Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

alexandresmog

É o Paulo Bento que vem, e vamos ser campeões..

Edu

Quando penso no Marco Silva, penso que me identifico com a sua filosofia de jogo, na forma como até no Estoril colocava as suas equipas a jogar. Equipa com mentalidade ambiciosa, que tenta praticar bom futebol, num estilo que vai de acordo ao que pretendo. No entanto, no Sporting assumo que me desiludiu. Em todo o caso, o BC é uma besta e sem o apoio da estrutura, tudo fica mais complicado. E isto por si só não justifica tudo mas ajuda a encobrir alguma coisa.

Fazendo o mesmo raciocínio com o Rui Vitória, considero que o seu estilo costuma ser mais de contra-ataque, de transições rápidas e não me identifico tanto com o que tenho visto. É certo que jogar no Benfica é uma coisa, no Guimarães é outra. Ele pode mudar o estilo se tiver outras armas? Pode. Mas os princípios e metodologias de treino que posteriormente se reflectem nos jogos, têm que deixar rasto.

E é verdade que fez um bom inicio de temporada no Guimarães mas o facto de ter perdido dois jogadores (?) e o lugar em que acabaram, juntamente com o seu modelo de jogo até agora, deixa-me de pé atrás com ele. Adoraria enganar-me e estarei apreensivo apenas no inicio, mas para já é isto que vou pensando. Porém, há uns anos atrás via-o com outros olhos, pois gostei da temporada no Paços e até falei dele por aqui como alternativa caso o Jesus saísse...

Androico

Citação de: Edu em 05 de Junho de 2015, 01:28
Citação de: Androico em 05 de Junho de 2015, 01:21
Citação de: Edu em 05 de Junho de 2015, 01:19
A questão do RAP é muito discutível, pelo menos para mim, que não tenho muita informação sobre o que realmente poderá ter acontecido. É até possível que nós nem nunca venhamos a saber a verdade. Uma coisa é o Vieira ter colocado o Judas de parte, prescindir dele e só depois ter ficado à rasca quando viu que o mesmo ia para o Sporting. Outra coisa completamente diferente, é o Judas ter-se colocado de bicos de pés e ter traído o Vieira. Isto, claro, muda tudo.

Para já, acredito na 2da possibilidade, caso contrário eu penso que o Benfica seria sempre o primeiro a anunciar que queria um novo rumo e, consequentemente, anunciava a saída do Jesus. Até à última, parece ter tentado demover o Judas e que ele renovasse. Logo...
Mas negas que o LFV tenha-lhe proposto reduzir o salário?
E outro ponto porque é que se fala de traição? Olhavas para o Jesus como alguém benfiquista ou que tinha anunciado uma lealdade absoluta ao clube? Ele tinha algum compromisso ou princípio de acordo?
Eu não nego nada, sobretudo quando digo que tenho pouca informação sobre o assunto. Ele pode ter tido a intenção de lhe baixar o salário mas isso não quer dizer que não tivesse a intenção de o manter.
Falar em traição, para mim, é demasiado óbvio. Traição para com os seus jogadores, sobretudo e com o Presidente que lhe deu a mão há dois anos quando praticamente todos queriam correr com ele. Passar para o rival é demasiado evidente que é uma facada para todos. Lealdade absoluta? Não percebo o que é que o cu tem a ver com as calças.
Vou tentar explicar, se o LFV quer-lhe baixar o salário, a mensagem que passa é que o JJ é dispensável e já não é desejado. Quer se queira ou não, é isso que passa. Ora, do outro lado está um clube que está disposto a tudo para o ter, o JJ, dono de um ego, ao sentido-se querido por um lado e pouco querido por outro, opta por aquilo que era expectável (de acordo com o seu histórico). E daí emerge a crítica do RAP de que o Benfica não estava interessado em renovar e com toda a razão. Se estivesse, nunca na vida iria passar pela cabeça de um Presidente baixar um salário após um bi-campeonato.

