Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Workaluk

Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 12:18
Fiquei espantado com o banho tatico que levou do melhor treinador desta Liga, Leonardo Jardim :whistle2:

Carrega Benfica :slb2:

O Mestre só consegue ser enganado por autênticas lendas do poderio tactico, como o Pedro Martins, Pedro Emanuel e Marco Paulo.

Ontem bastou não inventar, como tantos fomos dizendo por aqui, porque ontem como se viu, o Leo Garden inventou por meia duzia.

Só espero é que este poderio fisico, como já muitos andam a apregoar, não resulte num mês de Março e Abril de rastos, como tem sido habitual diga-se.

Flavius Julius

epah ontem não inventou e isso já é meio caminho andado!
boa vitória e um bom jogo.
Teria era reforçado o meio campo ainda antes do 2º golo, mas logo a seguir fez isso, mas pronto, ganhamos e isso é sempre o mais importante.

Çula

Citação de: abar85 em 12 de Fevereiro de 2014, 12:20
Citação de: Çula em 12 de Fevereiro de 2014, 12:16
Citação de: Chefe em 12 de Fevereiro de 2014, 12:09
Citação de: Çula em 12 de Fevereiro de 2014, 12:03
Eu acho que para o pessoal um 4-3-3 só pode existir se uma jogar com 3 jogadores no miolo e dois alas e um PL. O Sporting ontem jogou claramente num misto entre o 4-3-3 e o 4-4-2, muito à imagem do que nós fizemos no primeiro ano de Jesus, em vários momentos do jogo jogávamos com o Di, Saviola e Cardozo na frente e noutros momentos o Di descia completando um meio campo a 4 com Javi, Ramires e Aimar.

A grande diferença é que ontem eles praticamente não se conseguiram desmontar e fazer essa espécie de "acordeão" táctico, muito por culpa da forma como pressionámos.

A intenção do Jardim era claramente fazer uma pressão alta com o Heldon, Montero e Slimani logo na nossa primeira fase de construção. Nunca o conseguiram e a partir daí nunca se encontraram tacticamente.

Tiveram sorte em sair da Luz só com duas batatas.
Se achas isso, da minha parte estás enganado. Eu e outros, antes do jogo, dissemos que provavelmente ou o Selim Mani ou o Monteiro cairiam numa ala para fazer o 433. Depois do jogo, não foi isso que aconteceu. É claro que as tacticas são dinamicas e há momentos do jogo em que os jogadores pisam outros terrenos. O Rodrigo e o Lima também vão à ala muitas vezes. Não deixa de ser um 442 por isso.

Não poderia estar mais de acordo. Mas a questão que vocês estão a discutir não exactamente essa? Na minha opinião o sporting entrou no jogo com essa ideia táctica, simplesmente nunca o conseguiram fazer pela maneira como nós bloqueámos essas situações, principalmente com a acção do Fejsa (que como o abar disse e muito bem) afundou muito nos centrais dando sempre mais uma opção de passe para podermos fugir à pressão pretendida.

A ideia do Jardim era boa, pressionar muito alto com 3 jogadores e depois em posse alinhar o André sobre a ala para dar profundidade ao 4-4-2. Era bem pensado mas não estava muito bem trabalhado.

Concordo contigo, só acho que temos que chamar 4-4-2 àquilo, porque a comparação com o Benfica da 1ª época de JJ é boa.

Concordo também que o Jardim tinha uma boa estratégia e os motivos que apresentou, na conferência de imprensa, eram válidos. Errou porque não tinha jogadores para ela, um erro que já apontei inumeras vezes ao JJ também.

Claro, mas não era isso que estavam a discutir? Que o sporting entrou com uma ideia de jogo mas depois não a conseguiram meter em prática? Pelo menos fiquei com essa ideia.

O Jardim esteve bem na ideologia da coisa mas depois falhou ao não ter um plano B. Aos 20 minutos deveria ter alterado a coisa e puxar o Montero para uma ala e esperar pelo intervalo para fazer o resto dos ajustes (tirar um PL e voltar e meter o Carrillo ou outro ala).
Não o fez e pagou. Aliás, acho que foi na altura do 2-0 em que dão uma imagem do homem completamente perdido emocionalmente.

