Râguebi Feminino

BlankFile

Citação de: Eagle Heart em 27 de Maio de 2018, 03:19
Citação de: BlankFile em 27 de Maio de 2018, 03:15
Citação de: Eagle Heart em 27 de Maio de 2018, 03:13
Citação de: BlankFile em 27 de Maio de 2018, 03:10
Citação de: Eagle Heart em 27 de Maio de 2018, 03:07
Só para tirar a minhas duvidas.
Em Portugal no feminino, de momento deixou de haver Campeonato, Taça e Supertaça de rugby XV, certo?
Li algures num post aqui que elas antes de jogare o de XV, jogavam o de XIII, mas isso não é o rugby union e sim rugby league que ao que sei em Portugal não existe.
Sempre pensei que elas tinham jogado sempre rugby XV.

Neste momento para elas existe:
Campeonato, Taça e Supertaça de Sevens e
Campeonato, Taça e Supertaça de Tens,
certo.
Ou seja numa epoca desportiva exitem 6 titulos para serem conquistados, certo?

As provas que se disputaram esta época foram as seguintes:

Supertaça de Sevens, Campeonato Nacional de Tens, Taça de Portugal de Tens e Campeonato Nacional de Sevens. O Benfica ganhou os primeiros dois, as lagartas os últimos dois.

Esta foi a primeira época do Campeonato e Taça de Tens, correcto?
Não houve Taça de de Sevens?

Foi sim. Pelo menos que me lembre. O Benfica levou o Campeonato da categoria, as lagartas levaram a Taça. Não faço a mínima ideia se vão fazer Supertaça de Tens para o ano.

Não houve Taça de Sevens.

Que treta tambem nao fazerem a Taça de Sevens.

E aquela situaçao de XIII, foi algo que percebi mal ou aconteceu mesmo.

A julgar pela informação que vinha descrita num site onde constava o palmarés, penso que sim.

JM21

Foi pena. 3 vitórias seguidas e mesmo assim não chegou. Têm de sair da época com a cabeça erguida.

FaithNoMore

O inicio deitou tudo a perder,de qualquer maneira saímos com grande dignidade nestas ultimas etapas,obrigado pela raça e empenho e que regressem na proxima temporada com o dobro da vontade,obrigado pela dedicação a todas as atletas

Eagle Heart

Citação de: BlankFile em 27 de Maio de 2018, 03:46
Em Portugal no feminino, de momento deixou de haver Campeonato, Taça e Supertaça de rugby XV, certo?
Li algures num post aqui que elas antes de jogare o de XV, jogavam o de XIII, mas isso não é o rugby union e sim rugby league que ao que sei em Portugal não existe.

certo.

Supertaça de Sevens, Campeonato Nacional de Tens, Taça de Portugal de Tens e Campeonato Nacional de Sevens. O Benfica ganhou os primeiros dois, as lagartas os últimos dois.

Foi sim. Pelo menos que me lembre. O Benfica levou o Campeonato da categoria, as lagartas levaram a Taça. Não faço a mínima ideia se vão fazer Supertaça de Tens para o ano.

A julgar pela informação que vinha descrita num site onde constava o palmarés, penso que sim.

Tentei procura informaçao de como era o rugby de XIII, mas a unica coisa que encontrei foi que o rugby de XIII é o rugby league que é diferente do rugby union.
E que em Portugal essa modalidade não existe.
Daí a ter acho estranho.

Bombastic

Citação de: Eagle Heart em 27 de Maio de 2018, 16:13
Citação de: BlankFile em 27 de Maio de 2018, 03:46

certo.

Tentei procura informaçao de como era o rugby de XIII, mas a unica coisa que encontrei foi que o rugby de XIII é o rugby league que é diferente do rugby union.
E que em Portugal essa modalidade não existe.
Daí a ter acho estranho.

Eu tinha outra hipótese respeito aos títulos supostamente vencidos na variante XIII, mas era bom que alguém que conheça bem a história do râguebi feminino em Portugal pudesse confirmá-la (ou não)...

É evidente que de rugby league não se trata, pois é uma variante que não tem história nem raízes no nosso país, quanto mais em feminino.

Quanto ao rugby union feminino, o que é certo, é que o lançamento de um campeonato feminino de rugby union em Portugal foi só feito em 2000, e, segundo tenho apurado, apenas houve um jogo de uma seleção lusa feminina em XV (contra a Alemanha em 1995, derrota pesada por 50-0). E um dos fatores para que se faça uma aposta quase exclusiva no sevens com a desaparição de um campeonato de rugby union em 2013 provavelmente tem tido que ver com a dificuldade para os clubes de alinhar plantéis capazes de preencher todas as vagas -de facto, ainda hoje, não há clubes com capacidade para alinhar duas equipas de sevens no circuito nacional...

Dada a falta total de informação (e muito provavelmente de estratégia em relação ao desenvolvimento do râguebi feminino em Portugal) por parte da Federação, podemos pensar que a criação, este ano, de um campeonato de Tens tenha que ver com a vontade de voltar a ter um campeonato feminino de rugby union feminino, numa variante que permite que haja uma quantidade significativa de clubes com capacidade para apresentar um plantel -só pode ser mesmo por esta razão, sendo que nunca na minha vida tinha visto qualquer campeonato de Tens em séniores, quer em masculinos, quer em femininos.

