A queda da formação - Coordenador Prospecção em part-time? Escolha de Rui Costa

Golden

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:51
Mas a aposta na formação tem de ser na qualidade, não pode ser apostas só para a fotografia.

Mas uma aposta no sentido de fazer sentir ao jogador que nós o queremos cá para muitos anos, e não como uma qualquer aplicação financeira.

Uma boa aposta na formação também se faz de alguns O'Shea ou Fletcher.

sem duvida. uma equipa tem q ter operarios e nao apenas artistas. Veja-se o ruben amorim por exemplo

Becken

GoldenBoy, isso nao da para a epoca toda pah! ;D

Lonstrup, bosn jogadores para a equipa nao e sinonimo de craques, bons jogadores e subjectivo....

lonstrup

Citação de: LuigiSLB83 em 06 de Outubro de 2008, 17:53
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:39
Citação de: LuigiSLB83 em 06 de Outubro de 2008, 17:29
Importante, é combater essa ideia que alguns ainda têm, que é a de um clube que aposta em jogadores da formação, não é candidato a ganhar competições importantes.

Está mais do que provado que é mentira.

Depende do que se entende por aposta na formação, e acho que aí é que radica o equivoco.

Uma equipa que todas as épocas faz subir jogadores dos juniores para os seniores dificilmente será candidato a vencer grandes competições.

Uma equipa que utiliza a formação para colmatar insuficiências no plantel (3ªopções etc) pode ser candidata ao titulo.

A questão é que a qualidade é que diz se uma equipa é candidata ou não ao titulo.

Quando falo em apostar na formação, talvez não seja o termo mais correcto a utilizar. Aquilo que eu quis dizer, é que as equipas para chegarem ao sucesso, podem faze-lo com jogadores provenientes das camadas jovens.

Vejo-te insistir muito na quantidade. um clube, não precisa de formar jogadores todos os anos. Precisa isso sim, de os ter no plantel e que sejam úteis.

Eu não me importo que o Ruben Lima ou o Romeu Ribeiro, andem mais 2/3 anos a rodar, desde que eles de facto singrem no Benfica, pouco me importa se isso leva 1,2 ou 3 anos. Aquilo com que devemos ficar preocupados, é quando pura e simplesmente, eles não aparecem.

Sim percebo isso.

Por exemplo a nossa formação tinha sido util se nos tivesse dado um extremo direito nos ultimos anos, mas aparentemente não têm aparecido de qualidade.

(o Jeremic acho que fazia a posição mas teve grave lesão)

Tackle

O Sport Lisboa e Benfica, com estes ou outros responsáveis, deve forçosamente adoptar a via da formação. Já assim o deveria ser de há uns tempos para cá e hoje em dia é premente que o caminho, a vertente tenha que passar pela formação. Não a formação ao pacote, nem mediante as fornadas, porque há boas e menos boas, mas sim uma estruturação lógica e ordenada. Devemos ser formadores e, pelo menos, em cada dois anos vender um talento para mercado externo. Não só porque ao vendermos equilibramos as nossas contas sem recorrer a financiamento bancário como, também, da venda resulta de forma faseada o pagamento ou amortização do nosso centro de estágio. Vendemos um atleta em cada dois anos se o conseguirmos, começamos a projectar-nos como entidade formadora e abrimos porta à entrada cíclica de novos talentos vindos dos juniores. Bem ou mal teremos sempre aqui as vertentes financeira, projecção e desportiva associadas.
O que acontece é que actualmente não temos essa propensão ou objectivo imediato embora a "formação área nobre" faça capas de jornais e notícias de tempos a tempos em inaugurações de casas ou banquetes para discursos ocasionais que os maiores académicos do futebol, que somos nós users deste espaço, entendemos que está desfasado da realidade. A linha deveria ser a que enunciei anteriormente. Formar, rentabilizar, escoar e assim dar seguimento consoante a qualidade dos atletas que forem surgidos. Independentemente de nomes ou pessoas que possam povoar a estrutura interna. Tem que haver definição de objectivos a este nível no topo da hierarquia. Seja Vieira, seja Costa, seja Bagão, seja Seara, seja quem for. O objectivo máximo é dar prioridade à formação para invertermos a tendência natural que daqui para a frente se regista. Se apostarmos forte teremos sucesso pois somos o principal clube do país.
Tem que haver uma política única de acção. Deveríamos ter um clube satélite, pelo menos um, em todos distritos como forma de podermos colocar jovens talentos em idade escolar ligados a esses mesmos clubes não deixando de termos a prioridade sobre eles. Há que descentralizar captações por distritos pois talvez não faça muito sentido miudos do Algarve, Alentejo ou até mesmo de Leiria para baixo virem constantemente ao sintético da Luz ou ao Seixal. Nós se queremos temos que ir lá à procura, etc, etc...por aí fora. Este espaço é público e não adianta mencionar aqui ideias já enviadas a quem de direito.
Mais do que os nomes, pois ninguém conhecia o Bruno quando ele iniciou no Benfica o seu excelente trabalho, há que dar ênfase real ao que se pretende. Aumentar fortemente orçamentos específicos e dar mostras de que se está atento ao trabalho feito com exigência permanente. Os treinadores bons ou maus só devem treinar. No final serão avaliados. Se queremos os melhores jogadores, também devemos ter os melhores treinadores e nesse aspecto temos que ser inteligentes e jogar de maneira diferente com as Associações distritais onde outros se mexem muito bem. Se estamos no Seixal, distrito de Setúbal, e perto de Lisboa, só temos que estreitar relacionamento com estas duas associações, duas das mais importantes.
Haveria muito mais mas construtivamente creio que é assim que devemos agir. Tentar apontar soluçõe. Mais do que os nomes, são as politicas de exigência de devem fazer a diferença. SLB sempre ou SLB ... até um dia.