Eu explico, só é uma traição quando não se espera que algo possa vir a acontecer, quando existe um compromisso onde se espere lealdade das partes. Ora, o Jesus nunca escondeu que podia treinar um rival. Ele tinha contrato com o Benfica e negociou com o Porto, com o Sporting e com outros clubes. Logo, dizer que é uma traição é algo que não se adequa. Traição seria se fosse o Luisão depois de ele dizer que em Portugal só joga no Benfica (ele assume esse compromisso).  Quanto ao LFV ter-lhe "dado a mão" é mais uma expressão infeliz, porque o LFV fez isso porque acreditou que ele ia ganhar títulos e não por ser amigo ou caridade. E a verdade é que ele ganhou e vários. Terá no fim do contrato de ficar refém disso? E se o LFV fica a contar com tal coisa é porque vive nas nuvens e não conhece o seu histórico.
Volto a dar exemplos de possíveis traições, por exemplo, caso o Vitor Paneira fosse treinar o Porto ou Sporting, isso ia ser muito mais difícil de engolir para mim do que o JJ. O primeiro é adepto como eu, o futebol é indissociável do Benfica, sendo adepto como o VP existe uma ligação com o clube que resulta num princípio ou compromisso. Ora, o JJ nunca chegou a esse patamar e eu não os confundo.

Posto isto, eu não vivo o futebol como o JJ mas entendo a forma como vive, é semelhante à do Mourinho e outros, vivem para o seu ego sem ligações profundas com os clubes por onde passam. O que interessa é a ambição, sem olhar a meios.

diplomat


ZICKLER

Citação de: Meddler em 05 de Junho de 2015, 01:39
Como já disse, não sei se o Marco Silva seria a solução perfeita para o Benfica, como também não sei se é um Mourinho em potência. Não faço ideia.

Mas não entendo o porquê de ser tão criticado pelo mau futebol do Sporting, pelo fraco controlo da profundidade da defesa ou do excessivo jogo pelos corredores.


Vamos a factos.

Marco Silva fez um grande trabalho no Estoril. Aqui nem há dúvidas. O trabalho do MS no Estoril e do Paulo Fonseca no Paços, naquela época 12/13, foi do melhor que vi em muitos anos de Tugão. Simplesmente notáveis.

Marco Silva assina pelo Sporting e vê o seu trabalho completamente minado:

- Presidente sociopata que interfere no trabalho do treinador;
- Presidente sociopata que vai para o banco de suplentes em todos os jogos;
- Presidente que lhe manda recados em conferências de imprensa;
- Comunicação social que, a mando desse presidente sociopata, lhe mancha a imagem;
- É-lhe dado um plantel patético, principalmente se tivermos a noção de que foi à luta no Campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões;
- Pressão desmesurada para lutar pelo título (como sempre foi afirmado pelo cão de caça Inácio), mesmo tendo um plantel ridículo;
- Pressão de subir o patamar colocado por Leonardo Jardim, que se dedicou exclusivamente ao Campeonato, sendo que só tinha a pressão de melhorar o 7º lugar de 12/13.


Eu não tenho problemas nenhuns em admitir que o Marco Silva errou em certos aspectos. Mas se as coisas não correram melhor, não foi ele o maior culpado. Nem de perto, nem de longe.

Fraco controlo da profundidade? Óbvio. Foi aqui o maior problema. Tem o seu quinhão de culpa, mas vamos lá pensar um bocadinho. Com aquela trambolhada toda na defesa, com Cedric, Miguel Lopes, Jefferson, Tobias, Sarr e Maurício à cabeça, que treinador não teria dificuldade para colocá-los a defender bem? Se a qualidade individual fosse muita e os erros persistissem, aí não haveria dúvidas de que o MS era o principal culpado. Mas, na realidade, não sabemos de quem é a culpa maior.

Insistência pelo jogo nos corredores? Não o ilibando também neste ponto, é importante reconhecer que as grandes armas do Sporting estavam nos corredores. Nani e Carrillo. Adrien, Carvalho e André Martins é um meio-campo que, simplesmente, joga a duas velocidades e sem ponta de criatividade.