Chefe

Citação de: Çula em 12 de Fevereiro de 2014, 12:28
Citação de: abar85 em 12 de Fevereiro de 2014, 12:20
Citação de: Çula em 12 de Fevereiro de 2014, 12:16
Citação de: Chefe em 12 de Fevereiro de 2014, 12:09
Eu acho que para o pessoal um 4-3-3 só pode existir se uma jogar com 3 jogadores no miolo e dois alas e um PL. O Sporting ontem jogou claramente num misto entre o 4-3-3 e o 4-4-2, muito à imagem do que nós fizemos no primeiro ano de Jesus, em vários momentos do jogo jogávamos com o Di, Saviola e Cardozo na frente e noutros momentos o Di descia completando um meio campo a 4 com Javi, Ramires e Aimar.

A grande diferença é que ontem eles praticamente não se conseguiram desmontar e fazer essa espécie de "acordeão" táctico, muito por culpa da forma como pressionámos.

A intenção do Jardim era claramente fazer uma pressão alta com o Heldon, Montero e Slimani logo na nossa primeira fase de construção. Nunca o conseguiram e a partir daí nunca se encontraram tacticamente.

Se achas isso, da minha parte estás enganado. Eu e outros, antes do jogo, dissemos que provavelmente ou o Selim Mani ou o Monteiro cairiam numa ala para fazer o 433. Depois do jogo, não foi isso que aconteceu. É claro que as tacticas são dinamicas e há momentos do jogo em que os jogadores pisam outros terrenos. O Rodrigo e o Lima também vão à ala muitas vezes. Não deixa de ser um 442 por isso.

Não poderia estar mais de acordo. Mas a questão que vocês estão a discutir não exactamente essa? Na minha opinião o sporting entrou no jogo com essa ideia táctica, simplesmente nunca o conseguiram fazer pela maneira como nós bloqueámos essas situações, principalmente com a acção do Fejsa (que como o abar disse e muito bem) afundou muito nos centrais dando sempre mais uma opção de passe para podermos fugir à pressão pretendida.

A ideia do Jardim era boa, pressionar muito alto com 3 jogadores e depois em posse alinhar o André sobre a ala para dar profundidade ao 4-4-2. Era bem pensado mas não estava muito bem trabalhado.

Concordo contigo, só acho que temos que chamar 4-4-2 àquilo, porque a comparação com o Benfica da 1ª época de JJ é boa.

Concordo também que o Jardim tinha uma boa estratégia e os motivos que apresentou, na conferência de imprensa, eram válidos. Errou porque não tinha jogadores para ela, um erro que já apontei inumeras vezes ao JJ também.

Claro, mas não era isso que estavam a discutir? Que o sporting entrou com uma ideia de jogo mas depois não a conseguiram meter em prática? Pelo menos fiquei com essa ideia.

O Jardim esteve bem na ideologia da coisa mas depois falhou ao não ter um plano B. Aos 20 minutos deveria ter alterado a coisa e puxar o Montero para uma ala e esperar pelo intervalo para fazer o resto dos ajustes (tirar um PL e voltar e meter o Carrillo ou outro ala).
Não o fez e pagou. Aliás, acho que foi na altura do 2-0 em que dão uma imagem do homem completamente perdido emocionalmente.
Çula. Não era isso que se discutia não senhor. Discutia-se se a ideia do Jardim era um 442 base ou 433 base. Alguém para não dar um braço a torcer fez mais umas acrobacias.

Workaluk

Citação de: Flavius Julius em 12 de Fevereiro de 2014, 12:27
Teria era reforçado o meio campo ainda antes do 2º golo, mas logo a seguir fez isso, mas pronto, ganhamos e isso é sempre o mais importante.

Essa panca tambem é nova, antigamente quando as coisas começavam a correr bem, aos 60 já andava a rodar a equipa para não perder o fulgor fisico, agora fica ali a olhar, sem saber muito bem o que fazer, sempre na duvida se há-de alterar ou não, ontem como só jogou uma equipa, não houve problema, mas em Barcelos ajudou a que perdessemos 2 pontos.

Chefe

Citação de: brankinho_gaspar em 12 de Fevereiro de 2014, 11:38
Estás à espera duma conferencia de imprensa a dizer "Sim PA, joguei só com 1 PL."

