Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

SLB 1973

Citação de: Red Eyes em 29 de Novembro de 2014, 18:29
O Jesus não sabia que ia ficar em 4º lugar qualquer que fosse o resultado do último jogo. E ninguém do staff teve coragem para lhe dizer...

O problema reside precisamente nisso... Um treinador que tem um staff que tem medo de enfrentar os seus humores voláteis só releva o quão fracos profissionalmente são, tanto um como os outros...

Kampz

Citação de: Redceltic em 29 de Novembro de 2014, 18:33
Citação de: VitorPaneira7 em 29 de Novembro de 2014, 15:22
Em 2011-12 ele não pediu desculpas a ninguém, mas em campo assumiu o erro de 2010-11. Apresentou a equipa com um meio campo a 3,  praticamente em julho tínhamos os jogadores necessários (Artur,Emerson,Garay,Nolito, Bruno César e Witsel) para o que ele queria implementar  tendo em conta que tinhamos a pré eliminatória da champions em Agosto e em Fevereiro-Março tínhamos 4-5 pontos de vantagem na liga e os oitavos da champions garantidos e a disputar com o Zenit.Não houve a aquela coisa do em Dezembro estarmos a carburar, não em Dezembro de 2011 estávamos em primeiro, empatamos no Dragão e vencemos o sporting e o Braga e ficamos em primeiro num grupo que tinha o Manchester UTD e o complicado Basileia.
Ele não tem que pedir desculpas tipo coitadinho, tem de assumir os erros que faz, nem que depois mande tudo para o raio que o parta,  e demonstrar isso em campo. Contudo infelizmente das duas uma ou persiste no erro ou volta aos erros do passado. Em 2011-12 tivemos um período que destruiu as perspectivas de sucesso e que resultou da mistura de erros tácticos (meio campo Matic-Aimar contra o Guimarães e o rodrigo lesionado a titular, a substituição Rodrigo-Aimar no Porto e a parca exibição em Coimbra) com roubos (penaltis em Coimbra, o lance de Maicon e os roubos com o Chelsea também).
Infelizmente persiste no erro, que ele próprio já corrigiu uma vez, de encarar mal os jogos da champions e com adversários mais complicados.

«Ponto prévio. Apenas me foi possível assistir à segunda parte do jogo da Liga dos Campeões entre o Zenit e o SL Benfica, pelo que me reportarei somente a esse período.
Javi Garcia saiu magoado, e muito provavelmente devido às condições atmosféricas o jogador que entrou para o seu lugar demorou bem à vontade entre cinco a dez minutos a preparar-se para entrar no relvado. Nesse período, não tão curto quanto isso, o Benfica encostou o Zenit atrás e teve as suas oportunidades na partida. A de Luisão, e outro lance em que Gaitán rompeu pela esquerda e ninguém finalizou. Depois da entrada do jogador russo e em igualdade numérica o jogo passou imediatamente para um período em que o Zenit tomou as rédeas do jogo, e uns minutos depois do domínio já se acentuar, Derley substituiu Talisca.

Estava dado o mote para o comentador de café que tem como profissão comentar na televisão usar uma série de chavões, próprios de quem não percebe minimamente nem sequer posicionamentos, quanto mais decisões. Daí para a frente, a cada minuto ia comentando que o Benfica perdera o meio campo, porque agora jogava com dois avançados. Curiosamente o Benfica jogou do primeiro ao último minuto com dois avançados. Todavia, porque Talisca tem o carimbo de médio, quem vê o jogo não consegue perceber que ele ocupa o espaço de avançado. E tal não significa sequer que seja mais competente a defender naquela posição do que um avançado de origem, só porque tem o tal carimbo. Pelo contrário. Talisca ocupou até ser substituido a posição que Lima ocupou na sua melhor época de Benfica, enquanto Cardozo era o avançado mais profundo aquando do momento defensivo do Benfica de Jesus. Derley entrou, e Lima recuou para a sua posição original. Para aquela em que foi contratado na ideia original do treinador do Benfica.