Mau futebol? Evidente. Mas isto está directamente relacionado com a qualidade dos intervenientes. E o Sporting, salvo um ou outro jogador, não tem jogadores para serem, sequer, apostas regulares  no Benfica ou no Porto.


Agora vamos aos números.

Neste ano no Sporting, o Marco Silva cumpriu com o que tinha de cumprir:
- Ficou em 3º no campeonato, que é o máximo que poderiam ambicionar. Mais que isto e seria um milagre do treinador;
- Fez uma digna Liga dos Campeões e ficou a um penalty mal assinalado de ter chegado aos oitavos-de-final;
- Não fez nada na Taça da Liga porque o próprio presidente sociopata se encarregou de lhe boicotar a prova;
- Ganhou a Taça de Portugal, jogando bem ou mal, eliminou o Porto e a equipa que eliminou o Benfica. Sorte ou não, a verdade é que a ganhou;
- Sofreu apenas duas derrotas em todo o campeonato;


Comparemos com o Sporting de Leonardo Jardim em 13/14, ano sem competições europeias e sem qualquer pressão interna:

- Teve a mesma percentagem de vitórias no campeonato que Leonardo Jardim no ano anterior (sem competições europeias e sem pressão);
- Marcou mais 0.2 golos por jogo que Leonardo Jardim no ano anterior;
- Sofreu mais 0.2 golos por jogo que Leonardo Jardim no ano anterior;
- Leonardo Jardim fez uma média pontual de 2.23 pontos por jogo... Marco Silva fez exactamente a mesma média.
- Marco Silva teve maior percentagem de empates e menor percentagem de derrotas.


Comparemos ainda com a época de Paulo Fonseca no Porto. Paulo Fonseca, esse, que muitos dizem que seria uma boa solução para o Benfica (e eu nem discordo):

- Tiveram a mesma percentagem de vitórias;
- Marco Silva teve uma percentagem de derrotas menor que Paulo Fonseca;
- Marco Silva marcou mais 0.1 golos por jogo que PF;
- Ambos tiveram a mesma percentagem de golos sofridos por jogo.

E mais: o Paulo Fonseca não teve, nem nada que se pareça, o seu trabalho completamente negligenciado por um sociopata demente. E PF teve um plantel muito melhor.

Posto isto, pela boa época num clube sem rumo, comandado por um doente mental e tendo mantido sempre a postura e a sua dignidade, porque caralho é que o MS não está preparado para o Benfica e o Leonardo Jardim, Vitória ou Rui Vitória podem estar?

Este post não é para defender o Marco Silva. É só mesmo para tentar que lhe reconheçam o valor que nem o psicopata do seu presidente lhe soube reconhecer nem durante um mês de trabalho.

Para terminar, como comecei:

O Marco Silva pode falhar como pode ser a sorte grande, mas tenho a certeza de que arcaboiço mental e anímico, já ele ganhou para o resto da sua carreira.



Godescalco

Citação de: Meddler em 05 de Junho de 2015, 01:39
Como já disse, não sei se o Marco Silva seria a solução perfeita para o Benfica, como também não sei se é um Mourinho em potência. Não faço ideia.

Mas não entendo o porquê de ser tão criticado pelo mau futebol do Sporting, pelo fraco controlo da profundidade da defesa ou do excessivo jogo pelos corredores.


Vamos a factos.

Marco Silva fez um grande trabalho no Estoril. Aqui nem há dúvidas. O trabalho do MS no Estoril e do Paulo Fonseca no Paços, naquela época 12/13, foi do melhor que vi em muitos anos de Tugão. Simplesmente notáveis.

Marco Silva assina pelo Sporting e vê o seu trabalho completamente minado:

- Presidente sociopata que interfere no trabalho do treinador;
- Presidente sociopata que vai para o banco de suplentes em todos os jogos;
- Presidente que lhe manda recados em conferências de imprensa;
- Comunicação social que, a mando desse presidente sociopata, lhe mancha a imagem;
- É-lhe dado um plantel patético, principalmente se tivermos a noção de que foi à luta no Campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões;
- Pressão desmesurada para lutar pelo título (como sempre foi afirmado pelo cão de caça Inácio), mesmo tendo um plantel ridículo;
- Pressão de subir o patamar colocado por Leonardo Jardim, que se dedicou exclusivamente ao Campeonato, sendo que só tinha a pressão de melhorar o 7º lugar de 12/13.


