Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

karlussantus

Citação de: brazio em 18 de Fevereiro de 2015, 00:54
Citação de: karlussantus em 18 de Fevereiro de 2015, 00:42
Citação de: brazio em 18 de Fevereiro de 2015, 00:34
Citação de: karlussantus em 18 de Fevereiro de 2015, 00:28
Citação de: Mago Aimar em 18 de Fevereiro de 2015, 00:17
Citação de: karlussantus em 18 de Fevereiro de 2015, 00:13
Citação de: Mago Aimar em 18 de Fevereiro de 2015, 00:09
Citação de: karlussantus em 18 de Fevereiro de 2015, 00:08
Citação de: Mago Aimar em 17 de Fevereiro de 2015, 23:30
Citação de: karlussantus em 17 de Fevereiro de 2015, 23:28

Lá vem o mito dos planteis. Com JJ o Benfica alienou sempre mais do que comprou... Garante em média 80M€ a 100M€ com as vendas, e só reinveste 30 a 40M€...

Nas duas épocas anteriores a JJ, com Fernando Santos e Quiqué o Benfica já investia igual, só que chegava ao fim das épocas e os jogadores valiam o mesmo ou menos...

Agora o Benfica já sabe que pode investir que chega ao fim da época e quase todos os jogadores estão valorizados...

Mas qual mito? O Jesus teve plantéis muito superiores aos do Fernando Santos e aos dos restantes treinadores.

Só o Quique Flores é que teve um plantel quase tão bom, mas ele é um péssimo treinador.

Benfica 2007/08
4º Lugar: 52 pontos (58% dos pontos)
Porto campeão com 69 pontos (77% dos ponto), JJ fez melhor em 4 épocas, igual em 1 e só uma vez pior, a pior daria para ficar em 2º
Taça de Portugal: 1/2 (eliminado 5-3 pelo Sporting)
Taça da Liga: 4ª eliminatória (eliminado 2-1 pelo Setúbal, 1-1 em casa 1-2 fora)
Supertaça:NP
Liga Europa: 1/8 (eliminado pelo Getafe, duas derrotas)
Liga dos Campeões: 3º lugar FG
Confronto Porto: 2 derrotas (0-1 e 0-2)
Confronto Sporting: 2 empates (0-0 e 1-1)

Quim (Butt, Moreira)
Maxi - Luisão - David Luiz - Leo (Nelson, Miguel Victor, Zoro, Ed Carlos, Sepsi, ...)
C.Rodriguez - Petit - Katsouranis - Di Maria (Rui Costa, Nuno Assis, Manu, Adu, Binya, ...)
Nuno Gomes - Cardozo (Mantorras, Makukula, Bergessio, ...)

Benfica 2008/09
3º Lugar: 59 pontos (66% dos pontos)
Porto campeão com 70 pontos (78% dos pontos), JJ fez melhor em 4 épocas, e pior em 2, entre as 2 piores uma daria para ficar em 2º a outra em 3º)
Taça de Portugal: 1/8 (eliminado 0-0 e 4-5 nos penaltis contra o Leixões)
Taça da Liga: Vencedor (1-1 e 3-2 nos penaltis contra o Sporting)
Supertaça: NP
Liga Europa: FG (eliminado ultimo com 1 ponto, contra Hertha 1-1, Metalist 0-1, Olympiacos 1-5 e Galatasaray 0-2)
Confronto Porto: 2 derrotas (0-1 e 0-2)
Confronto Sporting: 2 empates (0-0 e 1-1)

Quim (Moretto, Moreira)
Maxi - Luisão - David Luiz - Leo (Sidnei, Miguel Victor, Jorge Ribeiro, ...)
Reyes - Aimar - Katsouranis - Di Maria (Yebda, Nuno Assis, R.Amorim, C.Martins, Bynia, Uretta, Balboa, F.Bastos, ...)
Suazo- Cardozo (N.Gomes, Mantorras, Makukula, N.Oliveira, ...)

É só imaginar o que teriam sido essas épocas com JJ. Se quiserem podemos fazer o mesmo para as restantes épocas já de LFV a presidente, ou até 1994/95.

Imaginar o Jesus com aqueles plantéis muito inferiores?

Havia de ser lindo de se ver...

Lindo de se ver, para ti foi o Benfica desses 2 anos.

