Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

The_Riggs

Citação de: Cloughie em 19 de Setembro de 2022, 03:31
O Bernardo estava preparado para ser lançado quando andava a jogar a trinco contra o Bilbao.

O Bernardo naquele jogo que fomos jogar com a equipa B ao Dragão, com o campeonato já decidido, entrou a 10 minutos do fim.

Estava claramente na calha.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:35
Esses sem conhecerem a ideia de jogo e tendo flopado logicamente, não percebi a comparação.

Sabes o que é que vou inventar? É que o rendimento dele com JJ foi infinitamente superior (porque será...), desde que o JJ saiu tem piorado a olhos vistos, estagnou completamente, é um jogador banal neste momento.

Walker, Hakimi, Arnold, Dalot (tem-me surpreendido, evoluiu bastante), Robertson, T. Hernández, Spinazzola, Davies, Kimmich (o homem faz tudo), Carvajal, Mendy, Bellerín... E a lista continua...

O JJ também não conhecia o André Almeida. Erm.

Pois foi. Agora compara o rendimento dos seguintes jogadores: Morato, Otamendi, Grimaldo, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos. Inclui aí o Florentino, que foi dispensado pelo JJ, e depois diz alguma coisa. Porque será...

Começamos bem. O Cancelo é fraco defensivamente, o Walker que está ligado a uma série de golos que o City sofre, não. Boa.

O Arnold, que é uma avenida a defender e joga pelo que oferece com bola, 'tá boa.

O Dalot... Lol.

Spinazzola... Lol.

Kimmich... joga no meio campo. 'tá boa também.

Bellerin... Lol.

Carvajal e Robertson em 2022... rir.

Mendy... eheh.

Conta mais dessas.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:37
Se com o conhecimento do jogo e andamento que tem comete estes erros é só perceber o fartote que seria na altura que estava cá... E a finalização de primeira não acontece por acaso, tinha ficado a marcar com os olhos... Lá está, lacunas defensivas graves.

É verdade.

Olha aqui uma coisa engraçada e só de cabeça.

https://www.youtube.com/watch?v=tSZXct0pKsA&ab_channel=Arantess

01:07

https://www.youtube.com/watch?v=uWYeH0xoflI&ab_channel=videosSLB01

00:11

https://www.youtube.com/watch?v=TXDkOc4l-bM&ab_channel=Aquismaia

E com paciência encontro mais.

https://www.youtube.com/watch?v=sV03M27Yyec&ab_channel=AndreBello

Olha outro que também não servia.

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:26
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:20
Presente (ou no caso passado, 2019), dizer na altura que tem um bom futuro tudo tranquilo, dizer que um jogador que ainda não tinha condições para jogar na A devia ter sido convocado para o WC2014...

Claro, o Javi, Matic, Coentrão, Markovic etc etc. mesmo tendo o JJ a treiná-los tiveram sorte, podiam ter acabado num Estoril... Nem foi o JJ que os potenciou para outro patamar nem nada...

Deduzo que estejas a falar do Gelson... O Gelson tinha potencial para ser um jogador de topo, não tenhas dúvidas... O Bernardo era um jogador com outras caraterísticas, há vários caminhos para chegar a um mesmo destino. O Gelson deixou de estar com o JJ, estagnou, diga-se. O Bernardo apanhou uma boa conjuntura no Mónaco depois de ter forçado a saída daqui, no ano em que estava pronto para começar a ser lançado.

Exato. Um treinador tido por certas aves raras como top mundial a potenciar jogadores não aproveitar jogadores como o Cancelo e o Bernardo, tudo tranquilo. A culpa foi deles.

Exato. O Hélder Cristóvão treinou Bernardo, Cancelo, Nelsinho, André Gomes, Guedes, Renato Sanches, Oblak, Rúben Dias, Lindelof, Ederson, Jovic, Buta, Ferro, Florentino, Gedson, Jota, Félix...

Tu queres ver...

Exatamente. O Gelson ia ser um jogador de topo. O problema foi a saída do JJ.

Pois foi. O Bernardo ia ser lançado pelo JJ, o malandro é que forçou a saída. O JJ, como queria muito contar com ele porque antevia que o Bernardo ia ser um jogador de topo mundial, aceitou.
Não ter potenciado Bernardo não foi culpa dele, Bernardo forçou a entrada no 11 e não conseguindo forçou a saída. Culpa exclusiva do Bernardo.