Eu não tenho problemas nenhuns em admitir que o Marco Silva errou em certos aspectos. Mas se as coisas não correram melhor, não foi ele o maior culpado. Nem de perto, nem de longe.

Fraco controlo da profundidade? Óbvio. Foi aqui o maior problema. Tem o seu quinhão de culpa, mas vamos lá pensar um bocadinho. Com aquela trambolhada toda na defesa, com Cedric, Miguel Lopes, Jefferson, Tobias, Sarr e Maurício à cabeça, que treinador não teria dificuldade para colocá-los a defender bem? Se a qualidade individual fosse muita e os erros persistissem, aí não haveria dúvidas de que o MS era o principal culpado. Mas, na realidade, não sabemos de quem é a culpa maior.

Insistência pelo jogo nos corredores? Não o ilibando também neste ponto, é importante reconhecer que as grandes armas do Sporting estavam nos corredores. Nani e Carrillo. Adrien, Carvalho e André Martins é um meio-campo que, simplesmente, joga a duas velocidades e sem ponta de criatividade.

Mau futebol? Evidente. Mas isto está directamente relacionado com a qualidade dos intervenientes. E o Sporting, salvo um ou outro jogador, não tem jogadores para serem, sequer, apostas regulares  no Benfica ou no Porto.


Agora vamos aos números.

Neste ano no Sporting, o Marco Silva cumpriu com o que tinha de cumprir:
- Ficou em 3º no campeonato, que é o máximo que poderiam ambicionar. Mais que isto e seria um milagre do treinador;
- Fez uma digna Liga dos Campeões e ficou a um penalty mal assinalado de ter chegado aos oitavos-de-final;
- Não fez nada na Taça da Liga porque o próprio presidente sociopata se encarregou de lhe boicotar a prova;
- Ganhou a Taça de Portugal, jogando bem ou mal, eliminou o Porto e a equipa que eliminou o Benfica. Sorte ou não, a verdade é que a ganhou;
- Sofreu apenas duas derrotas em todo o campeonato;


Comparemos com o Sporting de Leonardo Jardim em 13/14, ano sem competições europeias e sem qualquer pressão interna:

- Teve a mesma percentagem de vitórias no campeonato que Leonardo Jardim no ano anterior (sem competições europeias e sem pressão);
- Marcou mais 0.2 golos por jogo que Leonardo Jardim no ano anterior;
- Sofreu mais 0.2 golos por jogo que Leonardo Jardim no ano anterior;
- Leonardo Jardim fez uma média pontual de 2.23 pontos por jogo... Marco Silva fez exactamente a mesma média.
- Marco Silva teve maior percentagem de empates e menor percentagem de derrotas.


Comparemos ainda com a época de Paulo Fonseca no Porto. Paulo Fonseca, esse, que muitos dizem que seria uma boa solução para o Benfica (e eu nem discordo):

- Tiveram a mesma percentagem de vitórias;
- Marco Silva teve uma percentagem de derrotas menor que Paulo Fonseca;
- Marco Silva marcou mais 0.1 golos por jogo que PF;
- Ambos tiveram a mesma percentagem de golos sofridos por jogo.

E mais: o Paulo Fonseca não teve, nem nada que se pareça, o seu trabalho completamente negligenciado por um sociopata demente. E PF teve um plantel muito melhor.

Posto isto, pela boa época num clube sem rumo, comandado por um doente mental e tendo mantido sempre a postura e a sua dignidade, porque caralho é que o MS não está preparado para o Benfica e o Leonardo Jardim, Vitória ou Rui Vitória podem estar?

