19/03/2026 | RIP Silvino Louro

Guarda-redes, (1959-03-05 - 2026-03-19),
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1984-1985, 1986-1994), 262 jogos (20042 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Çula

Citação de: Stigmat em 21 de Março de 2026, 22:05
Citação de: Slbstriker em 21 de Março de 2026, 17:50
Citação de: Woodwaid em 19 de Março de 2026, 18:16O GR de verde, e o melhor treinador de guarda redes portugues de sempre, e o 3 melhor treinador de setubal

Acho que o Silvino jogava de verde porque o Bento também jogava, que dizia que equipava de verde porque era da mesma cor da relva e isso confundia os avançados adversários, que nem viam o guarda-redes se aproximar.

Supostamente a última vez que não foi de verde foi nos 7-1 contra o Popóting. A partir daí sempre de verde.

Nao. Depois disso jogou algumas vezes todo de amarelo e também todo de azul. Mas sim, na esmagadora maioria das vezes era de verde. Como a selecçao também equipava adidas, também jogava de verde na selecçao. Depois quando passamos a equipar hummel (em 1990) acabam os equipamentos de GR de uma só cor.

Foi um bom GR e durante uns 3, 4 anos foi o melhor em Portugal.
Engraçado (ou talvez nao) é que era um bom defensor de penaltis e quando mais precisámos dessa caracteristica a estrelinha nao esteve lá. Foi pena.

Que descanse em paz.

Once_Human

Citação de: Woodwaid em 19 de Março de 2026, 18:16O GR de verde, e o melhor treinador de guarda redes portugues de sempre, e o 3 melhor treinador de setubal

Acho que o Silvino jogava de verde porque o Bento também jogava, que dizia que equipava de verde porque era da mesma cor da relva e isso confundia os avançados adversários, que nem viam o guarda-redes se aproximar.

Li que era em homenagem ao Setúbal, o seu primeiro clube

Stigmat

Citação de: Çula em 22 de Março de 2026, 19:08
Citação de: Stigmat em 21 de Março de 2026, 22:05

Supostamente a última vez que não foi de verde foi nos 7-1 contra o Popóting. A partir daí sempre de verde.

Nao. Depois disso jogou algumas vezes todo de amarelo e também todo de azul. Mas sim, na esmagadora maioria das vezes era de verde. Como a selecçao também equipava adidas, também jogava de verde na selecçao. Depois quando passamos a equipar hummel (em 1990) acabam os equipamentos de GR de uma só cor.

Foi um bom GR e durante uns 3, 4 anos foi o melhor em Portugal.
Engraçado (ou talvez nao) é que era um bom defensor de penaltis e quando mais precisámos dessa caracteristica a estrelinha nao esteve lá. Foi pena.

Que descanse em paz.

Eu ouvi já não sei onde e por quem aquilo que escrevi. Eu não vi o Silvino jogar.

RedHead

O Silvino era um guarda redes igual a tantos outros em Portugal naquela época, não era alto , não era técnico.. tinha aquela loucura que era preciso para ir para a baliza naquela altura, mas era bastante limitado,eu recordo-me do primeiro jogo que vi na velha luz Benfica-Porto 0-0 em abril de 93 jogava o Futre no Benfica,o Silvino mal chegava com a bola ao meio campo,pontapés de baliza então,era o Mozer que batia...
Mas foi um bom treinador de guarda redes!
RIP 

Pontix

Era o nosso GR quando comecei, em miúdo, a ver futebol. Que descanse em paz.

GGG

Citação de: RedHead em 22 de Março de 2026, 21:32O Silvino era um guarda redes igual a tantos outros em Portugal naquela época, não era alto , não era técnico.. tinha aquela loucura que era preciso para ir para a baliza naquela altura, mas era bastante limitado,eu recordo-me do primeiro jogo que vi na velha luz Benfica-Porto 0-0 em abril de 93 jogava o Futre no Benfica,o Silvino mal chegava com a bola ao meio campo,pontapés de baliza então,era o Mozer que batia...
Mas foi um bom treinador de guarda redes!
RIP 

Estávamos numa altura em que os guarda redes não tinham que ter 2 metros e saber jogar com os pés, como se exagera hoje em dia.

Mas admito que o Silvino não era muito técnico ou até elástico, coisa que o Neno até era mais, mas quer o Silvino, como o  Neno, tinham uma coisa que se perdeu, desde à muito tempo, que é a personalidade e a capacidade mental, de jogar num clube grande! Era impossível ver aquela malta a esconder-se ou a não dar a cara! Lá esta mesmo com erros e falhas, tinham personalidade e isso sempre foi visivel.

tomaz

Último capitão do Benfica numa final da Champions