelsea and Southampton, where, he eventually became club president.[...]
Também li isso. Só que, no site do Southampton, não vejo lá referência nenhuma ao nome dele...

ivodaniello

Citação de: Saïd Old Roof em 08 de Abril de 2012, 20:48
Citação de: _Benfiquista_ em 05 de Abril de 2012, 14:38
Pelo que li na wikipédia, é Presidente do Southampton:

[...]He also coached at clubs including Sunderland, Chelsea and Southampton, where, he eventually became club president.[...]
Também li isso. Só que, no site do Southampton, não vejo lá referência nenhuma ao nome dele...

Pelo menos em 2008/09 era o "President"

Não sei exactamente que funções tinha, mas o clube tinha no staff:

Owner
Chairman
Football Club Chairman

e só depois vem o cargo de President, mas não me parece que tivesse influência directa nos destinos do clube.
Talvez um genero de Presidente da AG, não sei mesmo...

AG

Talvez seja uma espécie de Presidente Honorário.

diableimage

Sport Lisboa e Benfica - Equipa 1977/1978

De cima para baixo e da esquerda para a direita:

John Mortimore (treinador), Rui Silva (treinador adjunto e preparador físico); Bento, José Henriques, Fidalgo, Bastos Lopes, Humberto Coelho, Eurico, Barros, Alberto, Pietra, Pereirinha, Shéu, Toni, Vítor Martins, Mário Wilson, Celso, Spencer, José Luís, Chalana, Diamantino, Cavungi, Jorge Silva e Nené.

Aloutre

Imortal, claramente! Transformou o Benfica da época

Shoky

Benfica 2-0 Belenenses | Taça de Portugal 1985/86

RedVC

Citação de: Pedro Marques em 29 de Agosto de 2012, 02:25
Sport Lisboa e Benfica - Equipa 1977/1978

De cima para baixo e da esquerda para a direita:

John Mortimore (treinador), Rui Silva (treinador adjunto e preparador físico); Bento, José Henriques, Fidalgo, Bastos Lopes, Humberto Coelho, Eurico, Barros, Alberto, Pietra, Pereirinha, Shéu, Toni, Vítor Martins, Mário Wilson, Celso, Spencer, José Luís, Chalana, Diamantino, Cavungi, Jorge Silva e Nené.

Muito talento e... muito cabelo!  :)

iKatz

Esteve hoje no estádio da luz. Entrevista as 21h na BenficaTV

Messi87

Na Benfica TV
Não perca a entrevista a John Mortimore às 21 horas

O antigo treinador inglês do Sport Lisboa e Benfica, John Mortimore, aproveitou a passagem por Portugal para visitar o Estádio da Luz.

Durante a visita, o britânico cruzou-se com o actual treinador da equipa principal de Futebol profissional, Jorge Jesus, com quem trocou algumas impressões.

Pode ver toda a entrevista a partir das 21 horas desta terça-feira na Benfica TV.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/30389/language/pt-PT/Nao-perca-a-entrevista-a-John-Mortimore-as-21-horas.aspx

pica_foices

Grande plano do treinador do Benfica, John Mortimore, na festa de homenagem aos atletas e velhas glórias do Benfica, no estádio da Luz, Lisboa em 21 de Setembro de 1985.

O novo treinador do Benfica, John Mortimore, durante o primeiro encontro com os jogadores, em Lisboa a 12 de Julho de 1985.

O treinador do Benfica, John Mortimore, na festa de homenagem aos atletas e velhas glórias do Benfica, no estádio da Luz, Lisboa em 21 de Setembro de 1985.

JackWhite

Teve uma carreira algo irregular como treinador, até com períodos longos sem treinar.
Alguém sabe explicar-me porquê?

Messi87

Inglês conquistou cinco troféus na Luz
John Mortimore e o Benfica: "Foi um dos meus melhores períodos"

O inglês treinou o Sport Lisboa e Benfica na década de 70 e de 80 e, esta terça-feira, aquando de uma visita ao novo Estádio da Luz, John Mortimore reencontrou Shéu, antigo pupilo que orientou, e não escondeu a emoção.

"Demos um grande abraço e fiquei muito sensibilizado por conhecer estas pessoas maravilhosas. Shéu foi um dos grandes jogadores, um dos melhores jogadores que um Clube pôde ter. Foi um grande jogador, e é uma grande pessoa", elevou, em declarações à Benfica TV.

Apesar dos seus 78 anos, há coisas que nunca se esquecem e o trajecto feito na Luz é uma delas. "Estou a ficar velho e, por isso, as memórias estão a ficar desvanecidas. Lembro-me de uma vez, no meu início, quando fizemos cinco jogos, perdemos dois e empatámos um, todas as pessoas começaram a vaiar-nos. Nos 25 jogos seguintes, ganhámos 22, empatámos três e assim ganhámos o Campeonato e todos ficaram felizes. Mas depois tivemos outro Campeonato, onde ganhámos 21 jogos e empatámos nove. Eu não gosto de me gabar, mas foi um dos melhores períodos para um treinador", recordou.

