Memórias Europeias

Mufete

E o JVP, que craque, pá!

Mikaeil

Alexandre1976

Eterno golo do Sr.Vata com o ombro.Um golo que derrotou a soberba e a arrogância dos franciús.

Miguel23xxx

Citação de: Geovanni95 em 12 de Outubro de 2019, 21:36
Citação de: Petrov_Carmovich em 12 de Outubro de 2019, 21:32
Citação de: Geovanni95 em 12 de Outubro de 2019, 21:23
Citação de: Petrov_Carmovich em 12 de Outubro de 2019, 21:18
Citação de: Geovanni95 em 12 de Outubro de 2019, 21:13
Citação de: Petrov_Carmovich em 12 de Outubro de 2019, 21:08
Citação de: Geovanni95 em 12 de Outubro de 2019, 20:54
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/futebol-antevisao-do-jogo-sl-benfica-vs-olympiacos/

Epá que pérola...mas uma pergunta, porque é que não foi o Eriksson o entrevistado? Ainda não se dava bem com o português?

É possível: https://www.youtube.com/watch?v=Q-RcTj02rzs

Eish ao tempo que já não via esse tipo de legendas da televisão! Do assunto propriamente dito...o Eriksson deve ter sido das pessoas mais improváveis a ter sucesso no Benfica. Pena não ter ficado com um troféu europeu. Parece que foi uma boa combinação que ocorreu entre o Eriksson e o Toni durante aqueles anos todos...devia ter havido ali um clique qualquer entre os dois que tanto os dois como principalmente o clube beneficiaram com isso (interrupções, saídas e troca de posições técnicas à parte)

Sim, beneficiaram.

Eriksson é muito melhor treinador que Toni. Toni era muito defensivo, tinha muito medo dos jogos só porque sim. Mas apesar de tudo teve muito sucesso em duas das três passagens no clube. E esteve nos melhores momentos do clube final de Viena muitos anos depois, 3-6, 4-4, 5-2 ao Boavista e etc...

O Eriksson já tinha ganho um taça UEFA antes. Não concordo quando dizes que era improvável ele vencer no Benfica. Na segunda passagem também foi positiva e aliás não ganha muita coisa devido a guardas abeis, calheiros e por aí fora

Quando disse improvável, era mais ao início, porque ninguém poderia garantir que o Eriksson iria conseguir tanto no Benfica...sei muito bem o que a pocilga de Contumil começou a fazer nessa altura.

Quanto ao Toni...não tinha essa ideia de ele ser tão defensivo. Até pelo contrário, mas agora que me falas disso, lembro-me que a abordagem dele nos 3-6 de Alvalade, foi de um "meio-campo reforçado" tirando o Rui Costa e metendo-o no banco, para evitar passadores até à área benfiquista. E não estava a resultar...até começar a aparecer magia de JVP.

O Toni tinha medo em muitos jogos

Exemplos:
- Parma - Benfica (1-0) 93-94. Tinhas ganho na luz 2-1 e lá passaste o tempo todo a defender. É verdade que o Mozer foi mal expulso, mas fizeste pouco para vencer. E o Parma não era nada demais

- Varzim - Benfica (2-2) de 01-02. Estamos a ganhar 0-2, penalty para o Varzim. Os gajos falham, o toni tira o Zahovic e mete um trinco ou um central. Sofrer dois golos mesmo no fim e até podias ter perdido o jogo

- Benfica - Guimarães (1-0) de 00-01. Estamos a ganhar 1-0, tira o João Tomás para meter o Paulo Madeira e quase sofrer o empate

Entre outros.

Atenção não estou a dizer que o Eriksson também não tenha cometido erros. O Eriksson era o oposto. Após os 0-2 nas Antas joga na luz com o Sporting com 3 defesas e quase perdes o jogo (1-1)

Lembro-me tao bem da esperanca que tinha de passar a final em Parma. Pena termos falhado um penalty na Luz, tinha sido diferente

Miguel23xxx

Citação de: francisco em 20 de Julho de 2009, 22:29
o falhanço do Simão em Camp Nou não me vou esquecer tão cedo...

E o incrivel Moreto a defender penalty do Ronaldinho

Miguel23xxx

Citação de: Platini em 20 de Julho de 2009, 22:31
Lembro-me de tudo do jogo de Anfield...o q comi, o q estava a fazer, etc etc.

Benfica 2-1 Manchester

Rosenborg vs Benfica (São Moreira)

E nao te esquecas, o Robocop

Geovanni95

Citação de: Dandy em 03 de Dezembro de 2019, 14:13
Citação de: RedVC em 01 de Dezembro de 2019, 16:24
26 Outubro 1988, F.C. Liégeois 2 S.L. Benfica 1

https://www.youtube.com/watch?v=gKpgOCmd4Os

Eu estive no Estádio da Luz, na bancada Sul, no jogo da 2ª mão.
Uma desgraça de jogo, sempre à espera d marcarmos o segundo golo a uma equipa que se percebia estava a léguas da nossa. Eliminação frustrante.