Este post não é para defender o Marco Silva. É só mesmo para tentar que lhe reconheçam o valor que nem o psicopata do seu presidente lhe soube reconhecer nem durante um mês de trabalho.

Para terminar, como comecei:

O Marco Silva pode falhar como pode ser a sorte grande, mas tenho a certeza de que arcaboiço mental e anímico, já ele ganhou para o resto da sua carreira.

ISTO, FODA-SE!!

Ezekiel

Do que vi as equipas a jogar, melhor que o Vitória é o Lito Vidigal.

quinjeajero

Citação de: Bryan. em 05 de Junho de 2015, 01:40
Jesus fez um milagre. Dizer menos que isso é azia.

O Marco Silva ganhou a Taça mas esteve abaixo do esperado.
A questão é: o Marco Silva entrou no Sporting e começou a levar com pedidos de utilizar ou não utilizar jogador x consoante as guerras com os empresários. E não cumpriu os pedidos.
A partir daí torna-se quase impossível analisar o trabalho de Marco Silva.

Foi um ano que o Marco Silva passou em guerra interna com toda a estrutura do futebol do Sporting. Salvar uma Taça de Portugal no meio daquele caos é que foi surpreendente.

Quero ver o Marco Silva trabalhar de cabeça limpa, empenhado, com tranquilidade e com todos os recursos a trabalhar para ele.

Milagre enorme, sair pateticamente cedo da europa, estar a época praticamente toda só concentrado nas competições nacionais, ser eliminado em casa taça de Portugal em casa pelo braga e fazer uma segunda volta pior que a primeira. Fantástico mesmo, isto tudo sem ganhar um jogo ao sporting do tal que teve "abaixo do esperado" e a jogar sempre na retranca contra o super porto do lopatego. 

André Sousa

Citação de: quinjeajero em 05 de Junho de 2015, 01:36
O que é que o Marco Silva podia ter feito mais com aquele plantel não tão mau como isso, explica lá.

Primeiro que tudo, podia ter começado por perceber que o Paulo Oliveira tinha de ser titular e o Naby Sarr nunca na vida podia ganhar um lugar no 11, pelo menos inicialmente. O Sporting sofreu muito pela qualidade individual que ali apresentou, com Naby Sarr e Maurício a fazer dupla. Horríveis.

Depois, a não aposta no André Martins e a aposta no Adrien, que até é um jogador que cheguei a querer ter aqui, mas o melhor que fez foi mesmo numa Académica. Depois disso, foi sempre a descer e o rendimento, neste ano, foi fraquinho. Ah e tal o André Martins, loles, herp derp. Sim, vamos passar à frente.

A gestão do Montero foi má. Sempre o disse que se tivesse no Benfica, disputava o lugar com o Lima, para não dizer outra coisa. Imensa qualidade individual. Já quando o Sporting só não saiu aqui de saco cheio porque não calhou, foi o único que demonstrou qualidade.

Podia ter adoptado um 4-4-2, já que tem dois avançados com qualidades diferentes, e que dão coisas diferentes à equipa. Fê-lo algumas vezes, mas sem sucesso.

Tinha Carrillo e Nani para as alas, que rentabilizou bem.

Apostou no Capel, quando tinha o Iuri Medeiros na equipa B. Aliás, a equipa B até foi algo que foi pouco potenciado por ele. Até têm lá qualidade, com o Iuri e Gauld à cabeça. A partir do momento em que passam a ter o Capel com muitos minutos, tudo isto se torna exequível. E nós, benfiquistas, também sofremos com este assunto, por isso deve dar para perceber.

Agora, o mais importante. Tudo isto é subjectivo. O Montero pode não valer nada para uns, o Naby Sarr pode ser o futuro Thuram, etc., etc.. Dentro do campo, o Sporting não se comportou como equipa, principalmente em termos defensivos. Ver o comportamento e a coordenação da linha defensiva do Benfica, e comparar com o Sporting, é pura brincadeira.

E falo a nível defensivo porque acho que é o maior mérito do JJ e o maior demérito do MS.

