Fundo de investimento "Benfica Stars Fund"

trainmaniac

Citação de: three dog night em 17 de Julho de 2010, 14:00
Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 13:44
Ontem estivemos aqui a falar um pouco destas coisas... tinha algum gosto que lessem o que escrevi sobre o assunto, e que basicamente aborda a nossa gestão de activos no presente e o financiamento da SAD como paradigmas da actual gestão.

http://chamagloriosa.blogspot.com/2010/07/gestao-de-activos-e-financiamento.html

Estão à vontade para comentar, achei interessante abordar mais longamente o tema para "resumir" as minhas posições sobre o assunto.

Na MINHA opinião esta análise enferma de 3 erros crassos:

1) Não existiu qualquer all-in;

2) Nos últimos 3 anos não se desperdiçaram 100 M, mas sim foram criadas as bases de uma equipa campeã (claro que quando os resultados são maus muito dinheiro deixa de ser ganho e rentabilizado);

3) O Benfica Stars Fundo leva-nos no médio prazo para uma gestão orçamental equilibrada, reduzindo o risco do investimento em jogadores e onde as mais valias em jogadores tenderão a ser cada vez menos fundamentais.

É uma visão, mas penso que levar isto para lugares comuns tem pouco interesse. O0

jocapeixoto

Duvido muito que sem o fundo tivéssemos sido campeões.

ivodaniello

Óbvio que é um all-in, a partir do momento em que o estádio passa a entrar nas contas da SAD, é uma constatação da mesma

trainmaniac

Citação de: jocapeixoto em 17 de Julho de 2010, 14:04

Tivemos oportunidades de o sermos sem o fundo, mas como gastámos em vão muitos milhões, chegados a 2009, de facto sem o fundo eu tenho a convicção que não poderíamos ter sido campeões. Havia duas formas de em 2009 reagir aos enormes prejuízos da incompetência que se assistiu até aí: ou se parava, vendiam-se activos e depois de sanada a questão se voltava a investir com o apoio dos bancos, ou então se procurava uma forma de tranquilizar as instituições de crédito, permitindo-nos manter nessa via o nosso nível de endividamento (não nos obrigando a vender portanto), e ainda investir mais um pouco.

Face aos erros recentes, o fundo de facto permitiu uma última oportunidade de investir em grande. Agora é preciso assegurar que esta última oportunidade é bem aproveitada, para pouco a pouco ir baixando o stress em que vive a SAD.

jocapeixoto

É isso, cometeram-se imensos disparates antes que se não tivessem acontecido poderíamos ter sido campeões. Mas chegados a 2009, ou destruíamos a equipa a preços mais baixos, ou vendíamos aos bocados que é o que faz o Fundo.

BFBenfica

Ontem estivemos aqui a falar um pouco destas coisas... tinha algum gosto que lessem o que escrevi sobre o assunto, e que basicamente aborda a nossa gestão de activos no presente e o financiamento da SAD como paradigmas da actual gestão.

http://chamagloriosa.blogspot.com/2010/07/gestao-de-activos-e-financiamento.html

Estão à vontade para comentar, achei interessante abordar mais longamente o tema para "resumir" as minhas posições sobre o assunto.

Trainmaniac, Boa Tarde,

É uma análise pertinente, no entanto é   mais de "copo meio vazio" do que de "copo meio cheio".

Na altura   da reestruturação do Grupo Benfica eu e mais pessoas que acompanham as   finanças do Benfica começamos a fazer "barulho" pela forma como o   processo estava a decorrer.

Passado algum tempo o Benfica colocou   nos estatutos uma clausula dizendo que é impossível o clube perder a   maioria do capital na SAD.

Como existia quem quisesse investir no   Benfica, e como o Benfica precisava de alavancar os investimentos no   plantel, criou-se o Benfica Stars Fund, que como dizes e bem, irá trazer   maior rigor na tipologia das contratações.

Já escrevi, que   prefiro o Benfica Stars Fund em alternativa às off-shores do Porto, ou   aos vmoc´s do sporting que irão levar à venda da SAD. Creio que também   terás opinião idêntica.

Devido ao BSF, neste momento contratam-se   muitos mais jovens com enorme potencial, algo que até há 2 anos pouco   acontecia.

O deficit crónico da Benfica SAD deveu-se em 80% às   transferências de jogadores e 20% a juros.

Relativamente ao   deficit operacional actual, não sei se ocultaste de propósito, ou se foi   esquecimento, o facto de o Benfica a breve prazo renegociar os   contratos de direitos televisivos, namings, patrocínio PT, adidas, que   podem trazer mais 30M€ de receitas anuais, eliminando o tal deficit   operacional existente.

Talvez se ande a aumentar a massa salarial   pelo facto de se saber que essas renegociações estão para breve.

