Javier Saviola

Avançado, 44 anos,
Argentina
Equipa Principal: 4 épocas (2009-2012), 122 jogos (8251 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Red skin

Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:10
Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:08
genio é talento, é um gajo que olhas e sabes que aquilo nasceu com ele, um gajo que se distingue dos demais porque a sua cabeça como que funciona de maneira diferente dos outros. saviola, aimar, miccoli, são genios porque nasceram com aquilo e quando jogam conseguem ver soluções que a maioria dos outros jogadores não se lembrariam, e com o seu talento conseguem fazer ter um desempenho tecnico que permite concretizar essa «visão».

depois há outros que são tecnicamente muito competentes mas não são genios, são assim porque aprenderam a tecnica e tem um talento natural para o desporto, mas depois não têm a «visão».

o genio aplica a «visão» tanto nos momentos mais simples como nos mais mirabulantes.

perfeito, já chegaste até aí.
a minha opinião é que o Saviola não está no leque dos génios, dos predestinados, é um grande jogador de futebol, isso sim.

Mas se vais a esse ponto... nem Miccoli, nem Saviola! Falemos de Messis e Ronaldos!

ivodaniello

Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:11
a questão é, todos esses lances que falam do miccoli, o saviola também já fez.

Não fez, nem nada comparado.
Já o disse anteriormente, as fintas que faz em jogo na linha de fundo contra o Beira Mar, ou na linha lateral contra o Lille são coisas de um pre-destinado.
Não encontras lances semelhantes no Saviola.

ivodaniello

Citação de: Red skin em 20 de Setembro de 2010, 12:13
Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:10
Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:08
genio é talento, é um gajo que olhas e sabes que aquilo nasceu com ele, um gajo que se distingue dos demais porque a sua cabeça como que funciona de maneira diferente dos outros. saviola, aimar, miccoli, são genios porque nasceram com aquilo e quando jogam conseguem ver soluções que a maioria dos outros jogadores não se lembrariam, e com o seu talento conseguem fazer ter um desempenho tecnico que permite concretizar essa «visão».

depois há outros que são tecnicamente muito competentes mas não são genios, são assim porque aprenderam a tecnica e tem um talento natural para o desporto, mas depois não têm a «visão».

o genio aplica a «visão» tanto nos momentos mais simples como nos mais mirabulantes.

perfeito, já chegaste até aí.
a minha opinião é que o Saviola não está no leque dos génios, dos predestinados, é um grande jogador de futebol, isso sim.

Mas se vais a esse ponto... nem Miccoli, nem Saviola! Falemos de Messis e Ronaldos!

Miccoli tem a capacidade criativa de um Messi ou Ronaldo, porém não tem uma dimensão fisica que o tenha conseguido atingir o topo.

Red skin

Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:12
Citação de: Red skin em 20 de Setembro de 2010, 12:10
Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:08
Citação de: Red skin em 20 de Setembro de 2010, 12:02
Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 11:57
Citação de: Red skin em 20 de Setembro de 2010, 11:55
Eu tenho por "genialidade" algo q decide jogos... acho q o Saviola decide mais q o Miccoli! Em termos de habilidade técnica, aí sim podemos dizer q o Miccoli terá mais capacidade, mas isso n é um sinonimo puro de génio! O Franco Baresi era um génio e n se punha a fazer virgulas e toques de calcanhar!

Tem uma noção diferente da palavra Génio.
O que tu achas génio, não é nem mais nem menos do que um excelente jogador.
Mas a realidade é diferente.

A minha definição de génio no futebol é alguém q é decisivo para o resultado de jogo! O Preud'homme era um génio pois fazia defesas geniais, o 2º golo do Cardozo foi genial... assim como o passe do Saviola de 1ª... a maneira como o Baresi fazia subir a defesa do Milan para colocar os adversários em fora de jogo era genial!

