Jorge Jesus

Treinador, 72 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

nfgl

Custa-me entender como é que pode ser bom para uma equipa de futebol não ter a bola.

abar85

Citação de: VALEBEM em 30 de Abril de 2014, 15:19
O Benfica vai dar a bola, obviamente. O que é bom para nós e me parece lógico.

Não sei se é assim tão bom, do que vi eles são muito capazes de meter cruzamentos entre os defesas e o guarda redes.

Acho que devemos tentar ter bola, ser equilibrados.

PAslb

Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2014, 15:17
Quem jogar nas alas, terá um papel fundamental no jogo. Gaitan e Markovic, presumo.

O Benfica precisará deles para criar igualdade numérica no meio campo. Isto partindo do pressuposto que o Enzo andará mais preocupado com o Pirlo, como aconteceu na primeira mão.
Pois eu acho que o Enzo vai fechar mais atrás e a pressão ao Pirlo irá caber ao Rodrigo.
Mas posso estar enganado.

nogueira

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2014, 15:17
Citação de: nogueira em 30 de Abril de 2014, 15:15
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2014, 15:14
A coisa é simples.
Apertar no momento de construção deles e não deixar que o passe longo seja feito em condições.
A atacar, nem é preciso ir lá muitas vezes, mas quando formos temos de os deixar cagados.
Ah, e ter a bola. Temos de tentar ter uns 60% de posse de bola.
Olha que eu acho que vai ser mais o contrário.

O Benfica vai dar a posse de bola e tentar sair rápido no contra ataque.

Depende de quem entrar de início.
Se entra o Sálvio a ideia pode ser essa.
Se entra o Marko, a ideia será ter a bola.
O Salvio é bluff. Não joga.

Tony Soprano

Não vai jogar o Oblak, parece-me evidente.

nfgl

Ainda é capaz de jogar o David Luiz a lateral esquerdo.

André Sousa

Citação de: VALEBEM em 30 de Abril de 2014, 15:19
O Benfica vai dar a bola, obviamente. O que é bom para nós e me parece lógico.

Jogos como o do Real ontem dizem-nos que sim. Mas também é bom não esquecer que dando a bola ao adversário, eles ficam com a faca e o queijo na mão. E com a qualidade individual que têm...

nogueira

Citação de: PAslb em 30 de Abril de 2014, 15:22
Quem jogar nas alas, terá um papel fundamental no jogo. Gaitan e Markovic, presumo.

O Benfica precisará deles para criar igualdade numérica no meio campo. Isto partindo do pressuposto que o Enzo andará mais preocupado com o Pirlo, como aconteceu na primeira mão.
Pois eu acho que o Enzo vai fechar mais atrás é a pressão ao Pirlo irá caber ao Rodrigo.
É o que eu penso também.

Aliás na luz foi isso que aconteceu. Essa pressão foi feita por Rodrigo e Cardozo.

abar85

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2014, 15:20
Citação de: abar85 em 30 de Abril de 2014, 15:17
Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2014, 15:12
Entrar com três médios não será uma alteração por aí além. Não quer dizer que o Benfica vá a Turim para tentar segurar o 0-0.

O sistema da Juve, como foge daquilo que é rotina encontrar, vide 4-4-2 e 4-3-3, é uma ligeira dor de cabeça. Três centrais que têm sempre superioridade sobre os nossos avançados, três médios de corredor central e dois avançados. E tudo de qualidade elevada.

Viu-se, na primeira mão, que é fundamental ter a equipa compacta. Ser inteligente. Não pressionar individualmente só porque sim, principalmente os nossos avançados, que caíam no engodo de lá ir e a Juve ultrapassava facilmente a nossa primeira zona de pressão.

Mas não me chateio de qualquer das formas. Em 4-3-3 ou em 4-4-2, temos de ser, sobretudo, inteligentes. Isso cabe ao JJ, alertar sobre o que deve e não deve ser feito neste jogo defensivamente. Ofensivamente é continuar na nossa toada.

Não mudando muito o nosso 4-4-2, aproveitando a capacidade do gaitan jogar mais por dentro e se o nosso defesa direito for talvez o Almeida que fecha melhor junto dos centrais e é mais certo defensivamente, podemos encaixar quase uma equipa na outra, eu iria mais por ai.

Mas o Benfica já ataca com uma linha defensiva de 3.
Eu não vejo a necessidade de tanta teoria.

