Silvino

Guarda-redes, 65 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1984-1985, 1986-1994), 262 jogos (20042 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

SousaLB

Estive a ler a entrevista completa.

Não o sabia tão benfiquista... E Vieirista também, mas enfim.

zappendrix

Silvino, duas vezes finalista da Taça dos Campeões Europeus/Champions League pelo Benfica (capitão na segunda final).

Não é para todos.

É um grande Benfiquista, com quem com ele lida sabe do seu enorme benfiquismo.

KunAguero16

Não seria boa aquisição para a nossa equipa de treinador de grs?

afcs1904

Citação de: KunAguero16 em 16 de Novembro de 2020, 13:07
Não seria boa aquisição para a nossa equipa de treinador de grs?

A partir do momento que é benfiquista acho que nao é opção sequer  :tomates:

Miguel23xxx

Viveu muita gloria...

bruno cardoso

Museu Benfica - Cosme Damião
@museubenfica
·
49 min
Parabéns, Silvino! 🎉 Pelo
@slbenfica
 o atleta conquistou 4 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça, em 9 épocas. 🔴⚪️


RedHead

O meu primeiro jogo no estádio da luz como adepto foi na época 92-93(a do Futre)17 de Abril.Benfica 0-0 Porcos,aquilo foi um festival de cartões amarelos,lembro da equipa ...Silvino,Veloso,Mozer,Hélder e Schwarz,Paulo Sousa,Rui Costa,Pacheco e Futre(jogámos com dois esquerdinos e o Paneira no banco),Iuran e Isaías...o Silvino com a bola na mão a chutar longo chegava ao meio campo,com aquela falta de técnica que até ter pinha todo corcunda a chutar e pontapés de baliza era o Mozer que batía!Como guarda redes foi medianinho tipo Menor,era iguais.Como treinador de guarda redes é de lhe se tirar o chapéu!Presilhas,Toldo,Júlio César,Cech,Lloris(não tenho a certeza) e mais uns quantos....

fdpdc666

ENTREVISTA A BOLA «Ninguém imagina o que passei após o PSV-Benfica de 1988...»
MADRID - Em plena forma e com um aspeto jovial quase impróprio dos seus 65 anos, Silvino Louro, antigo guarda-redes, campeão pelo Benfica e pelo FC Porto, vive feliz em Madrid, onde teve a amabilidade de conceder esta entrevista, em que fala do passado e dos seus projetos.




Spoiler
-Quando os miúdos jogavam à bola na rua, o mais baixo, o mais gordinho ou o que tinha menos jeito era o que ia para a baliza. Sucedeu o mesmo consigo?

- Comigo foi porque era o mais alto. Já tinha uma certa vocação e queria mesmo ser guarda-redes. Era o maior de todos, media 1,78 m e calçava 44. Na escola tinha de escolher entre o futebol, o andebol e a natação, porque também nadava bem e porque fui criado na lama e tinha a praia ao lado da casa. Elegi o andebol e daí passei para os iniciados de futebol do Vitória de Setúbal, mas não podia jogar porque a idade mínima era os 14 anos e eu só tinha 13. Então entrava em torneios populares. As equipas eram de jogadores muito mais velhos que eu, mas todas queriam que eu fosse o seu guarda-redes. Lá fui seguindo o meu caminho no Vitória até que, aos 18 anos, me estreei na primeira equipa. Depois do Vítor Damas fui o primeiro a jogar com essa idade na primeira divisão. O treinador era o Carlos Cardoso que tinha substituído o Fernando Vaz no Verão, antes de começar o campeonato. Fomos a Almería disputar um torneio, perdemos os dois jogos e depois passámos por Cádiz para participar no torneio Ramón Carranza. Na semana seguinte fomos a Roma jogar no estádio Olímpico. Perdemos, mas fiz um grande jogo e o Mário Macedo, jornalista de A BOLA que estava lá, escreveu em título 'Atenção a este guarda redes de 18 anos'. Logo a seguir começou o campeonato e no primeiro jogo perdemos contra o FC Porto [0-1], depois jogámos contra o Sporting [1-2] e no terceiro consegui a minha primeira vitória. Ganhámos 2-1 ao Benfica [10 de setembro de 1978], o Narciso e o Vitor Madeira fizeram os nossos golos e quem me marcou o golo do Benfica foi o meu grande amigo Pietra [lágrimas nos olhos].

-De Vitória para Vitória, de Setúbal para Guimarães...