Lindo de se ver seria um treinador muito competente com os plantéis do Jesus.

Esses Benficas tinham maus jogadores pá.

...

Quando a época começou todos diriam que o Benfica estava mais fraco... o valor de mercado de 4 dos titulares era inferior aos de 08/09.

Reyes > Ramires
Suazo > Saviola
Katsouranis > J.Garcia
Leo > F.Coentrão

Só que no final do ano, JJ tinha partido a loiça toda. Desde então só querem fazer comparações com o Benfica da época de ouro, de 1960 a 1987.

A equipa de Quique tinha valor o treinador é que não.

Agora antes de 2009  investimento do Benfica no futebol profissional nem sequer se podem fazer analogias de tão inferior que era.

Nenhum  Treinador do Benfica nos últimos 20 e muitos anos teve as condições de Jesus.
Nem de perto mais menos.

Era tão diferente que em 2007/08 o Benfica bateu o seu recorde de dinheiro gasto.

A diferença está na valorização dos jogadores ao longo da época... agora o Benfica consegue em receitas extraordinárias mais 40M€ todos os anos (saldo positivo entre vendas e compras), além de ter aumentado em 40 a 60M€ as receitas correntes.

Estamos a caminhar para um Benfica cada vez mais dificil de acompanhar para os adversários nacionais, algo que nos 5 primeiros anos de Vieira não se tinha visto. Quem não quiser ver isto, vai continuar a inventar argumentos como têm feito muitos infiltrados...

Com JJ continuaremos o caminho, por isso um presidente competente, não deve arriscar tudo o que está a ser construído para poupar 2 ou 3 M€ no salário do treinador, quando esses 2 ou 3M€ representam menos de 2% do total de receitas do Benfica por ano (correntes+extraordinárias).

Só existe um adversário nacional a equipa azul às riscas.

A outras equipas não conseguem acompanhar Benfica e porto porque rebentaram os seus orçamentos depois de anos e anos de péssima gestão o campeonato perdeu qualidade e competitividade.

O Jesus tem méritos indiscutivelmente mas fingir que não existe um enquadramento que levou ao estoiro do campeonato e da capacidade dos pequenos clubes em roubarem pontos a esses dois clubes é apenas isso um fingimento.

Ou então deves ter uma explicação do porquê do porto dos pentas e tetras nunca ter feito o que fez nos três anos de Jesus em que ficamos a ver navios. (uma derrota em 90 jogos).

O Benfica só vinha de 4 épocas seguidas atrás do Sporting, coisa pouca. O Sporting só tinha ganho 2 Taças e 2 Supertaças enquanto o Benfica tinha ganho 1 magnífica Taça da Liga, que entretanto passou a não prestar porque o JJ já limpou 4.

Bastou 1 ano de JJ para o Paulo Bento sair do Sporting, e bastaram 2/3 para o Sporting estourar. O Porto também já teve melhores dias e aquela equipa que limpava 4 campeonatos a cada 5, passou a ter que discutir 5 campeonatos em cada 6. Neste momento está com 3 em 5, mas pode passar para 3 em 6, dividindo a hegemonia com o Benfica.

Quando o Benfica ganhou por engano 1 campeonato em 15 (a pior % de aproveitamento de pontos dum campeão em toda a história), e passa a discutir 5 em 6 e pode mesmo conseguir 3 em 6, sendo que ficou sempre em 2º ou melhor... Quando vinha de 4 anos consecutivos em 3º ou 4º...

O JJ é que criou o enquadramento... O Porto do penta, e tetra limpava vários campeonatos com 20 e 30 pontos de avanço.

|OnE|

O Paulo Bento demitiu-se do sportém ainda em 2009.

tiagoterceira

que o JJ teve planteis muito superiores aos seus anteriores colegas....é sem a mais pequena duvida
que tinha feito melhor trabalho e melhor figura com os planteis dos seus anteriores colegas...também não tenho duvida nenhuma
a excepção será o ano de Trap...onde só mesmo um treinador de top mundial sacava um campeonato com aquele plantel...

andre_04_SLB

Citação de: Edu em 18 de Fevereiro de 2015, 01:05
Theroux, eu cada vez mais me identifico com os teus posts e concordo com várias coisas que dizes, contra a corrente do nosso espaço. Mas essa parte só não vês mesmo se não quiseres, companheiro. E eu gosto do Jesus.

