José Maria Nicolau (Ciclismo)

Rodolfo Dias

Alexandre1976

Um dos principais responsaveis pela propagação e divulgação do Benfica . Será sempre a nossa maior referencia no ciclismo numa linhagem que prosseguiu com José Martins-Peixoto Alves-Francisco Valada-Américo Silva-o velho Lau-Fernando Mendes-Firmino Bernardino-os Espanhois Plaza e Mauri.

Pancho Lopes 67

Senão me engano é o único ciclista do Benfica a ganhar mais de 1 Volta a Portugal, mas penso que o nosso melhor ciclista tenha sido o Fernando Mendes, que chegou a ser 6ºclassificado na Vuelta em 1975, 1 ano antes o Joaquim Agostinho perdeu a Vuelta por 11 segundos para o José Manuel Fuente...

Alexandre1976

O Fernando Mendes também venceu 2 Voltas mas a de 1978 foi-lhe retirada por causa do doping. Nesse ano o Mendes já corria pelos porcos das Antas.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 26 de Fevereiro de 2021, 17:31
O Fernando Mendes também venceu 2 Voltas mas a de 1978 foi-lhe retirada por causa do doping. Nesse ano o Mendes já corria pelos porcos das Antas.

Não sabia disso, sei que o Joaquim Agostinho tiraram-lhe uma Volta a Portugal também por doping, penso que tenha sido 1969...

Alexandre1976

O Agostinho perdeu 2 Voltas por causa do doping ,em 1969 e 1973.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2021, 00:38
O Agostinho perdeu 2 Voltas por causa do doping ,em 1969 e 1973.

Ou seja teria 5 Voltas a Portugal....

O Fernando Mendes sabes se alguma vez participou no Tour ou no Giro?

OCML

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Mendes_(ciclista)

Não sei porque razão, mas quando se carrega no link, o parêntesis final ")" desaparece.
Basta acrescentá-lo e já abre a página.

Pancho Lopes 67

Fernando Mendes merecia uma página aqui no grupo...

Alexandre1976

No Tour e na Vuelta participou. No Giro poderá ter participado quando era ciclista da Teka.

Alexandre1976

O Fernando Mendes obteve um 17° lugar no Giro de 1976 .

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Fevereiro de 2021, 12:59
O Fernando Mendes obteve um 17° lugar no Giro de 1976 .

Ao serviço do Benfica? O 6ºlugar na Vuelta sei que foi pelo Benfica...

Alexandre1976

Não,foi pela Teka. O Fernando Mendes correu no Benfica até 1975.

DennisBergkamp

José Maria Nicolau celebraria hoje o seu aniversário. Pelo @SLBenfica, o ciclista conquistou 9 títulos coletivos e 8 títulos individuais em 11 épocas. Hoje, encontra-se imortalizado no #MuseuBenfica com um retrato a óleo da autoria de António Duarte.

José Maria Nicolau tem uma história engraçada que vou partilhar:

José Maria Nicolau era, na verdade, Lagarto.
Um dos maiores representantes do Benfica (numa altura em que a comunicação era muito difícil pois não havia TV nem rádio), José Maria Nicolau levava o manto de norte a sul do país nas diferentes competições, o povo saía as ruas para ver o duelo José Maria Nicolau contra Alfredo Ferreira.
José Maria Nicolau era lagarto e o seu maior rival, que representou o Sporting durante toda a carreira, Alfredo Trindade, era Benfiquista ferrenho.
Quando o Benfica e o Sporting jogavam, "trocavam" as camisolas e José Maria Nicolau ia ver o "seu" Sporting e Alfredo Trindade ia ver o "seu" Benfica.

Fica a história, a meu ver, engraçada.

Eduardo Gomes

@IuriPereira09

Ainda antes do Futebol era José Maria Nicolau que espalhava o símbolo do Sport Lisboa e Benfica pelo nosso país nas primeiras edições da volta a Portugal e em circuitos, como a volta Porto-Lisboa ❤️🦅
Felizmente, nós não esquecemos a nossa história e temos orgulho nela!!