Memórias Europeias

RedVC

Dia desastroso 1963/64/65. Derrota de 5-0 contra o Dortmund. Rita e a equipa foram trucidados.

ps: obrigado Dandy.

Dandy

pcssousa

Citação de: Dandy em 06 de Dezembro de 2014, 22:33

Wankdorf... ou a importância da quadratura do poste.

Os húngaros do Barça, que ali tinham perdido um Mundial, falaram em "Estádio maldito" e nas "bruxas do Wankdorf".
Mais de trinta anos depois, o Barcelona conquistaria finalmente o troféu, sendo o seu penultimo rival nessa edição da prova, um velho conhecido... O Benfica.
Para a história fica que os catalães nunca venceram a prova quando esta se disputava única e simplesmente a eliminar.

RedVC

Felizmente um húngaro deixou de se poder queixar nesse dia. Se bem que era cidadão do mundo ou ainda mais importante era um verdadeiro "feiticeiro".

pcssousa

Não sei até que ponto Guttmann se sentia inteiramente húngaro. Nasceu, de facto em território húngaro num tempo em que existia o império austro-húngaro.
Não é por acaso que está sepultado em Viena.

RedVC

Bem visto.

Percorreu meio mundo. Assim rapidamente terá jogado apenas em 3 países: Hungria, Aústria, EUA mas já com treinador terá tido actividade em pelo menos 12 países: Aústria, Holanda, Hungria, Roménia, Itália, Argentina, Chipre, Brasil, Portugal, Uruguai, Suiça, Grécia.

(dados wikipedia, confesso... mas são apenas para sustentar o ponto)

Assim sendo era natural que fosse um verdadeiro cidadão do mundo. A resposta estará numa eventual autobiografia que não sei se existe. Seria um sentimento muito pessoal baseado nas suas raízes.

faneca_slb4ever

Elvis the Pelvis

Golaço de um dos melhores defesas centrais do mundo na altura.

pcssousa

Citação de: Manpaz1904 em 05 de Março de 2015, 18:04
https://www.youtube.com/watch?v=TleSiZLyfrQ

https://www.youtube.com/watch?v=LTS2kyI3sBg

Fantásticos jogos. O primeiro creio que terá sido o primeiro jogo europeu de sempre do Benfica na Luz a ser transmitido em directo pela RTP.
O segundo é a primeira vez que o vejo na integra. Lembro-me que foi jogado à tarde e eu no intervalo das aulas lá saí da escola para ver um pouco do jogo... Tinha 12 anitos. A primeira mão na Luz tinha sido difícil e ganhámos 1-0 com um golo de penalty. Desta segunda mão, lembro os belos golos e os festejos de Eusébio com a toalha branca da sorte embrulhada no braço.

Hiawatha

Esse Benfica-Feyenoord de 1963 mostra-nos o Benfica no topo da sua História.
BICAMPEÃO EUROPEU, a vencer com NATURALIDADE a terceira semi-final CONSECUTIVA na TCCE, a impor-se CLARAMENTE e de forma INDISCUTÍVEL, perante um adversário de enorme valia, com um Estádio da Luz a TRANSBORDAR.

É por vídeos como esse que eu percebo realmente a dimensão do Benfica e porque ainda hoje somos o clube que somos. Imagino o que não terá sido presenciar esse e outros jogos ao vivo.

p.s. - apenas um senão: as tristes figuras da polícia (?) no final da partida.

Mufete

Benfica - Kaiserslautern
LC 1998 / 99

Ouvi-o no rádio, longe de Portugal. Tínhamos uma equipa muita fraquinha.
Anos depois, iria estudar em Kaiserslautern. "As voltas que o mundo dá".

Spartans

Citação de: Mufete em 28 de Maio de 2015, 03:49
Benfica - Kaiserslautern
LC 1998 / 99

Ouvi-o no rádio, longe de Portugal. Tínhamos uma equipa muita fraquinha.
Anos depois, iria estudar em Kaiserslautern. "As voltas que o mundo dá".

Preud´homme

Minto
Manco
Manco
Manco

Manco
Poborsky
Hugo Leal (na fase puto-maravilha da formação com mais fama que proveito)
Calado (na fase evolução para Manco)

JVP
Nuno Gomes