No   entanto, relativamente a deficits operacionais correntes basta analisar   o que acontece com o nosso mais directo rival (Porto), e verificamos   que eles já utilizavam este paradigma desde o início da década, e o   facto de conseguirem adquirir bons jogadores permitiu-lhes, por vezes,   ter maior competitividade do que o Benfica. Neste momento o Benfica já   tem um plantel mais valioso do que o do Porto.

Já agora, a   alavancagem está a ocorrer nos 3 principais países (Inglaterra, Espanha,   Itália). Ou o Benfica seguia a curto-prazo esse modelo, ou teria   enormes problemas de competitividade.

Por último, a UEFA já   aprovou medidas globais que obrigarão os clubes a terem uma gestão   equilibrada, reduzindo a tal "alavancagem financeira", e caso não mudem a   gestão, podem mesmo ficar afastados das Competições europeias dentro de   alguns anos.

Como tal a europa futebolistica, incluindo os 3   grandes nacionais terão de se ajustar, e por parte do Benfica o   ajustamento será feito por via do aumento de receitas operacionais.

Como   vês, existe outra análise de copo "meio cheio". No entanto reconheço   mérito a algumas das tuas observações.

Cumprimentos

trainmaniac

Boas!

Vou comentar alguns pontos em particular. O0

Citação de: BFBenfica link=topic=37498.msg1069034801#msg1069034801   date=1279372783Passado algum tempo o Benfica colocou   nos estatutos   uma clausula dizendo que é impossível o clube perder a   maioria do   capital na SAD.

Isso vale o que vale, conforme perceberás certamente. Se voltar a haver uma crise de capitais na SAD e a única alternativa for o Benfica perder o controlo, certamente que se votará a favor da alteração dessa cláusula estatutária, pois o prejuízo seria bem pior.

Citação de: BFBenfica link=topic=37498.msg1069034801#msg1069034801   date=1279372783Já escrevi, que   prefiro o Benfica Stars Fund em   alternativa às off-shores do Porto, ou   aos vmoc´s do sporting que irão   levar à venda da SAD. Creio que também   terás opinião idêntica.

Subscrevo inteiramente, e apesar de discordar da utilização de fundos genericamente, o modelo que o Benfica escolheu é sem dúvida o mais seguro do mercado.

Citação de: BFBenfica link=topic=37498.msg1069034801#msg1069034801   date=1279372783Relativamente ao   deficit operacional actual, não sei   se ocultaste de propósito, ou se foi   esquecimento, o facto de o   Benfica a breve prazo renegociar os   contratos de direitos televisivos,   namings, patrocínio PT, adidas, que   podem trazer mais 30M€ de   receitas anuais, eliminando o tal deficit   operacional existente.

Não foi questão de ocultar, apenas de me dedicar única e exclusivamente ao cenário actual, pois não tenho dados que me permitam antecipar os reais impactos dessas renegociações. Podem ser melhores do que estamos à espera, piores, ou coincidirem exactamente com as nossas previsões, pelo que prefiro para já (e pelo menos nesta minha exposição) resguardar-me no contexto actual.

Obrigado pelos comments :)

| João |

É por posts como estes que às vezes acho que vale a pena continuar a passar por cá.
Obrigado rapazes.

Discussäo aberta, inteligente e tolerante.

BFBenfica

Citação de: trainmaniac em 17 de Julho de 2010, 14:26
Boas!

Vou comentar alguns pontos em particular. O0

Citação de: BFBenfica link=topic=37498.msg1069034801#msg1069034801   date=1279372783Passado algum tempo o Benfica colocou   nos estatutos   uma clausula dizendo que é impossível o clube perder a   maioria do   capital na SAD.

Isso vale o que vale, conforme perceberás certamente. Se voltar a haver uma crise de capitais na SAD e a única alternativa for o Benfica perder o controlo, certamente que se votará a favor da alteração dessa cláusula estatutária, pois o prejuízo seria bem pior.

Citação de: BFBenfica link=topic=37498.msg1069034801#msg1069034801   date=1279372783Já escrevi, que   prefiro o Benfica Stars Fund em   alternativa às off-shores do Porto, ou   aos vmoc´s do sporting que irão   levar à venda da SAD. Creio que também   terás opinião idêntica.

Subscrevo inteiramente, e apesar de discordar da utilização de fundos genericamente, o modelo que o Benfica escolheu é sem dúvida o mais seguro do mercado.

Citação de: BFBenfica link=topic=37498.msg1069034801#msg1069034801   date=1279372783Relativamente ao   deficit operacional actual, não sei   se ocultaste de propósito, ou se foi   esquecimento, o facto de o   Benfica a breve prazo renegociar os   contratos de direitos televisivos,   namings, patrocínio PT, adidas, que   podem trazer mais 30M€ de   receitas anuais, eliminando o tal deficit   operacional existente.

