Jorge Jesus

Treinador, 72 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

JackWhite

Citação de: Çula em 02 de Dezembro de 2013, 20:19

Então quando tu queres dar um exemplo não tentas dar um que esteja no mesmo patamar de comparação?

Como é lógico, em todas as áreas (todas sem excepção) existem todo o tipo de exemplos para todos os gostos. É por isso que se deixam de fazer essas mesmas comparações?

Eu pessoalmente dispenso o jogo das comparações. Porque muitas vezes se reduz uma discussão a um atirar de nomes para cima da mesa a favor da posição de cada pessoa que discute. É muito fácil menorizar qualquer jogador ou treinador agrupando-o em conjunto com outros, e não acrescenta nada. É evidente que ninguém está certo de que ele dê certo num grande. Todos sabemos isso, não nascemos ontem.

Prefiro mil vezes saber qual é a tua opinião sobre o Marco Silva, porque deve ser muito mais informada e desenvolvida do que a minha. Não sou a favor de idealizações de treinadores e da colocação de rótulos de salvador, nisso concordo contigo. Mas pô-lo no saquinho dos 'Portugueses provenientes de clubes pequenos' não acrescenta nada.

VALEBEM

Eu também acho que nenhum deles faria melhor do que o Jesus, mas acho o Marco mais capaz do que o Fonseca. E não é de hoje.

Çula

Citação de: supersueca em 02 de Dezembro de 2013, 20:26
Citação de: JackWhite em 02 de Dezembro de 2013, 19:45
Citação de: Çula em 02 de Dezembro de 2013, 18:44
Citação de: lopi75slb em 02 de Dezembro de 2013, 18:37
Vejo o Marco Silva no clube do norte antes do natal , era treinador para o Benfica , e era mais barato que o jj .

Também o Paulo Fonseca há coisa de 4 meses era um treinador fantástico e agora é o que se vê. Toda a gente a lamentar a sua ida para o fcp e até agora não provou mais que um Fernandez.
E eu até lhe reconheço algumas qualidades.

Não consigo perceber ao certo o ponto que este género de posts pretende fazer passar.

O Paulo Fonseca e o Marco Silva são a mesma pessoa? Têm as mesmas características mentais e técnicas? Têm a mesma formação? Colocam as suas equipas a jogar da mesma forma? Têm algo em comum além de terem ambos dado nas vistas em clubes mais pequenos?

Por que é que o facto de um deles estar a falhar invalida o prognóstico de que o outro possa resultar? Qual é a relação entre as duas coisas? O desejável falhanço do Paulo Fonseca anula a possibilidade de existirem grandes treinadores por descobrir em equipas pequenas? Quem quiser rebater o teu argumento responde-te com 'Também o Villas Boas veio da Académica, e provou o seu valor' e tem tanta ou tão pouca razão como tu.

É uma forma encapotada de dizer q JJ é melhor q qq um deles e q nem um nem outro faria melhor trabalho qo Mestre na Luz.

Sueco, comigo é "what you see is what you get", não uso encapotamentos na minha vida, muito menos os usaria num fórum onde me faço comunicar através de um teclado.
Mas queres a minha opinião relativamente a essa tenativa de adivinhação da tua parte? Então cá vai.

JJ é melhor treinador que Paulo Fonseca e Marco Silva.
Não faço a mais pequena ideia se fariam melhor ou pior. Se alguém souber que dê a resposta.

xiribiti

proponho uma troca por troca, tiramos logo as teimas

Çula

Citação de: JackWhite em 02 de Dezembro de 2013, 20:31
Citação de: Çula em 02 de Dezembro de 2013, 20:19

Então quando tu queres dar um exemplo não tentas dar um que esteja no mesmo patamar de comparação?

Como é lógico, em todas as áreas (todas sem excepção) existem todo o tipo de exemplos para todos os gostos. É por isso que se deixam de fazer essas mesmas comparações?

Eu pessoalmente dispenso o jogo das comparações. Porque muitas vezes se reduz uma discussão a um atirar de nomes para cima da mesa a favor da posição de cada pessoa que discute. É muito fácil menorizar qualquer jogador ou treinador agrupando-o em conjunto com outros, e não acrescenta nada. É evidente que ninguém está certo de que ele dê certo num grande. Todos sabemos isso, não nascemos ontem.

Prefiro mil vezes saber qual é a tua opinião sobre o Marco Silva, porque deve ser muito mais informada e desenvolvida do que a minha. Não sou a favor de idealizações de treinadores e da colocação de rótulos de salvador, nisso concordo contigo. Mas pô-lo no saquinho dos 'Portugueses provenientes de clubes pequenos' não acrescenta nada.

Ó Jack, desculpa lá mas estás a entrar no campo da retórica.
Então mas tanto o PF como o MS não treinavam clubes pequenos a época passada? Não era essa a realidade deles a época passada? Queres que te diga o quê? Que eram treinadores de clubes de outra dimensão?

