A queda da formação - Coordenador Prospecção em part-time? Escolha de Rui Costa

Corrosivo

Portugal tem 2 coisas:

- é um viveiro enorme de talento futebolistico
- é pobre economicamente e os seus clubes nunca serão capazes de competir financeiramente com o topo da Europa.

Logo vir para aqui dizer que a formação não deve ser uma parte fundamental da estratégia do Benfica é ser irracional. Como nunca conseguiremos contratar craques que estejam na sua máxima plenitude a melhor solução é descobri-los e criá-los dentro da estrutura do clube

Becken

Citação de: Corrosivo em 06 de Outubro de 2008, 17:37
Portugal tem 2 coisas:

- é pobre economicamente e os seus clubes nunca serão capazes de competir financeiramente com o topo da Europa.

Logo vir para aqui dizer que a formação não deve ser uma parte fundamental da estratégia do Benfica é ser irracional. Como nunca conseguiremos contratar craques que estejam na sua máxima plenitude a melhor solução é descobri-los e criá-los dentro da estrutura do clube

E eu assino por baixo  :)  O0

lonstrup

Citação de: LuigiSLB83 em 06 de Outubro de 2008, 17:29
Importante, é combater essa ideia que alguns ainda têm, que é a de um clube que aposta em jogadores da formação, não é candidato a ganhar competições importantes.

Está mais do que provado que é mentira.

Depende do que se entende por aposta na formação, e acho que aí é que radica o equivoco.

Uma equipa que todas as épocas faz subir jogadores dos juniores para os seniores dificilmente será candidato a vencer grandes competições.

Uma equipa que utiliza a formação para colmatar insuficiências no plantel (3ªopções etc) pode ser candidata ao titulo.

A questão é que a qualidade é que diz se uma equipa é candidata ou não ao titulo.

Corrosivo

eu ainda me recordo de ver o Ajax a ganhar a Champions League com uma equipa que vinha quase toda da sua formação

lonstrup

Portugal tem 2 coisas:

- Portugal e muitos dos paises europeus são viveiros de talento futebolistico. Temos de desmistificar esse mito que somos predestinados pro futebol.
- se somos pobres economicamente os nossos alvos de mercado não podem ser como é óbvio os dos grandes clubes.

Apostar na formação? Sim, claro. Nunca devemos descurar. Mas não podemos esquecer que a formação de jogadores também pode ser visto como um mercado, e nesse mercado global estamos atrás de por exemplo Holanda, Espanha, Argentina e Brasil. Trata-se de competência, e vamos apostar as nossas fichas todas numa coisa que nem sequer somos os melhores?

lonstrup

Citação de: Corrosivo em 06 de Outubro de 2008, 17:40
eu ainda me recordo de ver o Ajax a ganhar a Champions League com uma equipa que vinha quase toda da sua formação

Taça UEFA e Champions League, com um grande treinador ao leme - Louis Van Gaal.

Mas essas conquistas aconteceram exactamente antes da Lei Bosman. E desde aí o Ajax ainda tentou arranjar bons jogadores, mas não conseguiu manter o ritmo.

Becken

O benfica nao tem de ligar as "estatisticas".....quanto mais se apostar na formaçao, melhor resultados teremos....tanto a nivel desportivo como financeiro...disso nao tenho duvidas nenhumas....Se o jogador for realmente bom e o benfica fixar um preço, alguem vira busca lo, disso tenho a certeza!

Corrosivo

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:45
Portugal tem 2 coisas:

- Portugal e muitos dos paises europeus são viveiros de talento futebolistico. Temos de desmistificar esse mito que somos predestinados pro futebol.
- se somos pobres economicamente os nossos alvos de mercado não podem ser como é óbvio os dos grandes clubes.