Não foi questão de ocultar, apenas de me dedicar única e exclusivamente ao cenário actual, pois não tenho dados que me permitam antecipar os reais impactos dessas renegociações. Podem ser melhores do que estamos à espera, piores, ou coincidirem exactamente com as nossas previsões, pelo que prefiro para já (e pelo menos nesta minha exposição) resguardar-me no contexto actual.

Obrigado pelos comments :)

trainmaniac

Quanto ao 1º comentário, se o grande problema económico e financeiro do Benfica foram as transferências de jogadores (que originou 80% dos capitais negativos da SAD) concordarás que o Benfica Stars Fund (que tem como objectivo gerar mais-valias com transferências de jogadores) tem forçado uma mudança de paradigma mais sustentável para a Benfica SAD. Ou seja, o tal risco de colapso diminui bastante.

Aliás, há 3 anos criticava a gestão de activos de José Veiga (nada tenho contra a pessoa em si, mas sim contra algumas das ideias que implementou) exactamente porque a mesma gestão levaria à situação que se conheceu (poucos jogadores valorizados, pouca capacidade de mais-valias, e prejuízos potenciais que infelizmente acabaram por ocorrer).

Quanto ao 3º comentário, creio que é facil para o Benfica aumentar 30M€ de receitas operacionais anuais com a renegociação desses contratos:
- Só os direitos televisivos podem aumentar mais de 20M€/Ano face ao actual cenário.
- Namings, deve-se pensar no naming do estádio, e renegociação dos namings das bancadas e dos pavilhões.
- Patrocinios PT e Adidas podem duplicar, face aos actuais contratos. (Até o contrato Sagres duplicou recentemente, apesar de muitas criticas).

Cumprimentos

Zak

Ao ler isso é impossivel nao se sentir um pouco apreensivo mas nao concordo com mais de metade do ele escreveu no Blog.
Sem duvida que esclarece certas situacoes mais a fundo. Mas FDX fica-se com a impressao que tudo esta mal financeiramente.

Querem um Benfica forte desportivamente mas depois queixam-se dos €€€€€€ que gastamos ao faze-lo. Entao em que é que ficamos ??

Se nao se investir tambem nao á retorno. Tanto desportivamento com financeiramente.
Investir em Manducas, Betos, etc é facil ...... mas depois que retorno temos com eles ?? ......

O Benfica se continuasse com a politica de á uns anos atras, como ele fala, se calhar nao estava tao "empenhorado" e tao endividado mas depois tambem nao tinhamos quase todos os activos do nucleo duro da equipa a valer 20, 30 e mesmo 40 Milhoes como temos agora. Se o Benfica quisesse equilibrar mais as contas vendia o nucleo duro da equipa e dava para pagar quase o passivo todo ....... mas depois andavamos a levar na tromba de Trofenses, Academicas, etc. Há pois é.
Depois ainda se queixavam mais.

Falar é facil ....  mas esquecem-se que em Portugal o Benfica nao ganha nada com uma boa equipa ..... tem que ter um excelente equipa. E isso custa muitos €€€€€€€€

Essa do "all in" foi uma afirmacao disparatada.

Claro que tomamos alguns riscos mas a gestao dum clube e os negocios do mesmo (e no geral) nao sao uma ciencia exacta ..... se fosse estariamos todos ricos e cheios de papel.

Nada é certo nesta vida e é claro que o Benfica pode vir a sofrer com certas decisoes que tomou .... mas tambem pode vir a ser muito beneficiado. Tanto desportivamente como financeiramente. Eu sinceramente acredito mais na ultima.

Eu quero ver esse bloguista a falar daqui a dois ou 3 anos quando tivermos presencas assiduas na Champions, depois dos TV rights que vamos negociar, depois de uma ou outra venda milionaria, etc, etc....
Quero ver se ele diz que valeu a pena ou nao ter tomado certos "riscos de gestao".

Cada vez mais me mentalizo que o Benfica é preso pro ter cao e preso por nao ter.

trainmaniac

Oh Zak, quero acreditar que provavelmente não interpretaste a mensagem que é passada. As fontes de financiamento referidas são para investimentos, não para despesas correntes como as receitas de TV, que servirão por exemplo para nos abrir portas a um tecto salarial mais generoso.

A do all-in já expliquei neste tópico, e parece-me consensual que da parte do clube foi de facto por as cartas todas na mesa, pois será quase impossível pelo menos no médio prazo que o clube venha a ter condições de reparar problemas na SAD como o fez em Dezembro último.

