Natação

Dealer 88

Citação de: TeamRocket37 em 06 de Abril de 2023, 12:24
Citação de: Dealer 88 em 06 de Abril de 2023, 12:14
Citação de: TeamRocket37 em 06 de Abril de 2023, 11:51Masculino falta 1 especialista de costas (Miguel safou-se bem nos 100m) e 1 especialista de bruços a equipa.
Talvez conseguimos ganhar em masculinos, seria muito bom.

Nos femininos, o ano passado acabamos fora do pódio, era importante voltar ao pódio. 



São campeonatos muito competitivos e com um sistema de pontuação que não permite grandes falhas.

O plantel do SCP é mais equilibrado que o nosso nos masculinos, temos de aproveitar ao máximo o Diogo Ribeiro e o Miguel Nascimento e esperar que os nossos jovens estejam ao seu melhor, especialmente nas provas onde temos clara desvantagem (costas e bruços).


Quanto ao lado feminino, já vamos tendo mais armas para lutar, diria que o pódio é uma forte possibilidade depois desta manhã quase perfeita.
Destaque para a Ema Conceição, só ficou atrás da Holub nos 400m livres, fez o melhor tempo na vitória da nossa estafeta e ainda conseguiu contribuir com muito bom 8º lugar nos 100m costas onde a nossa equipa estava claramente desfalcada, podíamos ter levado uma sova nessa prova dos 100m costas e feitas as contas ainda ganhamos 1pt ao SCP. Precisávamos de vários "milagres" destes para sonhar com algo mais do que o pódio no feminino.

A angolana a Lia Lima (que deve ter tentar ir a Paris por Angola), e a Leticia Andre dão um bocado ajuda a Diana e a Raquel.
As miúdas mais novas, não conheço. 

Eu diria que a médio prazo, se conseguirmos segurar os nossos jovens talentos quer a nível feminino como masculino, temos tudo para dominar o panorama nacional nos próximos anos, a questão é que ainda estamos em 2023 e por isso muito dependentes da prestação de miúdos e miúdas de 16/17 anos em várias provas.

TeamRocket37

Historial de Vitórias do Benfica:

Masculinos (5): 1986–87, 1988–89, 1989–90, 1992–93, 1993–94

Feminino (1): 1987–88

TeamRocket37

#1007
Curioso, em 93-94 foi o último título de Atletismo de Pista Ar Livre em femininos e o último título de Natação Masculina.

Podemos evitar o decampeonato do Sporting em masculinos.
Em 2011, não nos deixaram acabar com decacampeonato do Porto em Hóquei, houve o "caso Candelária", espero que não haja caso algum, e seja limpinho.

Dealer 88

#1008
Olhando para as startlists das provas da tarde diria que temos boas hipóteses de terminar o 1º dia na liderança em M e F.
Os 200m Mariposa F e os 100m Bruços M são as provas onde as coisas podem potencialmente descambar para o nosso lado e perdermos muitos pontos.


O'Brien

Bons indicadores este recorde.

Até podemos não conquistar o título, mas já começamos a ter muitos bons indicadores para o disputar na próxima época

Dealer 88

Citação de: TeamRocket37 em 06 de Abril de 2023, 12:43Curioso, em 93-94 foi o último título de Atletismo de Pista Ar Livre em femininos e o último título de Natação Masculina.

Podemos evitar o decampeonato do Sporting em masculinos.
Em 2011, não nos deixaram acabar com decacampeonato do Porto em Hóquei, houve o "caso Candelária", espero que não haja caso algum, e seja limpinho.

Na natação é mais difícil do que no hóquei.

TeamRocket37

#1011
https://www.abola.pt/nnh/2023-04-06/natacao-estamos-ca-para-a-luta-no-nacional-de-clubes/982785

«Estamos cá para a luta no Nacional de Clubes»

A opinião é geral. Apenas o Benfica tem capacidade para impedir que a equipa masculina do Sporting possa tornar-se decacampeã nacional. Mais. Só as águias poderão igualmente impossibilitar que os grandes rivais de Lisboa festejem, tal como aconteceu na passada temporada, o título também no sector feminino. Dobradinha que apenas aconteceu em quatro ocasiões na história do Nacional de Clubes que, entre hoje (9.30h e 16.30h) e amanhã (9h e 16h), se decidirá na piscina do Jamor, em Oeiras. No entanto, para o treinador dos encarnados Ricardo Santos, o favoritismo mantém-se do lado dos leões pela experiência dos seus nadadores.   