?

Até porque é o mais natural um treinador dizer que mudou a tactica e que correu mal.

SLBomb

Isto. Um dia toda a gente terah a coragem de dizer que os sistemas rigidos e geometricos apenas duram alguns minutos em campo.

Ha uma base, uma tendencia, que pode (e deve) ser programada. O resto eh dinamica e movimento (como na vida em geral, de resto).
Como jah afirmei ha umas paginas atras, eh impossivel saber-se o que, no seu intimo, Jardim planeara para ontem. A desarticulacao foi tanta que o resultado foi... a confusao total!

Flavius Julius

Citação de: Workaluk em 12 de Fevereiro de 2014, 12:30
Citação de: Flavius Julius em 12 de Fevereiro de 2014, 12:27

Essa panca tambem é nova, antigamente quando as coisas começavam a correr bem, aos 60 já andava a rodar a equipa para não perder o fulgor fisico, agora fica ali a olhar, sem saber muito bem o que fazer, sempre na duvida se há-de alterar ou não, ontem como só jogou uma equipa, não houve problema, mas em Barcelos ajudou a que perdessemos 2 pontos.
pois foi no período entre os 60/70 min. em que os lagartos começaram a ganhar mais a luta no meio campo e eu só pensava "mas este gajo está à espera de levar um golo para mexer"!
mas pronto logo a seguir marcamos e ele finalmente meteu o R Amorim.

Slb23

Citação de: Slb23 em 11 de Fevereiro de 2014, 16:57
O Slimani vai ser a referencia deles, vão jogar direto para ele distribuir o jogo para o Heldon entrar em velocidade nas costas dos nossos laterais (principalmente o Maxi).

Vão jogar em 4-1-2-3 sem extremo de um dos lados provavelmente do direito.
Os sapos jogaram assim.

JPSilva

Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 12:36
O Slimani vai ser a referencia deles, vão jogar direto para ele distribuir o jogo para o Heldon entrar em velocidade nas costas dos nossos laterais (principalmente o Maxi).

Os sapos jogaram assim.

Foi um flop anunciado logo no domingo. Não têm jogadores com qualidade suficiente para um esquema tactico desses.

Slb23

Citação de: JPSilva em 12 de Fevereiro de 2014, 12:37

Os sapos jogaram assim.

Foi um flop anunciado logo no domingo.
Foi porque o Benfica acertou na marcação ao Slimani, coisa que aconteceu pela primeira vez em Portugal.

abar85

Citação de: Çula em 12 de Fevereiro de 2014, 12:28

Para ti a ideia do jardim era um 4-4-2 não era? Para mim claramente era!

Verdade, o jardim quis manter as coisas demasiado tempo e acho que a chave foi não ter o Carvalho e ter o Dier ali. Com o Carvalho e o Jefferson suspeito que a conversa tinha sido outra, porque como já disse, em teoria é uma boa estratégia para tentar retirar um bom resultado, apostando um bocado na sorte mas é.

E digo isto porque na 1ª parte vi muito do habitual do Benfica (com mais atitude e algum demérito do Sporting), uma equipa perigosa mas desiquilibrada (há um lance do Slimani em que não consegue receber dentro da área!). Depois do golo mais equilibrados mas abdicando do domínio e jogando em contra-ataque, e não gosto disso, acho que nos expõe aos azares quando como ontem se falham golos.
E por isso não entro aqui em demasiada euforia.

Como já disse, acho que aquela saida com os centrais muitissimo abertos e o Fejsa no meio, foi uma resposta do JJ ao Jardim, e muito boa.

JPSilva

Citação de: Slb23 em 12 de Fevereiro de 2014, 12:38
Citação de: JPSilva em 12 de Fevereiro de 2014, 12:37

Os sapos jogaram assim.

Foi um flop anunciado logo no domingo.
Foi porque o Benfica acertou na marcação ao Slimani, coisa que aconteceu pela primeira vez em Portugal.

É completamente diferente entrar de inicio ou entrar durante um jogo, mais fresco e a apanhar os adversários ainda em ajustes.

EPluribusUnum

A equipa fez um grande jogo, mister, faltam 12 jogos, veja lá isso.