Daí surge uma dúvida. Será que os campeonatos de rugby union disputados entre 2000 e 2013 foram mesmo disputados por equipas de XV? Ou será que esses campeonatos de XIII foram campeonatos de rugby union com equipas de 13 jogadoras para facilitar a constituição de plantéis, tal como está sendo feito com o Tens hoje? Acho que alguém com conhecimento quer da história da modalidade em terras lusas, quer da história da equipa feminina do SLB podia ajudar-nos em dissipar as dúvidas aqui, porque parece-me que, afinal, só se tem jogado rugby union, e que a escolha de variantes de Tens, XIII ou XV só foi uma adaptação à realidade dos clubes em distintos momentos.

Acho no entanto que estas dúvidas sobre um palmarés tão recente vem demonstrar algumas coisas:
- o pouco cuidado da Federação em dar visibilidade às suas competições femininas,
- que, à sua vez, demonstra uma falta de estratégia no desenvolvimento das mesmas.

Enquanto os Lobos vivem momentos difíceis, as femininas tiveram desempenhos muito interessantes a nível internacional, o que é de salientar. A aposta no sevens tem sido um acerto, embora fico com a sensação que poderia ser feito mais. O que dá pena é a falta de ambição respeito ao râguebi de XV, que tem vindo a crescer a nível internacional. É mesmo triste que, com a história certamente modesta, mas real, que tem Portugal nessa modalidade, que não consigamos alinhar uma equipa em campeonatos da Rugby Europe e nas eliminatórias de Mundiais. Com a reserva de jogadoras que se conseguiu criar em sevens, havia motivo para lançar uma equipa de XV consistente -e com uma sustentabilidade muito maior que em 1995! De alguma forma, podíamos bem fazer ao contrário daquilo que muitos fazem, ou seja, enquanto a maioria dos países de râguebi têm tradição de XV e criam, às vezes artificialmente, equipas de Sevens (como a Irlanda que não tinha equipas de Sevens competitivas até há pouco tempo), nós podíamos seguir com a aposta no Sevens, mas constituindo um XV dedicado exclusivamente às competições internacionais, e com a ambição, mais tarde, de desenvolver um verdadeiro campeonato feminino de XV em Portugal.

Messi87

BlankFile

Na época passada foi jogada em formato de Sevens e ganhámos. Este ano vai ser jogada em formato de Tens e espero vencer também.

Força meninas! Começar bem a temporada!  :slb2: :slb2:

mayweather

O Sporting já cá veio pescar, espero que se tenha reforçado a equipa para voltar a lutar por títulos.

TeamRocket37

Citação de: mayweather em 26 de Setembro de 2018, 22:14
O Sporting já cá veio pescar, espero que se tenha reforçado a equipa para voltar a lutar por títulos.

Saíram jogadoras importantes?

mayweather

Citação de: Carlsberg87 em 26 de Setembro de 2018, 22:22
Citação de: mayweather em 26 de Setembro de 2018, 22:14
Saíram jogadoras importantes?
Não sei, só sei que saiu uma para o Sporting.

E a meio da época passada já tinham saído duas miúdas, não sei se em definitivo.

mayweather

A miúda que voltou para o Sporting, chama-se Iris qualquer coisa, mas parece que não vai para a equipa de Râguebi...  :crazy2:

Kroll2

Citação de: mayweather em 27 de Setembro de 2018, 10:29
A miúda que voltou para o Sporting, chama-se Iris qualquer coisa, mas parece que não vai para a equipa de Râguebi...  :crazy2:
Iris Rocha. Vai para a equipa de futsal lagarta, já lá esteve antes. E é uma cepa.

TeamRocket37

Spoiler
SPORTING FANS - Modalidades
39 min ·
#RugbySCP| Bicampeãs Nacionais disputam Supertaça nas Caldas da Rainha!

Campeonato Nacional ✅
Taça de Portugal ✅
Supertaça 🙏

Na próxima 6.ª Feira (Feriado de 5 de Outubro), as Bicampeãs Nacionais de Rugby Feminino irão deslocar-se ao Complexo Desportivo das Caldas da Rainha para disputar a Supertaça. 🏆

Depois de terem participado nas últimas 2 edições desta competição, as nossas Leoas querem conquistá-la pela 1.ª vez e, por consequência, conquistar o 1.º Triplete da História do Sporting Clube de Portugal nesta modalidade. 💪

Sportinguistas das Caldas da Rainha e de todo o País, vamos ajudar esta equipa a continuar a fazer História e a conquistar o que nunca antes foi conquistado por Nós! 🤜🤛

Plano de Jogos:

Meias-Finais: Sporting CP vs GDS Cascais/ER Galiza - 11h00 - Campo 2

Final: Sporting CP ou GDS Cascais/ER Galiza vs SL Benfica ou AEESA Coimbra - 13h30 - Campo 1

FORÇA LEOAS!!! À CONQUISTA DO TRIPLETE!!! 💚 🦁#DiadeSporting #VocêsSabemLá #UniãoDeAço

Sporting Rugby
Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Caldas da Rainha
[fechar]

Parece que temos a Supertaça no dia 5 de Outubro nas Caldas.

Messi87

Agrária 14-5 Benfica

Agrária - scp na final