Validação sócios

Golden

Citação de: Wampyro em 27 de Junho de 2009, 16:18
Citação de: Golden em 27 de Junho de 2009, 16:14
Citação de: Diabo19 em 27 de Junho de 2009, 16:12
Citação de: 46Rossi em 27 de Junho de 2009, 16:03
Citação de: .:VMPT:. em 27 de Junho de 2009, 15:53
Imaginem que alguém fazia o mesmo com o site das finanças... um site qualquer a por à disposição dos seus utilizadores uma forma de validar os seus números de contribuinte...

Alguém tem noção das consequências que isso ia ter para o site que possibilitou a validação?

A comunicação do Benfica é legitima....

Eu já ontem disse que acredito na boa fé das pessoas do serbenfiquista, mas acho que alguns não sabiam onde se estavam a meter....

Consultaram algum advogado ou jurista sobre a validação?

Mas se as pessoas cederam de livre e espontânea vontade os seus dados ao serbenfiquista para que a validação fosse feita não vejo por onde lhes possam pegar...

Era a mesma coisa do que te darem a ti os dados e tu ires confirmar...

E foi uma situação bem explicada desde o 1º momento e não será certamente difícil de provar...

Por amor de deus!
Não está em causa a honestidade e rectidão das pessoas do serbenfiquista!
Simplesmente o benfica como depositário de informações confidenciais, tendo conhecimento de uma situação potencialmente perigosa para os seus sócios tinha a obrigação de os alertar! Tão simples qt isto. Penso que o fizeram de uma forma correcta não entrando em grandes polémicas com o site

Mas todas as pessoas que fizeram a validação, não estavam cientes do que estavam a fazer, e o processo não foi explicado de forma transparente?

Eu estava e fi-lo na base de confiança que tenho com os admins do SerBenfiquista, mas acredito que haja muita gente que não sabia ao certo o que estava a fazer e foi a esses que o Benfica no seu pleno direito se dirigiu!

Nós somos sócios do Sport Lisboa e Benfica e não do Serbenfiquista.com. Mas volto a dizer que tenho mt mais confiança nas pessoas que regem este site, do que nas pessoas que regem o clube. E isto não deve ser fácil de aceitar para muitos.

kalej

acima de tudo a culpa e' do génio do eng de software que concebeu o sistema de login de socios no site do benfica.
Mas cabe na cabeça de alguem que um login se faça por dados que podem facilmente ser obtidos as vezes ate' na interneT?
O bilhete de identidade é pessoal e intransmissível mas o seu número e' facilmente acedido em contratos, certificados, seja o que for.

Por alguma razão foram criadas passwords por isso se realmente querem por as culpas em alguem ponham na empresa incompetente responsável pela implementação do sistema de login de associados

G-Dji

Como já disse, podem contar comigo para o que for preciso

Golden


Citação de: G-Dji em 27 de Junho de 2009, 16:23
Como já disse, podem contar comigo para o que for preciso

Boas G-Dji, era bom o Benfica saber que este site em nada e por nenhum meio, quer fazer mal aos sócios deste clube, e que se houve uma "ilegalidade", que ela não foi cometida com segundas intenções.

Abraço.

whiplash

Citação de: kalej em 27 de Junho de 2009, 16:21
acima de tudo a culpa e' do génio do eng de software que concebeu o sistema de login de socios no site do benfica.
Mas cabe na cabeça de alguem que um login se faça por dados que podem facilmente ser obtidos as vezes ate' na interneT?
O bilhete de identidade é pessoal e intransmissível mas o seu número e' facilmente acedido em contratos, certificados, seja o que for.

Por alguma razão foram criadas passwords por isso se realmente querem por as culpas em alguem ponham na empresa incompetente responsável pela implementação do sistema de login de associados
Eu tenho dito tb que não me cabe na cabeça que a pass para o log in seja  numero do BI

lPhoenix

É muito fácil para mim discernir sobre a perigosidade deste sistema de validação, porque não só já tenho muitos anos de internet em cima como só venho aqui ao site à 3 meses.. Sendo assim, não tenho grande conhecimento dos admins do site nem tenho uma relação de confiança que me permita dar os meus dados pessoais de ânimo leve apenas para provar o meu nº de cartão de sócio e ter acesso a zonas de discussão sobre as próximas eleições do Sport Lisboa e Benfica.

No entanto, o site parece-me excelente e não é por acaso que a qualquer hora do dia se podem ver cerca de 1 milhar de users ligados. O0

Quer queiram quer não, cada vez que fornecem os vossos dados pessoais correm um risco, e o Sport e Lisboa e Benfica ao emitir um comunicado a todos os sócios apenas nos está a relembrar desse risco zelando pelos nossos interesses. Por isso estejam gratos pela preocupação.

Quanto aos efeitos no fórum, obviamente que pode existir um abuso de confiança. Como é visível no fórum existem users que inclusivé acreditam mais nos admins do fórum do que nos responsáveis pelo departamento de sócios no Sport Lisboa e Benfica e sendo assim, o sistema de validação embora facultativo iria permitir um acesso a outros serviços e como tal teríamos uma vontade própria um pouco condicionada.