Apostar na formação? Sim, claro. Nunca devemos descurar. Mas não podemos esquecer que a formação de jogadores também pode ser visto como um mercado, e nesse mercado global estamos atrás de por exemplo Holanda, Espanha, Argentina e Brasil. Trata-se de competência, e vamos apostar as nossas fichas todas numa coisa que nem sequer somos os melhores?

eu não disse por as fichas todas. Eu disse é que a formaçao tem que ser uma parte fundamental da estratégia do nosso clube e reafirmo o que disse

Golden

Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 17:48
O benfica nao tem de ligar as "estatisticas".....quanto mais se apostar na formaçao, melhor resultados teremos....tanto a nivel desportivo como financeiro...disso nao tenho duvidas nenhumas....Se o jogador for realmente bom e o benfica fixar um preço, alguem vira busca lo, disso tenho a certeza!

ja é a segunda vez q hj concordo ctg ;D

é sinal de que o Benfica vai ganhar

Becken

Citação de: GoldenBoy em 06 de Outubro de 2008, 17:49

Entao manda me uma lista de cenas com que concordes! ;D

lonstrup

Mas a aposta na formação tem de ser na qualidade, não pode ser apostas só para a fotografia.

Mas uma aposta no sentido de fazer sentir ao jogador que nós o queremos cá para muitos anos, e não como uma qualquer aplicação financeira.

Uma boa aposta na formação também se faz de alguns O'Shea ou Fletcher.

LuigiSLB83

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:39
Citação de: LuigiSLB83 em 06 de Outubro de 2008, 17:29
Importante, é combater essa ideia que alguns ainda têm, que é a de um clube que aposta em jogadores da formação, não é candidato a ganhar competições importantes.

Está mais do que provado que é mentira.

Depende do que se entende por aposta na formação, e acho que aí é que radica o equivoco.

Uma equipa que todas as épocas faz subir jogadores dos juniores para os seniores dificilmente será candidato a vencer grandes competições.

Uma equipa que utiliza a formação para colmatar insuficiências no plantel (3ªopções etc) pode ser candidata ao titulo.

A questão é que a qualidade é que diz se uma equipa é candidata ou não ao titulo.

Quando falo em apostar na formação, talvez não seja o termo mais correcto a utilizar. Aquilo que eu quis dizer, é que as equipas para chegarem ao sucesso, podem faze-lo com jogadores provenientes das camadas jovens.

Vejo-te insistir muito na quantidade. um clube, não precisa de formar jogadores todos os anos. Precisa isso sim, de os ter no plantel e que sejam úteis.

Eu não me importo que o Ruben Lima ou o Romeu Ribeiro, andem mais 2/3 anos a rodar, desde que eles de facto singrem no Benfica, pouco me importa se isso leva 1,2 ou 3 anos. Aquilo com que devemos ficar preocupados, é quando pura e simplesmente, eles não aparecem.

Golden

Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 17:50
Citação de: GoldenBoy em 06 de Outubro de 2008, 17:49

Entao manda me uma lista de cenas com que concordes! ;D

basta uma: o benfica é o maior clube portugues :yeh:

:drunk:

qt à formaçao... inevitavelmente no futuro as coisas serao bem melhores, dado q é mt difícil fazer pior que na ultima decada.

A equipa de juniores por exemplo está recheada de bons jogadores, e pelo menos dois são craques: nelson oliveira e lassana camara, e ainda há outros por aí

Becken

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:51
Mas a aposta na formação tem de ser na qualidade, não pode ser apostas só para a fotografia.

Mas uma aposta no sentido de fazer sentir ao jogador que nós o queremos cá para muitos anos, e não como uma qualquer aplicação financeira.

Uma boa aposta na formação também se faz de alguns O'Shea ou Fletcher.

Claro Lonstrup, nao pode sair tudo bom, mas ha que aproveitar o que sai.........quem nao servir, ou e vendido mas sem desonrar o jogador, ou acaba por rescindir! :ashamed:

lonstrup

Citação de: Corrosivo em 06 de Outubro de 2008, 17:48
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:45
Portugal tem 2 coisas:

eu não disse por as fichas todas. Eu disse é que a formaçao tem que ser uma parte fundamental da estratégia do nosso clube e reafirmo o que disse

Será fundamental, mas será fundamental também ter uma prospecção muito boa por esse mundo fora.
Como temos menos dinheiro que os outros, temos de manter todas as vias possiveis de adquirir bons jogadores bem abertas.

Agora, temos de perceber que apesar de estar em Portugal o Benfica é um clube de condição diferente à de outros clubes portugueses.