César Paulo, o "Imperador" (Futsal)

Pivot, 45 anos,
Brasil
Estatísticas: 6 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (2), UEFA Futsal Cup (1), Supertaça (4), Torneio Centenário da AFL (1)

Shoky

Citação de: Zlatan em 02 de Julho de 2013, 01:00
É isso mesmo, Shoky.

O passado é tão glorioso, que o presente nos parece sempre curto.

Podia ficar a noite toda aqui a falar desta merda...anda-me a remoer por dentro.
O Benfica perde por causa da sua forma de pensar...dos seus responsáveis e também dos seus adeptos.

Repara, três dias depois do Porto - Benfica...praticamente 40% do pessoal aqui no fórum dizia que se estava a cagar para a Liga Europa. Não lhes ia saber a nada.
Ou seja, por não ganharmos o campeonato...deu-se logo a época por perdida.

Isto para não falar no que li antes da final da Taça. "Ai deles que festejem". "Não salva época nenhuma". "Estou-me a cagar para esta tacita".

Colhemos o que semeamos.
É preciso sempre ter fome de troféus. São como as batatas fritas...nunca comes só uma...a seguir queres mais e mais, umas atrás das outras.

No Benfica não se pensa assim. Queremos ganhar o campeonato para podermos festejar. Não é por vicio. É por falta de hábito e folia.
Queremos ganhar o campeonato para fugir ao Porto. E nada mais importa.

E aqui começa o nosso outro problema. Nós não pensamos que temos de ganhar o campeonato porque já que temos 32 gostávamos de fazer 33. Assim é que devia ser. Qual bilionário sedento de dinheiro. Esses cabrões têm milhões e milhões...e querem sempre mais dinheiro. Nem gorjeta dão.
Nós queremos o 33º porque o vizinho já tem 27 e está quase a apanhar-nos.

Enfim...já vai um testamento.
O Benfica tem de criar novas memórias. Largar esta nostalgia toda. Dar à criançada uma infância feliz.
Trabalhar para conseguir um tetracampeonato...algo inédito na nossa história. Pôr de lado as demagogias e sonhos com a Liga dos Campeões.
Tem de tentar vencer uma Liga Europa se a oportunidade surgir...algo nunca feito.
Tem de voltar a fazer dobradinhas. Tentar num ano vencer as três provas nacionais.

Estabelecer metas. Fazer de tudo para as alcançar. E depois de alcançadas...estabelecer novas metas. Depois do almoço...planear logo o jantar.

2012/13 foi uma chance de ouro para fazer isto mesmo. Estava ali pertinho...uma dobradinha fácil.
Um titulo conquistado na casa do rival...só porque sim e a poupar jogadores.
Uma Liga Europa inédita.
Cravar os 3 troféus nacionais de rajada. Intimidar. Gritar aos sete ventos a presença dum renovado Benfica. Em vez disso facilitamos com um modesto Estoril e abrimos a porta a uma memória épica no nosso rival e uma ferida enorme para nós. E com o campeonato com o caralho...tudo se fez em pó a seguir, com uma naturalidade impressionante.

Peço desculpa pelo testamento.

Shoky

Uma última coisa mas ainda assim na sequência do que já escrevi...em 2012/13 tivemos condições para pela primeira vez na história conquistarmos a mesma prova em 5 edições consecutivas. Falo da Taça da Liga.

Ninguém valorizou isto. A conversa era de que...mais valia não ir à final para descansarmos para os outros melões que viriam.

Mais uma oportunidade de fazer algo inédito...negada. Nem sequer ponderada que é o pior de tudo.
Nem sequer pensaram nisto. Instigarem esta ideia lá dentro...nada.
Colocou-se o Roderick a bater penaltys.

Zlatan

É isso tudo, é isso mesmo.

Falta fazer juz ao passado, falta honrar o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Tenho o máximo de respeito pela nossa história, procuro sempre saber mais sobre o nosso clube, imagino inúmeras vezes a reacção e a vida dos Benfiquistas nessa altura, não fosse eu um desesperado nostálgico, mas quero eu também ser testemunha de histórias gloriosas. Quero eu, também, contar as façanhas do grande Benfica.