Se é exasperante ouvir ou ler comentários a garantirem que Lima não equilibra ali a equipa, quando na verdade, o faz com muito mais critério e conhecimento que Talisca (porque já leva anos de treino naquele espaço, neste modelo), é bem mais gravoso termos alguém com responsabilidades na televisão a desinformar toda a gente. A anunciar mudanças tácticas. E isto não seria especialmente gravoso se as pessoas tentassem compreender um pouquinho o jogo, em vez de usarem conceitos da década de setenta.

Seis anos depois de fundado o blog, há já muita gente que tenta perceber um pouco o jogo, não caíndo nas armadilhas desinformadas de quem não o entende. É sempre mais interessante imaginar jogadores em forma de alicate, e/ou outras metáforas que cataloguem individualmente os atletas. Todavia, o que influencia determinantemente o jogo são as individualidades inseridas nas dinâmicas colectivas, movimentações e ocupação dos espaços. De que importa imaginar quatro pernas e quatro braços nos jogadores, se depois não se consegue sequer perceber quem joga a avançado ou  médio. Um dia um treinador jogará com dez defesas centrais de origem, e teremos alguém a garantir-nos que tal equipa jogou com dez centrais...

"Vamos lá ver uma coisa: o Benfica tem uma ideia de jogo, quem tem essa ideia de jogo sou eu. Como não sabe, pode fazer a pergunta e acho bem. O Talisca é um avançado do Benfica e não é um médio do Benfica. Entrou o Derley, saiu um avançado e entrou outro avançado. A jogada [em que o Benfica sofreu o golo] não teve nada a ver com a interferência posicional do Talisca ou Derley" Jorge Jesus, ainda se dando ao trabalho de explicar um pouco de futebol a quem o questiona.»- Retirado do blog Lateral esquerdo.

Acho delicioso quando ele diz "seis anos depois de fundado o blog, há já muita gente que tenta perceber um pouco o jogo, não caíndo nas armadilhas desinformadas de quem não o entende".

Claro, os escritores no blog são certamente uma elite de iluminados que percebe de futebol como ninguém neste país e sorte daqueles que, nos últimos 6 anos, tiveram a honra de beber "um pouco" desse conhecimento e dessa visão.

Não sou leitor atento desse blog mas sempre que apanho algo deles tenho a sensação que são os hipsters do futebol - (acham que) vêem o que mais ninguém vê, sabiam tudo muito antes dos outros e ditam o que é bom (aquilo que os outros dizem que é mau) e o que é mau (aquilo que os outros dizem que é bom), só porque sim e nem têm que explicar a ninguém.

Até podem ter razão em alguns pontos mas erram logo ao focar-se no argumento errado. O Benfica não perdeu o meio-campo porque o Talisca defende melhor que o Lima, nunca vi ninguém dizer isso. Perdeu sim porque o Talisca consegue aproveitar o espaço entre linhas e tem técnica/aceleração para causar desequilíbrios que o Lima, cada vez menos, tem...e porque o Talisca estava a vir buscar algum jogo mais atrás, causando situações de superioridade onde o Zenit estava enfraquecido, enquanto o Lima estava a tentar criar estas situações de costas para a baliza, encostado aos centrais.

Mas eu não sou um iluminado. Venham os visionários defender que se deve manter em campo um avançado que tem 2 golos nos últimos 30 jogos e está a dar zero à equipa e tirar um médio-ofensivo (adaptado a avançado pelo "mestre") que tem capacidade para desequilibrar e um bom remate, está a fazer um jogo razoável e leva 9 golos esta época.

AnotherDoom

#817187
Para os que acham que o Jesus sabia perfeitamente que estava eliminado e só fez aquilo para desviar atenções:

- Acham bem que ele coloque em causa a competência e profissionalismo da Estrutura do Futebol do Benfica só para salvar o cu?

miniMilk

Mas o staff tinha que lhe dizer porque???