Epá limitei-me a dar um exemplo relativamente a dois treinadores que o ano passado eram idolatrados aqui no fórum, que treinavam equipas do mesmo campeonato e que tiveram ambos uma boa prestação nesses clubes. Queres maior ponto de equilibrio do que este?

Nós estamos aqui para darmos as nossas opiniões, trocarmos os nossos pontos de vista, etc. Dentro desse processo os termos comparativos são uma "arma" que devidamente enquadrada pode "e deve" ser uma mais valia.
Não consigo ver onde está o drama.

iloy

O JJ è um pessimo treinador, um bom treinador nao perde titulos atras de titulos como perdemos estes ultimos 4 anos com os melhores planteis dos ultimos 25 anos.

VALEBEM

pec

Parte de mim acha que faz sentido dar uma oportunidade a um treinador jovem que se tenha destacado na Liga como o Paulo Fonseca ou o Marco Silva.

Outra parte de mim acha que um clube da dimensão do Benfica não se pode dar ao luxo de arriscar num treinador com 1 ou 2 épocas de Primeira Liga.

Siperon

Uma das conclusões a que já cheguei é que o principal defeito de JJ é simplesmente no capitulo da liderança. Como treinador pode ser muito capaz, e até o seu sentido autoritário no inicio possa condicionar o grupo a seguir as suas ideias (como vimos no primeiro ano em que foi campeão). JJ não tem perfil de líder. Aspecto presente em todos os grandes treinadores (vencedores).

Toalhete

Esta discussão que se está a ter aqui não tem grande assunto. Claro que se o Marco Silva nunca for parar ao Benfica, não se sabe o que ele realmente conseguiria fazer no Benfica. Se calhar o Paulo Fonseca no Benfica até podia engatar e fazer muito melhor do que o que está a fazer no Porto. Agora parece-me óbvio que o JJ já nos deu desgostos, incompetência e má imagem que chegue para se dar oportunidade a outro.

De lembrar ainda que eu não me lembro de ver outro treinador no Benfica com um plantel tão bom como os que o JJ tem tido. Na minha opinião ter um labrego destes à frente do clube, que implica com jogadores, não consegue segurar vantagens, perde a taça de Portugal em casa depois de estar a ganhar 2-0, perde a Liga Europa contra o Braga, perde 5-0 contra o maior rival, perde o campeonato em casa, insiste no Roberto, insiste no Emerson, insiste no Melgarejo numa posição que não é a dele para depois o despachar, ameaça ir para o Porto se não o aumentarem e ainda se lembra de levar suspensões por agressões à polícia e ajoelhar no estádio do maior rival, isto para mim é motivo suficiente para, pelo menos, ter curiosidade de ver o que outro treinador faria na posição dele, a ganhar bastante menos do que este ganha.

Trocar de treinador é sempre um risco, mas às vezes compensa correr esse risco.

Strata

Também não sabemos se o Paulo Fonseca no Benfica seria um fracasso. Aliás, se tivesse neste momento no Benfica, a 2 pontos do 1º lugar como está nos andrades, se calhar até nem haveria muito espalhafato e pressão à sua volta.

Strata

Citação de: Siperon em 02 de Dezembro de 2013, 20:52
Uma das conclusões a que já cheguei é que o principal defeito de JJ é simplesmente no capitulo da liderança. Como treinador pode ser muito capaz, e até o seu sentido autoritário no inicio possa condicionar o grupo a seguir as suas ideias (como vimos no primeiro ano em que foi campeão). JJ não tem perfil de líder. Aspecto presente em todos os grandes treinadores (vencedores).

No fundo, tem perfil para adjunto. Dar umas dicas do futebol em si, mas não meter o bedelho nem abrir a boca no que diz respeito à liderança, motivação e gestão do grupo de trabalho.

VALEBEM

O Jesus não devia cá estar depois de ter perdido tudo na época passada, mas nunca poderia ser substituído de ânimo leve. As pessoas ignoram que os defeitos do Jesus, por estranho que possa parecer, são também virtudes, no que toca a treinar um clube com a pressão do nosso.

Mariachi

O JJ não sabe lidar com pressão, não sabe trabalhar a vertente psicológica dos jogadores(até acho que a agrava) e pior que tudo, é teimoso e egocêntrico!...

Até acho que sabe muito de futebol, mas prefere levar a sua avante mesmo sabendo que de outra forma resultaria melhor...

Siperon

Citação de: Mariachi em 02 de Dezembro de 2013, 21:02
O JJ não sabe lidar com pressão, não sabe trabalhar a vertente psicológica dos jogadores(até acho que a agrava) e pior que tudo, é teimoso e egocêntrico!...

Até acho que sabe muito de futebol, mas prefere levar a sua avante mesmo sabendo que de outra forma resultaria melhor...

É claramente um problema de liderança, o chicote nunca se superiorizou a uma crença.
Simplesmente não consigo acreditar nele, nem penso que os jogadores acreditem, pois a imagem que fica é de uma pessoa mal-educada, egocêntrica, mercenária, e falo no que diz respeito a relação dele com os jogadores, e não com a imprensa.