Não quero referir-me ao "ano em que fomos campeões" nunca mais, quero confundir-me com as épocas.

Quero ser grande. Quero, queremos, o Benfica que não conhecemos.

Porra pá.

Shoky

Citação de: Zlatan em 02 de Julho de 2013, 01:15
É isso tudo, é isso mesmo.

Falta fazer juz ao passado, falta honrar o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Tenho o máximo de respeito pela nossa história, procuro sempre saber mais sobre o nosso clube, imagino inúmeras vezes a reacção e a vida dos Benfiquistas nessa altura, não fosse eu um desesperado nostálgico, mas quero eu também ser testemunha de histórias gloriosas. Quero eu, também, contar as façanhas do grande Benfica.

Não quero referir-me ao "ano em que fomos campeões" nunca mais, quero confundir-me com as épocas.

Quero ser grande. Quero, queremos, o Benfica que não conhecemos.

Porra pá.

É uma merda...uma vida a dizer: "No ano em que fomos campeões"...
E hoje em dia é "o campeonato do Jesus" ou "o do Trapattoni".

Vejo uma direcção muito preocupado com o passado o que é salutar. Mas acho que é mais naquela de "Olhem como fomos tão bons um dia".
Estamos claramente a dormir à sombra do que já fomos um dia...e do que foi construido.

O Benfica não se fez grande quando tinha 10 campeonatos de avanço sobre o grande rival...fez-se grande quando tinha o mesmo número de campeonatos do Sporting...quando andavam ali taco a taco.
Tinham fome. E fizeram este monstro.

Hoje em dia estamos a ser ameaçados por alguém com muito mais fome que nós e não estamos a saber responder ao estímulo.
Temos de largar os 32 campeonatos e as 24 Taças de Portugal (teima em não crescer)...e começar as épocas como não tivessemos nenhum de cada.

Porque por este andar...vou ter 50 anos e andar a falar no "campeonato do Jesus", "no campeonato do Manel" e  no "campeonato do Alberttoni"...

Zlatan

Mas andamos a dormir à sombra do que fomos há, pelo menos, 20 anos.

Guess what... continuamos mal. E enquanto não existir um ambição séria e competente, vamos continuar assim.

Quero esta secção cheia de heróis. Cheia de jogadores que deram tudo por esta camisola. Que se fartaram de vencer títulos.

Entristece-me profundamente ver um Aimar, um Cardozo ou um Luisão com meia dúzia de taças... dá cabo de mim.

Bailey

Se calhar tínhamos era uma melhor cultura de vitórias se aprendêssemos a acarinhar os nossos. Somos o clube que dispensou o JVP, o Paneira, o Veloso. Somos o clube que na década de 2000 não se preocupa em ter uma cultura do jogador português e criar raízes ao clube. Somos o clube com a estranha tendência para dispensar treinadores campeões europeus

E o mal do Benfica não é ter adeptos como eu que gostam de ter ídolos do passado. O mal é ter muitos adeptos que rasgam o cartão de sócio quando a coisa corre mal. Coisa que não fiz, nem quando o JVP saiu, nem nos 7-0 de vigo, nem nas incontáveis humilhações dos últimos 3 anos. E já vão 25 anos de sócio.

Shoky

Citação de: Zlatan em 02 de Julho de 2013, 01:24
Mas andamos a dormir à sombra do que fomos há, pelo menos, 20 anos.

Guess what... continuamos mal. E enquanto não existir um ambição séria e competente, vamos continuar assim.

Ainda há tanto de novo para conquistar no Benfica...coisas inéditas.
Tetras...pentas...hexas.
Dobradinhas em anos consecutivos...
Limpar todas taças nacionais no mesmo ano.
Fazer um triplete.
Vencer uma prova europeia nunca ganha (Liga Europa e Supertaça Europeia).

Assim haja ambição, trabalho e muito profissionalismo.
O Benfica é o travão do próprio Benfica.