Isso é o mesmo que o staff fosse ter com um prof de Matemática e dissesse "olhe, 1 + 1 são 2"

Porra,  saber que tínhamos sido eliminados não é o mínimo
Dos mínimos? Como prepara este homem os jogos se nem sabe a quantas anda?

Epa que lol de conf.

VitorPaneira7

Falo no meu post sobre assumir erros e a resposta que tenho é um post onde Jesus afirma que Talisca é avançado e a troca foi avançado por avançado,  que isso não teve influência na perda do meio campo pois isso já tinha acontecido. Portanto a equipa está a perder o meio campo, devido às entradas de Fazhulin aos 58 e a de Shatov aos 65,  e ele mete um avançado fixo e baixa Lima, que está na pior forma alguma vez vista, para equilibrar o meio campo.

Entre perder o meio campo após  saída do Talisca, porque ele queria arriscar o jogo directo para vencer com Derley,  e descer Lima quando se perdeu o meio campo, porque este é que vai equilibrar, sinceramente não sei qual das opções pior para demonstrar que a substituição foi mal feita.

O golo é consequência do domínio do meio campo dado ao Zenit que depois foi-se instalando no no nosso campo e ele não fez nada. Com Lima e Derley a  avançados permitiu liberdade a Witsel , que andava ocupado com Talisca, e não fez nada em relação a Shatov.

Maka

Citação de: Kampz em 29 de Novembro de 2014, 18:55
Acho delicioso quando ele diz "seis anos depois de fundado o blog, há já muita gente que tenta perceber um pouco o jogo, não caíndo nas armadilhas desinformadas de quem não o entende".

Claro, os escritores no blog são certamente uma elite de iluminados que percebe de futebol como ninguém neste país e sorte daqueles que, nos últimos 6 anos, tiveram a honra de beber "um pouco" desse conhecimento e dessa visão.

Vinha escrever isso mesmo.
A arrogância que exuda desse post mete asco.

Kampz

#817191
Tendo em conta a eliminação das competições europeias e assumindo a venda do Enzo... Era mesmo passar para um 433 (adequado aos jogadores que temos) e reduzir significativamente o plantel A...

GR: J.César, B.Varela*, P.Lopes
DD: M.Pereira, A.Almeida
DE: Sílvio, Eliseu
DC: Luisão, Lisandro, Jardel, Lindelof*
MD: Fesja, Cristante
MC: Samaris, R.Amorim, J.Teixeira*
MO: Talisca, Pizzi
ED: Salvio, Guedes*
EE: Gaitán, Ola John
PL: Jonas, Derley, N.Oliveira*

* A jogar pela B quando não convocados.

Alterações/saídas:
- Artur (oferecer)
- César (emprestado ou no limite na Equipa B, para mostrar o que vale)
- Benito (a jogar na Equipa B para se adaptar e a ficar por causa do Sílvio)
- Suljemani (vender/oferecer, não tem condições para ser mais do que um bom suplente)
- Bébé (oferecer com cláusula de regresso e % de transferência futura)
- Lima (vender pelo melhor preço possível)
- Jara (vender pelo melhor preço possível com % de transferência futura)

Promoções aos A: B.Varela, Lindelof, J.Teixeira, G.Guedes.


Para o ano era comprar investir num guarda-redes jovem e talentoso para ser titularíssimo em 6 meses a 1 ano, um central de qualidade inquestionável caso o Lisandro falhe, um lateral esquerdo ao nível da equipa para o lugar do Eliseu e fazer regressar o Bernardo e eventualmente o Cavaleiro (passando o Pizzi para a sua posição de origem). Sairiam Paulo Lopes, Eliseu, Jardel/Lisandro e Ola John.

Ou seja, 12 saídas (incluindo o Enzo, infelizmente) e apenas 3 contratações (de qualidade inquestionável).


