Pierre van Hooijdonk

Avançado, 56 anos,
Holanda
Equipa Principal: 1 época (2000-2001), 35 jogos (2851 minutos), 23 golos

Aakeonan

O Benfica marca os jogadores de uma forma impressionante.

Como disse um dia o Marinho, lateral que cá jogou e antes anos e anos no Sporting: "1 ano de Benfica é mais marcante que uma carreira inteira noutro clube Português qualquer".

|OnE|

Pierre van Hooijdonk: «Um rolo compressor»
VIU JOGO NA LUZ E FICOU RENDIDO
Sexta-Feira, 3 maio de 2013 | 06:16



Pierre van Hooijdonk foi um espectador especial na partida de ontem no Estádio da Luz. Ex-jogador do Benfica e Fenerbahçe foi convidado da UEFA e se a preferência no início da eliminatória até pendia mais para os turcos, ontem alterou-se radicalmente com a exibição conseguida pela equipa orientada por Jorge Jesus. O antigo internacional holandês saiu absolutamente rendido.

"Não podia dar outro resultado que não a passagem do Benfica à final. Esta equipa foi um rolo compressor hoje [ontem], o Fenerbahçe não teve a mínima hipótese. O Benfica foi superior do início ao fim", afirmou no final da partida, enaltecendo o crescimento que viu em Matic desde os tempos em que o sérvio jogava no "seu" Vitesse: "Nem parece o mesmo jogador! Ele não tinha nada a ver com isto. É impressionante." Nem a vantagem visitante, na eliminatória, que se registava ao intervalo levava, na altura,Van Hooijdonk a pensar que os turcos poderiam sair da Luz com um bilhete para a final de Amesterdão. "Com esta atmosfera?! Nem pensem nisso. O Benfica está imparável e o público vai levá-los à final", frisou. E acertou.

EPluribusUnum



cipri_slb

Meteu agora um video dos festejos de ontem na Luz apesar de eu nao conseguir ver...

Darkboy

Postou um vídeo dos festejos na Luz, no Twitter, mas não consigo ver.

Darkboy

Citação de: |OnE| em 03 de Maio de 2013, 15:05
Nem a vantagem visitante, na eliminatória, que se registava ao intervalo levava, na altura,Van Hooijdonk a pensar que os turcos poderiam sair da Luz com um bilhete para a final de Amesterdão. "Com esta atmosfera?! Nem pensem nisso. O Benfica está imparável e o público vai levá-los à final", frisou. E acertou.

:bow2:


ChEsTeR

1 ano...apenas passou cá um ano e o pior ano da historia do benfica...e conhece o Benfica tão bem :)

Chefe

Citação de: 4ever Red Devil em 03 de Maio de 2013, 06:12
Porta-se como um senhor. Adorei a sinceridade dele na televisão, nunca tinha visto algum ex-jogador estrangeiro prognosticar uma eliminação do clube desse país sem complexos. Lambe-botismo zero.

Por isso é que dá gosto ouvi-lo falar e elogiar constantemente o Benfica porque é mesmo o que pensa.
O0

Schweisen Tiger

O Pierre tem grande respeito pelo Benfica e pelos adeptos...e os adeptos têm o mesmo sentimento em relação a ele. Não é de hoje. Na pré-época que se seguiu à sua saída, o Benfica fez uma apresentação aos sócios do Norte, em Guimarães, e o convidado foi o Feyenoord. Nas bancadas, numa grande tarja, podia ler-se o seguinte: "Bedankt voor alles, Pierre" (Obrigado por tudo, Pierre) ...o holandês dirigiu-se ao topo Norte e veio agradecer, aplaudindo os adeptos. Estive lá e, salvo erro, ganhamos 2-1.

Cachatra


P∑T∑7

Só tenho uma palavra: Fantástico!

O Benfica é... o Benfica!

Shoky

É um senhor.
Era dentro do campo e é fora do campo.


G10

Van Hooijdonk deslocou-se a Lisboa convidado pela UEFA, como uma espécie de embaixador da meia-final entre o Benfica e o Fenerbahçe. O Maisfutebol encontrou-se com ele num hotel da capital e percebeu como Portugal lhe deixou saudades. «Excelente tempo, excelente comida e excelentes pessoas», disse. O resto do tempo foi a falar de futebol.

Quais são as hipóteses do Benfica ganhar a final?
Já o tinha dito antes da eliminatória com o Newcastle: para mim o Benfica é favorito a ganhar a Liga Europa. É verdade que as exibições não têm sido todas iguais, mas ontem, por exemplo, confirmaram que a minha opinião estava acertada. E ainda bem, porque estou a torcer pelo Benfica.

Ficou surpreendido com o futebol do Benfica ontem?
Sim e não. Fiquei surpreendido porque nos últimos jogos, sobretudo em casa do Fenerbahçe, o Benfica não jogou nada bem. Na primeira parte do jogo com o Sporting também estavam em sérias dificuldades. Mas já os tinha visto jogar antes e eles praticam um futebol realmente bom.

Foi o que viu ontem?
Sim. Estava surpreendido com o que fizeram nas últimas semanas. Mas eles mudaram dramaticamente as coisas ontem e fizeram um jogo verdadeiramente impressionante.

Este Benfica é comparável às grandes equipas europeias da atualidade?
A nível europeu pode ganhar-se duas provas - a Liga dos Campeões e a Liga Europa -, e a verdade é que ganhar a Liga dos Campeões é outro nível. Para o Benfica ganhar a Liga dos Campeões... não digo que seja impossível, mas é muito, muito difícil.

A Liga Europa é uma competição ao nível do Benfica?
Se fosse jogador, estaria muito feliz por ter a oportunidade de vencer a Liga Europa. Do ponto de vista dos jogadores, ganhar um troféu da UEFA é uma conquista enorme. É fazer história. Se o Benfica tivesse passado a fase de grupos da Liga dos Campeões e tivesse sido eliminado pelo Barcelona ou por outra equipa, teria sido uma boa época europeia para o clube e teria vindo muito dinheiro. Mas para os jogadores isso não interessa nada.

Interessa ganhar troféus, como você ganhou a Taça UEFA pelo Feyenoord?
Daqui a dez anos, quando estes jogadores do Benfica estiverem a conversar com outros jogadores, não iriam apresentar como currículo uma chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões. Mas poderão apresentar a conquista da Liga Europa. Todos querem ser associados a troféus. Ninguém vai dizer: ah, e tal, eu cheguei quatro vezes às meias finais da Liga dos Campeões.

Para terminar, Jorge Jesus gostava de se inspirar em Cruijff. Nota algo de holandês no futebol do Benfica?
Não sei. O que é o futebol holandês? Às vezes há expressões exageradas. É como os ingleses, que gostam de dizer que inventaram o futebol. O futebol sempre se jogou em todo o lado. O que o Benfica joga é mais um tipo de futebol: jogadores fisicamente fortes, tecnicamente fortes, com excelente visão de jogo e que gostam de trocar a bola em passes curtos. Ontem foi muito atrativo.

Na primeira mão não foi...?
Na primeira parte, definitivamente não foi. Foi o oposto. Foi... [faz cara feia]. Não teve nada a ver com o futebol que já tinha visto em outros jogos pela televisão.

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/van-hooijdonk-benfica-liga-europa-final-amesterdao-chelsea/1445892-1456.html