Aliás, o mais engraçado desta vez vai ser ver os centrais dos mafiosos a tentarem entender quem têm de marcar quando o Lima e o Rodrigo cairem nas alas e aparecer o Nico e o Marko pelo centro.

Mas não defende com uma linha de 3. Falava no momento defensivo.

nfgl

Pois eu acho que o Enzo vai fechar mais atrás e a pressão ao Pirlo irá caber ao Rodrigo.

No Benfica não há marcações individuais.
Há ocupação de espaço.
Logo, quem irá ocupar o espaço do velho será o jogador que estiver mais próximo desse espaço.

nfgl

Citação de: nogueira em 30 de Abril de 2014, 15:22
A coisa é simples.
Apertar no momento de construção deles e não deixar que o passe longo seja feito em condições.
A atacar, nem é preciso ir lá muitas vezes, mas quando formos temos de os deixar cagados.

Não era nada do outro mundo se o rapaz jogasse.

Fake Blood

Muita confiança nesses 2.

nogueira

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2014, 15:24
Citação de: nogueira em 30 de Abril de 2014, 15:22
A coisa é simples.

Não era nada do outro mundo se o rapaz jogasse.
Não era. Mas para isso acontecer não tinha de existir um pedido à Uefa, tal como aconteceu com o Drogba? E quando isso aconteceu já toda a gente sabia que ele ia jogar.
Do Salvio nem uma palavra.

nfgl

Citação de: abar85 em 30 de Abril de 2014, 15:23
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2014, 15:20
Citação de: abar85 em 30 de Abril de 2014, 15:17
Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2014, 15:12
Entrar com três médios não será uma alteração por aí além. Não quer dizer que o Benfica vá a Turim para tentar segurar o 0-0.

O sistema da Juve, como foge daquilo que é rotina encontrar, vide 4-4-2 e 4-3-3, é uma ligeira dor de cabeça. Três centrais que têm sempre superioridade sobre os nossos avançados, três médios de corredor central e dois avançados. E tudo de qualidade elevada.

Viu-se, na primeira mão, que é fundamental ter a equipa compacta. Ser inteligente. Não pressionar individualmente só porque sim, principalmente os nossos avançados, que caíam no engodo de lá ir e a Juve ultrapassava facilmente a nossa primeira zona de pressão.

Mas não me chateio de qualquer das formas. Em 4-3-3 ou em 4-4-2, temos de ser, sobretudo, inteligentes. Isso cabe ao JJ, alertar sobre o que deve e não deve ser feito neste jogo defensivamente. Ofensivamente é continuar na nossa toada.

Não mudando muito o nosso 4-4-2, aproveitando a capacidade do gaitan jogar mais por dentro e se o nosso defesa direito for talvez o Almeida que fecha melhor junto dos centrais e é mais certo defensivamente, podemos encaixar quase uma equipa na outra, eu iria mais por ai.

Mas o Benfica já ataca com uma linha defensiva de 3.
Eu não vejo a necessidade de tanta teoria.

Aliás, o mais engraçado desta vez vai ser ver os centrais dos mafiosos a tentarem entender quem têm de marcar quando o Lima e o Rodrigo cairem nas alas e aparecer o Nico e o Marko pelo centro.

Mas não defende com uma linha de 3. Falava no momento defensivo.

Mas isso não há equipa no mundo que faça.

André Sousa

Se o Rodrigo desce, eles têm a hipótese de fazer 3x1 na defesa. Aí é complicado.

O JJ devia ter trabalhado esse aspecto com os dois avançados (se jogar com eles, claro). A pressão na defesa deles. Eles têm superioridade numérica, mas isso é possível de se anular jogando só com dois homens na frente, mesmo estando 3x2.

É deixar a bola ir parar a um dos centrais que joguem pelos lados, e um dos dois avanaçdos, consoante o lado da bola, apertá-lo. O avançado que sobrar, só tem de fechar a linha de passe para o central do meio. Se isto for bem feito, eles vão ser obrigados a bater a bola na frente muitas vezes. E quando o fazem, é quase sempre em direcção ao corredor lateral onde aparece um dos interiores, mais uma vez, consoante o lado da bola.

Se isto pode ser perigoso porque o Pogba consegue desequilibrar, também é útil porque assim desfaz-se a superioridade numérica deles no nosso meio campo e permite-nos estar mais à vontade.