Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Trapattoni

Tenho saudades disto

https://www.facebook.com/photo.php?v=651482168225878

Que diferença brutal para quem o via e quem o vê agora

Thunderboy

Citação de: faneca_slb4ever em 24 de Outubro de 2013, 11:14
"Ficou porque não queria que ele fosse para o FC Porto"

"Era humilhante vê-lo ganhar no maior rival"

LFV, dixit.

Mais uma demonstração do benfiquinha...
E o presidente que temos e que foi eleito por 83% dos socios.

VodkaBoy

Mais um jogo que não vi, por isso opinar sobre o mesmo não é correcto, nem o vou fazer.

O que posso dizer, é que definitivamente Jesus está "fora do contexto". Perdeu toda a noção do lugar que ocupa.
Ter afirmações como as que teve no final do jogo, é de quem, ou perdeu qualquer réstia de vergonha na cara, ou simplesmente está tão desgastado que já não sabe o que dizer e lança umas atoardas para o ar.

Quando foi contratado, eu fui um dos que não lhe vaticinou um bom futuro à frente do clube. Nem sequer pensei que ficasse 5 meses à frente do clube, quanto mais 5 anos.
Mas o facto é que no primeiro ano ele fez o que tinha de ser feito. Ajustou a táctica ao plantel que tinha, e apesar dos erros que cometeu nesse ano, notava-se uma união no universo Benfica que acho que seria impossível perdermos aquele campeonato. Convenceu-me com o discurso fanfarrão e arrogante. Foi algo a que ninguém estava habituado no Benfica e ele suportou as suas palavras com actos. Mas depois falta-lhe algo mais. O ambiente de conflito (que ele tanto gosta) não é suporte para um espaço temporal alargado. Eventualmente as coisas começam a correr mal e aí do sucesso (relativo) ao descalabro é um passo de bebé...
O que mais me decepciona, é ver que o que de tão bom fez na primeira época (que foi claramente ajustar a táctica ao plantel) foi completamente deitado ao lixo nos anos seguintes. Com excepção de 2011/2012, e apenas a espaços, em que voltámos a ter um super jogador no meio campo (Witsel), a táctica do Benfica mantém-se inalterada, embora os interpretes, claramente não consigam o mesmo elan dessa primeira equipa de 2009/2010.

Falta a Jesus algo mais para ser verdadeiramente de top. Acima de tudo, falta-lhe uma das mais importantes coisas: Humildade para reconhecer quando está equivocado. Na sua teimosia pensa que por uma coisa ter dado certo uma vez, vai dar certo sempre, apostando até ao fim em cenários que têm "tudo" para correr mal. E geralmente correm mesmo mal.

Acho que é um bom treinador a potenciar jogadores (obviamente que eles têm de já ter qualidade). O que fez com Coentrão, Matic, Enzo, David Luiz, Di Maria, entre outros é de um bom treinador. Mas também acho que se agarra demasiado a essa crença.
Pôs a equipa a jogar um futebol ofensivo, mas achou que um sistema de jogo ia ser o melhor para sempre. Claro que após algum tempo, esse sistema passa a ser melhor entendido e anulado pelos adversários. Não se diversificou e os resultados estão à vista.
Da parte da comunicação acho que nem é preciso falar, tal o rol de disparates que diz todos os anos. A sua soberba e vaidade são os seus piores defeitos. Acha-se infalível e isso é, regra geral, meio caminho andado para o insucesso.

Com outro presidente, outra estrutura, acho que das duas uma, ou seria um dos melhores de sempre (caso se sujeitasse ao bom funcionamento do clube) ou seria corrido em três tempos por não se submeter à hierarquia do clube. No actual, terá poucas hipóteses de sucesso, cada vez mais distante à medida que o tempo vai passando e ele se vai desgastando.

Para mim é um treinador que deu ao Benfica aquilo que era preciso em 2009, mas que depois não soube subir a outros patamares. Como tal há muito que deveria ter saído do clube.