Um Dominguez ou um Sabry q fintam sem consequência n são génios... têm habilidade somente! (Não quero colocar o Miccoli no mesmo saco... são só exemplos!)

vou-te dar um exemplo:

o Van Gogh era um genio do crl, porém nunca vendeu nada comparadamente com o Picasso

n vendeu nada????? em vivo n vendeu muito! Mas dp de morto! Sabes artistas à frente do tempo são incompreendidos, mas são como o azeite...

ainda bem que entendes, ele era um génio, mas não é por não conseguir produzir em vivo que deixa de ter melhor capacidade criativa ou genial, de criar melhor do que aqueles que tiveram mais sucesso em termos práticos.

Eu gosto mais do Van Gogh, mas depreendes q o holandês era mais genial q o espanhol, o q seria muito constestado por muitos historiadores de arte, até pq o picasso soube reinventar-se e foi um criador de tendências.

lonstrup

exemplo de um genio é o aimar, que normalmente prefere usar os recursos «normais» no seu jogo, fintas de corpo etc e tal, mas não se inibe de quando em vez fazer rabonas que nem o messi faz. e não tenho a minima duvida que o saviola também sabe fazer essas cenas.

ivodaniello

Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:15
exemplo de um genio é o aimar, que normalmente prefere usar os recursos «normais» no seu jogo, fintas de corpo etc e tal, mas não se inibe de quando em vez fazer rabonas que nem o messi faz. e não tenho a minima duvida que o saviola também sabe fazer essas cenas.

tu não tens a mínima dúvida que o Saviola o sabe fazer, mas na realidade não vemos isso frequentemente em nível prático, ao contrário do italiano.

lonstrup

Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:13

Já o disse anteriormente, as fintas que faz em jogo na linha de fundo contra o Beira Mar, ou na linha lateral contra o Lille são coisas de um pre-destinado.
nem encontras lances como os golos do meio campo do saviola.

lonstrup

Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:16

tu não tens a mínima dúvida que o Saviola o sabe fazer, mas na realidade não vemos isso frequentemente em nível prático, ao contrário do italiano.
tens duvidas que o miccoli saiba fazer uma rabona? e quantas viste fazer?

Joga Bonito

Eu acho que a prova de que não é por uma questão de rabonas que se é mais ou menos genial se demonstra no simples facto do Genial João Vieira Pinto ter dito o seguinte aquando do passe de letra de Aimar para Suazo:

"Eu nunca fiz uma coisa daquelas, e acho que se tentasse caía".

ivodaniello

Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:16

encontro sim, isso te garanto.
aliás já fiz questão de mencionar um lance contra os lagartos em 2006.
em relação aos lances de meio campo do saviola, estão manchados com bastantes ressaltos para serem dignos de entrar na história dos golos mais bonitos.

ivodaniello

Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:17
Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:16

tens duvidas que o miccoli saiba fazer uma rabona? e quantas viste fazer?

o que é para ti uma rabona exactamente?

Red skin

Eu gosto muito do Saviola e acho-o dos melhores jogadores do Benfica... pq apesar de por vezes parecer q passa ao lado do jogo, é capaz de nesses mesmos jogos ter feito um golo ou 1 ou 2 passes de morte.... e mesmo assim jogou mal!

lonstrup

por exemplo, quando falamos de um passe de génio, falamos somente de um passe de rabona tipo di maria ou aimar, ou falamos daquelas desmarcações à aimar ou rui costa com passes «simples» ?

Jonex

Um jogador que pode desequilibrar a qualquer momento, acho que não está na sua máxima forma mas mesmo assim é essencial no 11.

lonstrup

Citação de: ivodaniello em 20 de Setembro de 2010, 12:19
Citação de: lonstrup em 20 de Setembro de 2010, 12:16

encontro sim, isso te garanto.
aliás já fiz questão de mencionar um lance contra os lagartos em 2006.
em relação aos lances de meio campo do saviola, estão manchados com bastantes ressaltos para serem dignos de entrar na história dos golos mais bonitos.
não me lembro desse golo contra o sportem.