- Eu tinha assinado contrato com o Benfica e tinha de fazer a tropa. O então presidente Ferreira Queimado e o diretor do futebol Romão Martins prometeram-me que me livrariam. Não o conseguiram e fui para Guimarães, estive lá duas épocas [1982/1983 e 1983/1984] e então, com 25 anos, sim, fui para o Benfica. Porém, estava lá o Bento, que era um guarda redes extraordinário. E, estando ele, eu não tinha hipótese de jogar. Fui um ano cedido para o Desportivo das Aves e regressei ao Benfica. O Bento partira a perna no México e os guarda-redes passámos a ser eu, o José Manuel Delgado e o Nando. Depois de dez anos no Benfica regressei a Setúbal, mas coisas não me correram bem. Tive vários treinadores e o último foi o pai do Mourinho. No final da temporada, o Pinto da Costa foi lá para me contratar para o FC Porto, onde estive dois anos. Tinha decidido acabar lá a minha carreira quando apareceu o Salgueiros. O treinador era o Carlos Manuel e ofereceram-me um contrato por duas épocas. Porém, só joguei uma, pois já tinha 39 anos e as lesões tardavam mais em curar-se, a recuperação dos treinos mais fortes demorava mais, a velocidade já não era a mesma, mas, mesmo assim, dois meses depois de ter decidido que não queria jogar mais, fui chamado para alinhar com a seleção no famoso jogo contra a Alemanha e que empatámos com o Rui Costa a ser expulso.

-De todos os clubes por onde passou, qual foi o que lhe ficou no coração?

- O Vitória de Setúbal, pois é o clube da minha terra e foi lá onde me fiz homem, me formei para o desporto e onde me deram as condições para poder ver realizado o meu sonho de criança. Também foi lá onde mais feliz me senti a jogar à bola, embora tenha havido uma pessoa que não se portou de forma correta comigo, mas não merece a pena falar nisso. O Vitoria sempre será o clube do meu coração, esteja em que divisão estiver. Nos outros pelos quais passei, Guimarães, Benfica, Aves, FC Porto e Salgueiros, sempre dei o meu melhor e todos me trataram bem e deles guardo muito boas recordações. 

-Como se fez treinador de guarda redes?

-Recordo de, em 1990, ter dado uma entrevista em que dizia que o meu grande desejo era o de criar uma escola de formação de guarda-redes. Numa outra afirmei que se iria assistir a uma grande transformação na forma de atuar dos guarda-redes, que iria parecer-se muito aos do andebol e isso é o que está a suceder. Tive a sorte de começar num clube da primeira divisão, o Salgueiros, com o que estava previsto. Após o primeiro ano, no segundo haveria três possibilidades: continuar a jogar, ser o terceiro guarda-redes ou ser treinador de guarda-redes. Achei que era melhor optar por estas duas últimas. Antes que as pessoas começassem a dizer que era hora de dar lugar aos novos, eu próprio decidi deixar de ser jogador e sair pela porta grande. O Pinto da Costa foi-me outra vez buscar desta vez para trabalhar com o Fernando Santos a treinador. Também estive com o Octávio até que chegou o José Mourinho. Depois de cinco anos no FC Porto e de termos ganho a Taça UEFA e a Champions, fui com ele para a carreira internacional.

-Que perfil deve ter um treinador de guarda-redes?

-É evidente que a maior parte dos treinadores de guarda-redes jogaram nessa posição e isso deve ser por alguma razão. Temos uma experiência que quem não foi guarda-redes não possui, o que nos permite trabalhar sabendo quais são os objetivos e encarar situações que outros terão mais dificuldade em entender. Isto não quer dizer que eles não tenham direito a fazer esse trabalho, mas têm de ter a sensibilidade suficiente para compreender o que significa defender uma baliza. Cada um é livre de escolher o seu modo de vida e eu quis ser treinador e em boa hora tomei essa decisão.

-A experiência é, então, muito importante?

-Claro que sim. Eu, por exemplo, fui o guarda-redes na final que, em 1988, o Benfica disputou contra o PSV e que perdemos nos penáltis. Ninguém pode imaginar aquilo que eu passei, ao longo dos anos, a pensar nesse PSV-Benfica. Estava nas minhas mãos que pudéssemos conquistar o título, mas não consegui defender nenhum e a minha dor é a de não ter podido dar aos adeptos a alegria que mereciam. Depois de tanto tempo tenho tentado falar do que sucedeu em termos de jogo e de treino, mas, por mais esforço que faça, tudo isso me vem à lembrança. Por tudo isso, posso imaginar o que o Diogo Costa tenha sofrido depois do jogo com o Arsenal.

-Tem um sentimento de culpa?