Nuno Lino

Citação de: Aguia_Rea1 em 24 de Outubro de 2013, 11:22
ficou... e ficou.... e vai ficando.... o pior é isso. Uma coisa é cometer um erro, isso todos cometemos e mesmo muitos Benfiquistas ainda queriam continuar com ele, outra bem diferente é insistir no erro, persistir, ser obtuso e casmurro. Cada dia que passa ficamos mais longe do que queremos: Um Benfica com sucesso esta época.
Mas não se nota muita insatisfação em relação ao que se passa no estádio..Por isso esta tudo como deve estar..

10Baggio

Que seja o teu grande amigo Machado a despedir-te crl...

PAslb

Citação de: Slipknot_BMC em 24 de Outubro de 2013, 11:21
" UM DIA A ESTRUTURA VEM ABAIXO!

O que se está a passar no Benfica, com resultados pobres e exibições confrangedoras, é resultado de uma dependência quase obscena do clube em relação à capacidade do seu treinador para se constituir como factor de equilíbrio na luta pelos títulos com o FC Porto. É verdade que Jesus cometeu demasiados erros, durante quatro anos, que impediram até que os adeptos se juntassem no Marquês, para festejar, pelo menos, mais dois títulos nacionais. Mas também é verdade que a capacidade demonstrada pela equipa para estender até ao fim essa incerteza no campeonato, deveu-se, em grande medida, ao mérito indiscutível de Jorge Jesus.
Nos últimos dois anos, o Benfica não ganhou os campeonatos, mas objectivamente podia e devia tê-los ganho, porque foi a melhor equipa da competição. Durante quatro anos, a estrutura do Benfica escondeu-se atrás do mérito, do carisma e da personalidade do treinador, suspirando pelos títulos e rezando para que Jesus resolvesse tudo. Não resolveu e agora Jesus aparece esgotado e sem aparente capacidade para devolver, pelo menos, o bom futebol à sua equipa. Agora, que o treinador deixou se constituir como o factor de equilíbrio entre o Benfica e o FC Porto, começa a emergir, de novo, a insuficiência de tudo o que rodeia o plantel do Benfica e de todo o ambiente estrutural que devia compensar, como noutros clubes, um momento de fraqueza do seu treinador. Ou seja, agora devia ser a estrutura a levar Jesus ao colo, como, durante quatro anos, aconteceu precisamente ao contrário.
E é aqui que chegámos ao ponto. Jesus está esgotado e com isso vai esgotar o Benfica, a sua equipa e os jogadores.
Ao contrário de muitos benfiquistas, não creio que o actual problema do Benfica se consiga alterar com a mudança de treinador. Do modo como estão as coisas, provavelmente Jesus acabará por deixar o Benfica da mesma forma que o encontrou. Amorfo, bisonho, complexado e desorientado. Gosto de recorrer à memória para colocar as coisas em perspectiva. Foi assim que Jesus encontrou o Benfica. Provavelmente é assim que Jesus deixará o Benfica. Sem que o clube e quem o dirige percebam onde está, efectivamente, o problema, nenhum outro treinador mudará nada de substancial na relação cada vez mais viciada entre o Benfica e o insucesso. É nisso que se devem concentrar os adeptos que, nos dias de hoje, se agitam a pedir a cabeça do treinador. Não é apenas ele que está esgotado é todo um modelo de governação no clube que, durante quatro anos, se escondeu atrás do sucesso relativo do futebol espectacular e empolgante que Jesus devolveu ao clube. Tudo o resto é conversa fiada e apenas servirá para adiar a resolução de um problema que se arrasta há mais de vinte anos e que os últimos presidentes do Benfica nunca conseguiram resolver. "

José Marinho, Jornalista.
Mais 1 a pensar como eu!
Tudo dito...

1904 slb

Citação de: Thunderboy em 24 de Outubro de 2013, 11:23

LFV, dixit.

E o presidente que temos e que foi eleito por 83% dos socios.

Não. Foi eleito por 83% dos votos.