- Quais são as expectativas para esta batalha naval que se espera entre Benfica e Sporting, sobretudo na luta masculina onde o Sporting soma nove títulos consecutivos?

- O favoritismo, para todos os efeitos, está no Sporting. Nos últimos cinco/seis anos temos estado a trabalhar em prol de constituir uma equipa com dois elementos por prova, temos um grupo demasiado jovem para competir com a experiência do Sporting, mas acho que pelos resultados que obtivemos no passado Campeonato Nacional [Open de Portugal disputado na Madeira em que o Benfica somou 21 pódios], provámos que estamos cá para lutar. Mais que não seja para dignificar as cores do clube na luta do título nacional.


- Crê que no Nacional de Clubes a experiência conta muito? Que a juventude do Benfica tem menos peso face à experiência do Sporting, que até tem uma série de atletas em final de carreira?

- Os atletas mais velhos têm uma experiência, um calo, que os jovens não têm. Podem ter a irreverência, vontade, mas não possuem aquela experiência de nos momentos certos tomarem as melhores decisões. Aquilo que queremos é que não se cometam erros dessa própria juventude e que a experiência cometa os seus erros por estarem habituados e terem a mania que gerem as coisas da melhor maneira.


- Também com a vitória no ano passado no feminino, o Sporting cometeu um êxito que é muito raro na modalidade, juntar os dois títulos. A que é que o Benfica pode aspirar nas senhoras?

- Na época passada ficámos desfalcados devido à situação da Victoria Kaminskaya [a olímpica tinha engravidado] e contávamos com uma equipa demasiado jovem, além de não contarmos com duas atletas por prova. Ao não termos a possibilidade de não termos uma atleta com a Victoria para nos ajudar em quatro provas, que era uma pontuação bastante importante, ficámos com a equipa demasiado desequilibrada e tivemos de fazer compensações com essas falhas. Essas nadadoras continuam a ser jovens, mas cresceram têm mais um ano de experiência. Na temporada passada não fomos ao pódio, portanto, agora, o objetivo é integrar o pódio e tudo o que vier por acréscimo agarramos com toda a naturalidade.


- E nos femininos acredita que haja mais alguém que se consiga intrometer na luta entre estes dois clubes?

- Penso que a partir do momento em que existem tantos atletas vindos de fora [estrangeiros] e não temos conhecimento do que é que pode vir a acontecer, pode tornar-se numa agradável surpresa para as equipas que vêm de uma linha mais humilde. Mas o objetivo é tentar lutar com as armas que temos e, como disse, tivemos fora do pódio no ano passado e este ano queremos entrar. Vamos ver o que acontece no final da competição.


- Mas espera dois dias muitos animados no Jamor? Ao nível do que aconteceu na passada semana no Open de Portugal na Madeira?

- O grande objetivo para o Benfica foram os resultados individuais e coletivos enquanto estafetas no campeonato nacional. Os objetivos foram cumpridos com nadadores apurados para os Jogos Olímpicos, Europeu de juniores, Europeu sub-23, mínimos para o FOJE, recordes nacionais, ficar em primeiro lugar no medalheiro nos absolutos e em segundo nos juvenis... Portanto, estamos confiantes no trabalho que temos realizado, mas não é uma obrigação atingirmos o título no Jamor. O trabalho está a ser pensado a curto, médio e longo prazo e o que realmente queremos é constituir uma equipa que tenha futuro. Se esse resultado e esta ambição que foi alcançada no último fim de semana no der algo mais, vamos agarra isso com unhas de dentes porque já nos foge há muito tempo. Portanto, estamos cá para a luta.