Cancelo pelo que se sabe penso que podia ter sido melhor potenciado.

Teve impacto obviamente, sobretudo pelo contexto equipa B fundamental para o desenvolvimento dos atletas que não são predestinados.

É ver o Gelson com JJ e o Gelson sem JJ...

Era preferível ter um jogador contrariado se calhar por não começar logo a jogar e por não ter ido receber 20 vezes mais... O Bernardo quis sair o treinador e bem não se opôs. Jogadores desses também eu dispensava, pressionado pelos empresários (com estes a pressionarem a família) e consequentemente pela família.

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:28
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:23
É ele o treinador? 'Acho que não vou jogar então quero sair', não vou trabalhar para tentar conquistar um lugar (sabendo que evolui mais (além de compreender melhor o jogo) com um treinador de top sem jogar do que com um treinador qualquer sem jogar)... Rica mentalidade com que estes miúdos estão a ficar então...

Quais foram os que aceitaram ficar? A pressa, os empresários dão cabo dos miúdos.

O João Teixeira tem muita qualidade.

Claro que não. O treinador decide com quer contar e liberta aqueles que entende como dispensáveis. Foi o caso do Florentino. Como se viu, fez todo o sentido.

Gosto do facto assumido de que os jogadores aprendem muito com o JJ quando não jogam. É um treinador fantástico. Todos os jogadores aprendem com o JJ, os que jogam, os que não jogam, os que nunca treinaram com ele... todos.
Se fosse dado como dispensável não exigia que não houvesse opção de compra. Iria ganhar o lugar com naturalidade, assim teve de comer banco 1 ano no Mónaco.

A treinar (e nisto incluo as análises por vídeo) aprende-se muito, eu preferiria ficar 1 ano no banco a trabalhar com o JJ do que ir para fora não jogar com alguém não tão bom treinador como ele. Tem toda a lógica e é isto que ele sempre defendeu com razão.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:47
Não ter potenciado Bernardo não foi culpa dele, Bernardo forçou a entrada no 11 e não conseguindo forçou a saída. Culpa exclusiva do Bernardo.

Cancelo pelo que se sabe penso que podia ter sido melhor potenciado.

Teve impacto obviamente, sobretudo pelo contexto equipa B fundamental para o desenvolvimento dos atletas que não são predestinados.

É ver o Gelson com JJ e o Gelson sem JJ...

Era preferível ter um jogador contrariado se calhar por não começar logo a jogar e por não ter ido receber 20 vezes mais... O Bernardo quis sair o treinador e bem não se opôs. Jogadores desses também eu dispensava, pressionado pelos empresários (com estes a pressionarem a família) e consequentemente pela família.

Convém não mentir. O Bernardo não forçou a entrada no 11, tanto que foi para o Mónaco e começou como... suplente.

Pois é. Os predestinados, curiosamente, foram desperdiçados pelo JJ. O engraçado disto é que o Benfica tem dois jogadores que são claramente top mundial e ambos estavam no Benfica com o JJ... que os dispensou. Ele há coisas do diabo.

O que é que era o Gelson com o JJ? Um jogador banal para o panorama mundial, obviamente. No entanto, chegou para o JJ considerá-lo o jogador com mais potencial que tinha visto (ou treinado, não me recordo). Das duas uma, ou o JJ é mau a avaliar potencial, o que pela lista de jogadores que pediu e eram autênticos marretas não é nada descabido, ou então é só atrasado mental. Qual das duas?

Exatamente. Olha o Florentino a corroborar o que dizes.

É desta que fica no plantel? "É uma questão que não me cabe a mim."

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:30
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:27
Já tinham passado 4 anos desde que tinha saído do Benfica, obviamente que no Valência evoluiu qualquer coisa, mesmo na 1ª época só tendo feito 13 jogos... Porque será...

O poderoso campeonato Italiano.

Pois foi. Se hoje é fraco imagino o que era na altura em que estava no Inter.

Exato. Só tinha Juventus, Inter, Milan, Nápoles... nada em comparação com Portugal com Benfica, Sporting e Porto.
O que é que são essas equipas no panorama europeu? As portuguesas não devem nada às Italianas já há alguns anos... O nível qualitativo do campeonato Italiano é baixo, e quando era só Juve ainda havia mais desequilíbrio, era Juve e os outros, atualmente é um campeonato nivelado por baixo.

