Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

NoNameGirl_Norte

Estivessem os porcos á frente...obviamente este campeonato já seria " espectacular"

Mas vou á história desde os afonsinhos e não vejo grandes diferenças . Tirando a vitória do BoaMerda envolvido em algo " espectacular " ... Corrupção

VALEBEM

Já se está a inquinar a conversa.
Eu, e vários outros, apenas constatamos que há muitas equipas fracas na nossa 1ª divisão. Tendência que se tem agravado de ano para ano, nos últimos 4/5 anos, ou seja, desde que a crise apertou.
A meu ver, isso prejudica a competição de um modo geral, e a forma como é vista até no exterior.

Maka

Citação de: NoNameGirl_Norte em 20 de Janeiro de 2015, 13:16
Estivessem os porcos á frente...obviamente este campeonato já seria " espectacular"

Mas vou á história desde os afonsinhos e não vejo grandes diferenças . Tirando a vitória do BoaMerda envolvido em algo " espectacular " ... Corrupção

Obviamente. Quem acha que o campeonato tem menos qualidade média ou é porque é do porto ou é por ódio ao Jorge Jesus.

dfernandes

Ó Çula, mas a base do Benfica dos anos 80 eram fundamentalmente os jogadores portugueses. Ias buscar um ou outro reforço de qualidade, mas não eram às carradas. Era um ou outro de vez em quando. Não eramos propriamente um tubarão no mercado internacional.

Flavius Julius

Citação de: Çula em 20 de Janeiro de 2015, 13:15

É inferior Theroux.

Hoje em dia seria impensável nós conseguirmos ir buscar o melhor construtor de jogo brasileiro e um dos melhores do mundo da altura.
Nunca conseguiríamos ter a dupla de centrais da selecção brasileira, tal como tivemos em 88/89.
Nunca conseguiríamos ir buscar os jogadores sueco e soviético do ano como fizemos com o Thern e o Yuran.
Já para não falar das segundas linhas que sem excepção titularíssimas em todas as outras equipas do campeonato.

Hoje o nosso mercado é outro e isso reflecte-se na qualidade dos jogadores. Alguns deles até podem sair de cá como grandes jogadores mas não chegam cá como tal. Para mim é essa grande diferença. É que antes compravas produto acabado e pronto a render, hoje tens que os comprara ainda numa fase de crescimento futebolistico e fazer o resto do trabalho.
acho que não é inferior, alei bosman e depois os fundos e os petrodallrs é que vieram desregular o mercado, o que fez com que os nossos mercados passem a ser outros!

dfernandes

Citação de: Maka em 20 de Janeiro de 2015, 13:18

Obviamente. Quem acha que o campeonato tem menos qualidade média ou é porque é do porto ou é por ódio ao Jorge Jesus.

Não só mas também.

Como é óbvio.

Flavius Julius

Citação de: VALEBEM em 20 de Janeiro de 2015, 13:17
Já se está a inquinar a conversa.
Eu, e vários outros, apenas constatamos que há muitas equipas fracas na nossa 1ª divisão. Tendência que se tem agravado de ano para ano, nos últimos 4/5 anos, ou seja, desde que a crise apertou.
A meu ver, isso prejudica a competição de um modo geral, e a forma como é vista até no exterior.
as duas equipas que subiram (tirando o Boavista) são excelentes caso de analise para este tema o Moreirense tem uma boa estrutura, plantel com jogadores razoáveis à sua medida e um bom treinador, estando num tranquilo 8 lugar ao virar do campeonato.
agora comparem com o Penafiel, orçamentos e estratégias.
Acho que tudo não passa de uma diferença de gestão no seu sentido alargado!

Çula

Mas o campeonato tem CLARAMENTE menos qualidade, isso é clarinho como água. Da minha parte só não concordo quando se fala que hoje o fosso é maior.

Fazendo uma review apenas pela rama eu acho que esse fosso existe e está à vista mas não me parece de todo que seja uma coisa nova no nosso futebol. Numas fases mais noutras menos, mas no geral tem sido o fosso de sempre entre grandes e o resto.

Maka

Citação de: dfernandes em 20 de Janeiro de 2015, 13:19

Não só mas também.

Como é óbvio.