Admito que no final desta época eu já sonhava que ia viver algo novo no Benfica...algo inédito. Épico.
Algo para poder contar aos meus filhos. "Eu vi o Benfica fazer isto".
Quando o Cardozo marcou e antes de me aperceber que foi anulado...ainda pensei para mim "é hoje que o Benfica ganha a Liga Europa e eu a ver".

Mas nada. Passamos ao lado da história novamente e afundamo-nos na vulgaridade. E ninguém me tira da cabeça que tudo aconteceu assim porque decidimos cagar na cena contra o Estoril. A 2 metros da meta...porque não tínhamos apertado os cordões antes de correr.

Shoky

Citação de: Bailey em 02 de Julho de 2013, 01:25
Se calhar tínhamos era uma melhor cultura de vitórias se aprendêssemos a acarinhar os nossos. Somos o clube que dispensou o JVP, o Paneira, o Veloso. Somos o clube que na década de 2000 não se preocupa em ter uma cultura do jogador português e criar raízes ao clube. Somos o clube com a estranha tendência para dispensar treinadores campeões europeus

E o mal do Benfica não é ter adeptos como eu que gostam de ter ídolos do passado. O mal é ter muitos adeptos que rasgam o cartão de sócio quando a coisa corre mal. Coisa que não fiz, nem quando o JVP saiu, nem nos 7-0 de vigo, nem nas incontáveis humilhações dos últimos 3 anos. E já vão 25 anos de sócio.

Atenção...isto tudo era um desabafo meu. Longe de mim dizer que a culpa é tua.
A culpa é também de gente que quando o campeonato vai co caralho...diz logo "terminem a época que nem vale a pena ganhar mais nada".
Se não há exigência de depois dos melões épicos EXIGIR a Taça de Portugal frente ao Guimarães...então estamos mesmo na puta da merda.

Quanto ao primeiro paragráfo concordo e discordo. Concordo porque devemos ter respeito por quem nos dá muito e não correr os jogadores como foi feito com o JVP.
Discordo porque ninguém está acima do clube...e não devemos ter medo de renovar quando as coisas estão estagnadas. João Pinto no Benfica era já um absoluto 0. E um 0 acomodado. Tinha de sair. Mas de outra forma...com respeito e dignidade mútuos.

Discordo ainda porque devemos renovar quando as coisas estão mal. Maxi e Luisão estão acabados para o nível que um titular do Benfica precisa...e são perpetuados nos lugares, quais vacas sagradas.

Bailey

enquanto o vieira for o presidente não teremos grande sorte.

Não é pura embirração pelo presidente. Se o próprio gajo diz que estamos no bom caminho porque estivemos "quase a voltar ao antigamente" e os adeptos aplaudem isto, só me dá vontade de vomitar. O Clube do quase morava na 2ª circular. Agora somos nós. E é suposto ser motivo de aplauso.

Shoky

A solução no fundo era simples.
Profissionais competentes e Benfiquistas à frente do clube.

Não são precisos milagres. Só é preciso competência e ter tanto Benfiquismo como o meu primo de 8 anos, que depois da final da Liga Europa disse na sua inocência: "Calma primo, ainda vamos ganhar a Taça de Portugal...e depois a Supertaça para o ano contra o Porto e depois o campeonato..." ;D
Não é complicado.

Zlatan

Isto é feito de ciclos e o nosso parece não chegar ao fim.

Falta-nos mais seriedade e mais competência porque, vamos reconhece-lo de uma vez, vamos ser ultrapassados em campeonatos. E a questão não é o Porto vencer, é o Benfica perder. Isso sim, merece a nossa reflexão. Haja alguém que pare para pensar e diga: "porra, ganhamos um campeonato a cada dez anos! Isto não pode continuar!"

Há 30 anos, uns gajos montaram um projecto e fizeram tudo para vencer. Tudo. E continuam. Maioritariamente por demérito nosso. E isso é inaceitável. Se temos de ser perfeitos para vencer? É provável. Então vamos trabalhar para isso. O quase não chega, nunca chegou.