Já agora e pela 50ª vez: não acho o Marco Silva mau treinador.

alenker

BOA NOTICIA
Hugo Oliveira acabou de me enviar mensagem a dizer:

"Boas. Tenho contrato. Só não fico se não me quiserem"

Rumo ao 35!

jase25

E eu não desgosto totalmente do Rui Vitória, longe disso. Acho o trabalho dele muito valoroso. Percebe da poda, claramente.

Mas nestas circunstâncias, só pode ser Marco all the way. É A oportunidade.

Slayer

Citação de: Nramos em 05 de Junho de 2015, 01:40
Citação de: dfernandes em 05 de Junho de 2015, 00:40
Citação de: Nramos em 05 de Junho de 2015, 00:34
Citação de: mojo_j0jo em 05 de Junho de 2015, 00:29
Citação de: dfernandes em 05 de Junho de 2015, 00:26
Citação de: Xinas em 05 de Junho de 2015, 00:24
Klopp....

Treinadores estrangeiros precisam de um tempo de adaptação ao tugao que nós não temos.

Lopotego fez 82 pts na sua primeira época e a jogar até aos quartos da champions.

Quem é competente, é competente em qualquer lado, seja aqui ou seja na China, Português ou estrangeiro.

Agora é moda que em Portugal só treinadores Portugueses.

Não é problema em Italia, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra...mas o Tugão é muito complicado.

Um bom adjunto resolve a maior parte dessas questões, a competência e qualidade as outras.

É tudo fácil,  enquanto a bola não começa a rolar. Por isso é nos últimos 20 e tal anos só 1 treinador estrangeiro foi campeão no Benfica,  e sem saber como.

SERÁ PRECISO ESTAR CONSTANTEMENTE A RELEMBRAR O NOSSO HISTORICO DESDE 1994?

Ou será que o paradigma mudou? Mudou o caralho.

Então significa que só é dificil para o Benfica? É que o Porto também foi campeão com estrangeiros, e mesmo assim essa estatistica significa muito pouco, em qualquer Pais haverá sempre mais treinadores nativos campeões, e a justificação é simples e nada tem a ver com qualidade ou dificuldade do campeonato.

E obviamente que o paradigma se alterou, para mim é evidente.

Oh, o Porto foi campeão com treinadores estrangeiros? Pudera... Piloto automático aquilo.

SLBernardo

Citação de: diplomat em 05 de Junho de 2015, 01:43

viterbo!!

Dava para ganhar a supertaça . . depois já se acabava o gás  ::bater::

Chuck

Citação de: Meddler em 05 de Junho de 2015, 01:39
Como já disse, não sei se o Marco Silva seria a solução perfeita para o Benfica, como também não sei se é um Mourinho em potência. Não faço ideia.

Mas não entendo o porquê de ser tão criticado pelo mau futebol do Sporting, pelo fraco controlo da profundidade da defesa ou do excessivo jogo pelos corredores.


Vamos a factos.

Marco Silva fez um grande trabalho no Estoril. Aqui nem há dúvidas. O trabalho do MS no Estoril e do Paulo Fonseca no Paços, naquela época 12/13, foi do melhor que vi em muitos anos de Tugão. Simplesmente notáveis.

Marco Silva assina pelo Sporting e vê o seu trabalho completamente minado:

- Presidente sociopata que interfere no trabalho do treinador;
- Presidente sociopata que vai para o banco de suplentes em todos os jogos;
- Presidente que lhe manda recados em conferências de imprensa;
- Comunicação social que, a mando desse presidente sociopata, lhe mancha a imagem;
- É-lhe dado um plantel patético, principalmente se tivermos a noção de que foi à luta no Campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões;
- Pressão desmesurada para lutar pelo título (como sempre foi afirmado pelo cão de caça Inácio), mesmo tendo um plantel ridículo;
- Pressão de subir o patamar colocado por Leonardo Jardim, que se dedicou exclusivamente ao Campeonato, sendo que só tinha a pressão de melhorar o 7º lugar de 12/13.