TeamRocket37

#1012
https://www.abola.pt/nnh/2023-04-06/natacao-tera-um-melhor-sabor-se-ganharmos-o-10-titulo-consecutivo-na-despedida/982783

«Terá um melhor sabor se ganharmos o 10.º título consecutivo na despedida do Alexis»

Após, há um ano, ter liderado a equipa masculina do Sporting a um inédito nono título consecutivo no Nacional de Clubes de natação e ainda ter juntado a isso o êxito de também arrebatar o cetro no sector feminino - dobradinha que apenas aconteceu pela quarta ocasião e apenas três clubes tiveram capacidade de concretizar -, o treinador Carlos Cruchinho sabe que não será fácil repetir o feito e que o Benfica será o grande rival na 43.ª edição do campeonato que, entre hoje (9.30h e 16.30h) e amanhã (9h e 16h), se decidirá na piscina do Jamor, em Oeiras.


- No Jamor irá defender dois títulos, com a despedida do Alexis Santos pelo meio, que prometem muita emoção e sobretudo uma grande luta com o Benfica, concorda?

- Sim, sobretudo é isso. Vai ser um campeonato muito disputado e com a saída do Alexis da competição, o que dará mais um 'boost' para a competição.


- Essa disputa será a que nível, velocidade contra versatilidade?

- Não, para já existem uma série de coisas que irão depender das circunstâncias. Há atletas de outros clubes que virão e não os conhecemos e depois cada um terá de dar o máximo. É obvio que os adversários são mais fortes numas coisas, nós também temos os nossos pontos fortes e cada um jogará com o que tem.


- E quais são os seus pontos fortes?

- Isso vai ficar para nós.


- Nos últimos dias foi difícil fazer contas de quem vai colocar a nadar o quê ou já está há algum tempo definido, se bem que, por vezes, para o segundo dia possam sempre haver uns ajustes?

- Mais ou menos está definido. Não haverá muitas alterações.


- Vê alguém a conseguir intrometer-se nesta luta entre Sporting e Benfica nos masculinos?

- Para disputar o título não. Agora, que alguns clubes vão ter muita influência de que irá ganhar, isso vão.


- São sobretudo os clubes que irão apresentar nadadores estrangeiros que irão baralhar as contas?

- Quase todos o podem fazer, como o V. Guimarães e outros que trazem estrangeiros.


- Na competição feminina, também espera que a luta seja apenas entre Sporting e Benfica?

- Aí poderá existir maior equilíbrio com outras equipas. O FC Porto e Algés têm alguma coisa a dizer, assim como o Louletano possuiu algumas boas nadadoras. Mas penso que, a partir de determinada altura, a luta também ficará entre Benfica e Sporting.


- Não é que nos últimos anos o Sporting tivesse vindo para esta competição tranquilo nos masculinos porque não o fez, mas acabou sempre por ganhar tranquilamente, mas parece que esta época a equipa ficou com um fosso maior, até ajudado pelos abandonos que aconteceram durante o Covid, entre a nova geração e um grupo que está em final de carreira?

- Sim, nós tivemos muitos abandonos. O Igor Mogne era bastante importante e agora depois do campeonato de piscina curta desistiu o António Mendes, que era muito fiável, mas terminou o curso e foi trabalhar para o estrangeiro. Há um ciclo que se está a fechar e vamos tentando que isso não aconteça. Mas não está fácil. O Covid não ajudou. Mas é assim mesmo. Não se pode ganhar sempre e há ciclos em que temos de reconstruir as coisas a partir de determinada altura.


- Mas era importante ganhar o 10.º título consecutivo na despedida do Alexis Santos?

- Ah, isso sim. Isso teria um melhor sabor. Principalmente para ele. Ficava muito feliz por ele.


- No entanto, para isso não hipotecou a sua habitual regra de não trazer nadadores estrangeiros para o Nacional de Clubes que não estejam na equipa ao longo da temporada só para garantir a conquista deste título? Essa regra é mais importante para si, pois poderia ter arranjado um ou dois, do que garantir o 10.º título ao Alexis. 

