Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

LuigiSLB83

Citação de: pecksniffian em 20 de Julho de 2009, 23:10
O que eu vejo nos cantos é a defesa do Benfica a aliviar bolas e os adversários a cairem em cima de nós sistematicamente. Isto seria evitável se colocassemos um jogador no meio-campo que pressionasse logo o portador da bola para evitar o chuveirinho. Mas isto sou, um mero curioso da ciência futebolística...

Sim que um jogador nosso no meio campo contra 3 ou 4 deles, consegue fazer uma pressão do crl. lol

LuigiSLB83

Citação de: VanBasten em 19 de Julho de 2009, 23:11
As pessoas deixaram-se levar por 30 minutos contra o Shakthar. Meus amigos, nesta fase da época, aqueles 30 minutos são uma excepção e não a regra. Com a porrada que os jogadores têm levados nestes ultimos 15 dias, já foi muito bom terem apresentado aqui e ali, umas jogadas de entendimento e terem virado 2 jogos dificeis. Repito: treinos tri-diários + 4 jogos em 6 dias + 2 viagens de avião = 3 vitórias e meia. Se calhar preferiam ter jogado contra o At.Cacem e Tourizense...pelo menos eram equipas nacionais. Deixem o treinador trabalhar e os jogadores crescerem. Acredito que em Amsterdão e, sobretudo em Guimaraes, já se veja mais qq coisa.

Há mais algo a acrescentar? Não.

pecksniffian

Normalmente nestas situações por cada jogador adversário acrescenta-se mais um defesa na marcação e não arbitrariamente com "três ou quatro"... Isso facilita o trabalho da defesa uma vez que as bolas que são normalmente aliviadas poderão ir ao encontro de um colega que por sua vez pode partir em contra-ataque ou segurar a bola à espera da subida dos companheiros. Com 11 jogadores enfiados na área a probabilidade de o adversário continuar a criar perigo é muito maior no meu entender.
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Julho de 2009, 07:51
Citação de: pecksniffian em 20 de Julho de 2009, 23:10
O que eu vejo nos cantos é a defesa do Benfica a aliviar bolas e os adversários a cairem em cima de nós sistematicamente. Isto seria evitável se colocassemos um jogador no meio-campo que pressionasse logo o portador da bola para evitar o chuveirinho. Mas isto sou, um mero curioso da ciência futebolística...

Sim que um jogador nosso no meio campo contra 3 ou 4 deles, consegue fazer uma pressão do crl. lol

LuigiSLB83

Tu disseste que o Benfica deveria colocar 1 jogador no meio campo e eu digo-te que um jogador não faz pressão nenhuma. Está sempre em inferioridade numérica. Mal começa a correr em direcção ao portador da bola, já a redondinha está noutro colega.

BigSLB

Numa marcação à zona é mais que normal os 11 jogadores estarem na grande área porque o que se está a defender não é o homem mas sim o espaço, e sendo assim são necessários os 10 jogadores de campo estarem todos na área para se cobrir o máximo de espaço possível.

Dá mais probabilidade do adversário ganhar uma 2ª bola? Dá, daí pedir-se aos jogadores que sejam agressivos, não só na abordagem ao cruzamento do canto, mas tambem na pressão imediata ao adversário que ganhe a 2ª bola.

Formas de atacar esta defesa zona, canto curto que obriga dois jogadores a sairem da área, ou bola ao 2º poste que se virem na foto que ontem foi posta por aqui é a zona mais desprotegida.

Para mim tem mais vantagens que a marcação hxh e relembro que o Belem do JJ a defender assim, só na ultimaou penultima jornada é que sofreu um golo de canto.

pecksniffian

Eu jogo com probabilidades. Um jogador recolher uma bola aliviada pela defesa é mais provável que nenhum.

BigSLB

Citação de: pecksniffian em 21 de Julho de 2009, 08:32
Eu jogo com probabilidades. Um jogador recolher uma bola aliviada pela defesa é mais provável que nenhum.

Por esse caminho, tambem é mais provavel sofrermos um golo directamente do canto com esse jogador no meio campo.

Não há formas perfeitas de defesa dos esquemas tacticos, todos têm os seus pros e contras, a sua diferente utilização depende das prioridades do treinador.

pecksniffian

Citação de: BigSLB em 21 de Julho de 2009, 08:41
Citação de: pecksniffian em 21 de Julho de 2009, 08:32

Por esse caminho, tambem é mais provavel sofrermos um golo directamente do canto com esse jogador no meio campo.

Não há formas perfeitas de defesa dos esquemas tacticos, todos têm os seus pros e contras, a sua diferente utilização depende das prioridades do treinador.

Mais provável porquê? Continuas com mais jogadores dentro da área que o adversário.

Golden

Esta discussão dos cantos e da marcação como é feita é engraçada, mas acessória.

Eu pessoalmente prefiro uma marcação à zona, resultado de um bloco defensivo em linha, que ataque a bola, uma vez ela chegue perto.

Mr_RIBEIRO

Eu prefiro aquela marcação em que o adversário não marca!

Golden

LuigiSLB83

Citação de: Golden em 21 de Julho de 2009, 09:02
Por acaso Luigi, bem visto.

Foi um video que tentei apanhar agora à pressa. Não sei se aquilo é regra ou excepção, uma vez que estava no último minuto do encontro e a ganhar por 1 de diferença...

Yahsek

È melhor sair para o contra-ataque com varios jogadores em progressão do que 1 ou 2 a correrem sozinhos um meio campo todo.Essa é uma das vantagens

pecksniffian

Não me recordo dessas vantagens o ano passado.