Então se "Não só", para quê essas acusações todas?
Parece que já não se pode discutir nada sem se correr o risco de ser isto ou aquilo. Ou é porque se é jesuíta ou é porque se é hater, ou é porque se é vieirista ou é porque se é hater.

dfernandes

Citação de: Çula em 20 de Janeiro de 2015, 13:24

Mas o campeonato tem CLARAMENTE menos qualidade, isso é clarinho como água. Da minha parte só não concordo quando se fala que hoje o fosso é maior.

Fazendo uma review apenas pela rama eu acho que esse fosso existe e está à vista mas não me parece de todo que seja uma coisa nova no nosso futebol. Numas fases mais noutras menos, mas no geral tem sido o fosso de sempre entre grandes e o resto.

Há menos qualidade média das equipas mas os grandes sempre foram melhores. Basta ver o número de goleadas que existiam, por exemplo, nos anos 60 ou 70.

|OnE|

Claramente um hater do Jota.

VALEBEM

Esses esteriótipos são escusados!
Sou admirador do treinador Jorge Jesus, mas isso não me impede de analisar aquilo que é óbvio. E se a prova é fraca, é fraca para todos. E nós temos o mérito de sermos os mais fortes.

Bailey

as alturas em que o fosso entre os grandes diminuiu foi porque os grandes ficaram piores e nao pq os pequenos melhoraram. os pequenos sempre foram fracos. Há sempre um braga um boavista um guimaraes ou outro que aparece e diminui a diferença por mérito seu, mas os restantes teem tido a mesma qualidade média geral

Maka

Essa foi a minha premissa original (até acho que fui eu que começou esta conversa), e mantenho o que disse.

Theroux

Citação de: Çula em 20 de Janeiro de 2015, 13:15
Citação de: Theroux em 20 de Janeiro de 2015, 13:07
Citação de: Çula em 20 de Janeiro de 2015, 12:59
Citação de: dfernandes em 20 de Janeiro de 2015, 12:43
O argumento da falta de competitividade só aparece quando o Benfica anda na frente. O resto é conversa.

A qualidade geral é que desceu de forma drástica, mas isso é uma realidade para todas as equipas, grandes incluídos. A competitividade essa, parece-me a de sempre, com os campeões nacionais a ganharem 80% dos seus jogos.

Desde que acabaram os campeonatos a 16 equipas e vieram os campeonatos com 34 e 38 jogos o registo do campeão nacional até ao nosso colapso em 1995 foi o seguinte:

87/88 - 38J 29V 8E 1D
88/89 - 38J 27V 9E 2D
89/90 - 34J 27V 5E 2D
90/91 - 38J 32V 5E 1D
91/92 - 34J 24V 8E 2D
92/93 - 34J 24V 6E 4D
93/94 - 34J 23J 8E 3D
94/95 - 34J 29J 4E 1D

Sinceramente não me parece que sejam registos muito diferentes dos que se vêm hoje em dia.

A qualidade do Sporting desceu, a dos outros grandes parece-me ser equivalente, a diferença está no que se passou no estrangeiro, e principalmente no formato da Champions.

É inferior Theroux.

Hoje em dia seria impensável nós conseguirmos ir buscar o melhor construtor de jogo brasileiro e um dos melhores do mundo da altura.
Nunca conseguiríamos ter a dupla de centrais da selecção brasileira, tal como tivemos em 88/89.
Nunca conseguiríamos ir buscar os jogadores sueco e soviético do ano como fizemos com o Thern e o Yuran.
Já para não falar das segundas linhas que sem excepção titularíssimas em todas as outras equipas do campeonato.

Hoje o nosso mercado é outro e isso reflecte-se na qualidade dos jogadores. Alguns deles até podem sair de cá como grandes jogadores mas não chegam cá como tal. Para mim é essa grande diferença. É que antes compravas produto acabado e pronto a render, hoje tens que os comprara ainda numa fase de crescimento futebolistico e fazer o resto do trabalho.

Partilho da perspectiva do segundo parágrafo. Para mim a qualidade é a mesma de antigamente, podem é demorar uma ou duas épocas até chegar ao seu rendimento máximo, mas vários quando lá chegam são top mundial. Nos anos 80 também não tinhamos plantéis ao nível dos melhores da Europa, isso só mesmo nos anos 60.

E esta época até fizemos algo que me surpreendeu imenso, que foi ir buscar um dos maiores talentos ao Milan, um colosso do futebol europeu. Penso que diz algo sobre o prestígio que o clube recuperou.