BERNA_1961

Citação de: Slipknot_BMC em 24 de Outubro de 2013, 11:21
" UM DIA A ESTRUTURA VEM ABAIXO!

O que se está a passar no Benfica, com resultados pobres e exibições confrangedoras, é resultado de uma dependência quase obscena do clube em relação à capacidade do seu treinador para se constituir como factor de equilíbrio na luta pelos títulos com o FC Porto. É verdade que Jesus cometeu demasiados erros, durante quatro anos, que impediram até que os adeptos se juntassem no Marquês, para festejar, pelo menos, mais dois títulos nacionais. Mas também é verdade que a capacidade demonstrada pela equipa para estender até ao fim essa incerteza no campeonato, deveu-se, em grande medida, ao mérito indiscutível de Jorge Jesus.
Nos últimos dois anos, o Benfica não ganhou os campeonatos, mas objectivamente podia e devia tê-los ganho, porque foi a melhor equipa da competição. Durante quatro anos, a estrutura do Benfica escondeu-se atrás do mérito, do carisma e da personalidade do treinador, suspirando pelos títulos e rezando para que Jesus resolvesse tudo. Não resolveu e agora Jesus aparece esgotado e sem aparente capacidade para devolver, pelo menos, o bom futebol à sua equipa. Agora, que o treinador deixou se constituir como o factor de equilíbrio entre o Benfica e o FC Porto, começa a emergir, de novo, a insuficiência de tudo o que rodeia o plantel do Benfica e de todo o ambiente estrutural que devia compensar, como noutros clubes, um momento de fraqueza do seu treinador. Ou seja, agora devia ser a estrutura a levar Jesus ao colo, como, durante quatro anos, aconteceu precisamente ao contrário.
E é aqui que chegámos ao ponto. Jesus está esgotado e com isso vai esgotar o Benfica, a sua equipa e os jogadores.
Ao contrário de muitos benfiquistas, não creio que o actual problema do Benfica se consiga alterar com a mudança de treinador. Do modo como estão as coisas, provavelmente Jesus acabará por deixar o Benfica da mesma forma que o encontrou. Amorfo, bisonho, complexado e desorientado. Gosto de recorrer à memória para colocar as coisas em perspectiva. Foi assim que Jesus encontrou o Benfica. Provavelmente é assim que Jesus deixará o Benfica. Sem que o clube e quem o dirige percebam onde está, efectivamente, o problema, nenhum outro treinador mudará nada de substancial na relação cada vez mais viciada entre o Benfica e o insucesso. É nisso que se devem concentrar os adeptos que, nos dias de hoje, se agitam a pedir a cabeça do treinador. Não é apenas ele que está esgotado é todo um modelo de governação no clube que, durante quatro anos, se escondeu atrás do sucesso relativo do futebol espectacular e empolgante que Jesus devolveu ao clube. Tudo o resto é conversa fiada e apenas servirá para adiar a resolução de um problema que se arrasta há mais de vinte anos e que os últimos presidentes do Benfica nunca conseguiram resolver. "

José Marinho, Jornalista.
Discordo, em parte, porque o JJ também tem (e muita) culpa.
O nosso campeonato é uma treta e dá para ganhar a maioria dos jogos. Nos jogos mais complicados somos sempre inferiores. Andamos sempre a "cheirar" a bola.
Mesmo o ano passado, na Liga Europa, tivemos (muita) sorte com o Bayer. Depois apanhamos equipas da segunda divisão europeia e chegamos à final.
Na final, enfim é uma final e aí de facto tivemos algum azar.
Neste sistema (4/2/4), sim com 4 avançados, nunca vamos ter sucesso (pelo menos nos jogos mais complicados).
Já não suporto ver uma equipa completamente "partida", em que que o adversário que tenha 3 médios nos dá baile.
Acho que não é preciso ser treinador encartado para ver isto.

VodkaBoy

LFV, dixit.

Isso é demasiado mau para ser verdade...  :disgust: :disgust: :disgust:

ASCO!