JonnyPT

Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:30
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:05
Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 02:53
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 02:45
Cancelo da altura não era superior ao Almeida da altura.

Oblak foi um dos grandes erros dele.

Não acho o Sidnei superior ao Jardel (para além de ter a ideia que é mais problemático).

Não são factos nenhuns, pré-época significa 0, volto a dizer, Paulo Bernardo jogou pouco e a lateral direito e a melhor fase foi no meio campo com JJ...

O RV não tinha mais ninguém para pôr nem adaptações disponíveis, a 'aposta' na formação dele foi praticamente toda forçada.

Desonestidade intelectual e bla bla bla mas a verdade é que me deste razão, por fatores externos (lesões/troca de treinador) é que esses jogadores (entre tantos outros) que não começaram como apostas na pré-época acabaram como tal, provando que vale 0, o que vale é o trabalho desenvolvido durante a época.

É a minha opinião, é muito fraco a defender.

O Cancelo da altura não era superior ao André Almeida. Era muito superior. São coisas diferentes. Queres outro facto engraçado? O André Almeida jogava no meio campo na equipa B na época 12/13 e, quando o Maxi esteve indisponível, sabes quem é que o JJ chamou? Exatamente.

O problema do Sidnei foi mais um JJ trademark. Nunca foi com a cara dele e à primeira oportunidade tirou-o (Nolito cof cof).

Podes dizer o que quiseres. A seguir podes dizer que títulos significam zero, é irrelevante para a questão. O Paulo Bernardo fez o equivalente a 10 jogos. Isto é suposto dizer alguma coisa?

Exatamente. Repara, o JJ, quando não tinha mais ninguém para pôr, fazia uma adaptação. Consegues perceber a diferença? O JJ não tinha o Maxi e fez questão de ir à equipa B buscar o gajo que jogava a 6 e deixar lá o lateral direito que era DESTACADAMENTE o melhor jogador da equipa.

Se queres achar que eu te dei razão, go for it. Não quero que te falte nada. No entanto, convém leres e tentar perceber, mas se a primeira já parece complicada imagino a segunda.

Exato. És tu que estás certo. O facto de ser titular e indiscutível numa das melhores equipas do mundo (ou mesmo a melhor) não interessa para nada.

Diz aí uns quantos laterais melhores que o Cancelo, só para ver uma coisa.
Não concordo. O André Almeida já tinha conhecimento do jogo e da ideia do JJ fruto do (pouco mas algum) tempo que já tinha estado com ele. Não foi contratado por acaso.

Nolito é uma coisa, Sidnei outra, não o acho nada demais, volto a dizer, para mim o Jardel era superior.

O JJ não acabou a época, portanto medir o nº de jogos do PB é injusto, era fácil ter adaptado alguém contra o Braga depois do jogo com o Bayern (se a memória não me trai) mas apostou no miúdo!

Essa questão Maxi - Cancelo - Almeida já a expliquei no 1º parágrafo.

Cancelo não servir volto a dizer que é uma opinião pessoal por ser muito fraco a defender, muito mais fraco que o Grimaldo por exemplo.

Tinha de estar agora a ir ver Liga a Liga os laterais, mas aquilo que para mim são defesas laterais (mesmo que ofensivos) são imensos exemplos superiores ao Cancelo, nunca mais saía daqui a escrever nomes...

Que tempo a mais foi esse do AA com o Jesus ? Foi quando tinha 17 anos e era júnior de primeiro ano, aquando o último ano do Belenenses do JJ ?

Deve ter sido cá um fartote de aprendizagem, sabendo o quanto o JJ gosta da formação.
JJ não gostar da formação é mito.

E sim, treinava várias vezes com ele, já tinha alguma noção daquilo que o JJ pretendia.

JonnyPT

Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:32
Citação de: brankinho_gaspar em 19 de Setembro de 2022, 03:06
É pior defesa que o grimaldo  :rir:

Gerou-se uma moda que dizer que os laterais que se destacam mais no plano ofensivo não sabem defender que jamais irei perceber.