Aqui igual e já tive muitas picardias com ele.

Theroux

Citação de: Edu em 18 de Fevereiro de 2015, 01:05
Theroux, eu cada vez mais me identifico com os teus posts e concordo com várias coisas que dizes, contra a corrente do nosso espaço. Mas essa parte só não vês mesmo se não quiseres, companheiro. E eu gosto do Jesus.

Mas acreditas que ele não decide em função do que acredita ser o melhor para a equipa? Sendo assim como é que ele chegou onde chegou?

Pode é estar errado em algumas convicções que tem, mas isso é outra conversa. Se há coisa que sempre foi transparente nele é que acredita piamente nas ideias que tem para cada jogador e depois trabalha até ao limite em função disso.

karlussantus

Citação de: tiagoterceira em 18 de Fevereiro de 2015, 01:14
que o JJ teve planteis muito superiores aos seus anteriores colegas....é sem a mais pequena duvida
que tinha feito melhor trabalho e melhor figura com os planteis dos seus anteriores colegas...também não tenho duvida nenhuma
a excepção será o ano de Trap...onde só mesmo um treinador de top mundial sacava um campeonato com aquele plantel...

Não é verdade... o do Quiqué o seu antecessor tinha um 11 mais valioso no inicio das respectivas épocas... A diferença é que o Benfica chega ao fim das épocas e o plantel está valorizado...

Basta ver esta época, o plantel do Porto vale muito mais e o do Sporting tem o mesmo valor, para os sites internacionais...

O Trap fez um campeonato vergonhoso... esse Benfica com o JJ fazia muitos mais pontos...

brazio

Esquece o sporting karlussantus  esse não conta para totobola.

O sporting ganhou dois campeonatos em mais de 30 anos.

O nosso adversário é outro e nesses mesmos 30 anos ganhou mais de 90 por cento dos seus trofeus... É contra isso que se luta e não contra esse clube foleiro que equipa de verde.

E mesmo que façamos o Bi não dividimos hegemonia nenhuma. Se em 2020 tiveres 5 em 10 ou melhor então sim poderás vir com esse discurso.

VitorPaneira7

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2015, 01:10
Citação de: Ted_Bundy em 18 de Fevereiro de 2015, 01:07
Não estou aqui para fazer a defesa do JJ, mas concordo com quem diz que os treinadores também fazem os planteis... Será que o plantel do Fernando Santos em 2006/2007 era assim tão mau como pintam?!?

GR: Quim; Moreto; Moreira
Defesas: Luisão; Anderson; Ricardo Rocha; David Luiz; Leo; Miguelito; Nelson; Alcides
Médios: Petit; Karagounis; Katsouranis; Rui Costa; Nuno Assis; Karyaka; Beto; Diego Souza
Avançados: Simão; Micolli; Nuno Gomes; kikin Fonseca; Mantorras; Manu; Paulo Jorge

Acho que dá para construir um bom 11 com algumas soluções no banco. A pergunta que deixo é a seguinte: Não teríamos jogadores que poderiam ter dado muito mais ao clube do que deram? Eu fico com essa impressão...

O resto mostrou que não davam para mais.
E ricardo Rocha saiu e por troca entra David Luiz.O  Benfica não estava muito virado para riscos financeiros a ponto de David Luiz ter vindo por empréstimo. Acabou por fazer uma estreia prometedora contra o PSG.E em 2006-07 ficamos sem Luisão e Simão para a fase final da época.

SLBCARLOS

RUA

P.S. Theroux faça o favor de devolver o like. 

Yao21

Citação de: VitorPaneira7 em 18 de Fevereiro de 2015, 01:19
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2015, 01:10
Citação de: Ted_Bundy em 18 de Fevereiro de 2015, 01:07
Não estou aqui para fazer a defesa do JJ, mas concordo com quem diz que os treinadores também fazem os planteis... Será que o plantel do Fernando Santos em 2006/2007 era assim tão mau como pintam?!?