Becken

brigadeiro

Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 18:04
Rui Silva e extremo esquerdo ou Direito, Andre?  :huh:
por aquilo que eu vi dele no ano passado pode fazer os dois flancos ,mas o seu pé é o direito

lonstrup

Essa parte do vender jogadores, e a visão mais economicista do assunto, discordo um bocado.

Agora se mantivermos os melhores e vendermos os outros que forem aparecendo, mesmo que seja por baixas quantias, acho mais rentavel. Para mim esses jogadores devem brilhar no Benfica, e o Benfica que pague bem a quem merece receber bem.

Becken

Citação de: brigadeiro em 06 de Outubro de 2008, 18:11
Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 18:04
Rui Silva e extremo esquerdo ou Direito, Andre?  :huh:
por aquilo que eu vi dele no ano passado pode fazer os dois flancos ,mas o seu pé é o direito

Obrgd, so nao sabia o pé dele.... :)

Becken

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 18:12
Essa parte do vender jogadores, e a visão mais economicista do assunto, discordo um bocado.

Agora se mantivermos os melhores e vendermos os outros que forem aparecendo, mesmo que seja por baixas quantias, acho mais rentavel. Para mim esses jogadores devem brilhar no Benfica, e o Benfica que pague bem a quem merece receber bem.

Tb eu, mas temos de ver um pouco assim lostrup :( !

Exacto, vende quem nao tiver lugar na equipa...nao gosto de pensar assim mas e a realidade....e sim, pagar a quem merece receber! estamos de acordo portanto!

lonstrup

Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 18:15

Exacto, vende quem nao tiver lugar na equipa...nao gosto de pensar assim mas e a realidade....e sim, pagar a quem merece receber! estamos de acordo portanto!

Pegando no exemplo do Real, o ideial era mantermos os Raul's e vender os Pavon's e De la Red's.

Pode não ser tão vistoso, os numeros tão gordos, mas estamos a financiar, a lançar produto no mercado, e ficamos com o produto que faz melhor promoção.  :coolsmiley:

Corrosivo

se já agora conseguissemos ficar com um De La Red eu não me importava

Francescoli

Becken

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 18:18
Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 18:15

Pegando no exemplo do Real, o ideial era mantermos os Raul's e vender os Pavon's e De la Red's.

Pode não ser tão vistoso, os numeros tão gordos, mas estamos a financiar, a lançar produto no mercado, e ficamos com o produto que faz melhor promoção.  :coolsmiley:

E assim mesmo...mas no caso do De La Red, nao cometiamos o erro do real! O0 :tonge:

lonstrup

Citação de: Corrosivo em 06 de Outubro de 2008, 18:19
se já agora conseguissemos ficar com um De La Red eu não me importava

Mas pronto, dá para perceber o que eu quis dizer.

Sei lá, no exemplo dos lagartos, vender Velosos para ficar com Moutinhos, vender Paim's para ficar com Nanis etc.