Neno

Guarda-redes, (1962-01-27 - 2021-06-10),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1985-1987, 1990-1995), 136 jogos (11728 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (3), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Croissant

Era um guarda-redes de grandes reflexos e muito corajoso no 1 para 1. E ainda me lembro dele ter defendido uns penaltis importantes.

Os cruzamentos é que coiso, mas nesses tempos o treino específico de guarda-redes nada tem a ver com o que é feito hoje em dia.

FaithNoMore

Citação de: Croissant em 17 de Junho de 2021, 14:41
Era um guarda-redes de grandes reflexos e muito corajoso no 1 para 1. E ainda me lembro dele ter defendido uns penaltis importantes.

Os cruzamentos é que coiso, mas nesses tempos o treino específico de guarda-redes nada tem a ver com o que é feito hoje em dia.

O Neno tinha inicialmente o Eusébio a treinador de guarda redes,depois passou a ser o Bento e no último ano no Benfica teve o Lucien Huth que veio com o Preud'Homme.

Croissant

Citação de: FaithNoMore em 17 de Junho de 2021, 14:50

O Neno tinha inicialmente o Eusébio a treinador de guarda redes,depois passou a ser o Bento e no último ano no Benfica teve o Lucien Huth que veio com o Preud'Homme.

Provavelmente bons treinadores para a altura, mas a metodologia melhorou muito. Aliás, se vires vídeos de jogos dos anos 80/90, grandes guarda-redes dessas décadas tinham um posicionamento com muitas falhas.
Eu quando vejo jogos do Bento, e sei bem o monstro que ele foi na baliza, mas o posicionamento dele em muitos lances principalmente onde se tem de defender o 1º poste.
Penso que só mesmo a escola alemã estava mais à frente nesse aspecto.

Tiago Fella

LIGA HOMENAGEOU NENO COM PRÉMIO

A gala do sorteio da Liga ficou marcada por uma homenagem sentida a Neno. O antigo internacional português faleceu a 10 de junho de 2021, com 59 anos.

De forma a recordar Neno, a Liga decidiu nomear o prémio fair-play com o nome do guardião que teve passagens por Benfica e Vitória de Guimarães.

Moreirense (Liga) e Covilhã (Liga 2) tornaram-se assim nas duas primeiras equipas a vencerem o prémio Neno. Luis Díaz (FC Porto) e Ivo Gonçalves (Vizela) venceram em termos individuais.

https://www.abola.pt/nnh/2021-07-08/liga-liga-homenageou-neno-com-premio/897227

https://tvi24.iol.pt/moreirense/sp-covilha/neno-da-nome-ao-premio-fair-play-da-liga

O0

Trapattoni

Brutal a homenagem do Bataguas ao Menos.

Pancho Lopes 67

O Neno era do pior que vi a sair-se a cruzamentos, mas os guarda-redes no geral nessa altura eram bem melhores que os de hoje em dia a saírem-se a cruzamentos, hoje a maioria tem medo de ir para a confusão.

Darkboy

Completaria hoje 60 anos.

Eduardo Gomes

Para sempre na nossa memória! 🤍

Notguilty

Eduardo Gomes

@PR_LX_1904

Sven-Goran Eriksson 🇸🇪
Neno 🇨🇻/🇵🇹

Sr. Coluna

Grande Neno. Não era, nunca foi, o melhor guarda redes da história. Mas foi um personagem brilhante da centenária história do Glorioso.
Paz eterna à sua alma.