O Sport Lisboa e Benfica é a razão de todos estarmos neste fórum, não confundamos as coisas.

Ninguém está contra os admins do fórum, a forma que eles encontraram para acabar com os infiltrados é que pode ser ilegal, uma vez que para os sócios serem validados terão de ceder os seus dados pessoais tendo como base de segurança a confiança nos admins do site quando os perigos ultrapassam em muito estes termos.

Estes coisas têm sempre um lado positivo, alertar para os perigos da cedência dos dados pessoais, é engraçado, se pedirem a alguém que ceda o nº do cartão multibanco ao melhor amigo serão muito poucas as pessoas que não vão mudar o código logo a seguir... no entanto, estão dispostas a dar a chave de acesso ao Sport Lisboa e Benfica sem pensarem duas vezes no perigo que isso possa constituir...  :disgust:

slutsky

#831
Aos administradores do site pede-se que, pelo menos, nos vão pondo ao corrente do que irá sucedendo nas conversas que terão com os responsáveis do Benfica!

Apesar de ser um questão de legalidade ou ilegalidade, de armazenamento ou não de dados, o problema não é apenas entre este site e o clube, porque os principais interessados somos nós! As pessoas que validaram o seu número de sócio e que acreditam na vossa boa fé!

Abraço!

ednilson

Mandei um mail ao Benfica para que isto se resolva como deve de ser. Entre benfiquistas.

Golden


MALU15

Um Ponto de ordem sobre este tópico.
Eu fui dos que validaram, e não estou nada preocupado com isso, pois utilizei dados meus, que não têm nada de confidencial, pois os nºs só por si são utilizados  para n coisas, e como tal podem ser conhecidos sem ser pelo próprio.
Perante os sócios, o Benfica fez o que devia. Convem ter presente que o ecran onde são pedidos os dados está relacionado com a função pagamento de quotas, que presumo foi a utilizada ( por simulação de entrada) pelo SERBENFIQUISTA e por incrível que pareça não existe nenhuma password de controlo de acesso.

O que o SERBENFIQUISTA deve fazer é dirigir-se ao BENFICA e dialogar e esclarecerem os maus entendidos, pois não podemos escamotear a realidade que houve acesso não autorizado por parte do SERBENF( concluo eu agora) à Base de Dados do Benfica. Eu como sócio e user deste Site, não percebo mesmo porque não há relações de colaboração entre o SERBENF e o BENFICA. Afinal somos todos do BENFICA.

chacalbenfica

Citação de: ednilson em 27 de Junho de 2009, 17:11
Mandei um mail ao Benfica para que isto se resolva como deve de ser. Entre benfiquistas.
:clap1: :clap1: Se te responderem diz-nos qualquer coisa!
Abraço

Afonso

Informação
Aviso aos Sócios

O Sport Lisboa e Benfica tomou conhecimento que terceiros, entre os quais o site serbenfiquista.com, disponibilizam uma função designada por "verificador de sócios", sendo a mesma activada quando o utilizador faculta os seus números de sócio e de bilhete de identidade.

Chamamos a atenção para o facto que, ao fornecer esse elementos, os sócios podem estar a permitir a criação de uma base de dados não autorizada, bem como a permitir o acesso automático, com os dados fornecidos, a outros comunidades ou bases de dados e a permitir a cópia, a utilização ou mesmo a alteração dos seus próprios dados, na base de dados de sócios do SLB.

Recordamos que ao fornecer os números de sócio e de bilhete de identidade os sócios estão a pôr em causa a sua privacidade, além de estarem a permitir, ainda que involuntariamente, uma utilização indevida e como tal eventualmente proibida por lei de dados pessoais, que pode mesmo consubstanciar uma fraude electrónica.

Não obstante o Sport Lisboa e Benfica tenha já iniciado as necessárias diligências para pôr cobro a esta situação, junto do seu Departamento Jurídico e da Comissão Nacional de Protecção de dados, entende ser seu dever avisar os sócios desta situação, o que faz por este meio.

Luís Costa,
Director do Departamento de Sócios

Afonso

esta situação já merece resposta do SLB

Redady


Mestre

Citação de: kalej em 27 de Junho de 2009, 16:21
acima de tudo a culpa e' do génio do eng de software que concebeu o sistema de login de socios no site do benfica.
Mas cabe na cabeça de alguem que um login se faça por dados que podem facilmente ser obtidos as vezes ate' na interneT?
O bilhete de identidade é pessoal e intransmissível mas o seu número e' facilmente acedido em contratos, certificados, seja o que for.

Por alguma razão foram criadas passwords por isso se realmente querem por as culpas em alguem ponham na empresa incompetente responsável pela implementação do sistema de login de associados


Subscrevo na integra. O modelo de alteração de dados do site do SLB é que proporciona essa fragilidade dos dados. Afinal, qualquer pessoa com os dois cartões (BI e Sócio) pode alterar o que entender. Por alguma razão existem passwords.