-Não, isso não. Ao fim e ao cabo jogámos 120 minutos sem sofrer nenhum golo. No primeiro penálti, marcado pelo Ronald Koeman, não consegui lá chegar; no segundo, apontado pelo Kieft, ainda cheguei a tocar na bola e os outros foram umas bojardas impossíveis de defender. Defendi muitos penáltis na minha carreira. O último deles dias antes da final, num jogo contra o Guimarães. Mas nesse jogo, que era tão importante, não foi possível, com a agravante de que o Veloso tenha falhado. Ele que, no treino que fizemos antes, tinha sido o único a acertar em todos.

Silvino tornou-se muçulmano: «Sou um pouco como o Muhammad Ali...»
Silvino casou-se com uma muçulmana, aderiu à religião da esposa e diz que não sente qualquer problema em cumprir o Ramadão.




-Como foi a sua passagem pelo Real Madrid?

-Estar num clube como este é um sonho que qualquer profissional gostaria de ver realizado, eu tive essa sorte, ganhámos um campeonato batendo todos os recordes de golos marcados e quando o Barcelona estava no top dos tops, chegámos em três anos seguidos às meias finais das Champions, a primeira contra o Barcelona, a segunda o Dortmund e na terceira contra o Bayern que perdemos nos penáltis que parece que me perseguem, os três grandes especialistas que então tínhamos, o Cristiano, o Kaká e o Sérgio Ramos, chutaram para fora e de nada valeram as duas defesas do Casillas.

-Era o Iker um bom guarda redes?

-Foi um dos grandes, mas poderia ter sido ainda melhor se tivesse trabalhado mais alguns aspetos, era muito rápido, mas tinha algumas dificuldades nos cruzamentos e nisso insisti muito com ele. Creio que se agora lhe perguntássemos ele reconheceria que tenho razão, mas, de qualquer forma, ter sido seu treinador foi um autêntico privilégio.

-Constou, na altura, que o Silvino e o Casillas estiveram um tempo sem se falarem...

-Pura mentira, isso foi uma notícia dada por um jornalista, mas sem qualquer fundamento, trabalhávamos todos os dias e era impossível que não nos falássemos, quando ele estava no Porto e teve o problema de saúde, telefonei para o Dr. Puga para me interessar pelo seu estado e para lhe pedir que lhe transmitisse os meus votos de boas melhoras. Há muito tempo que não o vejo, mas se nos encontrarmos, de certeza que nos damos um abraço.

-Também se dizia que o Silvino era o "bufo" do Mourinho, o que lhe contava o que sucedia no balneário...

-Outra mentira que não vale sequer a pena comentar, o Mourinho não precisava de nenhum confidente, ele sabia tudo, estava lá a todas as horas e isso permitia-lhe estar muito bem informado sobre o que passava à volta da equipa, dentro e fora do balneário.

-Qual vai ser o seu futuro?

-Sinto-me bem e espero poder treinar dois ou três anos mais, se não estivesse em condições era eu o primeiro a dizer que até aqui tinha chegado, já me surgiram oportunidades, mas nenhuma suficiente atrativa para a querer aceitar. Trabalhar em Portugal? É uma opção, tudo depende do projeto.

- Diversos guarda-redes portugueses passaram pelo futebol espanhol. Quais o marcaram mais?

- Vítor Baía e Vítor Damas foram os maiores. Ao Damas unia-me uma amizade especial e até tenho uma camisola que ele usou numa final da Taça que o Sporting ganhou. Quando nos encontrávamos, estávamos horas e horas a falar de futebol. Lembro-me dum almoço em Setúbal que começou às duas e acabou às oito. No Sporting-Benfica dos 7-1, ele defendia a baliza do Sporting e eu a do Benfica e, no final, veio ter comigo para dar-me um abraço e dizer-me que continuasse assim, que estava a fazer as coisas muito bem. Era grande jogador e excelente pessoa. Também outros passaram por Espanha, como o Nuno Espirito Santo e o Beto; agora estão o Rui Silva, o Luís Maximiano e o André Ferreira, mas o primeiro de todos foi o Carlos Gomes. Logicamente, não o vi jogar, mas sei o grande papel que ele desempenhou no futebol. Aliás, todos dignificaram e estão a dignificar o nosso pais e o nosso futebol.

- Esta entrevista foi toda feita sem que Silvino Louro bebesse um golo de nada. Alguma razão especial?

- Sim. Foi pela minha mulher do meu segundo casamento. Ela é muçulmana, filha de mãe espanhola e de pai sírio. Conhecemo-nos em Madrid e a família recebeu-me de braços abertos. Eu era católico, mas quase nada praticante. Tenho o maior respeito pelas duas religiões e não vou às mesquitas porque não sei rezar. O Ramadão não é para mim qualquer problema. Às vezes, fora do período obrigatório, também o faço. No fundo, o mais importante é ser feliz e é isso o que sinto quando estou com a minha nova família ou quando estou com os meus netos e jogo à bola com o mais velho. Sou um pouco como o Muhammad Ali. Vi há pouco um filme sobre a vida dele e impressionou-me tudo o que ele passou. Sinto-me quase na mesma situação que ele em termos da decisão que tomei. Pode haver gente que não compreenda, mas estou orgulhoso e feliz de a ter tomado.»

