Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Vieri

Eheh!

Isto parece o Instituto de Medicina Legal do Futebol a autopsiar lances.

Como diz o filósofo Pablo Aimar: No futebol sobram análises...

EPluribusUnum

Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:21
Citação de: EPluribusUnum em 20 de Janeiro de 2012, 12:19
Claro que o Luisão também tem culpa, aquele corte foi bastante defeituoso.
Também tem culpa? O Luisão alivia uma bola para a entrada da área, e depois ainda desvia o remate enganando o guarda redes.

Também tem culpa? Fonix, que understatement.

Porra, só por causa de uma palavra? Sim, tem culpa! Não é o único, mas (também) tem.

Não o estou a desculpar ou a minimizar o erro por isso.

Não rebaixo uns para elevar outros, ou vice-versa. Isso comigo não pega.

lonstrup

Citação de: Phant em 20 de Janeiro de 2012, 12:26
Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:23
Citação de: Phant em 20 de Janeiro de 2012, 12:21
Oh que carago. Não se trata de arranjar culpado mas perceber o que esteve na origem do descontrolo da jogada e o que falhou.
Amigo, o futebol é um jogo dinâmico. Não estamos a falar de futebol americano com jogadas estudadas e tal.

Num jogo dinâmico há sempre «descontrolos», mas para isso existem compensações. As compensações não funcionaram?

Funcionaram parcialmente. Jardel e Matic ( talvez lento a alinhar ao lado do Luisao e tambem algo distante deste) tiveram o comportamento correcto, mas depois faltou alguém no tal rectangulo na entrada da área. Se o Luisao tem cedido canto no cruzamento este problema não desaparecia, apenas não tinha qualquer consequência visível.

Mas repara, mesmo faltando alguém no tal rectangulo à entrada da área, o mecanismo de compensação funcionou na medida em que 3 jogadores encurtam as possibilidades do remate do Neca. De tal forma que um dos defesas consegue interceptar o remate.

MiTica

epá convence lá o LFV a abrir os cordoes à bolsa por uns laterais  :amigo:

Phant

Citação de: PB em 20 de Janeiro de 2012, 12:25
http://www.youtube.com/watch?v=BuDp25iVhy8

Outra... logo na primeira jogada. Isto é recorrente!

Para quem critica o comportamento do Matique no golo do Setubal veja-se onde está o Javi nessa jogada. Está a completar a linha de 4 porque o Luisão saiu de posição e esse é o comportamento previsto. É a tal complementaridade entre o 6 e os centrais que o Jesus inclui no seu modelo e que tanta qualidade lhe dá em organização defensiva. Depois  claro que surge essa limitação ali no meio, mas ou o Jesus acha isso um mal menor ou é um dos outros médios que tem de aparecer a cobrir aquele espaço.

lonstrup

Citação de: EPluribusUnum em 20 de Janeiro de 2012, 12:31
Também tem culpa? O Luisão alivia uma bola para a entrada da área, e depois ainda desvia o remate enganando o guarda redes.

Porra, só por causa de uma palavra? Sim, tem culpa! Não é o único, mas (também) tem.

Pois olha se não rebaixas, parece.

Tentar esmiuçar este lance dessa forma para mim é de má fé.

aguia1

Citação de: PB em 20 de Janeiro de 2012, 12:29
Citação de: aguia1 em 20 de Janeiro de 2012, 12:28
Citação de: PB em 20 de Janeiro de 2012, 12:21
Contra o Otelul (fora), tivemos que sofrer porque também deixaram precisamente aquela zona, sem ninguém. Felizmente, o rei Artur defendeu os dois remates.
Siga...
tambem era o matic o titular?
Não .
nao tenho mais perguntas.entao a culpa nao e de jogador a, b ou c. talvez o JJ tenha de assumir a responsabilidade. tambem e impossivel ter jogadores em todo o lado. num ressalto de bola nunca sabemos onde a bola vai cair. eu tambem gosto de dar merito aos advrsarios.

Phant

Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:32
Citação de: Phant em 20 de Janeiro de 2012, 12:26
Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:23
Citação de: Phant em 20 de Janeiro de 2012, 12:21
Oh que carago. Não se trata de arranjar culpado mas perceber o que esteve na origem do descontrolo da jogada e o que falhou.
Amigo, o futebol é um jogo dinâmico. Não estamos a falar de futebol americano com jogadas estudadas e tal.

Num jogo dinâmico há sempre «descontrolos», mas para isso existem compensações. As compensações não funcionaram?

Funcionaram parcialmente. Jardel e Matic ( talvez lento a alinhar ao lado do Luisao e tambem algo distante deste) tiveram o comportamento correcto, mas depois faltou alguém no tal rectangulo na entrada da área. Se o Luisao tem cedido canto no cruzamento este problema não desaparecia, apenas não tinha qualquer consequência visível.

Mas repara, mesmo faltando alguém no tal rectangulo à entrada da área, o mecanismo de compensação funcionou na medida em que 3 jogadores encurtam as possibilidades do remate do Neca. De tal forma que um dos defesas consegue interceptar o remate.

Certo, mas essa compensação foi mais em desespero do que outra coisa. O Neca acaba por rematar sem ninguém o condicionar por aí além e mesmo assim só houve golo por causa da infelicidade do Luisão. Acho que estamos esclarecidos, entendo perfeitamente o que queres dizer. ;D

EPluribusUnum

Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:33

Não contribuo para as tuas tentativas de criar confusão, desculpa lá.

Phant

Citação de: aguia1 em 20 de Janeiro de 2012, 12:33
Contra o Otelul (fora), tivemos que sofrer porque também deixaram precisamente aquela zona, sem ninguém. Felizmente, o rei Artur defendeu os dois remates.
Siga...
Não .
nao tenho mais perguntas.entao a culpa nao e de jogador a, b ou c. talvez o JJ tenha de assumir a responsabilidade. tambem e impossivel ter jogadores em todo o lado. num ressalto de bola nunca sabemos onde a bola vai cair. eu tambem gosto de dar merito aos advrsarios.

Tens toda a razão nisso do dar mérito ao adversário. Quanto à parte dos ressaltos há sempre possibilidade de tentar controlar o aleatório do jogo (roubo isto ao PB) através de comportamentos previstos para situações específicas.

lonstrup

Citação de: EPluribusUnum em 20 de Janeiro de 2012, 12:37
Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:33

Não contribuo para as tuas tentativas de criar confusão, desculpa lá.
É lixado ver a fogueira ser apagada em duas páginas de tópico. Eu sei.

lonstrup

Citação de: Phant em 20 de Janeiro de 2012, 12:38
Citação de: aguia1 em 20 de Janeiro de 2012, 12:33
Siga...
Não .

Tens toda a razão nisso do dar mérito ao adversário. Quanto à parte dos ressaltos há sempre possibilidade de tentar controlar o aleatório do jogo (roubo isto ao PB) através de comportamentos previstos para situações específicas.
E no entanto falas em desespero na resposta ao remate do Neca, apesar de aparecerem 3 homens em cima dele e um deles interceptar a bola.

Red Eyes

Só sei que negaram uma defesa extraordinária ao Artur...

Phant

Citação de: lonstrup em 20 de Janeiro de 2012, 12:48
E no entanto falas em desespero na resposta ao remate do Neca, apesar de aparecerem 3 homens em cima dele e um deles interceptar a bola.

Eh pa, nao vou explicar o meu ponto outra vez. Siga. :)