Vieri

Eu quando digo que o problema, o grande problema, não é o a atitude dos jogadores, não quero desculpá-los completamente, mas apenas constatar factos ou sinais disso mesmo.

Uma equipa que queira queimar um treinador não vira um resultado com 2 golos nos descontos.
Uma equipa que queira queimar um treinador não o faz na Champions que é a maior montra do mundo.
Uma equipa que queira queimar o treinador não passa a correr e a jogar mais quando o campo fica pesado e já só se pede chutão e correria.

Aliás, se a equipa estivesse a fazer a cama ao treinador e ninguém daquela direção tomasse uma atitude de força, então aquioloéra mesmo uma nau à deriva em mar alto.

A equipa está desiquilibrada, o modelo é desiquilibrado, em especial para estes jogos, já todos sabemos.
O problema é que agora a equipa está psicologicamente de rastos e já não acredita minimamente no treinador.
Imaginem um exército que já não acredita nas tácticas do general. Acham que pode ganhar alguma guerra?

O Benfica vai agonizar lentamente, a perder objectivo a objectivo, a esperar sentado que ele se demita, infelizmente.

PAslb

Citação de: Vieri em 24 de Outubro de 2013, 11:29
Eu quando digo que o problema, o grande problema, não é o a atitude dos jogadores, não quero desculpá-los completamente, mas apenas constatar factos ou sinais disso mesmo.

Uma equipa que queira queimar um treinador não vira um resultado com 2 golos nos descontos.
Uma equipa que queira queimar um treinador não o faz na Champions que é a maior montra do mundo.
Uma equipa que queira queimar o treinador não passa a correr e a jogar mais quando o campo fica pesado e já só se pede chutão e correria.

Aliás, se a equipa estivesse a fazer a cama ao treinador e ninguém daquela direção tomasse uma atitude de força, então aquioloéra mesmo uma nau à deriva em mar alto.

A equipa está desiquilibrada, o modelo é desiquilibrado, em especial para estes jogos, já todos sabemos.
O problema é que agora a equipa está psicologicamente de rastos e já não acredita minimamente no treinador.
Imaginem um exército que já não acredita nas tácticas do general. Acham que pode ganhar alguma guerra?

O Benfica vai agonizar lentamente, a perder objectivo a objectivo, a esperar sentado que ele se demita, infelizmente.
O modelo era desequilibrado na época passada?
Qualquer modelo não funciona quando os jogadores não se esforçam.

J_PN

Campeonato já ardeu.

Champions já ardeu.

Taça é calhar uma equipa da primeira liga e ardeu.

Resta a Taça de liga.

TacuaraCardoso

Separados à nascença:

1) Sport Lisboa e Benfica - instituição que se agigantou muito com base na humildade

2) jorge jesus - arrogância em pessoa

Quer queiram quer não, a personalidade do Jesus é tudo menos Benfica.

supersueca

Citação de: PAslb em 24 de Outubro de 2013, 10:39
Citação de: sagan1976 em 24 de Outubro de 2013, 10:37
custe o que custar??? e se ele for para o porto?
Que vá...
Eles lá, ganharão na mesma, nem que o treinador do Benfica seja o Mourinho...

Eu adoraria vê-lo no crac. Nem o já esperado lavar de roupa suja para deleite da andralhada o salvaria de duma vez por todas revelar aquilo q ele é: um velho ultrapassado, garganeiro e limitado pessoal e futebolisticamente, a quem um dia a sorte grande bateu à porta. Vai ser uma delícia acompanhar o ocaso da carreira deste barriga de vento.

Thunderboy

Citação de: PAslb em 24 de Outubro de 2013, 11:31
Citação de: Vieri em 24 de Outubro de 2013, 11:29

O modelo era desequilibrado na época passada?
Tinhas um Matic que jogava por 2, tipo o fernando no Porto, ou seja tinhas 3 medios.
Tambem era desiquilibrado, mas o Matic equilibrava o meio campo.