«Custou-me sair da equipa de Mourinho...»
Silvino Louro foi treinador de guarda-redes das equipas técnicas de José Mourinho até final de 2018. Depois a dupla separou-se. O nosso entrevistado explica porquê.




- Foi opção dele. Quando foi para o Tottenham decidiu levar com ele outro treinador de guarda-redes. Claro que me custou, mas é preciso estar preparado para tudo o que possa surgir na vida. Foram 18 anos juntos e só tenho a dizer bem desse tempo em que trabalhámos lado a lado. Não vale a pena especular nem falar mais do assunto, pois o que ficou na minha cabeça foi o que ele e eu ganhámos juntos, foram tempos muito bonitos. Entre nós não sucedeu absolutamente nada, é tudo água cristalina, ele achou que essa era a decisão correta, ele é livre de fazer o que achar mais conveniente, entendeu que devia ser assim e eu só tenho que aceitar.

- Como é José Mourinho como treinador?

- É um mestre que vai muito à frente de tudo e de todos. Não foi em qualquer sítio que ganhou títulos importantes. Começou no FC Porto, continuou em outros grandes clubes, acabando por conquistar na Roma, com uma equipa de tostões, outro mais e não foram dois porque não o deixaram. Tudo isto é fruto dum trabalho muito bem feito. Taticamente Mourinho é muito forte. Vi-o ganhar muito jogos no banco, porque tinha preparado o plano A, o B e o C e, com isso, conseguia confundir os treinadores adversários que não compreendiam como ele, em poucos minutos, conseguia mudar tudo e impor a sua lei.

- Por trás dum grande treinador tem de haver sempre uma grande equipa técnica...

- Éramos um grupo de trabalho em que nenhum podia estar parado. Cada um tinha as suas obrigações especificas, mas fazíamos também um trabalho em conjunto e dávamos a nossa opinião quando o próprio Mourinho nos pedia. Sucedeu muitas vezes que, depois de termos ganho, no autocarro, ele começava a preparar o jogo seguinte, perguntando-nos como achávamos que o deveríamos jogar.

- Que lhe falta para dar o salto para selecionador?

- Acho que ainda é cedo, pois acredito que ele ainda será treinador de outros clubes. É muito inteligente, sabe aquilo que quer e tudo o que ganhou foi por mérito próprio. É um grande profissional e muito responsável por aquilo que faz. E exige aos seus colaboradores o mesmo sentido de responsabilidade.

-Voltaria a trabalhar com ele?

-No futebol tudo é possível. Há entre nós uma boa amizade, respeitamo-nos um ao outro, nunca tive problemas com ele, nem ele comigo. Ainda agora, quando esteve na Arábia Saudita, me mandou, mensagens e fotografias. Mantemos uma boa relação.
[fechar]

Pereira Ramos, correspondente de A BOLA em Espanha

Croissant

Redes que era capaz de fazer defesas impossíveis, mas que infelizmente tremia muito nos cruzamentos.

Mas não era só ele, os redes tugas na altura eram muito fracos no jogo aéreo no geral, presumo ter sido falta de metodologia.

Cruijff



O Silvino tornou-se muçulmano e cumpre o ramadão.

Silvino casou-se com uma muçulmana, aderiu à religião da esposa e diz que não sente qualquer problema em cumprir o Ramadão

- Sim. Foi pela minha mulher do meu segundo casamento. Ela é muçulmana, filha de mãe espanhola e de pai sírio. Conhecemo-nos em Madrid e a família recebeu-me de braços abertos. Eu era católico, mas quase nada praticante. Tenho o maior respeito pelas duas religiões e não vou às mesquitas porque não sei rezar. O Ramadão não é para mim qualquer problema. Às vezes, fora do período obrigatório, também o faço. No fundo, o mais importante é ser feliz e é isso o que sinto quando estou com a minha nova família ou quando estou com os meus netos e jogo à bola com o mais velho. Sou um pouco como o Muhammad Ali. Vi há pouco um filme sobre a vida dele e impressionou-me tudo o que ele passou. Sinto-me quase na mesma situação que ele em termos da decisão que tomei. Pode haver gente que não compreenda, mas estou orgulhoso e feliz de a ter tomado.»

https://www.abola.pt/futebol/noticias/silvino-tornou-se-muculmano-sou-um-pouco-como-o-muhammad-ali-2024032416470035172