- Não é a questão dos estrangeiros ou dos títulos. É a questão de quem está na equipa e treina depois ser substituído por alguém que vem aqui só para nadar esta prova. Então, para isso, não vale a pena ter os outros a treinar. Não vale a pena, por exemplo, insistir em ir ao Nacional no Funchal [Open de Portugal que se realizou na passada semana] fazer um campeonato e depois os nadadores quando chegam ao Jamor não nadam. Só para ir gastar dinheiro com nadadores que achamos que têm qualidade para representar o clube. Isso não faz sentido. Mas não estou a dizer que estou certo. Para mim é que não faz sentido. Apostarei sempre nos que estão a treinar connosco ou que fazem parte do clube há muito tempo. O Salvador Gordo, que está na Escócia, vem nadar, mas sempre foi do Sporting. Virá até porque precisa fazer mínimos para o Mundial. Mas estas são situações diferentes. Agora, trazer alguém que não conhecemos, para mim isso não faz sentido.


Esta parte do treinador dos lagartos é importante ser rebatida.
Para todas as modalidades em que se alugam atletas.

TeamRocket37


vermelhoftw

A história dos nadadores estrangeiros e uma coisa recente, no passado nunca acontecia, da qual o Benfica também já fez parte ao trazer uns quantos infelizmente... Nas modalidades não faz sentido algum

A carreira do Alexis superou as minha expectativas , nunca pensei que tivesse dado o salto que deu...mas tornou se um dos melhores portugueses de sempre, mereceu pois sempre treinou pra isso( e fazia o com amor ao desporto, coisa rara pela carga psicológica que e necessário ter). Pode ser que o Diogo o supere, a ele e ao Diogo Carvalho, juntamente com Couto e Yokochi

baar99

https://desporto.sapo.pt/modalidades/natacao/artigos/benfica-bate-recorde-dos-4x100-livres-masculinos-no-nacional-de-clubes-de-natacao

"Quando estão disputadas 10 das 38 provas do programa dos nacionais de clubes da primeira divisão, o Benfica lidera em masculinos e femininos.

Em masculinos, o Sporting segue em segundo e o FC Porto em terceiro, enquanto em femininos o Sporting também está em segundo e o Clube Fluvial Portuense em terceiro.

A competição vai decorrer até sexta-feira, com o Sporting a procurar defender os títulos conquistados em 2022."

TeamRocket37

200m mariposa
5º Lia Lima
7º Matilde Lopes

Perdemos 5p para SCP.

1ª Divisão FEM

1. Sport Lisboa e Benfica SLB 210,00
2. Sporting Clube de Portugal SCP 200,00
3. Futebol Clube do Porto FCP 166,00
4. Clube Natacao Colegio Efanor CNCE 165,00
5. Clube Fluvial Portuense CFP 159,00

Ao fim de 6 provas

TeamRocket37

200m mariposa

Fizemos 2º e 6º lugar.

1ª Divisão MASC

1. Sport Lisboa e Benfica SLB 223,00
2. Sporting Clube de Portugal SCP 210,00
3. Futebol Clube do Porto FCP 194,00
4. Sport Alges e Dafundo SAD 148,00
5. Vitoria Sport Clube VSC 147,00

Ao fim de 6 provas

TeamRocket37

100m bruços
2º Raquel Pereira
5º Letícia André

1ª Divisão FEM

1. Sport Lisboa e Benfica SLB 253,00
2. Sporting Clube de Portugal SCP 243,00
3. Futebol Clube do Porto FCP 199,00
4. Clube Fluvial Portuense CFP 190,00
5. Sport Alges e Dafundo SAD 187,00

Ao fim de 7 provas.

TeamRocket37

100m bruços

Fizemos 4º e 6º - 40p
Sporting fez 1º e 9º - 41p

Só perdemos 1p.
Foi muito bom.

1ª Divisão MASC

1. Sport Lisboa e Benfica SLB 263,00
2. Sporting Clube de Portugal SCP 251,00
3. Futebol Clube do Porto FCP 211,00

Prova 7/19