Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Mictlantecuhtli

Se houve coisa que eu visse a fazer ao Ramires, foi atacar.
Na grande maioria dos jogos o ramires apareceu como medio ofensivo e nao como defensivo.

Johnny|SLB

e diga-se que, pelo menos sempre que eu vi os jogos, o ramires a jogar a medio ofensivo esteve sempre muito discreto.. acho que deve render muito mais a surgir de tras para a frente.

Bzzoiro

Mystery Repeats

Se jogarmos em lozango, os vertices laterais não serão extremos obviamente.

Vavá_SLB

o ramires n vai jogar, só joga na libertadores

golfdreamer

Citação de: Menino Do Rio em 05 de Julho de 2009, 19:10
Eu acho é que se soubermos atacar bem, não precisamos tanto nos preocupar com a defesa. Os nossos adversários é que terão!

Para mim, 3 factores tácticos serão muito importantes caso queiramos ter sucesso: pressão na saída de bola do adversário, boa circulação da bola e defesa subida.

A pressão tem que ser feita de modo a não deixarmos os adversários jogarem. Nós temos que impor o nosso jogo, e temos de ser nós a assustá-los e não o contrário. Os nossos jogadores têm que correr atrás da bola desde a saída de jogo do adversário, e não podem dar-lhes espaço para pensarem o jogo. O jogo do adversário tem que ser igual àquele que tantos insucessos nos tem trazido: chutão para a frente à procura dos avançados.

Uma vez recuperada a bola, temos de fazer uma boa circulação da mesma. Temos de saber avançar as linhas sem perder a segurança do toque de bola. A equipa tem que rodar o jogo, para lá e para cá, pacientemente, à procura de espaços, e ir subindo aos poucos. Não pode, entretanto, perder a objectividade: tem que saber circular e trazer perigo constante aos adversários.

Por fim, penso que devemos jogar com uma defesa subida e em bloco. Os nossos jogadores têm de estar próximos uns dos outros de forma a fechar espaços aos adversários e a haver uma entreajuda maior em processos defensivos e também ofensivos. Os nossos defesas têm de evitar sair na base do chutão, têm é de sair com a bola controlada e devidamente entregue a que vai iniciar os processos ofensivos. As grandes equipas jogam com os defesas quase na linha do meio-campo, e com estes a participar dos processos ofensivos, de forma a criar mais linhas de passe para envolver a defesa adversária.

Estes três pontos que citei são pontos-chave para a contrução de uma equipa bem-sucedida em Portugal.

Para que tal ocorra, é preciso termos uma equipa ofensiva, com um meio-campo composto por jogadores de maior vocação ofensiva, mas que mordam o adversário a defender. Portanto, penso num losango composto por Ruben Amorim a trinco, Ramires à direita, Carlos Martins/Reyes à esquerda e Aimar a 10.

O que acham desse losango?

Concordo com todos esses pontos é a base da atitude de uma equipa. E é como dizes com essas atitudes não temos de nos preocupar em ter tantos jogadores com características desde que cada um saiba o que fazer em processos defensivos. Aquilo que a nossa equipa vai fazer na maior parte do jogo é atacar logo temos de ter mais jogadores para atacar!

O Jesus jogou parte do jogo da luz com:
                   Vandinho
Alan                                     Matheus
                   Mossoró
           Renteria Meyong

Não percebo como querem 3 medios centros no onze do Benfica. Parece que nós é que temos que defender.

golfdreamer

Citação de: Mystery Repeats em 05 de Julho de 2009, 19:37
Se jogarmos em lozango, os vertices laterais não serão extremos obviamente.

Extremos não...mas Alas! Viste o Jogo SLB - Braga... quem jogou? e quando estiveram a perder?
para cerca 60 % na minha opinião:
          Yebda/R. Amorim
Urreta        Reyes/Fabio Coentrão/Di Maria(tem q ganhar consciência defensiva)
          Aimar

Nos restantes jogos eu não optava por um 4x4x2 em losango.

Alento

Penso que nos faltam opções para um sistema de losango, provavelmente até temos 4 elementos titulares que correspondam, mas alternativas...? j´

Di Maria, Balboa, Fabio C., tudo malta que na minha opinião não serve para o losango a não ser que sejam muito trabalhados e mesmo assim...

golfdreamer

Citação de: dennisinho em 05 de Julho de 2009, 19:29
Se houve coisa que eu visse a fazer ao Ramires, foi atacar.
Na grande maioria dos jogos o ramires apareceu como medio ofensivo e nao como defensivo.
Citação de: Johnny|SLB em 05 de Julho de 2009, 19:33
e diga-se que, pelo menos sempre que eu vi os jogos, o ramires a jogar a medio ofensivo esteve sempre muito discreto.. acho que deve render muito mais a surgir de tras para a frente.

Ramires é perfeito para um esquema com R. Amorim lado a lado. Com desequilíbrios no ataque apenas um de cada vez baralhando as marcações do adversário e defensivamente lado a lado. Claro que não poderia ser num 4x4x2 losango. Mas seria assim que eu jogava em jogos contra equipas mais equilibradas...Porto Sporting Braga etc

Il Capitano

Jorge Jesus : Mais importante reforço da epoca !

Menino Do Rio

Outra coisa que vejo de errada aqui no fórum é a insistência em cotar o Urreta como um extremo, ainda mais direito. Ele é um avançado livre, que jogava mais descaído para a esquerda. Não é um extremo de procurar a linha, é um avançado que joga com liberdade de movimentos, sempre a abrir para receber a bola e depois partir para dentro, a procurar uma posição de remate. Quando muito ele é um atacante aberto num sistema com 3 avançados, como fazia lá no Ururguai. E pela esquerda, que facilita o remate, uma vez que é destro.

No losango do Jesus não pode ser cogitado para interior, e sim para avançado. Colocá-lo a interior é limitar a sua liberdade e suas capacidades, enfim, queimá-lo. O que se pode fazer é não comprar o Falcao, assumir o Urreta como um avançado e arranjar um interior ou um trinco, de forma a fechar o meio-campo.

VALEBEM

O Urreta, a meu ver tem condições para actuar como avançado e como médio...

Menino Do Rio

Citação de: VALEBEM em 05 de Julho de 2009, 19:55
O Urreta, a meu ver tem condições para actuar como avançado e como médio...

Ele é um jogador que tem de ter liberdade de movimentos a subir e não ter muitas responsabilidades defensivas. A jogar como interior não tem essa liberdade toda a subir, e tem muitas responsabilidades defensivas. Penso que seria uma queimação e tanto do jogador.

dealer1904

Uma das melhores contratações do Benfica este ano e vejam só: Não é argentino, nem espanhol, nem brasileiro. é TUGA

rcoelho

Citação de: dealer1904 em 05 de Julho de 2009, 20:29
Uma das melhores contratações do Benfica este ano e vejam só: Não é argentino, nem espanhol, nem brasileiro. é TUGA

qual foi o tuga que contratámos ?