Eu não tenho problemas nenhuns em admitir que o Marco Silva errou em certos aspectos. Mas se as coisas não correram melhor, não foi ele o maior culpado. Nem de perto, nem de longe.

Fraco controlo da profundidade? Óbvio. Foi aqui o maior problema. Tem o seu quinhão de culpa, mas vamos lá pensar um bocadinho. Com aquela trambolhada toda na defesa, com Cedric, Miguel Lopes, Jefferson, Tobias, Sarr e Maurício à cabeça, que treinador não teria dificuldade para colocá-los a defender bem? Se a qualidade individual fosse muita e os erros persistissem, aí não haveria dúvidas de que o MS era o principal culpado. Mas, na realidade, não sabemos de quem é a culpa maior.

Insistência pelo jogo nos corredores? Não o ilibando também neste ponto, é importante reconhecer que as grandes armas do Sporting estavam nos corredores. Nani e Carrillo. Adrien, Carvalho e André Martins é um meio-campo que, simplesmente, joga a duas velocidades e sem ponta de criatividade.

Mau futebol? Evidente. Mas isto está directamente relacionado com a qualidade dos intervenientes. E o Sporting, salvo um ou outro jogador, não tem jogadores para serem, sequer, apostas regulares  no Benfica ou no Porto.


Agora vamos aos números.

Neste ano no Sporting, o Marco Silva cumpriu com o que tinha de cumprir:
- Ficou em 3º no campeonato, que é o máximo que poderiam ambicionar. Mais que isto e seria um milagre do treinador;
- Fez uma digna Liga dos Campeões e ficou a um penalty mal assinalado de ter chegado aos oitavos-de-final;
- Não fez nada na Taça da Liga porque o próprio presidente sociopata se encarregou de lhe boicotar a prova;
- Ganhou a Taça de Portugal, jogando bem ou mal, eliminou o Porto e a equipa que eliminou o Benfica. Sorte ou não, a verdade é que a ganhou;
- Sofreu apenas duas derrotas em todo o campeonato;


Comparemos com o Sporting de Leonardo Jardim em 13/14, ano sem competições europeias e sem qualquer pressão interna:

- Teve a mesma percentagem de vitórias no campeonato que Leonardo Jardim no ano anterior (sem competições europeias e sem pressão);
- Marcou mais 0.2 golos por jogo que Leonardo Jardim no ano anterior;
- Sofreu mais 0.2 golos por jogo que Leonardo Jardim no ano anterior;
- Leonardo Jardim fez uma média pontual de 2.23 pontos por jogo... Marco Silva fez exactamente a mesma média.
- Marco Silva teve maior percentagem de empates e menor percentagem de derrotas.


Comparemos ainda com a época de Paulo Fonseca no Porto. Paulo Fonseca, esse, que muitos dizem que seria uma boa solução para o Benfica (e eu nem discordo):

- Tiveram a mesma percentagem de vitórias;
- Marco Silva teve uma percentagem de derrotas menor que Paulo Fonseca;
- Marco Silva marcou mais 0.1 golos por jogo que PF;
- Ambos tiveram a mesma percentagem de golos sofridos por jogo.

E mais: o Paulo Fonseca não teve, nem nada que se pareça, o seu trabalho completamente negligenciado por um sociopata demente. E PF teve um plantel muito melhor.

Posto isto, pela boa época num clube sem rumo, comandado por um doente mental e tendo mantido sempre a postura e a sua dignidade, porque caralho é que o MS não está preparado para o Benfica e o Leonardo Jardim, Vitória ou Rui Vitória podem estar?

Este post não é para defender o Marco Silva. É só mesmo para tentar que lhe reconheçam o valor que nem o psicopata do seu presidente lhe soube reconhecer nem durante um mês de trabalho.

Para terminar, como comecei:

O Marco Silva pode falhar como pode ser a sorte grande, mas tenho a certeza de que arcaboiço mental e anímico, já ele ganhou para o resto da sua carreira.

Falaste por mim.

Mittelstürmer

 Este Judas ainda esta na Geral? Ele que va bardamatters para a seccao Lixo!