GR: Quim; Moreto; Moreira
Defesas: Luisão; Anderson; Ricardo Rocha; David Luiz; Leo; Miguelito; Nelson; Alcides
Médios: Petit; Karagounis; Katsouranis; Rui Costa; Nuno Assis; Karyaka; Beto; Diego Souza
Avançados: Simão; Micolli; Nuno Gomes; kikin Fonseca; Mantorras; Manu; Paulo Jorge

Acho que dá para construir um bom 11 com algumas soluções no banco. A pergunta que deixo é a seguinte: Não teríamos jogadores que poderiam ter dado muito mais ao clube do que deram? Eu fico com essa impressão...

O resto mostrou que não davam para mais.
E ricardo Rocha saiu e por troca entra David Luiz.O  Benfica não estava muito virado para riscos financeiros a ponto de David Luiz ter vindo por empréstimo. Acabou por fazer uma estreia prometedora contra o PSG.E em 2006-07 ficamos sem Luisão e Simão para a fase final da época.

Nessa época chegámos a jogar muito á bola.. As lesões no final não ajudaram e o mau inicio de época impediram que fossemos campeões

Mago Aimar

Citação de: SLBCARLOS em 18 de Fevereiro de 2015, 01:20
RUA

Tantas vezes que já gritei isso ao Jesus.

Compadrios, comissões, etc...

Edu

Na minha opinião, o Jesus tem uma filosofia de jogo que resulta como provam os números, potencia jogadores como também me parece unânime e tem carisma suficiente para unir os jogadores e formar um grupo de trabalho de qualidade. No geral, é um bom treinador. Tem contribuído para a evolução do Benfica sendo que esta só faz sentido, principalmente a nós adeptos, quando se conquistam troféus.

Desilude-me quando não aposta em alguns miúdos que parecem a todos nós que têm perfeitamente capacidade para serem úteis ao nosso Benfica e quando teima noutros, por mais que errem. Não espero que faça tudo tal e qual eu penso, aceito que percebe mil vezes mais que nós, aceito que existem diferentes perspectivas e diferentes formas de se chegar ao sucesso. Mas todos sabemos a que me refiro pegando em exemplos como Roberto, Emerson, Artur ou Bernardo Silva, Nelson Oliveira, João Teixeira...

Desilude-me quando empurra o Sheu, quando se enche de basófia ou quando não tem humildade para reconhecer quando não jogamos bem ou quando erra.

O meu problema com o Jesus não são os jogos com o porto do tempo do AVB, se ter ajoelhado ou outras coisas que vou lendo.

No global, apesar de não gostar de treinadores do grito, apesar de me identificar mais com outras formas de se pensar o jogo, com outros sistemas tácticos, eu sou apreciador do trabalho do Jesus e gosto do seu carisma. Resumidamente é isto tudo o que eu penso sobre o nosso técnico.

VitorPaneira7

Citação de: karlussantus em 18 de Fevereiro de 2015, 01:18

Não é verdade... o do Quiqué o seu antecessor tinha um 11 mais valioso no inicio das respectivas épocas... A diferença é que o Benfica chega ao fim das épocas e o plantel está valorizado...

Basta ver esta época, o plantel do Porto vale muito mais e o do Sporting tem o mesmo valor, para os sites internacionais...

O Trap fez um campeonato vergonhoso... esse Benfica com o JJ fazia muitos mais pontos...
Tomara que todos fizessem um campeonato vergonhoso como o Trap, é que no final fez o que interessava, ter mais pontos que os outros todos. é preferivel ser campeão com pontuação baixa do que acabar em segundo com um indice pontual elevado.

E o próprio campeonato em si, o de 2004-05, foi do mais estranho que houve onde os pequenos roubaram pontos com fartura, até o Penafiel , ultimo classificado, venceu o Sporting e o Benfica.Se Jesus faria melhor ?É um se, não saberemos tendo em conta o facto de em 2004-05 ter condicionantes diferentes como estar a competir pelo titulo nacional com Braga, Porto e sporting e ter ainda a condicionante que qualquer jogo fora era complicado.

|OnE|

tiagoterceira

Citação de: karlussantus em 18 de Fevereiro de 2015, 01:18

o plantel do Quique era bom...mas era inferior ao do JJ do ano seguinte..na minha opiniao
o plantel do ano do Trap era horrivel....foi uma sorte ganhar aquele campeonato...só mesmo ao alcance do Trap sacar aquilo...tanto que ele viu que tinha sido uma sorte enorme que se meteu a andar no ano seguinte