Friso que a minha opinião é de que o actual rumo é o único possível para não se enfrentar o declínio depois de muitas apostas falhadas até 2009, e que neste novo contexto para já estamos a cumprir com a obrigação de gerirmos e valorizarmos melhor os nossos activos.

golfdreamer

Train grande artigo parabéns pela forma e conteúdo. Apesar de ser longo foi muito fácil de ler e entender.
Sobre o All-in duvido que o Train esteja a pensar que caso isto não resulte o Benfica feche as portas, nós nunca o permitiremos! Mas que só terá duas saídas é certinho...venda a terceiros ou operação coração.
As entidades Bancarias voltaram a acreditar no Benfica devido a esta direcção no caso de falhar dificilmente haverá nova alavancagem.
Concordo em parte o three dog nitgh quando diz que os 100M não foram totalmente desperdiçados... pois nesses estão incluídos jogadores que ajudaram a fazer o Benfica Campeão. Mas sem dúvida grande parte foi muito mal aproveitado!

Erros foram cometidos no passado, mas para mim o maior erro foi até 2007, em que o investimento no futebol não era uma prioridade e que a direcção andava mais preocupada com outras áreas.Foi um erro exigir-se a todo o treinador que vinha o titulo e depois despedir-se, quando a direcção estava mais focada noutras áreas, provocando mais uma renovação do plantel e mais poucos milhões dispersados por 10 12 jogadores de qualidade muito duvidosa, pois o novo treinador não confiava nos jogadores do plantel devido á pessima época efectuada, pedido reforços para praticamente todas as posições! Nesta altura deveria se ter mantido um treinador minimamente capaz até o investimento no futebol se tornasse a prioridade da direcção! Como passou a ser a partir de 2007!
O all-in era uma atitude necessária, por diversos motivos. Só é possível catalisar os incomes com um futebol vencedor. Como alguns users tem referido aproximam-se importantes negociações para o Benfica e é obrigatório para a subsistência do Benfica negocia-los na mó de cima. Não podemos negociar na mesma situação que os últimos direitos televisivos foram negociados.
Uma coisa é garantida o Sporting vai passar factura de ter negociado estes direitos nesta altura. Agora parece um bom negócio daqui a 3 4 anos veremos.
Os próximos anos vão ser fulcrais para o Benfica. Bons resultados desportivos: Campeonato, uma taça, 8avos 4os da Champions. Venda de 1 ou 2 jogadores por elevados valores. Compra de poucos jogadores apenas os necessários e sempre com vista a além do retorno desportivo o retorno financeiro, salvo uma ou outra excepção de um jogador tipo Aimar, Saviola. Resolver os excedentários todos os anos... até um numero razoável. Para isto tudo ser possível o maior passo a dar é manter o Jesus por pelos menos mais 2 3 anos e aqui ao contrário de todos os Benfiquista espero com toda a minha alma que não ganhemos a Champions este ano :D .

Há mil outras coisas par dizer mas o post já vai longo e continuarei aqui a participar nesta partilha de ideias saudavel como até aqui.

Só queria acrescentar, que seria bom olharmos para as outras equipas outros campeonatos e vermos o quão difícil é destronar um vencedor nato... como andava ser o porto até aqui. São raros os exemplos nessa europa. É muito fácil para mim criticar mas quando vejo o Fantástico Barcelona com um futebol maravilha, títulos, recordes, um formação do melhor que há, ter salários em atraso e pedir o empréstimo de 150 MILHÕES  de euros dá que pensar... Não é fácil o que se está a tentar fazer no Benfica!

Zak

Amigo Train devo ter mesmo interpretado mal essa parte.

Que será quase impossivel reparar os problemas da SAD a medio prazo ........ talvez, mas ninguem sabe o que vai acontecer daqui a 3, 4 ou 5 anos.
A curto prazo sim , parece-me totalmente impossivel ..... a medio prazo ..... nao consigo responder.

Concordo que o actual rumo era o unico possivel.

JNF

O Fundo foi criado com a época em curso, portanto não venham com tretas como "fomos campeões porque o Fundo permitiu que contratássemos o Saviola e o Ramires" entre outras barbaridades que já li por aí. O Benfica foi campeão foi melhor e foi-o graças aos jogadores e aos treinadores que vieram antes do Fundo. Parece aquela mentira de que "sem o Eusébio não tinham ganho nada na Europa", quando antes de Eusébio jogar a titular já tínhamos ganho uma TCE.

golfdreamer

Citação de: JNF em 17 de Julho de 2010, 15:27
O Fundo foi criado com a época em curso, portanto não venham com tretas como "fomos campeões porque o Fundo permitiu que contratássemos o Saviola e o Ramires" entre outras barbaridades que já li por aí. O Benfica foi campeão foi melhor e foi-o graças aos jogadores e aos treinadores que vieram antes do Fundo. Parece aquela mentira de que "sem o Eusébio não tinham ganho nada na Europa", quando antes de Eusébio jogar a titular já tínhamos ganho uma TCE.
É espculacão é um facto... mas que a probabilidade de Di Maria e Cardozo saírem em Janeiro era muito mais elevada, sem dúvida!