Quero pessoal que saiba o que é o Benfica à frente do clube. Alguém que diga que podemos vencer tudo em qualquer circunstância. Alguém que saiba, REALMENTE, o que é o Benfica. Pena que sejam cada vez menos.

E bem, acho que já nos estamos a desviar, consideravelmente, do tema do tópico.

Para concluir: o César está aqui muito bem. O Benfica nunca se resume a futebol e este senhor conseguiu conjugar um talento desmedido a um palmarés invejável. Foi uma peça fulcral nas nossas conquistas recentes. Está aqui muito bem. Venham mais e mais como ele.

Shoky

É evidente para quem tem olhos na cara que mais ano menos ano vamos ser passados também em Campeonatos Nacionais.
E vamos sê-lo...porque somos manifestamente incompetentes e aburguesados.

O Liverpool também já esteve na nossa pele. Devíamos ter aprendido a lição deles e não imitar.

No fundo vamos ser ultrapassados porque não sabemos lidar com a derrota, tal e qual fizemos depois de perder o campeonato para o Porto...em que foi tudo de enfiada a seguir e com uma naturalidade impressionante.

Miguelito22

Obrigado e boa sorte para o futuro!

Universo Benfica

Notícia triste a sua saída.

Obrigado e boa sorte Imperador!!!

Messi87

«Fui apanhado totalmente de surpresa»
O pivot brasileiro foi dispensado da equipa de futsal do Benfica.

Após longas seis épocas de ligação à equipa de futsal do Benfica, César Paulo recebeu uma notícia que não esperava: já não contavam mais com ele.
O internacional brasileiro escreveu grande parte da sua história como jogador na equipa da Luz, tendo sido a UEFA Futsal Cup o expoente máximo, e de repente encerrou-se um ciclo. Chegou a hora da despedida sem ele próprio estar preparado para isso.

«Não esperava, realmente não esperava. Fui apanhado de surpresa. Achava que podia dar mais ao clube. Não levo magia ou raiva, muito pelo contrário. Não sou nenhuma criança, sabia que esta história um dia ia chegar ao fim. Agora tenho de seguir a minha vida», começou por dizer, em entrevista ao SAPO Desporto.

A sua saída foi-lhe comunicada na terça-feira passada, e os dias que se seguiram não foram propriamente fáceis.

«Está um pouco difícil. Recebi a notícia na terça-feira passada e fiquei em casa dois, três dias. Não tinha cabeça para falar com as pessoas. Estava um bocado atordoado. Mas é a minha vida e tenho que saber lidar com isso e tentar ser feliz noutro lugar», confessou o pivot.

A despedida abrupta, não apaga porém todos os momentos felizes que ali viveu e são essas memórias que quer guardar e levar seja para onde for.

«Passei aqui muitos momentos felizes da minha vida. Nunca fui tão bem recebido num clube, como aconteceu aqui no Benfica. Aprendi a amar este clube. Aqui conquistei tudo, conquistei o principal título da minha carreira desportiva. Nunca vou esquecer aqueles pavilhões cheios, principalmente nos dérbis. A qualquer lado do país, seja a norte, seja a sul, sempre tínhamos um benfiquista a apoiar-nos. Nunca vou esquecer o carinho que recebia na rua por ser do Benfica», recordou.

Quanto à  decisão da saída, César Paulo diz que só tem «de entender e respeitar», uma vez que se trata de uma «opção técnica».

Relativamente ao seu futuro, o pivot diz que ainda é cedo para pensar nisso. O brasileiro diz que agora precisa de tempo para digerir esta mudança, e as férias servirão para isso.

«Eu estou aos poucos a encaixar as coisas. Tenho recebido alguns telefonemas, mas não tenho pensado concretamente nisso. Eu quero é estar com os meus amigos e com a minha família e descansar a cabeça. Depois vou pensar nisso porque ainda tenho muito para dar ao futsal», concluiu.

Com César Paulo, também abandonaram o clube Diego Sol, Diece e Davi.

http://desporto.sapo.pt/futsal/artigo/2013/07/02/_fui_apanhado_totalmente_de_surp.html