Nesta visita feita ao Estádio da Luz e John Mortimore partilhou a razão de tamanha alegria. "Estou muito, muito feliz. Eu venho a Portugal todos os anos, e no próximo ano venho cá duas vezes. Fazemos muitos bons amigos aqui, e isso é mais importante que tudo o resto. Tu, simplesmente fazes amigos em Portugal, e no Benfica. Isso é o que gosto mais", reconheceu.

John Mortimore venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/30396/language/pt-PT/John-Mortimore-e-o-Benfica-Foi-um-dos-meus-melhores-periodos.aspx

Messi87

Antigo treinador de Futebol do Clube
John Mortimore na Luz: "É uma honra visitar este Estádio"

O antigo treinador do Sport Lisboa e Benfica, John Mortimore, aproveitou a passagem por Lisboa para fazer uma visita ao Estádio da Luz, matar saudades e rever velhos amigos. Em declarações proferidas à Benfica TV, elogiou a Nova Catedral.

"Absolutamente magnífico. É uma grande honra visitar um Estádio como este, especialmente sendo do Benfica", começou por referir, acrescentando: "É um Estádio incrível. Eu pensei que antigamente tínhamos um grande Estádio, mas agora venho e têm um Estádio como este. E é maravilhoso que, quando venho a Lisboa e estou lá em cima no avião, conseguimos ver o Estádio lá de cima, e é tão lindo. É um Estádio magnífico, e é um grande marco do Benfica."

Apesar de não ser fácil, John Mortimore faz questão de ir acompanhando o que se vai passando com o actual Benfica. "Tem sido bastante difícil acompanhar o percurso actual do Benfica. Tenho acesso à generalidade e tento acompanhar ao máximo os resultados do Clube através dos jornais em Inglaterra. Mas não o faço sempre, infelizmente. Às vezes tenho de telefonar a algum amigo que viva em Portugal para saber os resultados", admitiu.

O eclectismo é uma bandeira do Sport Lisboa e Benfica, mas a realidade britânica é distinta do que se passa em Portugal. "O Benfica é um Clube com muitos adeptos. É um Clube multidesportivo, enquanto o Chelsea é exclusivamente um clube de Futebol. A verdade é que em Portugal os clubes estão envolvidos em bastantes modalidades. Por exemplo, chegam a ter 20 modalidades. Em Inglaterra isso já não acontece. O clube tem no máximo uma ou duas modalidades. Os clubes em Inglaterra são sobretudo de Futebol. E os outros são especializados na modalidade em que ganharam títulos", assumiu.

As várias competições...
A Final da Liga Europa ficou marcada pela presença do Chelsea e do Benfica, dois clubes que não deixam o inglês indiferente. "Foi gratificante ver duas equipas tão importantes na minha vida a defrontarem-se. Ao mesmo tempo, foi difícil escolher quem queria que ganhasse. Estive durante dez anos no Chelsea e é um grande clube. Quanto ao Benfica, é um Clube com uma maior dimensão e tem umas infra-estruturas superiores", analisou.

A Final da Liga dos Campeões de 2013/14 será no Estádio da Luz e o inglês gostaria de reeditar a Final da Liga Europa na prova "Milionária". "Seria extraordinário, uma Final entre o Benfica e o Chelsea. É possível que estejamos cá para assistir. Seria uma coisa árdua, mas que esperemos que se venha a concretizar. Não tenho a certeza quais são os outros adversários, estou um bocado enferrujado. Mas esperemos que o Benfica esteja nessa Final. Era extraordinário, nomeadamente diante do seu público. Dava vitória na certa", garantiu.

John Mortimore foi treinador do Benfica em dois períodos, nos anos 70 e nos anos 80. Anos mais tarde ainda está familiarizado com o Campeonato Nacional. "Eu sei que é sempre uma batalha que temos, tem sido assim. Há outros clubes, mas o Benfica está lá sempre. É um dos clubes de topo. Sei que há o V. Guimarães, o FC Porto, o Sporting e o Benfica, e depois há mais outros dois que se destacam, mas a competição é sempre até ao fim. E isso é bom para todos", frisou.

John Mortimore treinou a equipa principal do Sport Lisboa e Benfica de 1976/77 e 1978/79, regressando ao comando técnico dos "encarnados" em 1985/86 e 1986/87.

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/30395/language/pt-PT/John-Mortimore-na-Luz-E-uma-honra-visitar-este-Estadio.aspx

Tsoukalos