Sim, quando se joga semanalmente contra jogadores de topo, os defesas vão perder lances para esses mesmos avançados. É por aí ?
Não é o caso do Cancelo, diga-se, é mesmo fraco a defender, assim como o Grimaldo por exemplo como já referi.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:50
Se fosse dado como dispensável não exigia que não houvesse opção de compra. Iria ganhar o lugar com naturalidade, assim teve de comer banco 1 ano no Mónaco.

A treinar (e nisto incluo as análises por vídeo) aprende-se muito, eu preferiria ficar 1 ano no banco a trabalhar com o JJ do que ir para fora não jogar com alguém não tão bom treinador como ele. Tem toda a lógica e é isto que ele sempre defendeu com razão.

Exato. O JJ também disse que tinha travado a saída do João Teixeira por empréstimo e o que é que aconteceu depois?

Algo de errado não está certo aqui...

Então era preferível ter ficado a treinar com o JJ sem jogar do que ir para outro lado, mas mesmo sem jogar noutro lado e sem treinar com o JJ voltou muito mais jogador? O que é que se está a passar aqui?

Já deu para perceber que o que tu preferias não tem grande validade, convenhamos. Mas cada um sonha treinar com quem pode.

JonnyPT

Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:39
Dizer que o Cancelo é mau a defender mas dar como exemplo de melhor lateral Walker, Arnold ou DALOT. DALOT!!

Ai mãe.

E o Carvajal então, é de rebolar. Talvez em 2017 se pudessem comparar.
Arnold (no momento) é o único discutível, tão novo e já com tiques de Almeida...

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:52
O que é que são essas equipas no panorama europeu? As portuguesas não devem nada às Italianas já há alguns anos... O nível qualitativo do campeonato Italiano é baixo, e quando era só Juve ainda havia mais desequilíbrio, era Juve e os outros, atualmente é um campeonato nivelado por baixo.

Alguma coisa devem de ter. Então têm jogadores como Spinazzola...

Ai ai.

The_Riggs

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:53
Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:30
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:05
Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 02:53
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 02:45
Cancelo da altura não era superior ao Almeida da altura.

Oblak foi um dos grandes erros dele.

Não acho o Sidnei superior ao Jardel (para além de ter a ideia que é mais problemático).

Não são factos nenhuns, pré-época significa 0, volto a dizer, Paulo Bernardo jogou pouco e a lateral direito e a melhor fase foi no meio campo com JJ...

O RV não tinha mais ninguém para pôr nem adaptações disponíveis, a 'aposta' na formação dele foi praticamente toda forçada.

Desonestidade intelectual e bla bla bla mas a verdade é que me deste razão, por fatores externos (lesões/troca de treinador) é que esses jogadores (entre tantos outros) que não começaram como apostas na pré-época acabaram como tal, provando que vale 0, o que vale é o trabalho desenvolvido durante a época.

É a minha opinião, é muito fraco a defender.

O Cancelo da altura não era superior ao André Almeida. Era muito superior. São coisas diferentes. Queres outro facto engraçado? O André Almeida jogava no meio campo na equipa B na época 12/13 e, quando o Maxi esteve indisponível, sabes quem é que o JJ chamou? Exatamente.

O problema do Sidnei foi mais um JJ trademark. Nunca foi com a cara dele e à primeira oportunidade tirou-o (Nolito cof cof).

Podes dizer o que quiseres. A seguir podes dizer que títulos significam zero, é irrelevante para a questão. O Paulo Bernardo fez o equivalente a 10 jogos. Isto é suposto dizer alguma coisa?

Exatamente. Repara, o JJ, quando não tinha mais ninguém para pôr, fazia uma adaptação. Consegues perceber a diferença? O JJ não tinha o Maxi e fez questão de ir à equipa B buscar o gajo que jogava a 6 e deixar lá o lateral direito que era DESTACADAMENTE o melhor jogador da equipa.

Se queres achar que eu te dei razão, go for it. Não quero que te falte nada. No entanto, convém leres e tentar perceber, mas se a primeira já parece complicada imagino a segunda.

Exato. És tu que estás certo. O facto de ser titular e indiscutível numa das melhores equipas do mundo (ou mesmo a melhor) não interessa para nada.