Uma das eliminações mais estúpidas e "nonsense" da nossa História.

Sim é verdade!

Aliás o Montpellier que eliminamos antes num total de 6-1 tinha melhor equipa.

Nos anos 80 tivemos eliminatórias estranhas! 85-86 contra o Dukla foi demasiado mau por exemplo. Mesmo o jogo contra o Carl Zeiss falhámos golos estúpidos.

Anos 90 apenas me recordo do Bastia. Lá fizemos dos piores jogos de sempre. Jogámos mesmo zero.

Alexandre1976

Em 98-99 também tivemos 3 resultados verdadeiramente inacreditáveis.A derrota em Israel com o Beitar por 4-2 na pré eliminatória e os dois resultados com o HJK de Helsínquia na fase de grupos da Champions onde perdemos 2-0 na Finlândia e empatámos 2-2 na Luz.Lembro-me que nessa equipa do HJK jogava o Manduca e um Gigante avançado de mais de 2 metros chamado Kottila.Existe ainda na transição da década de 70 para a de 80 uma eliminatória de antiga Taça UEFA em 79-80 onde fomos eliminados pelo Aris de Salónica(Perdemos 3-1 na Grécia e ganhamos 2-1 na Luz).

Alexandre1976

Citação de: Geovanni95 em 10 de Junho de 2020, 10:46
Citação de: Dandy em 03 de Dezembro de 2019, 14:13
Citação de: RedVC em 01 de Dezembro de 2019, 16:24
26 Outubro 1988, F.C. Liégeois 2 S.L. Benfica 1

https://www.youtube.com/watch?v=gKpgOCmd4Os

Eu estive no Estádio da Luz, na bancada Sul, no jogo da 2ª mão.
Uma desgraça de jogo, sempre à espera d marcarmos o segundo golo a uma equipa que se percebia estava a léguas da nossa. Eliminação frustrante.

Uma das eliminações mais estúpidas e "nonsense" da nossa História.

Sim é verdade!

Aliás o Montpellier que eliminamos antes num total de 6-1 tinha melhor equipa.

Nos anos 80 tivemos eliminatórias estranhas! 85-86 contra o Dukla foi demasiado mau por exemplo. Mesmo o jogo contra o Carl Zeiss falhámos golos estúpidos.

Anos 90 apenas me recordo do Bastia. Lá fizemos dos piores jogos de sempre. Jogámos mesmo zero.
Essa eliminatória com o F.C.Liege,onde no jogo da primeira mão na Bélgica estivemos a ganhar 1-0(ultimo golo do Genial Chalana nas Competições Europeias) e na Segunda mão na Luz falhamos golos em barda.Essa equipa Belga tinha jogadores como o De Wilde(que anos mais tarde foi guarda redes das osgas),Boffin e De Sart que seriam internacionais Belgas e posteriormente jogadores do Anderlecht e dois Jugoslavos na frente(Malbasa e Varga).Atenção que tanto o futebol Belga como o futebol dos Países do Leste Europeu eram muito mais fortes nessa altura.

mMateus

18/06/1950: primeiro troféu oficial internacional do Benfica!

Alexandre1976

Foram três as  participações do Benfica nesta Competição. Vitória em 1950,terceiro lugar em 1956 e segundo em 1957. Em 56 participamos no lugar do Porto que tinha sido campeão enquanto que em 55 foi o Belenenses que jogou em vez do campeão que tinha sido o Benfica. Em 1950 vencemos a Lazio na meia final e o Bordeus na finalissima. Em 55 perdemos na meia final com o Milan e triunfàmos para o 3° e 4° lugar com o Nice e em 57 vencemos o Saint Etienne na meia final e perdemos a final no Santiago Bernabeu com o Real Madrid do Di Stefano.

Alexandre1976

José Bastos,Jacinto Marques,Felix Antunes,Joaquim Fernandes,Francisco Moreira,José da Costa,Eduardo Corona,Arsénio Duarte,Julinho,Rogério Lantres de Carvalho e José Rosário,os Imortais da conquista dramática e Gloriosa de 1950 da Taça Latina. Faltou o incontornável Capitão Francisco Ferreira que estava lesionado. Era treinador o Inglês Ted Smith.  :bandeira1:

xSTORMx

Memórias Europeias? Mas vcs não sabem que não existiu nada disso antes de LFV?

Alexandre1976

Não participàmos na edição de 1955 porque na altura o Sr Otto Glória que era o nosso treinador preferiu disputar o Torneio dos Campeões no Brasil.