Natação

Di Nes

Mais um lesado do RC

ramalho1

Era importante perceber porque é que alguém que ganhou tanto saiu

SERNADA_SLB

#1202
A Bola

Benfica promete superequipa

Além dos dois novos técnicos para a alta competição, em 2024/25 entraram nove reforços nos campeões nacionais de clubes com capacidade de discutirem finais e que deverá ampliar ainda mais o fosso para os rivais em quantidade e qualidade. Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento continuam a treinar no CAR Jamor

A temporada 2024/25 arrancou, oficialmente, com o início de outubro e o Benfica promete manter grande domínio na natação nacional, sobretudo a nível coletivo.

Com dois novos treinadores à frente dos escalões de competição, José Machado (ex-selecionador e diretor desportivo da FPN) e Miguel Frischknecht (técnico do Algés até 2021), havia alguma expectativa de como reagiria a equipa das águias após a não renovação com Ricardo Santos — entretanto a liderar a SFUAP —, que se encontrava no clube desde 2016/17: se os rumores da saída de alguns nadadores iriam confirmar-se ou se poderiam ser dispensados outros.

Nada disso aconteceu. Salvo a dispensa de um atleta, os encarnados, bicampeões masculinos de clubes e campeões femininos, dobradinha inédita para o clube desde que o campeonato passou a ser dividido por sexos em 1986/67, surgem ainda mais forte esta época.

Mantendo como principais figuras os olímpicos Diogo Ribeiro, duas vezes campeão mundial, e Miguel Nascimento, os quais mantêm-se a treinar no CAR Jamor integrados na equipa técnica liderada pelo técnico nacional Alberto Silva, o Benfica acabou por verem mudar-se para a Luz nove nadadores de eleição, seis dos quais masculinos, o que deverá colocar a equipa com cerca de 40(!) elementos entre juniores e seniores. E todos com mínimos de acesso para os Nacionais individuais.

Lote que, dificilmente mesmo Sporting, anterior dominador da prova coletiva, sobretudo no setor masculino onde ganhou nove títulos seguidos no Nacional de clubes, e FC Porto deverão conseguir apresentar tanto em quantidade como qualidade.

Curiosidade entre as nove novas águias: todos já foram finalistas em campeonatos nacionais, quase todos medalhados e há até ex-campeões nacionais. No caso de Ana Pires (ex-SFUAP), que tem a crawl o estilo mais forte, este será a primeira época sénior, mas já brilhava como júnior.

A esta juntam-se: Bernardo Almeida (ex-Sporting/crawl), Gustavo Ribeiro (ex-Algés/crawl), Renato Frishknecht (ex-Sporting/bruços), Duarte Nunes (ex-Galitos Aveiro/crawl e bruços), Yuri Fomin (ex-Louletano/estilos), o olímpico moçambicano Mathew Lawrence (ex-V. Guimarães/bruços) e Rita Frishknecht (ex-Sporting/crawl e costas) e Cláudia Borges (ex-individual/bruços).

EagleVision

Peço desculpa pelo off-topic, mas alguém me sabe dizer se a loja no estádio vende toucas do maior, ou tenho de mandar vir pela pronado?

https://pronado.pt/pt/produtos/touca-de-silicone-slb-slbtouca

Passadas mais de duas décadas, decidi voltar a praticar e gostava de andar equipado a rigor. Obrigado desde já.



fdpdc666

Diogo Ribeiro e Camila Rebelo não vão ao Mundial.
Seleção para a 17.ª edição do campeonato e piscina curta, a disputar-se entre 10 e 15 de dezembro, em Budapeste, será composta por apenas três dos seis nadadores que tinham mínimos para o evento.



Fotografia Luís Filipe Nunes/FPN

O campeão Mundial de 50 e 100 mariposa em piscina longa Diogo Ribeiro (Benfica) e a campeã europeia dos 200 costas Camila Rebelo (Louzan) não integrarão a Seleção para o Campeonato do Mundo de Budapeste em piscina de 25m, a disputar-se entre 10 e 15 de dezembro.

Estas são as grandes ausências da equipa de três elementos que se deslocará à Hungria, até porque a de Diana Durães (Benfica), que também havia alcançado mínimos para o evento aos 800 livres durante no Meeting de Felgueiras, em abril, já era esperada.

A nadadora das águias encontra-se a recuperar de intervenção cirúrgica a uma rotura no tendão subescapular efetuada em agosto e cuja recuperação - mais demorada do que inicialmente se esperaria depois de se ter descoberto que a lesão era pior - para regressar sem grandes limitações deve obrigá-la a paragem de seis meses.

Após o período para obtenção de marcas ter encerrado domingo sem que Mariana Cunha (Colégio Efanor, 100 e 200 mariposa, 100 estilos) ou Alexandre Amorim (V. Guimarães, 50 e 100 bruços) tenham alcançado mínimos nos nacionais absolutos de Espanha, realizados no Centro de Natação M86 de Madrid, a Seleção para a Hungria será apenas composta por: Ana Rodrigues (Sp. Braga), aos 50 bruços; Francisca Martins (Foca), 200, 400 e 800 livres; e José Lopes (Sp. Braga), 1500 livres.

Inicialmente Portugal contava com seis nadadores com mínimos para o Mundial e a federação havia permitido que os olímpicos nos Jogos de Paris 2024, onde também estavam Miguel Nascimento (Benfica) e João Santos (V. Guimarães), pudessem integrar a equipa após conversão das marcas em longa, no entanto a maior parte destes regressou mais tarde aos treinos no arranque da época, como aconteceu com Ribeiro, e aproveitou o defeso para recarregar baterias para o novo ciclo ou para apostar noutras coisas deixadas para trás.

É o caso de Camila, que esta época pretende concluir o 3.º ano de medicina após na temporada passada só ter feito metade, para, a partir de 2005/06, voltar a apostar forte nas provas internacionais e à qualificação para os Jogos de Los Angeles-2028.

Miguel Candeias in A Bola

SERNADA_SLB

CAMPEONATOS NACIONAIS DE CLUBES 1a DIVISÃO - MASCULINOS E FEMININOS

LOCAL: ANALG - Albufeira

21 e 22 de dezembro de 2024