Diz aí uns quantos laterais melhores que o Cancelo, só para ver uma coisa.
Não concordo. O André Almeida já tinha conhecimento do jogo e da ideia do JJ fruto do (pouco mas algum) tempo que já tinha estado com ele. Não foi contratado por acaso.

Nolito é uma coisa, Sidnei outra, não o acho nada demais, volto a dizer, para mim o Jardel era superior.

O JJ não acabou a época, portanto medir o nº de jogos do PB é injusto, era fácil ter adaptado alguém contra o Braga depois do jogo com o Bayern (se a memória não me trai) mas apostou no miúdo!

Essa questão Maxi - Cancelo - Almeida já a expliquei no 1º parágrafo.

Cancelo não servir volto a dizer que é uma opinião pessoal por ser muito fraco a defender, muito mais fraco que o Grimaldo por exemplo.

Tinha de estar agora a ir ver Liga a Liga os laterais, mas aquilo que para mim são defesas laterais (mesmo que ofensivos) são imensos exemplos superiores ao Cancelo, nunca mais saía daqui a escrever nomes...

Que tempo a mais foi esse do AA com o Jesus ? Foi quando tinha 17 anos e era júnior de primeiro ano, aquando o último ano do Belenenses do JJ ?

Deve ter sido cá um fartote de aprendizagem, sabendo o quanto o JJ gosta da formação.
JJ não gostar da formação é mito.

E sim, treinava várias vezes com ele, já tinha alguma noção daquilo que o JJ pretendia.

Mito ? Essa é boa.

Toda a gente sabe que o JJ, treinador há mais de 30 anos tem um cardápio enorme de lançar jogadores da formação.

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:41
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:35
Esses sem conhecerem a ideia de jogo e tendo flopado logicamente, não percebi a comparação.

Sabes o que é que vou inventar? É que o rendimento dele com JJ foi infinitamente superior (porque será...), desde que o JJ saiu tem piorado a olhos vistos, estagnou completamente, é um jogador banal neste momento.

Walker, Hakimi, Arnold, Dalot (tem-me surpreendido, evoluiu bastante), Robertson, T. Hernández, Spinazzola, Davies, Kimmich (o homem faz tudo), Carvajal, Mendy, Bellerín... E a lista continua...

O JJ também não conhecia o André Almeida. Erm.

Pois foi. Agora compara o rendimento dos seguintes jogadores: Morato, Otamendi, Grimaldo, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos. Inclui aí o Florentino, que foi dispensado pelo JJ, e depois diz alguma coisa. Porque será...

Começamos bem. O Cancelo é fraco defensivamente, o Walker que está ligado a uma série de golos que o City sofre, não. Boa.

O Arnold, que é uma avenida a defender e joga pelo que oferece com bola, 'tá boa.

O Dalot... Lol.

Spinazzola... Lol.

Kimmich... joga no meio campo. 'tá boa também.

Bellerin... Lol.

Carvajal e Robertson em 2022... rir.

Mendy... eheh.

Conta mais dessas.
Claro que conhecia, já tinha trabalhado com ele.

Não podes analisar de forma tão subjetiva, estás a comparar jogadores que jogam com outros atualmente e graças a isso coletivamente com outra mentalidade, uma mentalidade proativa ao invés de reativa, que vinha sendo apanágio nos últimos anos.

Para mim o Walker dá 10x0, fácil. Mas podes mostrar esses erros.

Óbvio que eu estava à espera que fizesses esse jogo, nem vou passar cartão, se eu dissesse só um nome ias ridicularizar à mesma...

The_Riggs

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:55
Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:39
Dizer que o Cancelo é mau a defender mas dar como exemplo de melhor lateral Walker, Arnold ou DALOT. DALOT!!

Ai mãe.

E o Carvajal então, é de rebolar. Talvez em 2017 se pudessem comparar.
Arnold (no momento) é o único discutível, tão novo e já com tiques de Almeida...

discutível de quê mesmo ?

O Cancelo é considerado de forma unânime o melhor lateral do mundo hoje em dia por qualquer pessoa, até sportinguistas e portistas.

Se o ano passado o Arnold ainda era metido ao barulho, este ano está completamente a nu a diferença entre ambos.

Em relação ao Carvajal, Walker, Robertson e afins, em pleno 2022, nem sequer vou discutir isso, não quero entrar por aí que não vale mesmo a pena.