Mas aposto que vamos manter um plantel de 30+ jogadores em que jogam 12/13, sem espaço para os miúdos, com aposta em Césares, Bébés e Jaras para "aprenderem" na Taça da Liga. No final do ano, fica o treinador e muda o contentor porque a culpa era da falta de qualidade da equipa.

Maka

Citação de: Kampz em 29 de Novembro de 2014, 19:22
Tendo em conta a eliminação das competições europeias e assumindo a venda do Enzo... Era mesmo passar para um 433 (adequado aos jogadores que temos)

Parei de ler a partir de aqui.















;D O0

VitorPaneira7

É esse tipo de chico-esperteza, do post do blog, que pouco contribui para uma discussão. O adepto comum de futebol não é um profissional a 100% mas já viu centenas de jogos ao longa da sua vida, seja do seu clube, selecção ou outras equipas, para perceber o que é um jogo de futebol e o bê-à-bá do desporto em si.

Cloughie

Citação de: Maka em 29 de Novembro de 2014, 19:21
Citação de: Kampz em 29 de Novembro de 2014, 18:55
Acho delicioso quando ele diz "seis anos depois de fundado o blog, há já muita gente que tenta perceber um pouco o jogo, não caíndo nas armadilhas desinformadas de quem não o entende".

Claro, os escritores no blog são certamente uma elite de iluminados que percebe de futebol como ninguém neste país e sorte daqueles que, nos últimos 6 anos, tiveram a honra de beber "um pouco" desse conhecimento e dessa visão.

Vinha escrever isso mesmo.
A arrogância que exuda desse post mete asco.

Eu que sou leitor regular do blog fiquei chocado com o teor do post. :-X

Miguelito22

Eu quando vejo pseudo adeptos do benfica a dizer "para que a gente passar a fase de grupos? para levarmos goleadas do Bayer e outros? não temos plantel para a champions acho que o jj fez bem em sair ja"


Eu fico fodido com esta ideia/mentalidade de ***** destes *********** que se acham benfiquistas.

Quanto a este gajo que esta a treinador do Benfica ja ninguém la dentro o pode ver a frente em especial o Rui Costa(eu ouvi e vi ninguém me contou) porque quer mandar em tudo sempre com tiques de quem se acha superior ao Benfica(culpa do presimente que lha da via verde para o lagarto)

O Benfica que ganhe pelo menos 2 competições e ele que va a vida dele(não vai renovar porque so uma pessoa acredita nele e tem bigode)

Kampz

Citação de: Maka em 29 de Novembro de 2014, 19:25
Citação de: Kampz em 29 de Novembro de 2014, 19:22
Tendo em conta a eliminação das competições europeias e assumindo a venda do Enzo... Era mesmo passar para um 433 (adequado aos jogadores que temos)

Parei de ler a partir de aqui.















;D O0

Não sei se é por não concordares ou é por causa do Mestre, mas de qualquer maneira, respeito a decisão. Quanto ao Enzo, vai ser como o Mendes quiser...

O0

Maka

São o Prometeu do futebol; em vez de oferecerem à humanidade a sabedoria de como fazer fogo, ofereceram aos leitores a sabedoria de como ver futebol.
Salve, Lateral Esquerdo.

Maka

Citação de: Kampz em 29 de Novembro de 2014, 19:28
Não sei se é por não concordares ou é por causa do Mestre, mas de qualquer maneira, respeito a decisão. Quanto ao Enzo, vai ser como o Mendes quiser...

O0

Era uma brincadeira, por causa do "433" e do "adequado aos jogadores que temos"  ;D ;D

Li tudo e concordo, tanto com as saídas como com as permanências e as entradas.

Maka

Citação de: Miguelito22 em 29 de Novembro de 2014, 19:28
porque quer mandar em tudo sempre com tiques de quem se acha superior ao Benfica

"Se querem um treinador para a estrutura, não sou eu; se querem alguém que pense a estrutura, aí estou disponível".

L'état c'est moi.